Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Projetos dos Utilizadores

Notícias

Projetos dos Utilizadores Secção dedicada a projetos realizados e por realizar dos utilizadores

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 17-03-2019, 14:08   #961
Filipe Pedro
Designer

Registado em: Dec 2014
Padrão

Fez os 300K a 10/2018.

5 meses fez à volta de 11K.
Antigo 12-04-2019, 00:55   #962
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Registado em: May 2011
Padrão

Update de Abril

Volto ao tópico para reabrir o assunto das fugas de escape, afinal a dita junta mágica não resolveu o problema definitivamente, apenas adiou o problema por mais um mês e pouco

Falando sobre o problema, acontece numa deslocação em AE (como sempre), em que fiz Paredes - Felgueiras nuns 15 minutos. Chegado à saída da AE, em Felgueiras, ganhei um novo companheiro: um silvo de fuga

Falando sobre outro problema, vibrações, notava desde há bastante tempo que havia uma vibração intermitente, por volta das 1.400 rpm, que se sentia no volante, quer com o carro parado, quer com o carro em movimento.

E para terminar com os problemas, algo andava a esparrinhar óleo no lado do passageiro, entre o motor e a longarina.

Então, há quase duas semanas, decidi colocar mãos à obra, num dos poucos dias em que tive tempo para mexer no meu próprio carro. Comecei por remover as correias do alternador e AC. Liguei o motor, e acelerei até às 1.400 rpm, onde mantive a rotação. A vibração desapareceu. Em busca do problema, encontrei os rolos tensores gripados, assim como a polie de desvio. A polie da bomba de água está meia perra, com uma ligeira folga, mas sem fuga (ainda). Todo este material ainda é o de origem!!! Examinei também a polie da cambota, que substitui no início do ano passado (aos 381.000 km), tudo impecável (relembro que foi nova e original). A única polie que não pode ser substituída, é a polie da bomba de DA.

Passei depois para o problema dos espirros de óleo. Descobri um tubo de Intercooler mal encaixado no turbo, bem como algo molhado na curva de borracha em baixo. Decidi retirar este tubo para examinar, e reparo que o aro de encaixe está totalmente empenado, a criar um efeito mola, que impedia o aperto do parafuso no turbo (inicialmente tentei apertar o parafuso e este não rodava, pelo que achava que q rosca estava estragada).

Passando para o verdadeiro problema, decidi desta vez retirar o turbo, com a finalidade de o levar ao torneiro, para retificar a falange de escape, tal como tinha sido feito no coletor de escape (relembro que é em ferro fundido, de um 530d E39). Reparem na massa de escapes que por ali anda, nem isso resolveu

Nesta fase dos trabalhos, deixei o serviço ao encargo do meu colaborador para serviços mecânicos, uma vez que normalmente quando toco em motores, dá m€rd@

No sábado à tarde, enquanto eu estava a fazer mods nos BMW dos outros , ele pegou no serviço do meu carro. Decidimos retirar o turbo e o coletor de escape por cima, pelo que teria de ser removida a tampa de válvulas, com toda a trabalheira que isso engloba (remover coletor de admissão, injetores, etc). E em conversa com ele, dado que eu já tinha decidido em fazer uma enorme intervenção de manutenção neste carro, durante este ano, dividi em 3 fases: motor, chassis e transmissão. Começamos então pelo motor, já que estamos com a mão na massa.

Foi removido o coletor de admissão, os injetores, a tampa de válvulas, e o coletor de escape.

Toda a gente que estava presente na minha garagem, naquela tarde (entre 10 a 15 pessoas), inclusive o meu mecânico, ficou espantada quando a tampa de válvulas saíu, e todos repararam num motor linpinho, sem resíduos (crostas/borras) de óleo, com as árvores de cames em muito bom estado.

Passamos ao turbo, e descobrimos o potencial motivo do empeno da falange de escape, que origina as fugas:

Começamos a pensar na origem das estaladelas. Tivemos em conta 2 fatores óbvios: 401.000 km, e centralina reprogramada. Olhamos para o coletor de escape, e lembramo-nos que este, ao ser de um 530d E39, possui menos caudal (os canais são de menor diâmetro). Com tudo isto, temos muito mais EGT's, que são prejudiciais à saúde dos turbos. Também pensei no catalisador, que nunca foi limpo sequer. Estou a ponderar a sua remoção.

Era tempo de começar a elaborar a lista de material. Uma vez que estamos a mexer bastante no motor, decidi antecipar a revisão para agora. Portanto, pedi o seguinte:

- Parte quente / escape para o turbo.
- Coletor de escape em ferro novo, específico para os motores M57N. Com todas as juntas e parafusos
- Rolos tensores e polie de desvio, para a correia do alternador, tudo da marca INA.
- Correia do alternador original. Já tinha uma cá em casa
- Rolo tensor e correia de AC
- Bomba de água, marca Contitech
- Filtros de óleo, gasóleo, ar (Mahle) e habitáculo (Bosch carvão ativo).
- 10 litros de óleo de motor 5W30. Gasta 8.3
- 2 latas de Liquimoly Ceratec
- 1 lata de liquimoly diesel spülung
- 1 Conjunto de juntas da tampa de válvulas
- 1 conjunto de vedantes para o coletor de admissão
- Várias latas de spray de limpeza de travões, para limpar tudo como deve ser naquele cofre de motor;
- Cera para juntas
- Vedante do turbo, que fica entre o turbo e o tubo de intercooler
- Suporte das fichas e do sensor de temperatura dos gases de escape, pois parti o que lá estava ao desmontar
- Anti congelante

Uma vez que os injetores estavam fora, decidi levá-los a uma verdadeira Bosch Car Service / Bosch Diesel Service: a Turbotest, sediada em Fafe. Levei-os na terça feira, para testar. Hoje ao final do dia, recebi uma chamada para os levantar, estão impecáveis, e limpos, com anilhas novas.

Entretanto, chegaram duas caixas.

Falta chegar o restante material, proveniente da Autodoc e da BMW. Amanhã, irei levar o turbo a um rapaz com experiência no ramo dos turbos, para substituir a parte quente. No domingo, irei dedicar-me às limpezas.

Entretanto, andei à procura de um parafuso partido, da tampa de válvulas, que me indicaram ter acontecido, na BMW em Janeiro, quando lá esteve. Descobri este lindo serviço

Aceito sugestões ou ajuda para retirar este maldito, que apesar de ter a junta com silicone naquela zona, desconfio ser a causa da constipação do motor.

Por agora é tudo, no próximo mês conto o resto
Jota_95 está desligado   Responder com citação
Antigo 12-04-2019, 06:06   #963
nunorgp
Ajudante de Mecânico

Registado em: May 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Jota_95 Ver Post
Update de Abril

... A única polie que não pode ser substituída, é a polie da bomba de DA. ...
Podes substituir por uma de aluminio, ha casos na internet the pollies que partem e os gajos substituiram pelas de aluminio .

https://www.ebay.co.uk/p/Heavy-Duty-...0858/629067783

Citação:

Passamos ao turbo, e descobrimos o potencial motivo do empeno da falange de escape, que origina as fugas:

Começamos a pensar na origem das estaladelas. Tivemos em conta 2 fatores óbvios: 401.000 km, e centralina reprogramada. Olhamos para o coletor de escape, e lembramo-nos que este, ao ser de um 530d E39, possui menos caudal (os canais são de menor diâmetro). Com tudo isto, temos muito mais EGT's, que são prejudiciais à saúde dos turbos. Também pensei no catalisador, que nunca foi limpo sequer. Estou a ponderar a sua remoção.
O problema dos colectores de ferro e que nao dissipam tao bem a temperatura como os originais de inox ... , como tens repro e catalizador de origem com 400K a temperatura dos gases de escape e mt mais elevada do que devia ... quem sofre e o turbo como podes ver . Eu no meu andava sem catalizador ... o problema e o cheiro .

Citação:

- Rolos tensores e polie de desvio, para a correia do alternador, tudo da marca INA.
Fiz o mesmo no meu 530D, e agora na f11 . Nao correu bem tanto num como no outro . No 530D ao ligar e desligar a correia chiava sempre , mudei para 3 marcas diferente de correia o problema manteve se ... atribui o problema aos tensores da ina que nao deviam de vir na especificacao, nunca cheguei a confirmar.

Na F11 comprei tensor da Ina e para meu espanto os rolamentos do tensor vinham com uma folga descomunal ... os do tensor original que ja tinham 200K em cima nao apresentavam qualquer folga . E de referir que os rolamentos do tensor original e do da ina eram exactamente iguais com o mesmo partnumber. Para material de venda ao publico deve de ir o material que nao cumpre os requisitos de qualidade da bmw .

Desde estes dois casos que INA nunca mais e apartir de agora material de polies e afins so original .

Citação:

Entretanto, andei à procura de um parafuso partido, da tampa de válvulas, que me indicaram ter acontecido, na BMW em Janeiro, quando lá esteve. Descobri este lindo serviço

Aceito sugestões ou ajuda para retirar este maldito, que apesar de ter a junta com silicone naquela zona, desconfio ser a causa da constipação do motor.
Podes tentar o conjunto de brocas extractoras, se isso nao funcionar e abrir o furo e meter um helicoil para reconstruir a rosca . Estupido nao o terem feito na bmw deviam de ter competencias para isso .

Boa sorte !
nunorgp está desligado   Responder com citação
Antigo 14-04-2019, 13:54   #964
Filipe Pedro
Designer

Padrão

Vais deixar as correntes de distribuição para depois?

Porque não aproveitas já que tens isso meio desmontado?...
Antigo 14-04-2019, 17:41   #965
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Filipe Pedro Ver Post
Vais deixar as correntes de distribuição para depois?

Porque não aproveitas já que tens isso meio desmontado?...
Não irei substituir as correntes de distribuição, após análise do mecânico, é totalmente desnecessário. Mas não descarto fazê-lo mais tarde. Por agora não.
Antigo 15-04-2019, 11:01   #966
Filipe Pedro
Designer

Padrão

Sim, se não tens folgas não vale a pena mexer.
Antigo 21-04-2019, 19:51   #967
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Durante esta semana, foram chegando mais algumas peças para completar o puzzle. Infelizmente houveram atrasos, portanto, o carro continua imobilizado, espero que fique operacional durante esta semana. Anda o Golf IV a fazer a função do Série 5, e o Almera a carregar peças

Na segunda-feira, chegou o coletor de escape. Vieram todas as juntas, pernos e porcas incluídos, no entanto, não irei utilizar. Pedi juntas novas e originais numa loja de peças. Em Janeiro, na BMW, tinha levado todas as porcas e pernos novos, pelo que não há necessidade de substituír.

Aquecedor de combustível. Trouxe da sucata que costumo frequentar. Desde que adquiri o carro, o erro sobre este aquecedor surge a cada diagnóstico.

Na quarta-feira, passei na loja das peças para levantar as juntas do coletor de escape, para adquirir spray de limpeza de travões (para limpar todo o motor), e silicone de juntas, para a junta da bomba de água, e para a junta da tampa de válvulas.

Na quinta-feira, chegou a encomenda da autodoc, com tudo aquilo que havia pedido na semana passada (terça-feira). Infelizmente, os prazos de entrega da autodoc são péssimos.

Filtros de habitáculo, de carvão ativo (Bosch).

Filtro de óleo (Mahle)

Filtro de combustível (Mahle)

Filtro de ar (Mahle)

Bomba de água + junta (Contitech)

Tensor da correia de acessórios (Ina)

Polie de desvio (Ina)

Junta da tampa de válvulas + vedantes do coletor de admissão (Elring)

Já é considerável o sortido.

Ficam a faltar as correias de acessórios e AC (pedidas na BMW), tensor da correia de AC (pedido na BMW), vedante do tubo de intercooler à entrada no turbo (pedido na BMW), suporte das fichas e sensor de gases de escape (pedidos na BMW), e o turbo, que entreguei no dia 12 na oficina para substituír o escape, e ainda não está pronto.

Já foram substituídos o tensor da correia de acessórios, a polie de desvio, e a bomba de água. Tenho aproveitado para limpar todo o motor, que está completamente sujo de resíduos de óleo.

Aproveito, no entanto, para pedir opiniões. Estou a pensar colocar um downpipe no catalisador, e eliminar fisicamente a EGR (com a remoção do radiador de gases de escape). Devo fazer? E como devo fazer?

Última edição por Jota_95; 21-04-2019 às 19:55.
Antigo 24-04-2019, 19:46   #968
nunorgp
Ajudante de Mecânico

Registado em: May 2014
Padrão

Citação:
Aproveito, no entanto, para pedir opiniões. Estou a pensar colocar um downpipe no catalisador, e eliminar fisicamente a EGR (com a remoção do radiador de gases de escape). Devo fazer? E como devo fazer?
A unica desvantagem que conheco e mesmo o cheiro acido que os gases de escape teem sem catalisador, e ser ilegal ...

Na eliminacao da EGR tambem desconheco desvantagens relevantes ... ja vantagens sao muitas . Para eliminar eu eliminava o cooler da EGR copiando a versao anterior EUR3 do M57 :

E eliminava a EGR na centralina .

Ha e boas fotos, e sempre nice ver .

Espero que tenhas mais sorte que eu com o material INA, depois conta como ficou .

Última edição por nunorgp; 24-04-2019 às 19:53.
nunorgp está desligado   Responder com citação
Antigo 02-05-2019, 00:35   #969
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Padrão

A intervenção ficou concluída na madrugada de sexta para sábado, sendo que a mudança de óleo, filtro de óleo e filtro de combustível ficou por fazer, pois já eram 5 da manhã, e tive de arrancar para a Mealhada às 7, fui de direta

Como não podia deixar de ser, teve de aparecer um "senão". Felizmente, nada de grave, que obrigasse o carro a saír de casa de reboque para a oficina

Sempre achei que o som do motor do meu carro era diferente de todos os outros M57N. Várias pessoas até comentaram que adoravam o som do motor, porque era grosso ao invés de mim, que dou preferência aos motores silenciosos (adepto de gasolina será sempre adepto de gasolina). A caminho da Mealhada, notei que o som do motor estava ainda mais diferente dos restantes. Ou seja, algo não estava bem. Decidi verificar o tubo do intercooler no bocal do turbo, já que um dos parafusos não dava aperto total (já não dava antes), e lá verifiquei que havia resume de óleo, e que estava ligeiramente solto. Contudo, o carro tinha potência, toda certamente não teria, mas a viagem estava a ser feita cumprindo os limites, pelo que não dei por falta de potência.

Chegado ao destino, e como trazia a mala de ferramentas comigo, já que fui em trabalho, apertei aquilo como deu.

Aproveitei para passar em Cantanhede, na oficina de um amigo, para trazer uma cablagem completa de um 535d E60 LCI, da qual estou a tirar várias instalações para vários retrofits

Na viagem de volta, e com o sono a incomodar, e a ameaçar, decidi acelerar a volta a cerca de 40 km de casa. Fiquei com um 530d atmosférico, com um som de motor mais grosso ainda. Lá cheguei a casa. Desta vez o tubo soltou-se mesmo.

Verifiquei umas fotos que tinha aqui no telemóvel, tiradas uns meses antes desta intervenção, e verifiquem isto:

Penso que o tubo teria de ficar completamente encostado ao bocal do turbo. Isto explica o aparecimento de óleo em cima do apoio do motor, o "esparrinhamento" para cima. Poderá também ser a causa de um som mais grosso do motor?

Bom, neste momento encontra-se na oficina, para resolver o problema, para voltar a colocar o tubo de escape de origem (tinha sido substituído pelo escape do 231 cv + panela final 535d devido às ponteiras), para cortar as ponteiras do 535d, cortar as ponteiras do 530d e soldar as ponteiras do 535d no escape de origem, passar um supressor em inox dentro do balão do FAP, e fazer um downpipe para o catalisador. Será também substituído o óleo do motor, filtro de óleo, gasóleo, e adicionado o Ceratec.

Se tudo correr bem, irão chegar no fim de semana uns Bancos comfort LCI aquecidos, massajados, ventilados, e rebatíveis atrás. Já tenho em minha posse também, um sistema de som completo Logic 7 proveniente de um Série 7 E65 (com melhor qualidade de som que os E60), mas com amplificador do E60, uma vez que o amplificador do E65 não é compatível com o E60.

Seguirei contando novidades. Fotos para já nestum, até porque o carro anda todo sujo (gosto de ver a frente repleta de mosquitos )

Última edição por Jota_95; 02-05-2019 às 00:37.
Antigo 02-05-2019, 06:21   #970
Filipe Pedro
Designer

Padrão

A pouco e pouco isso vai ao sítio.

Bom upgrade em relação aos bancos/sistema de som. De que cor são os bancos?
Antigo 02-05-2019, 11:57   #971
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Filipe Pedro Ver Post
A pouco e pouco isso vai ao sítio.

Bom upgrade em relação aos bancos/sistema de som. De que cor são os bancos?

A cor é preta, referência U6SW, Leder Nasca Schwarz.

Posteriormente irei colocar as fotos que restam da intervenção, como fui fazendo desde o início.
Antigo 04-05-2019, 00:02   #972
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Hoje fui à oficina ver o carro, apenas ficou a faltar colocar as ponteiras. Fui dar uma volta e fiquei desanimado, parece que o carro ficou com escape direto.

Como tinha estragado o tubo de origem com o meio escape que coloquei do 231 cv (restritor do meu pro lixo), e com a panela do 535d, arranjei na sucata um escape completo 525d/530d com fap oco. Foi passado tubo no interior. Ficou bem mais barulhento que antes. O carro era mais silencioso com o escape original + panela 535d + fap oco. Quando coloquei escape 231 cv + panela 535d, ficou mais ruidoso, sobretudo nas passagens de velocidades, passou se a ouvir uma espécie de "vrum" aquando as passagens. Ficou muito pior agora, o que é estranho. Será que as panelas não estão boas?

Notei também que a serpentina do radiador da EGR tem fuga, poderá também estar a contribuir para isto? Poderá ser também a geometria do turbo ou algo do género, devidi a ter compressora MFS? (embora seja medida original, apenas 11 pás)
Antigo 19-05-2019, 23:47   #973
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Padrão

O problema do barulho ficou praticamente resolvido. Voltei a colocar o catalisador, e foi substituída a panela final do 535d pela panela final de um 530d de ponteiras viradas para baixo, panela essa que eu tinha cá por casa, sem saber , uma vez que já possuía ponteiras das direitas, embora estivessem soldadas. No entanto, noto um som de escape grave, principalmente ao ralenti, e notando-se mais nos lugares traseiros, se baixar a cabeça ao entrar atrás no carro. Irei tentar comprar um escape completo de um 530d com ponteiras viradas para baixo, a ver se resolve o problema definitivamente, e aí sim, coloco as ponteiras do 535d.

Entretanto, foram feitos uns reequipamentos importantes: substituição dos bancos Comfort em Leder Dakota Schwarz (LC7W), pelos Comfort LCI em Leder Nasca Schwarz (U6SW), sistema de som Top Hifi DSP Professional, também conhecido por Logic 7, proveniente de um Série 7 E65, à excepção do amplificador que não era compatível com o Série 5.

Com tudo isto, ganhei mais umas opções na lista de equipamento:

S453A Climatecontrolled Seats Front
S455A Active Seat For Driver And Passenger
S465A Throughloading System
S677A HiFi System Professional DSP

Foi também substituído o tablier, por um tablier sem o buraco para o botão de start, com a mesma data de produção do meu carro, curiosamente. Infelizmente é exactamente igual ao que veio, tentei negociar um com HUD e porta copos, mas não consegui ficar com ele. Talvez num futuro próximo. Os porta copos são algo inestéticos, no entanto, bastante práticos (no inverno transportar sozinho uma bebida proveniente do McDrive entre as pernas incomoda bastante , para o HUD posso cortar este. Estou de momento a negociar o resto do material, da viatura de onde saíram estes bancos, caso consiga ficar com ele, para além do HUD, haverão mais retrofits.

Fotos é que ainda não tive tempo para elas, arranjar tempo para tratar do meu carro já foi uma sorte (em 2 dias fiz tudo!), mas pelo menos ontem, durante a madrugada, consegui efetuar uma merecida limpeza geral, e desde então ainda não saíu da garagem. O 530d este ano tem rolado bastante pouco.

As fotos ficam prometidas, até porque tenho de publicar o serviço algures no Facebook
Antigo 20-05-2019, 07:38   #974
Morenachos
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Feb 2018
Padrão

Brutal essa 5 já é uma jóia nessa família

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Morenachos está desligado   Responder com citação
Antigo 20-05-2019, 22:31   #975
Fábio Leça
Lavador

Registado em: Aug 2017
Padrão

Andas sempre a inventar
Fábio Leça está desligado   Responder com citação
Antigo 21-05-2019, 09:23   #976
reise
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2012
Padrão

Adorava ter bancos ventilados, entre outros mimos, mas para já estou só a ver pois não há dinheiro!
Grande projecto.
reise está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar