Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Informações Técnicas

Notícias

Informações Técnicas Secção dedicada a informações técnicas de diversos aspetos dos nossos carros e motores

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 13-06-2016, 22:40   #441
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Sim é raro nos N47 dar raia nas borboletas e qd da nem é nelas, é o veio que parte mesmo
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 22-09-2016, 18:58   #442
Ricardo_G
Lavador

Registado em: Aug 2016
Padrão

Boas pessoal, após ler as 23 páginas apenas retirei 1 duvida que é tirar fora...

O meu motor é o N47 e quando comprei o vendedor disse que o mecânico as tinha removido, mas o que fizeram foi que trancaram o veio, junto à parte elétrica que as faz atuar.

As duvidas e caso alguém me possa ajudar são:

. Retirar apenas as borboletas não dá porque depois o veio fica "solto", então é retirar tudo, veio e borboletas?

. Os buracos por onde passava o veio ficam abertos? Com passagem de ar de uma conduta para a outra?

. De momento tenho "erro" deste sistema, suponho que seja por causa da válvula estar trancada, mas se retirar tudo o mecanismo elétrico pode ficar a funcionar sem o veio?

Também pesquisei vários vídeos no youtube mas nenhum mostra o resultado final.

Em breve vou tirar o coletor, se alguém já tenha tirado diga-me como fez... Obrigado e um abraço.
Ricardo_G está desligado   Responder com citação
Antigo 23-09-2016, 00:26   #443
arpcpro
Aprendiz de Mecânico

Registado em: May 2011
Padrão

Posso tentar responder a algumas das duvidas.
Para esse motor não tens "blanking caps" para tapar os furos como acontece com os M47. Como disseram nos tópicos acima, nesse motor o risco de partirem é baixo pelo que não há tanta gente a remove-las.

No entanto há quem faça, e tens de deixar o actuador das borboletas de forma a que caiba nos furos do colector. Vê aqui algumas fotos e recomendações:

www.e90post.com/forums/showthread.php?t=1231359
arpcpro está desligado   Responder com citação
Antigo 23-09-2016, 10:55   #444
Belgium
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2011
Question

Citação:
Publicado originalmente por arpcpro Ver Post
Posso tentar responder a algumas das duvidas.
Para esse motor não tens "blanking caps" para tapar os furos como acontece com os M47. Como disseram nos tópicos acima, nesse motor o risco de partirem é baixo pelo que não há tanta gente a remove-las.

No entanto há quem faça, e tens de deixar o actuador das borboletas de forma a que caiba nos furos do colector. Vê aqui algumas fotos e recomendações:

www.e90post.com/forums/showthread.php?t=1231359
Acho que é ao contrário, M47 risco mais baixo de acontecer, N47 acontece com alguma frequência...
Antigo 24-09-2016, 08:31   #445
mawerick_mc
Lavador

Registado em: Apr 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Belgium Ver Post
Acho que é ao contrário, M47 risco mais baixo de acontecer, N47 acontece com alguma frequência...
Não é verdade. M47 acontece com grande probabilidade algures entre os 100k e 300k km. N47 menos provável acontecer durante o período útil de vida do motor.
mawerick_mc está desligado   Responder com citação
Antigo 25-11-2016, 14:35   #446
Xiripiti
Lavador

Registado em: Jan 2016
Padrão

Depois de alguma leitura, principalmente aqui pelo forum, resolvi retirar as borboletas ao meu 120d auto de 2006.
Confesso que demorei algum tempo a perceber se realmente o deveria fazer ou não. Penso sempre que se elas lá estão por algum motivo deve ser.
Encontrei alguns comentários em que diziam que neste modelo o coletor já é diferente e que não teria problemas, ou pelo menos, não haveria tendência para os ter.
Ficou também a ideia que o turbo, caso seja da mitsubishi, por vezes também trás problemas, contudo quanto a este ponto para já é deixar rolar.

Voltando às borboleras, desde o inicio da semana que o meu bólide está sem elas e por aqui passei para dar a minha opinião.
As diferenças na minha opinião são notórias, não abismais mas sem dúvida significativas, na saida/resposta do carro em baixas e se calhar ainda mais notório quando se levanta o pedal do acelarador.
Na saida porque o carro perde um pouco o "kick" e quando se levanta o pé do acelarador porque o carro "trava" bastante menos do que o fazia com as borboletas.
Não sei se por ter caixa automática estes sintomas são mais percetiveis mas no meu caso não tenho dúvidas relativamente aos mesmos.
Xiripiti está desligado   Responder com citação
Antigo 25-11-2016, 17:50   #447
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2014
Padrão

Eu já tirei as minhas à cerca de 1 mês. Fiz eu mesmo o trabalho e deixei o veio na mesma. Estudei aquilo e não me pareceu existir problema em ficar a funcionar no "vazio". Tapei com as tampas que comprei no eBay.
Uma vez que limpei a EGR também, não posso dar o meu parecer quanto ao ligeiro aumento de força mas a nível de consumo, posso confirmar que se mantém igual.
Z1gZa está desligado   Responder com citação
Antigo 25-11-2016, 21:07   #448
Raspotini
Ajudante de Mecânico

Registado em: Nov 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Xiripiti Ver Post
Depois de alguma leitura, principalmente aqui pelo forum, resolvi retirar as borboletas ao meu 120d auto de 2006.
Confesso que demorei algum tempo a perceber se realmente o deveria fazer ou não. Penso sempre que se elas lá estão por algum motivo deve ser.
Encontrei alguns comentários em que diziam que neste modelo o coletor já é diferente e que não teria problemas, ou pelo menos, não haveria tendência para os ter.
Ficou também a ideia que o turbo, caso seja da mitsubishi, por vezes também trás problemas, contudo quanto a este ponto para já é deixar rolar.

Voltando às borboleras, desde o inicio da semana que o meu bólide está sem elas e por aqui passei para dar a minha opinião.
As diferenças na minha opinião são notórias, não abismais mas sem dúvida significativas, na saida/resposta do carro em baixas e se calhar ainda mais notório quando se levanta o pedal do acelarador.
Na saida porque o carro perde um pouco o "kick" e quando se levanta o pé do acelarador porque o carro "trava" bastante menos do que o fazia com as borboletas.
Não sei se por ter caixa automática estes sintomas são mais percetiveis mas no meu caso não tenho dúvidas relativamente aos mesmos.
Sim nos de caixa auto nota-se mais o efeito travão (menor) agora a resposta em baixas e nos outros regimes eu não noto nada......o meu também não as tem há muito e não as precisava de retira porque são as "encapsuladas".
Raspotini está desligado   Responder com citação
Antigo 26-04-2018, 13:12   #449
Im_carlossousa
Lavador

Registado em: Apr 2018
Padrão

Boa tarde algum dos membros sabe recomendar-me uma oficina de confiança para remover as borboletas ao meu e46?
Cumprimentos
Im_carlossousa está desligado   Responder com citação
Antigo 26-04-2018, 13:37   #450
E30_Forever
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Im_carlossousa Ver Post
Boa tarde algum dos membros sabe recomendar-me uma oficina de confiança para remover as borboletas ao meu e46?
Cumprimentos
Em que zona do País? Essa é a informação mais importante.
E30_Forever está desligado   Responder com citação
Antigo 26-04-2018, 14:11   #451
Im_carlossousa
Lavador

Registado em: Apr 2018
Padrão

Certíssimo. Com a pressa esqueci-me de dizer.
Eu sou da zona do barreiro margem sul e tinha preferência por estas bandas mas qualquer zona em Lisboa ou por aí também não é grande problema. O essencial é um sitio de confiança e o trabalho bem feito.
Im_carlossousa está desligado   Responder com citação
Antigo 17-07-2018, 20:04   #452
Joao paz
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2017
Padrão

Boas pessoal tenho uma carrinha bmw 320d touring com 163cv de julho de 2006 e 90 alguém me sabe dizer que motor tenho na carrinha e se é aconselhável tirar as borboletas do coletor de admissão
Joao paz está desligado   Responder com citação
Antigo 17-07-2018, 20:08   #453
Filipe Pedro
Designer Aspirante

Registado em: Dec 2014
Padrão

Tens um M47 e as borboletas é para saírem fora, ou pelo menos ver o estado delas!!
Antigo 18-07-2018, 15:33   #454
Joao paz
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2017
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Filipe Pedro Ver Post
Tens um M47 e as borboletas é para saírem fora, ou pelo menos ver o estado delas!!
Obrigado sim é isso mesmo que vou fazer retirar as borboletas do coletor e meter as tampas que se costuma meter para tapar o buraco.. e onde posso comprar as tampas alguém sabe e medida?
Joao paz está desligado   Responder com citação
Antigo 18-07-2018, 15:39   #455
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Eu comprei as minhas no eBay e acho que era 22mm. Se possível, opta pelas de metal.
Antigo 19-08-2018, 14:47   #456
Ryca7
Lavador

Registado em: Oct 2017
Padrão

Boa tarde,
Tenho em vista um negócio de uma E91 Março de 2007(motor M47), não sei se já foram removidas as borboletas,mas caso não tenham sido, devo removê-las e colocar as tais tampas?
Ryca7 está desligado   Responder com citação
Antigo 19-08-2018, 16:14   #457
Filipe Pedro
Designer Aspirante

Registado em: Dec 2014
Padrão

Se queres andar descansado, é o que tens a fazer!!
Antigo 21-08-2018, 22:51   #458
espinha
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Aug 2011
Padrão

eu assim que comprei o carro com o motor M47 tinha 90 mil km foi a primeira coisa que fiz ( retirar as ditas borboletas ) actualmente já tem 202 mil km e ZERO problemas.... fiz agora aos 202 mil a limpeza da valvular ERG e o colector de admissão que estava uma verdadeira porcaria em carvão
espinha está desligado   Responder com citação
Antigo 24-08-2018, 10:52   #459
hugogoncalves_17
Lavador

Registado em: Aug 2018
Padrão

Pessoal preciso da vossa opinião...tenho a 320d de 2009 177cv, e90 e tá com uma fuga no coletor de admissão...mudar o coletor fica me muito caro...informaram me na oficina que outra solução seria retirar as borboletas para não me preocupar...alguém tem outra solução?

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk
hugogoncalves_17 está desligado   Responder com citação
Antigo 24-08-2018, 11:04   #460
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Retirar as borboletas não vai solucionar o problema da fuga. Mas sim, deves fazê-lo para evitar estragar o motor caso partam.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar