Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 11-05-2018, 10:43   #41
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2014
Padrão

Não me parece. A minha direcção é hidráulica. Também tem o torque assistant?
Tenho quase a certeza que é um componente mecânico.
Z1gZa está desligado   Responder com citação
Antigo 11-05-2018, 12:52   #42
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Oct 2016
Padrão

Isto é complicado, porque são tudo peças de desgaste e pequenas folgas podem traduzir-se em grandes desvios em andamento...

Em relação ao sensor, também não me parece, pois é unicamente hidráulica (acho eu... pelo menos é a indicação que tenho).

As ponteiras parecem-me OK (pelo menos no teste de "abanar" as rodas no ar), tal como parado não parece haver folga aparente no veio da direcção...

Isto é tudo muito estranho... Z1gZa, vai trocar o veio e ponteiras? Qual é o proximo passo? Pode ser que um de nós consiga descobrir!
zupahfly está desligado   Responder com citação
Antigo 11-05-2018, 13:32   #43
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Primeiro tenho de trocar os topos e os batentes da frente. Depois vou para os casquilhos da barra estabilizadora que é barato mas a minha próxima aposta, é ver os braços inferiores.
Antigo 11-05-2018, 14:16   #44
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Esses já eu troquei e não ajudou grande coisa... Espero que resolva! No fds a ver se consigo fazer alguma coisa...

Bom trabalho!
Antigo 11-05-2018, 14:20   #45
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Já tinha lido que tinhas trocado. A minha ideia é trocar tudo eventualmente.
Esta situação dá-me pena ainda para mais quando eu vinha de um Clio III onde tinha Bilstein B8, H&R 45mm, 205/45 R17 associado ao excelente chassis do carro. Não andava nada mas envergonhava muitos carros em curva.
Antigo 11-05-2018, 21:28   #46
H.M
Lavador

Registado em: Oct 2014
Padrão

Boas,

Na minha e91 lci tive esse problema.
Alinhei a carrinha numa casa de pneus, depois passei na BMW e pedi que calibrassem o sensor de guinada.
Resolvi o problema da instabilidade
H.M está desligado   Responder com citação
Antigo 12-05-2018, 17:54   #47
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por H.M Ver Post
Boas,

Na minha e91 lci tive esse problema.
Alinhei a carrinha numa casa de pneus, depois passei na BMW e pedi que calibrassem o sensor de guinada.
Resolvi o problema da instabilidade

Começo a acreditar que o problema é esse. Hoje vi tudo o que havia pra ver. Vi as folgas nas 4 rodas tanto pra braços de suspensão como para rolamentos, vi casquilhos da barra estabilizadora, vi a tal peça que indiquei que mesmo com um mínimo toque, vira as rodas. Pode ser caixa de direcção, não sei.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Antigo 13-05-2018, 10:52   #48
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Estive hoje de volta do carro e vi que o veio que o Z1gZa falou te"abana" ligeiramente do lado do volante. O carro estava parado e desligado e apenas agarrei o veio com a mão e parece que tem uma folga do lado do volante do carro. Só não consigo identificar se é mesmo no topo do veio se é mais acima...

No entanto aconteceu outra coisa. Numa passagem em curva com um desnivel/lomba (na A13 perto de Coimbra) o carro levanta a frente á saída da lomba (normal). Mas aconteceu que as rodas ao perderem grip "encolheram", isto é a direção fechou e o volante rodou sozinho...

Estranho...
Antigo 13-05-2018, 14:38   #49
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Quer dizer que tens este problema?
https://www.youtube.com/watch?v=3M3kZLum6Ok
Antigo 14-05-2018, 07:58   #50
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Bom dia,

É exactamente isso! E a solução é jeitosa... comprar uma coluna nova! Bela m****! lol Será que isso justifica tudo? Z1gZa, também tem este problema?
Antigo 14-05-2018, 08:07   #51
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

É possível que esteja aí a causa do teu problema. No meu caso, não tenho esta folga.
Se vires o vídeo até ao fim, o rapaz diz que se pode soldar a peça à coluna visto que Não interfere com nada. O único problema que vejo é que se for preciso substituir a coluna, tem de se substituir tudo.
Antigo 14-05-2018, 08:22   #52
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Pois pode ser disto... Talvez isso justifique a minha mulher não notar tanto, pois andamos com o volante em posições diferentes (eu tenho 1.90 e ela tem 1.60m!! )

Mas soldando perco o ajuste do volante e não pode ser... Mas se for disto, e tu não tens o problema, será que é mesmo só disto? ou haverá outras coisa que seja mais critica?

Estive a ver colunas usadas e não são caras, mas se calhar também não vem em condições... E pelo que li, os modelos F já trazem outro tipo de ajuste, e quem troca na BMW já vem com os novos... Tenho de averiguar...
Antigo 14-05-2018, 09:18   #53
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Não perdes o ajuste. Se vires no vídeo, o ajuste continua a funcionar pois é sobre a própria coluna e não sobre a peça com folga.
Ele diz que as colunas dos F10 já são completas. Serão compatíveis? É que se forem, vale a pena o investimento.
No meu caso suspeito da caixa de direcção.
Antigo 14-05-2018, 10:31   #54
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Tenho de ver qual a solução que me apresentam na marca... Infelizmente é que pra deixar o carro na marca é como esperar por uma consulta no SNS! lol
Antigo 14-05-2018, 10:59   #55
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Na marca não ta soldam de certeza ahah Vão dizer-te pra substituíres a peça. Resta saber se levas uma versão nova.
Antigo 15-05-2018, 10:38   #56
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Bom dia,

Estive a ver e a peça das F31 é totalmente diferente das E91... Não me parece que sirva lá, por isso a versão deve ser a mesma, revista, eventualemnte... Em relação a soldar parece-me arriscado, até porque pode não ser dali o problema (por exemplo, o teu não tem isso...).

Em relação à peça nova, vejo vários preços: entre 150 e 700€, dependendo dos sites (que também não são muitos...), alegando todos serem OEM. E depois há usadas a 40€ no OLX!

Queria era saber se a montagem daquilo é difícil ou não... Ainda não encontrei um DIY...
Antigo 15-05-2018, 10:55   #57
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Acho que ele menciona os F10 e não os F30 no vídeo.
Como te disse, soldar acaba com essa folga e não traz nenhum inconveniente para além de teres de substituir tudo caso a coluna avarie.
Apesar de aparentemente termos o mesmo problema, descrevê-mos-lo de maneira distintas pelo que a causa pode diferenciar.
150€ parece-me um bom preço para a peça em questão. Quanto ao DIY, à primeira vista, parece ser mais difícil o acesso que outra coisa.
Antigo 23-05-2018, 07:42   #58
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Bom dia,

Após passagem na BMW, expliquei o problema e depois de verem a folga que tem na parte inferior da coluna da direcção (cardan), dizem que pode mesmo ser da folga do pinhão da coluna da direcção e aconselham a substituição de tudo, coluna+cardan.

Para mudar tudo, indicam um orçamento de 980€ (com IVA e mão de obra).

O que acham?
Antigo 23-05-2018, 07:55   #59
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por zupahfly Ver Post
Bom dia,

Após passagem na BMW, expliquei o problema e depois de verem a folga que tem na parte inferior da coluna da direcção (cardan), dizem que pode mesmo ser da folga do pinhão da coluna da direcção e aconselham a substituição de tudo, coluna+cardan.

Para mudar tudo, indicam um orçamento de 980€ (com IVA e mão de obra).

O que acham?

Parece-me um preço justo mas não deixa de ser quase 1000€ gastos no carro.
O problema é quando o problema não fica resolvido e o cliente gastou o dinheiro.

Antigo 23-05-2018, 13:35   #60
Tofy
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Z1gZa Ver Post
Parece-me um preço justo mas não deixa de ser quase 1000€ gastos no carro.
O problema é quando o problema não fica resolvido e o cliente gastou o dinheiro.

Exactamente, faz parte da maioria do negocio oficinal...

Agora pergunto após o diagnostico e consequente correcção. A susbtituição das peças em questão (ver catalogo de peças!) não resolve a situação?! Tem de ser o conjunto todo substituido? Isto causa-me confusão...
Tofy está ligado agora   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar