Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 30-03-2019, 16:33   #1
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2016
Padrão Mais um... problema: alternador

Desta vez foi o alternador.

Aviso de bateria fraca, ainda fiz uns kms, a chegar a casa quase sem luzes....

Descarregou a bateria até ao fim.
Claramente o problema está que a bateria deixou de receber carga, vou experimentar daqui a pouco mas cheira-me a alternador...

A minha questão é, existe algum fusível entre a bateria e o alternador que possa ter ido à vida? Tipo alguma proteção para não fritar a bateria em caso do alternador ter algum stress?

Ou posso assumir que o alternador entregou a alma ao criador?

outra dúvida em que sítio posso medir se o alternador está a gerar energia, sem ser na bateria? Existe algum local de fácil acesso mais perto do alternador?

Abraço a todos
Antigo 31-03-2019, 10:20   #2
banjoss
Designer Aspirante

Registado em: Sep 2013
Padrão

Mede na bateria com multimetro.

Estranho deixar a bateria ir ao fim, no meu quando o alternador nao recebe carga corta a alimentaçao do combustível

http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=12556
banjoss está desligado   Responder com citação
Antigo 01-04-2019, 22:50   #3
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Já fiz o teste, com o carro desligado e a trabalhar, a voltagem da bateria não mexe.. Ou seja o alternador não está a carregar. Na altura não me lembrei, mas podia ter feito o teste com o painel de instrumentos no menu escondido.
Ainda eide fazer só para tirar as teimas.

Posto isto, dicas para remover o alternador, sendo que é um 525tds, estou a pensar tirar a ventoinha e o túnel de ar do radiador, talvez o tubo rídigo de admissão e a curva de borracha. A Egr não estava com muita vontade mas provavelmente se estorvar também terá que sair..

Será que isto chega?
Segundo vi uns videos na net, não consegui encontrar nenhum do 525tds, mas imagino que seja igual, um parafuso em cima, e um em baixo que está escondido por uma polie da corrente/extensor.

Alguma dica/sugestão para não demorar um dia inteiro a tirar o alternador fora?

Desde já agradeço a todos pela ajuda.
Antigo 01-04-2019, 23:40   #4
banjoss
Designer Aspirante

Padrão

O meu é o E34, mas em teoria basta remover a correia de acessorios e tirar alternador fora, atençao aos parafusos que ligam atras dos cabos de ligaçao.

No meu para tirar a correia de acessorios mais facilmente tenho de tirar a ventoinha, mas a tua deve ser electrica talvez nao atrapalhe

Antigo 14-04-2019, 00:54   #5
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Opa finalmente hoje arranjei um bocado e tirei o alternador fora.

Ora bem, não sei porque no meu 525tds os parafusos tÊm a cabeça para o lado do habitáculo e não para o lado da frente. Acabei na mesma por tirar a ventoinha mas desconfio que para tirar talvez não fosse preciso, para montar talvez seria..

Agora estou para ver é como vou fazer para meter a correia, deve haver algum truque, porque senão como é que a vou meter ao sítio e estica-la? Eu para tirar, desapertei a polei que está fixa ao motor (que imagino ser só uma "guia") , essa consegui tirar a deslizar na correia, mas para a meter já não sei vai ser assim tão fácil..

Alguma dica para montar a correia depois?

E já agora, com o alternador fora, como testar a ver se o problema é no circuito ou se é mesmo alternador?
Antigo 14-04-2019, 09:14   #6
banjoss
Designer Aspirante

Padrão

a correia tem um tensor com amortecedor, e so aliviar

Antigo 17-04-2019, 19:17   #7
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Pois, faz sentido, eu realmente olhei para ele, mas para desmontar não me apeteceu desmontar mais nada do que o que era preciso, e mesmo assim acho que exagerei :P

Já agora, só por mera curiosidade, não é que o tencione fazer, mas aquela correia tem alguma função vital? Por outras palavras, imaginemos que numa emergência precisava de tirar o carro da garagem, se tirar a correia fora o carro anda? obviamente sem DA. sem alternador, bomba de agua, etc.... Ou nem sequer anda e mando o motor para o lixo?
Antigo 17-04-2019, 19:55   #8
banjoss
Designer Aspirante

Padrão

sem alternador corta o combustivel, da para andar mas tem de se fazer purga dp filtro, depois la amda ate hastar o q esta no filtro

Antigo 23-04-2019, 21:54   #9
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Hum...Nah, algo está a escapar, ou estás a falar sem bateria e sem alternador?

É que eu sem alternador estimo eu (mas com bateria)ainda fiz 100 kms.

Ora bem mas o meu problema agora é outro, com o alternador cá fora, e fiz asneira de não ter feito mais testes no sitio, só medi a bateria com o carro a trabalhar e estava nos 12 qualquer coisa volt. O que me indicava que o alternador não estava a carregar, ou...

O meu pai foi a um eletrecista testar o alternador e o eletrecista diz que está bom, FUUUU!

Claro que existe a possibilidade de ele estar enagando também, mas diria que as probabilidades são muito baixas.

Posto isto, vou por o alternador no sítio assim que tiver oportunidade e fazer os restantes testes.. Ver quanto é que o alternador está a gerar, medindo no próprio, sem medir na bateria.

E lá terei que começar à pesca de continuidade nos fios.. A minha questão é que fios, e em que pontos medir?

Outra questão, obviamente que agora desconfiado vou ter que verificar os fuzíveis todos, mas além do fusível do tablier, algum que deva verificar em especial?

Que fusíveis existem, além dos do tablier, e dos que estão na mala por cima da bateria? Existe mais algum escondido?

Feito burro também não fiz o teste do voltímetro no menu escondido, desta vez vou fazer. Mas não sei se esse menu me dá a voltagem à saída do alternador, se a voltagem da bateria..

Outra coisa que reparei, e das pesquisas que já fiz, o cabo que sai do alternador (além da ficha que me parece ter só 2 fios embora tenha 3 pernos), o cabo parece-me que liga diretamente do alternador a uma espécie de bobines junto ao motor de arranque, será? E este cabo segundo pesquisei é o cabo positivo correto?

Poderá estar aqui o problema? Tendo em conta que o sexto injetor andou um tempo a mijar fora do penico pode ter feito estragos em algum fio nessa zona? Ou mesmo estar a dar passagem do cabo positivo à massa? Se bem que nesse caso provavelmente descarregava-me a bateria, a menos que tenha um diodo ou outra coisa qualquer a cortar a energia da bateria para o alternador..

Sugestões e dicas aceitam-se, parece que vai começar o jogo do gato e do rato.
Antigo 24-04-2019, 06:51   #10
Filipe Pedro
Designer

Registado em: Dec 2014
Padrão

Pois, o alternador é relativamente simples de testar. Se o carro não pegar, fazes enconsto, ele pega. Se tirares os cabos e o carro for abaixo é porque é alternador.

Penso que em termos de fusíveis, não tens em mais nenhum sítio.

Os hidden menus indicam a voltagem da bateria:

menu 9 - Battery

0. 140 Battery Voltage - 140 = UB 14.0v
1. 242013+?
2. 074_78+?
3. 0011+?
Antigo 01-05-2019, 10:11   #11
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Mais uma ficha, mais uma voltinha, e aqui o menino é que lixa..

Ora bem, o alternador foi testado no eletrecista e aparentemente estava tudo bem, testámos em casa e pareceu dar sinal de vida.

Decidimos montar no carro, para testar e tirar as teimas (eu a pensar que o problema estaria na parte elétrica do carro.

Ora bem, montado no carro e comportamento estranho.

Vários testes, não liguei o cabo da bateria, montei apenas o alternador para ver se produzia alguma coisa com a correia a rodar (medido com um multimetro à massa do alternador e ao perno positivo onde liga o cabo do carro.

Quando ligo o carro as primeiras 2 ou 3 vezes 20 /30segundos de cada com a ficha do alternador ligada - nada!

Desliguei a ficha do alternador, liguei o carro, e o alternador começou a produzir..

Fiz o teste mais duas ou 3 vezes com e sem ficha e o alternador estava a produzir logo mal ligava o carro, não tinha de esperar os 30 segundos.

Liguei o cabo do carro ao alternador, tudo correto, ficha do alternador ligada. E o alternador estava a produzir os 14v, tanto medidos diretamente no alternador como na bateria.

Pensagmento, será que estou com sorte e está resolvido? Seria algum mau contacto num cabo, uma porca mal apertada...

Estes testes foram todos feitos com o carro parado.

Pego no carro e vou dar uma volta para testar. Ponho o menu escondido para conseguir ver a voltagem permanente da bateria. Notei logo uma coisa, que ligo o carro e só 30 /40segundos depois é que começa a carregar, não sei se será mesmo assim ou não.
Fui então experimentar o carro, no início tudo bem, andei 5/10kms, fiz uma paragem de 10min, arranquei a mesma questão dos 30segundos para começar a produzir energia. E de seguida começa a baixar falhar.. Quando falha vai para os 12.9 12.8 volts. Ás vezes produzia só 13.4 13.5v.

Resultado, passado 5min já não produzia nada e cheguei a casa com a voltagem da bateria 12.8v.

Posto isto e após este comportamento oscilante, estou deveras fuuu porque vou ter que voltar a desmontar tudo e examinar o alternador de alto a baixo.

Escovas, retificador e a outra peça, comutador?

Se não visivelmente escovas que é fácil de perceber, provavelmente compro um alternador novo e pronto, fica o assunto arrumado.
Antigo 01-05-2019, 11:37   #12
banjoss
Designer Aspirante

Padrão

ao preco deles mais vale um novo, ou entao um usado em bom estado

Antigo 02-05-2019, 22:56   #13
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Epa por acaso não vi os preços usados, mas é sempre um tiro no escuro usado, e a diferença não deve ser assim tão grande, portanto a comprar acho que ia mesmo para novo, pelo menos tinhar certeza que funcionava direito e se os problemas continuassem não era dali.
Antigo 03-06-2019, 23:08   #14
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Já rola outra vez, finalmente..

Era mesmo escovas, com 2 eur fiz a festa e uns quantos fins de semana passados na garagem, já consigo montar o alternador em menos de 2 horas, tantas foram as vezes que treinei.

Agora é ver quanto tempo dura, até à próxima avaria...

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar