Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Projetos dos Utilizadores

Notícias

Projetos dos Utilizadores Secção dedicada a projetos realizados e por realizar dos utilizadores

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 28-04-2019, 21:48   #1
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2017
Padrão BMW 535d E60 Carbonschwarz Metallic |OEM+|

BMW 535d E60 Carbonschwarz Metallic |OEM+|

Após 2 anos com o carro nas minhas mãos, alguns bons km feitos, bons euros gastos muita manutenção feita e a ser ainda feita, alguns retrofits pelo caminho, vou hoje apresentar então oficialmente o meu carro, já que até hoje tudo o que fiz foi apenas compartilhado com amigos ou em grupo de facebook destinado a e60/e61.

Trata-se então de 535d E60, na cor Carbonschwarz Metallic, comprado com 260k km, em bom estado interior e exterior, e com km confirmados por mim na bmw e mais tarde através do site do IMT, teve primeira matricula na Alemanha em 11/2006 e foi importado para portugal em 12/2007, e consta com uma vasta lista de equipamento já de origem que direi a seguir, assim como tudo o que foi feito e ainda virá ser feito. O objectivo assim como o próprio titulo diz é o mais OEM possivel e com o maior numero de extras possivel, podendo ter uma ou outra modificação mecânica mas sem exageros e o principal sem fumos.

Informação da viatura

Tipo 535D (EUR)
Série E60 ()
Tipo de const. LIM
Direc. LL
Portas 4
Motor M57
Cilindrada 3.00
Potência 200kw
Tracção HECK
Cx. veloc. AUT
Cor CARBONSCHWARZ METALLIC (416)
Estofamento LEDER DAKOTA/BEIGE 3 (LCBA)
Data prod. 2006-11-23

Lista de Opcionais de Origem

S205A Caixa de velocidades automática
S217A Direção Activa
S2NPA BMW Jante M de raio duplo 135
S302A Sistema de alarme
S322A Acesso conforto
S323A Fecho suave automático, portas
P337A Kit desportivo M
S339A Shadow-Line
S403A Tejadilho de vidro eléctrico
S423A Tapetes Velours
S428A Triâng. sinaliz. e bolsa prim. socorros
S430A Retrovisor interior exterior com controlo automático anti-encandeamento
S431A Retrovisor int.c/função auto anti-encandeamento
S435A Versão de madeira nobre
S442A Porta Copos
S456A Bancos Komfort com memória
S465A Sistema de rebatimento do banco
S494A Aquecimento banco condutor/ acompanhante
S496A Aquecimento dos bancos traseiros
S502A Sistema de limpeza dos faróis
S508A Controlo da Distância de Estacionamento (PDC)
S522A Luz de xénon
S524A Luz de faróis direccionais
S541A Controlo adaptativo velocidade cruzeiro
S563A Kit iluminação
S5ACA Assistente da luz de máximos
S601A Função de TV
S609A Sistema de navegação Professional
S610A Display horizontal (HUD)
S611A Night Vision
S612A BMW Assist
S616A BMW Online
S620A Sistema de introdução por voz
S633A Pré-instalação Handy Business
S672A Selector de 6 CDs
S677A Sistema HiFi Professional DSP (Logic 7)
S698A Código área 2 para DVD
S6AAA BMW Teleservices
S704A Suspensão desportiva M
S710A Volante em pele M
S715A Conjunto aerodinâmico M Technic
S761A Vidro protector do sol Individual
S775A Forro do tejadilho antracite
P7A2A Pacote inovação II
L801A Versão para a Alemanha
S863A Lista de Concessionários na Europa
S879A Literatura de bordo em alemão
S8SAA Validação navegação especifica do país.
S8SPA Unidade de comando COP
S934A WINTERREIFEN AUF LM-RAEDER Dummy-SALAPA
S936A BMW HANDY BEI AUSLIEF. ANFORDERN Dummy-SALAPA
S964A DVD Navegação solicitar entrega
S534A Ar condicionado automático
S548A Velocímetro em Km
S851A Versão em alemão

Futuros Retrofits e Retrofits Realizados

A negrito o que foi feito, os restantes futuras ideias de retrofit.

+MUEB Faróis e Farolins LCI
S609A Sistema de navegação Professional (CIC)
S6FLA Audio Interface USB
S6ABA Controlo de Teleservices
S6VCA Combox( Stream de musica, bmw apps, ...)
S6NRA BMW Apps
S6ALA BMW LIVE
S6NKA Ligação dispositivos Bluetooth e USB
S6VAA Atribuição CIC
S601A Função de TV (Agora compatível com TDT)
S2TBA Volante M5 com Patilhas (Apenas foi feito retrofit patilhas, a caixa mantem igual 6hp26 pre lci)
S453A Bancos climatizados à frente
S455A Bancos Massajados
S248A Volante aquecido
S5ADA Advertência de abandono de faixa
S6FAA Entretenimento Bancos Traseiros (Custom)
RM166 Jantes Style 166 Originais
**LCI Troca de quartelas para LCI
**LCI Trims e Frisos LCI Diamant-schwarz
**LCI Comandos de luz e da consola central LCI
***** Pedais Individual

Manutenção / Reparações Feitas e a fazeres futuramente

Primeira Revisão: (Óleo do motor, óleo do diferencial, óleo de travões, óleo de direcção, anti - congelante, filtro breather, tubos de vácuo todos, 2 braços frontais, termostatos) - 26/09/2017
6 injectores reconstruidos directamente do centro bosch da alemanha - 25/06/2018
Turbos Reconstruidos - 25/06/2018
2 braços frontais - 25/06/2018
Sonda Lambda - 18/04/2018
Todas as eletrovalvulas de vácuo novas (Wastegate, Bypaas admissão, Bypass Escape, EGR, Apoios do motor) - 27/06/2018
Sensor de nivel de óleo (Fuga interna de oleo) - 08/03/2019
Admissão e EGR limpa e borboletas eliminadas com tampas especificas e juntas de admissão novas
Tubagens de IC a EGR substituídas por tubos de silicone igual ao de origem. - 15/09/2017
Orings das tubagens de Admissão todos substituídos - 25/06/2018
Troca de calços e sensores frontais - 08/03/2019
Troca do sensor MAF - 22/09/2019
Troca Pendurais Frontais - 30/11/2019
Revisão 09/04/2020 - 687.86€ (2 braços frontais inferiores lemforder, 2 braços superiores meyle HD, sinoblocos barra estabilizadora originais, filtros todos originais, oleo castrol edge 5w30 M)

A ser feito no futuro

Troca da caixa de direção - Acção Correctiva
Troca de cardan da coluna de direção - Acção correctiva
Troca dos 4 amortecedores - Acção preventiva - Feito 08-2019
Troca dos 4 batentes e Cabeçotes de suspensão - Acção Preventiva - Feito 08-2019
Troca de pendurais e suportes da barra estabilizadora - Feito 09/04/2020
Troca do suporte e da bolacha de transmissão - Acção Preventiva
Revisão a caixa Auto e troca de vedantes da Mecatronica - Acção Preventiva
Troca da Polie de cambota, correias, rolamentos e tensores - Acção Preventiva
Troca de bomba de agua - Acção Preventiva
Troca das 6 velas e Modulo - Acção Correctivo ( O modulo está bom mas vai ser trocado na mesma)
Upgrade de Travagem para a do M5.

O carro conta actualmente com Filtro de particulas e Catalizador removidos já proveniente do anterior dono, assim com 1 reprogramação já realizada pelo anterior dono, não sei quantos CV tem mas seguramente não está exagerado, no entanto será para ser feita nova reprogramação porque existem fumos indesejados bem como outros problemas relativos da reprogramação, e será feito um downpipe com catalizador de 200 células para permitir ter fluxo de escape desejado mas diminuindo o cheiro bastante agressivo devido ao catalisador ausente, assim como será retirada a panela do fap vazia que está lá, já que não sou apologista deste tipo de serviço de panelas ocas e por isso será substituído pelo supressor de fap.

E agora umas fotos do carro actualmente.

Aceitam-se criticas e sugestões de alterações a serem feitas. A partir de hoje tudo o que for feito de novo no carro passará a ser publicado cá no forum.

Última edição por Fábio Leça; 10-05-2020 às 12:49.
Fábio Leça está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 29-04-2019, 08:41   #2
jmcdpereira
Designer

Registado em: May 2010
Padrão

Muito bom, projecto para acompanhar, ainda por cima com tanto extra.

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Antigo 29-04-2019, 15:14   #3
TupacTuga
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2014
Padrão

Bela máquina

Mais um projeto para seguir

Não sei se gostas...mas já pensas-te em mudar os frisos interiores?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 29-04-2019, 19:41   #4
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jmcdpereira Ver Post
Muito bom, projecto para acompanhar, ainda por cima com tanto extra.
Obrigado, o objectivo sempre foi ter o maior numero de extras possivel, e com o tempo a gente chega onde se quer.

415391
Citação:
Publicado originalmente por TupacTuga Ver Post

Bela máquina

Mais um projeto para seguir

Não sei se gostas...mas já pensas-te em mudar os frisos interiores?

Se vires bem no post inicial nos futuros extras tem lá as trims lci em outra cor, eu não desgosto da madeira devido a cor do interior, e não existe grande opção a meu ver de trims de outras cores que "encaixem" bem na cor do interior. Mas devagar tudo se faz
Fábio Leça está desligado   Responder com citação
Antigo 29-04-2019, 20:26   #5
Filipe Pedro
Designer

Registado em: Dec 2014
Padrão

Parabéns pela máquina, está impecável.

Já conduzi um desses, o que variava era as jantes e as cores interiores (era de 2009) mas em termos de extras era igual!!

As jantes, adoro as style 172, casam muito bem com o pack M.

Bons km's.
Antigo 29-04-2019, 21:06   #6
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Filipe Pedro Ver Post
Parabéns pela máquina, está impecável.

Já conduzi um desses, o que variava era as jantes e as cores interiores (era de 2009) mas em termos de extras era igual!!

As jantes, adoro as style 172, casam muito bem com o pack M.

Bons km's.
Gosto bastante das 172, mas prefiro algo no estilo das que tenho com raios arredondados em vez das 172 que são "mais a direito", como tal a única opção sem sair das originais bmw são as do M5, style 166. A saír das oem a única opção que tenho são umas jantes breyton que já vi em projectos internacionais e caem bastante bem no carro, mas dou sempre preferência a jantes OEM.
Antigo 30-04-2019, 06:34   #7
Filipe Pedro
Designer

Padrão

Também não sou adepto dos trims em madeira, mas percebo-te quando falas nas cores dos estofos. Preto talvez não fique assim tão bem com essas cores.

Esses bancos devem ser um mimo!!
Antigo 30-04-2019, 07:47   #8
TupacTuga
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2014
Padrão

Passou-me uma E61 LCI , Pack M nova aqui por casa com essa configuração, CarbonBlack e interior Camel, tinha os trims em alumínio escovado, adorei a configuração na altura!

TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 30-04-2019, 09:32   #9
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Filipe Pedro Ver Post
Também não sou adepto dos trims em madeira, mas percebo-te quando falas nas cores dos estofos. Preto talvez não fique assim tão bem com essas cores.

Esses bancos devem ser um mimo!!
Em combinação com as quartelas lci que são metade preto e metade bege fica bem, nas pré lci ficaria mal. O objectivo a obter será isto mais coisa menos coisa mas a ideia das trims pretas será ficar semelhante ou igual a foto.

Enviado do meu EVR-L29 através do Tapatalk

Última edição por Fábio Leça; 30-04-2019 às 12:22.
Antigo 30-04-2019, 12:26   #10
Morenachos
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Feb 2018
Padrão

Está bonito mas a manter da caixa também tem que ser preta

Morenachos está desligado   Responder com citação
Antigo 02-05-2019, 00:16   #11
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Registado em: May 2011
Padrão

Finalmente abriste cá o tópico. Aqui o pessoal é fixe, não temos manitos du assu
Jota_95 está desligado   Responder com citação
Antigo 02-05-2019, 00:34   #12
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Jota_95 Ver Post
Finalmente abriste cá o tópico. Aqui o pessoal é fixe, não temos manitos du assu
Verdade xD aqui o pessoal é mais calmo e sem assu .

Enviado do meu EVR-L29 através do Tapatalk
Antigo 07-05-2019, 17:39   #13
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Padrão

Porque nem tudo se resume a retrofits, a manutenção neste caso mais preventiva nunca é deixada de parte, apesar de os amortecedores na IPO ainda passarem e não haver qualquer sinal de fuga, está mais do que na hora de saírem os originais com mais de 250k km em cima, para dar lugar a amortecedores novos "Originais", tudo escolhido a dedo e da mesma marca que equipa de origem o carro, ficando assim com material "original" mas bem mais barato do que ir comprar tudo na bmw.

Lista de referencias:

Amortecedor Frente Direito: 310 467 Sachs
Amortecedor Frente Esquerdo: 310 466 Sachs
Amortecedores Traseiros: 310 476 Sachs
Kit Batentes e Guarda Pó Frontal: 900 084 Sachs
Kit Batentes e Guarda Pó Traseiro: 900 130 Sachs
Topo de Amortecedor Frente: 27001 01 Lemforder
Topo de Amortecedor Frente: 34343 01 Lemforder

Fica a faltar o jogo de parafusos e porcas novos que vou ir a bmw buscar esta semana provavelmente. Depois quando for montar tiro umas fotos e deixa cá xD

Antigo 07-05-2019, 21:28   #14
Filipe Pedro
Designer

Padrão

Só mimos!!

Não pode ser só upgrades, a manutenção é tão ou mais precisa!!
Antigo 24-05-2019, 19:26   #15
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Registado em: May 2014
Padrão

Boas ,

Bom tópico , bem vindo !

Porquê a troca da caixa de direcao e cardan da coluna , quais os sintomas ?

Não vejo o massa de ar e sensor de pressão na lista de manutenção ? Já verificaste se estão dentro da especificação com o ISTA ? Se não tiverem a funcionar correctamente, o que e possível com os anos que tem , afectam bastante a combustão .

Boa sorte com o maquinão, ainda tenho pena de ter vendido o meu 30d
nunorgp está ligado agora   Responder com citação
Antigo 24-05-2019, 21:24   #16
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por nunorgp Ver Post
Boas ,

Bom tópico , bem vindo !

Porquê a troca da caixa de direcao e cardan da coluna , quais os sintomas ?

Não vejo o massa de ar e sensor de pressão na lista de manutenção ? Já verificaste se estão dentro da especificação com o ISTA ? Se não tiverem a funcionar correctamente, o que e possível com os anos que tem , afectam bastante a combustão .

Boa sorte com o maquinão, ainda tenho pena de ter vendido o meu 30d
A troca da caixa de direcção e cardan da coluna resume-se ao facto de eu ter uma folga gigante no volante, isto é, eu parado consigo mover o volante uns 2 cm sem que nada aconteça nas rodas no carro, além do famoso clunk clunk em paralelo devido a folga, foi verificado ponteiras de direcção e respectivas barras axiais e nada apresenta folga, foi então diagnosticado folga no cardan da coluna de direcção, nada de muito significante mas tem, e folga na caixa de direcção. Em principio virá uma caixa reconstruida da alemanha com garantia para montar, que haverá de ser montada com barras axiais novas e ponteiras assim como o cardan, para que possa ter uma condução conforme gosto, sem imprecisão, que é coisa que não acontece agora, andar na AE e ter o volante parado e a direção sempre a querer virar para um lado ou para o outro conforme a ondulação do asfalto é algo que me irrita bastante.

Quanto aos sensores os mesmos foram limpos com spray da liquimolly para limpeza de maf, no inpa ou ista D as leituras estão correctas pelo menos quando o carro está parado, no entanto a maf tem andado desligada pois tenho um erro do sensor de temperatura da admissão que tendo a maf ligada causa algum fumo, a partida é apenas um problema na cablagem que vai ao sensor que anda emendada pelo que já espreitei, no entanto primeiro vai ter de ser removida a reprogramação e colocada a DDE stock pois não sei que raio foi feito pelo anterior dono mas o carro não me apresenta os erros, basicamente o carro é capaz de entrar em safe mode sem me gravar erro nenhum, sou capaz de desligar algum sensor sem que ajam erros registados, ou seja fica complicado tirar conclusões de diagnósticos com isto assim.
Antigo 24-05-2019, 22:05   #17
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Fábio Leça Ver Post
A troca da caixa de direcção e cardan da coluna resume-se ao facto de eu ter uma folga gigante no volante, isto é, eu parado consigo mover o volante uns 2 cm sem que nada aconteça nas rodas no carro, além do famoso clunk clunk em paralelo devido a folga, foi verificado ponteiras de direcção e respectivas barras axiais e nada apresenta folga, foi então diagnosticado folga no cardan da coluna de direcção, nada de muito significante mas tem, e folga na caixa de direcção. Em principio virá uma caixa reconstruida da alemanha com garantia para montar, que haverá de ser montada com barras axiais novas e ponteiras assim como o cardan, para que possa ter uma condução conforme gosto, sem imprecisão, que é coisa que não acontece agora, andar na AE e ter o volante parado e a direção sempre a querer virar para um lado ou para o outro conforme a ondulação do asfalto é algo que me irrita bastante.

Quanto aos sensores os mesmos foram limpos com spray da liquimolly para limpeza de maf, no inpa ou ista D as leituras estão correctas pelo menos quando o carro está parado, no entanto a maf tem andado desligada pois tenho um erro do sensor de temperatura da admissão que tendo a maf ligada causa algum fumo, a partida é apenas um problema na cablagem que vai ao sensor que anda emendada pelo que já espreitei, no entanto primeiro vai ter de ser removida a reprogramação e colocada a DDE stock pois não sei que raio foi feito pelo anterior dono mas o carro não me apresenta os erros, basicamente o carro é capaz de entrar em safe mode sem me gravar erro nenhum, sou capaz de desligar algum sensor sem que ajam erros registados, ou seja fica complicado tirar conclusões de diagnósticos com isto assim.
Tive exactamente o mesmo problema , clunk clunk quando paralelo e virar conforme a ondulação sbem que nao me lembro da folga ser tão grande no meu . O clunk clunk parece mesmo que vem do cardan como é de alumínio o mais certo e já ter uma folga decente e o material alguma fadiga, andava a cata de um usado da Alemanha de um carro de 09/10, visto isto aqui ser só autoestrada devem de estar quase novos . Mas nunca cheguei a comprar pelo que não testei a teoria, eu tentava primeiro o cardan so depois ia para a caixa ... mudar o cardan/veio são 30 m e sai mais em conta.

Sbem me lembro o sensor de temperatura esta embutido na MAF por isso tens mesmo de mudar a MAF. A cablagem que falas é a que vai à MAF ou estás a falar do sensor da temperatura exterior ? No meu aconteceu me o mesmo sensor de temperatura da admissão foi à vida e ficou uma locomotiva, só resolveu quando o mudei .

Se queres ser tu a meter o mapa original na centralina aconselho te a compra um KESS V2 que consegue programar essa centralina. Se nao sabes como eu como fazer alteracões dos mapas existem servicos online que fazem as alteraçoes como meter mapa original eliminar EGR FAP etc ... E o servico que tenho utilizado nos meus carros e tem funcionado 5* .
Antigo 24-05-2019, 22:13   #18
jmcdpereira
Designer

Registado em: May 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por nunorgp Ver Post
Tive exactamente o mesmo problema , clunk clunk quando paralelo e virar conforme a ondulação sbem que nao me lembro da folga ser tão grande no meu . O clunk clunk parece mesmo que vem do cardan como é de alumínio o mais certo e já ter uma folga decente e o material alguma fadiga,
...
Desde que ocmprei o meu há 9 anos atras que tenho esse clunk clunk... e sempre a piorar claro.
Mas no meu caso o problema não é o cardan, é sim na entrada da cx de direcção.
A direcção não tem qq folga, mas faz esse barulho, é na entrada da cx de direcção que tem folga e está babado, não tem duvida.
Bastou desmontar por baixo e a simples observação deu-se logo com o gato.

@Nunorgp qd cá vieres mostro-te uma coisa... vou mudar...

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Antigo 24-05-2019, 22:39   #19
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Padrão

Estou a falar do sensor de temperatura que fica no tubo que sai do IC e vai para o colector de admissão, a meio tem um sensor de temperatura, a maf penso que esteja boa, mas como disse preciso de atualizar a Dde para ficar com o carro stock para poder tirar realmente conclusões.

Enviado do meu Huawei Mate 20x através do Tapatalk
Antigo 25-05-2019, 11:11   #20
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jmcdpereira Ver Post

@Nunorgp qd cá vieres mostro-te uma coisa... vou mudar...
Vou passar 2 semanas ai no final de junho, vou fazer a viagem na f11 , depois combinamos um get together para me mostrares a nova aquisição e fazeres fazeres um teste drive na f11

Citação:
Publicado originalmente por Fábio Leça Ver Post
Estou a falar do sensor de temperatura que fica no tubo que sai do IC e vai para o colector de admissão, a meio tem um sensor de temperatura, a maf penso que esteja boa, mas como disse preciso de atualizar a Dde para ficar com o carro stock para poder tirar realmente conclusões.

Enviado do meu Huawei Mate 20x através do Tapatalk
Tens razão tinha me esquecido desse.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar