Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Faça você mesmo ( DIY )

Notícias

Faça você mesmo ( DIY ) Secção dedicada para aprender a fazer você mesmo

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 11-03-2018, 09:38   #1
oliveira_ftw
Ajudante de Mecânico

Registado em: Sep 2016
Padrão BMW CIC mapas actualizados e codigo FSC

Depois de uma pequena pesquisa encontrei como fazer os updates completamente gratis sem necessidade de cabo, ora aqui vai..

Material necessário:

- pen USB de 32gb

- 1b.zip (pode ser descarregado aqui: http://www.e90post.com/forums/attach...5&d=1517301076

- “bmw_cic_fsc_generator.zip“ Versao para windows: https://drive.google.com/file/d/1lW0...ew?usp=sharing

Primeiro passo: Copie o arquivo 1b do seu carro via usb stick.

1. Descompacte o arquivo ZIP (1b.zip) para uma pen USB vazia.
2. Ligue o seu carro e aguarde até que o sistema de navegação tenha iniciado completamente
3. Coloque a chave USB na porta USB no porta luvas (não use a porta usb encontrada no apoio do braço).
4. Aguarde cerca de 30 segundos
5. Remova a pen USB do porta luvas e coloque-a em seu computador (Windows)
6. Verifique se o arquivo 1b.hex está presente na pen USB (se não estiver repita o passo 2 e tente com outra pen USB). O arquivo deve ter exactamente 319 bytes de tamanho e você pode verificar o ficheiro com um editor hexadecimal, como HxD https://mh-nexus.de/en/hxd/

Segundo passo: gere seu código FSC usando o gerador FSC

1. Descompacte o arquivo ZIP (bmw_cic_fsc_generator.zip) no Windows / Mac (depois de descompactar aguarde alguns segundos para que o gerador faça o download automático do arquivo Lookup.xml ")
2. Abra o gerador FSC clicando em "BMW_CIC_FSC_Generator.exe" e selecione o arquivo 1b que você retirou do seu carro como descrito acima.
3. Seleccione o tipo, a região e a versão do mapa desejados para gerar o seu código.

Último passo: Baixe a versão do mapa desejada e instale na pen USB:

1. Descompacte o arquivo ZIP (MAPS.zip) pode ser baixado aqui http://www.e90post.com/forums/attach...6&d=1517407334 e clique na versão do mapa desejada (certifique-se de ter um bit torrent client instalado, eu pessoalmente uso o utorrent) para fazer o download.
2. Coloque o mapa baixado numa pen USB vazia (apenas certifique-se de ter sido formatado usando o fat32).

Conecte a pen USB que contém a versão do mapa baixada no porta luvas do seu carro e ligue o carro. Após alguns minutos, seu CIC solicitará que você atualize sua versão do mapa. Basta digitar seu código gerado e a atualização começará automaticamente.
Qualquer duvida que tenham é sö perguntar!

Esta informação foi retirado de um forum ingles, espero que gostem!

Abraço!
Ficheiros Anexados
Tipo de ficheiro: zip 1b.zip (29.2 KB, 41 visualizações)
oliveira_ftw está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 11-03-2018, 10:03   #2
Tofy
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

Obrigado pela partilha do DIY
Tofy está desligado   Responder com citação
Antigo 11-03-2018, 19:00   #3
Djuganight
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Nov 2017
Padrão

Boa partilha. Obrigado.
Actualizei o meu da versão 2014 para 2018 e continua exactamente igual, ou seja, parece que estamos a guiar num deserto de ruas sem nome.
GPS da bmw = desgraça
Djuganight está desligado   Responder com citação
Antigo 11-03-2018, 19:01   #4
oliveira_ftw
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Djuganight Ver Post
Boa partilha. Obrigado.
Actualizei o meu da versão 2014 para 2018 e continua exactamente igual, ou seja, parece que estamos a guiar num deserto de ruas sem nome.
GPS da bmw = desgraça

Em relação a isso já não posso fazer nada!!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
oliveira_ftw está desligado   Responder com citação
Antigo 11-03-2018, 19:39   #5
Djuganight
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Sim, é só para "descansar" aqueles que como eu andam ou andavam com o stress para actualizar os mapas, podem tirar o cavalinho da chuva pois a única alteração que verão é mesmo o número da versão.
Tudo o resto manter-se-á na mesma 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Antigo 12-03-2018, 16:54   #6
simaozitoo
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2017
Padrão

Isto sim são tópicos de valor,
simaozitoo está desligado   Responder com citação
Antigo 02-04-2018, 14:30   #7
Tio Patinhas
Patrocinador Simples

Registado em: Oct 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Tio Patinhas
Padrão

Boas,

tópico de valor mas com informação incompleta,
esta partilha não dá para todas as versões CIC e nem NBT sequer e para funcionar dependem da versão do software do idrive

Esta informação partilhada acima pode ajudar muitas pessoas caso corra bem
mas pode prejudicar muitas outras,

nem todas as pessoas têm a mesma destreza ou conhecimentos técnicos para saberem os riscos,
isto não é a mesma coisa que crakear um gps tomtom de 100 ou 200eur e bloquear
não é a mesma coisa que arranjar um serial key para um software para computador, o software não funcionar e então basta desinstalar...

os sistemas gps/idrive dos bmw´s em caso de alguma anomalia decorrente da atualização apenas se resolve com novos códigos FSC de recuperação ou mesmo substituição do hardware, são centenas ou milhares em despesa para pouparem talvez poucas dezenas no serviço

penso que o amigo oliveira_ftw deve ter consciencia que ao partilhar essa informação de outras fontes é de certa maneira responsavel tambem por qualquer problema que aconteça nos carros/sistemas gps das pessoas que ao lerem estas informação vão querer tentar atualizar os carros de "borla" com ficheiros e softwares piratas sem saberem que correm riscos de bloquearem os sistemas ...
e se algo correr mal como é ?? quem se responsabiliza ?

é a origem da fonte ?
é quem colocou a partilha dessa informação ?
é o administrador deste forum ?
são as pessoas que o tentaram fazer e correu mal ?

é muito bonito e fica bem querer ajudar
só que esquecem-se que estão a mexer em sistemas que custam centenas ou milhares de euros e se ficarem bloqueados ou com alguma anomalia devido á má utilização desses ficheiros/codigos é uma chatice para o proprietário do carro... certo ?

provavelmente depois ninguem se chegará á frente assumindo a culpa, e ninguem conseguirá ajudar para reverter essas avarias,
o prejudicado será a pessoa que tentou seguir os passos e correu mal por algum motivo.

estou a escrever isto porque já recebi algumas mensagens de alguns membros a pedir ajuda porque tentaram seguir estes passos e não funcionou, ou que ficaram com a navegação bloqueada com as várias tentativas que fizeram ou porque os códigos não funcionavam ou porque o fizeram de maneira errada para o sistema errado,

Com isto quero dizer que será que compensa correrem riscos desnecessários para pouparem 20, 30 ou 40eur ?
depois ainda somando os custos de uma pen para quem não tem ou de cabos enet e software para o sistema NBT

A melhor maneira de atualizar o gps é gerando o código pelo nº de chassis apenas ou fazer a atualização presencialmente com alguem que dê a cara e assuma os riscos.

Foi a minha opinião de alguem que tem muita experiencia nos sistemas de navegação gps bmw e sabe do que fala.

Mesmo que queiram continuar com estes tópicos então coloquem no fim em letras bem visiveis que não se responsabilizam por alguma coisa que corra mal para que as pessoas quando lerem saberem para o que vão...

Cumprimentos
Antigo 03-04-2018, 05:47   #8
oliveira_ftw
Ajudante de Mecânico

Padrão BMW CIC mapas actualizados e codigo FSC

Bom dia amigo Tio Patinhas

Eu entendo bem a sua “preocupação” e em tudo que escreveu tem razão apenas numa coisa, “não dá para todas as versões CIC”, sim tem razão, da apenas para navi profissional, esqueci me de mencionar isso e desde já peço desculpa!

Nunca mencionei NBT, acho que está bem explícito no título do post que é para CIC!

Conheço muito boa gente que actualizou os gps com este tópico e nenhum deles teve problemas e acho muito conveniente você especificamente vir me dizer que alguns membros tiverem problemas a usarem este tópico uma vez que vende este tipo de “serviços”!

PS: Ainda sou do tempo em que os fóruns eram usados para entreajuda, mas actualmente quando alguém precisa de ajuda recebe uma mensagem em privado com o preço, para pagar e ter garantias vou à marca directamente!

Se os admins acaharem o post impróprio podem sempre apaga lo!

Abraço e bom dia!

Última edição por oliveira_ftw; 03-04-2018 às 05:49.
oliveira_ftw está desligado   Responder com citação
Antigo 03-04-2018, 13:42   #9
Djuganight
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Muita conversa para dizer que cada um é inteiramente responsável por aquilo que decide fazer.
Desde quando é que quem partilha algo é responsável pela burrice, ou falta de atenção, de quem vai usufruir?
Opá tenham juízo com este paleio.
Querem brincar com o fogo, têm que ter noção que se podem queimar. Caso contrário não brinquem. Olha que caral....
Antigo 03-04-2018, 14:07   #10
Tofy
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

Exactamente o que penso...
Tofy está desligado   Responder com citação
Antigo 03-04-2018, 18:27   #11
Tio Patinhas
Patrocinador Simples

Registado em: Oct 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Tio Patinhas
Padrão

nao é muita conversa,

não estou a acusar ninguem,
apenas quando se publica algo não é só publicar as coisas boas mas sim publicar as consequencias tambem,
já que gostam de pesquisar deviam tambem publicar as coisas más sobre esse assunto
para quem sabe parece que é facil e aqueles que não têm nocão dos riscos como é ?
se algum problema acontece-se com voces já não pensavam da mesma forma
se as pessoas não forem alertadas é normal cometerem erros e depois ficam com a despesa nas mãos,

Apenas estou alertar para aqueles menos atentos ou que andam só de passagem pelos forums,

se estou a ofender alguem por querer alertar os menos atentos então desculpem.

As pessoas tirem as conclusões que quiserem.

Cumprimentos
Antigo 11-04-2018, 09:02   #12
Morenachos
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Feb 2018
Padrão

Boas

Eu experimentei fazer mas a parte de colocar a pen no carro para ficar com o tal ficheiro nada carrinha na pen em nenhuma pen que experimentei tenho o ficheiro nela.

De certeza que estou a fazer algo mal ou as pens que tenho não falem um chaveiro.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Morenachos está desligado   Responder com citação
Antigo 04-05-2018, 11:24   #13
MVA
Lavador

Registado em: Oct 2016
Padrão

Eu escrevi este post noutro forum, mas posso partilhar aqui. Escrevi em inglês no outro forum e não vou traduzir. Este método funcionou comigo:

For everyone who can't connect via FTP, here's an alternative that works. I tried browsers (IE/Firefox/Chrome) and FTP software (WinSCP and FileZilla). Nothing works.
I could ping the car's IP, but always got connection timeout from browsers or connection refused from FTP software.
Then, after reading some posts in several forums, I came up with a solution, that worked wonderfuly:

1. Connect a ENET cable to car and computer (car turned off)
2. Set your PC ethernet port to IP: 160.48.199.98, subnet: 255.255.255.0, Gateway: 160.48.199.99, leave DNS blank. Disconnect wireless/3G/4G/etc.
3. Download and run TFTPD32, go to settings, DHCP tab and on IP pool start address write 160.48.199.99, size of pool write 10, Def. router (Opt 3) write 160.48.199.98 and Mask (Opt 1) write 255.255.255.0. Check "Bind DHCP to this address" and select 160.48.199.98. Restart TFTPD32.
4. Press WindowsKey+R and then write "cmd" to open command prompt
5. Write pkgmgr /iu:"TelnetClient" to install Telnet
6. Close and reopen the command prompt
7. Start the car engine.
8. Press and hold down the car volume for about 20 seconds until the car screen reboots. Wait a few more seconds for TFTPD32 to show (on DHCP server tab) the car's allocated IP. It should be 160.48.199.99 (if it doesn't display the IP in this tab, look for the IP in the Log viewer tab). Make sure the on TFTD32 "Server Interfaces", in DHCP server main window, you have selected 160.48.199.98
9. Log on using telnet. For this write telnet on command prompt and once inside telnet, write:
10. open 160.48.199.99
11. It should prompt for a login, user name is "root", password is either "cic0803" or "Hm83stN)". Make sure you don't forget the ")" in the last password.
12. cd /mnt
13. ls
14. Note down the list
15. Have a USB pen with you. Make sure it is not FAT or NTFS. It only works if it is FAT32. Format the pen if necessary.
16. Pop in the usb drive in the glove box and wait for few secs. Do not use the usb slot in the mid-console compartment as it will not work. It needs to be the USB slot of glove box.
17. ls
18. notice the new folder which is your usb drive
19. cd <your usb folder>
20. Run the following command: cp -c /HBpersistence/normal/generalPersistencyData_DiagnosticSWTController /mnt/<your usb folder>
21. You now have your file on your USB drive. Disconnect the USB pen from the car and plug it in to a PC.
22. Open the file in a hex editor like Hxd http://mh-nexus.de/downloads/HxDSetupEN.zip
23. Press CTRL-F to search, change the search mode to "Hex" and then search for "01 01 00 1B”. Note that the data just before this should read "3F 01 00 00". The data that you cut in step 10 should end with "...01 3F 01 00 00" where "01 3F" is big endian hex for 319. If you have something different you need to translate it and cut the file accordingly. Note that most online hex-decimal converters expect little endian so to translate 01 3F, enter 3F01.
24. Highlight and delete everything prior to "01 01 00 1B”
25. Go to line (offset) 130 and delete the last block and everything after. The data to be deleted should begin with "3F 01".
26. Save the file as "a.hex", which should be exactly 319 bytes
27. Download the file bmw_cic_fsc_generator.zip from here: https://drive.google.com/file/d/1lW0...ew?usp=sharing
28. Open BMW_CIC_FSC_Generator.exe, wait for it to download some files and then restart the exe
29. Open you DVD iso file (or USB file) and open with HxD the file inside the iso/DVD directory: pkgdb/INFO_MAP*/Info_Map.imp
30. Check what is written in the right (the text part on HxD tool). It should contain the information relevant to fill the "Map Type", "Region" and "Maps" on BMW_CIC_FSC_Generator.exe
31. Click "Generate" on BMW_CIC_FSC_Generator.exe to get the code.

If the code doesn't work, make sure your a.hex file is 319 bytes (right-click -> Properties) and make sure your 1b file shows your VIN.
Open a.hex on HxD tool and check if second line (offset 00000010) you can read, at the end of the line, something like Exxxxxx (replace xxxxxx by six numbers)
Also, make sure all antivirus are turned of on the PC!

Última edição por MVA; 04-05-2018 às 11:37.
MVA está desligado   Responder com citação
Antigo 05-09-2018, 23:50   #14
ballroom
Ajudante de Mecânico

Registado em: Sep 2011
Padrão

fantástico!

Obrigado
ballroom está desligado   Responder com citação
Antigo 08-09-2018, 17:44   #15
ballroom
Ajudante de Mecânico

Registado em: Sep 2011
Padrão

Boas!

alguém sabe como adicionar os radares a estes mapas?

PS: vi algures que é na pasta TDP, mas neste iso não tem nada! e pode-se usar quais formatos? por exemplo dos radares de portugal

Cumprimentos
ballroom está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar