Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Revisões

Notícias

Revisões Foi com o seu carro à revisão, conte aqui a sua experiência

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 17-02-2018, 23:47   #1
Hmiguel
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2018
Padrão Oficinas OPACAS e INACESSIVEIS

Ora viva amigos.

Após muitos anos a andar por oficinas de várias marcas , após ter sido proprietário de carros também eles se várias marcas (incluindo Bmw), julgo ter alguma propriedade para dizer que não haverá certamente profissão mais opaca e com falta de transparência do que a de mecânico.

Porque será que é tabu este assunto?

Porque raio um cliente tem de pagar serviços caríssimos (nem que seja uma simples revisão ) e não pode assistir ã execução dos mesmos?

Porque motivo são as oficinas fechadas ao público ou nalguns casos têm apenas um pequeno vídro "para inglês ver" o interior da oficina, mas sem que consiga ver efectivamente os serviços que estão a fazer nos carros ?

Que garantias há de que as revisões e reparações de 300, 400 , 700 e até 900 ou mais são efectivamente feitas de forma honesta ?

Nestes anos todos as duas únicas marcas que sempre me vedaram o acesso ao interior da oficina foi a Mercedes e a Bmw . E a desculpa é sempre a mesma: "se há um incidente , o seguro não cobre aquela pessoa estranha ao serviço ".

E mesmo que isso fosse um enorme impeditivo, estamos em 2018, qualquer telemóvel tem câmera, porque motivo uma marca premiun não disponibiliza ao cliente ver on live a revisão a ser feita?

E falo genericamente , em todos estes anos mesmo os poucos mecânicos que conheci que trabalhavam em casa , sempre diziam "tem de deixar e depois vem buscar".

Serão todos os mecânicos inseguros por natureza ao ponto de não conseguirem ter a tal "plateia" a assistir , ou a questão terá a ver com outro tipo de situações bem mais questionáveis ?

Última edição por Hmiguel; 17-02-2018 às 23:56.
Hmiguel está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 03:41   #2
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Como é que tu te sentirias se durante o teu dia de trabalho sempre alguém a olhar para tudo o que tu fazes, a questionar tudo o que fazes, a pedir explicações, sobre todas as tuas opções?
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 09:13   #3
Tofy
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

Nas oficinas multimarcas que fui nunca tive esse problema, consigo assistir se quiser (a uns metros de distância e não faço intromissões ao serviço, respeito mútuo é essencial) e se for necessário a minha decisão sobre determinado assunto é imediatamente solicitada sem rodeios.

Nas marcas nunca fui e duvido que algum dia vá prontamente, apesar da distribuição da minha e91 ter sido substituída na marca em Santarém (fizeram bom serviço) ao abrigo da garantia.

Mas é como o Junglas diz e bem, uma das causas é o próprio cliente! Não é só o mecânico...
Tofy está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 12:31   #4
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post
Como é que tu te sentirias se durante o teu dia de trabalho sempre alguém a olhar para tudo o que tu fazes, a questionar tudo o que fazes, a pedir explicações, sobre todas as tuas opções?
Como o Junglas disse e bem, esta é uma das razões pela qual é "vedada" a passagem aos clientes. Muitos ficam "em cima" de quem está a trabalhar e para além de ser chato torna-se incomodativo para quem está a trabalhar. Se não tens confiança na marca sugiro que vás para uma oficina multimarca onde te deixam estar à beira do mecânico.

Outra razão é, existem normas de segurança no trabalho, se nós mecânicos que estamos a trabalhar, ou até mesmo o lavador, por exemplo, temos de ter o equipamento de segurança sempre colocado, maioritariamente botas de biqueira de aço, porque é que o cliente vai para a beira do mecânico sem equipamento nenhum?
Imagina que estás a ver a tirarem a caixa de velocidades do teu carro e por qualquer razão a caixa cai-te em cima de um pé e esmaga-te o pé. Como vai ser? Vais-te queixar? Mas tu é que quiseste entrar na oficina sem equipamento e insistis-te para entrar... Tem lá os avisos a dizer equipamento obrigatório e é proibida a entrada a pessoal estranho ao serviço

É mais uma medida de segurança do que para esconder o que se faz. Mas como te disse em cima se não tens confiança o melhor é trocares de oficina, ou de marca

Se todos pensássemos da tua maneira, todos podíamos entrar no local de trabalho de qualquer um... Se fosses operado gostavas de ter lá alguém sem a bata, máscara e que não estivesse esterilizado e estivesse sempre a perguntar ao médico porque é que te está a tirar um rim fora enquanto ele estava concentrado a fazer o trabalho dele?

Muitos pensam que ser mecânico é desapertar e apertar parafusos, e para alguns neste ramo até pode ser isso... Mas se pensares bem, cada vez que um mecânico pega num carro está a pegar na segurança do dono do carro e de todos os seus ocupantes... Se tiver alguem a beira sempre a pressionar pode levar a uma falha no serviço e depois? Quem é que se vai responsabilizar? Vai ser o desgraçado porque se esqueceu por exemplo de apertar bem o parafuso da pinça de travão e a mesma desapertou-se em andamento o que provocou um acidente...

Apenas um exemplo Há regras e as mesmas são para se cumprir
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 15:13   #5
portista_sd
Mecânico de 2º Grau

Registado em: May 2012
Padrão

Concordo com o que foi dito trabalho na area de informática em shopping ou seja cliente vê a fazer as reparações se quiser mas torna-se incomodativo para nós mas também acho que os mecânicos pelo menos os que lidei deviam ter mais cuidado e consideração pelos clientes e brio no trabalho que fazem pois é muito chato levantar carro depois de uma revisao e sair de lá com carro a fazer mais barulhos e coisas estranhas... reparar uma fuga oleo e continuar a verter oleo e depois já não é do mesmo sitio mas sim de outro lado etc...
portista_sd está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 16:40   #6
E30_Forever
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rúben Kakuako Ver Post
Como o Junglas disse e bem, esta é uma das razões pela qual é "vedada" a passagem aos clientes. Muitos ficam "em cima" de quem está a trabalhar e para além de ser chato torna-se incomodativo para quem está a trabalhar. Se não tens confiança na marca sugiro que vás para uma oficina multimarca onde te deixam estar à beira do mecânico.

Outra razão é, existem normas de segurança no trabalho, se nós mecânicos que estamos a trabalhar, ou até mesmo o lavador, por exemplo, temos de ter o equipamento de segurança sempre colocado, maioritariamente botas de biqueira de aço, porque é que o cliente vai para a beira do mecânico sem equipamento nenhum?
Imagina que estás a ver a tirarem a caixa de velocidades do teu carro e por qualquer razão a caixa cai-te em cima de um pé e esmaga-te o pé. Como vai ser? Vais-te queixar? Mas tu é que quiseste entrar na oficina sem equipamento e insistis-te para entrar... Tem lá os avisos a dizer equipamento obrigatório e é proibida a entrada a pessoal estranho ao serviço

É mais uma medida de segurança do que para esconder o que se faz. Mas como te disse em cima se não tens confiança o melhor é trocares de oficina, ou de marca

Se todos pensássemos da tua maneira, todos podíamos entrar no local de trabalho de qualquer um... Se fosses operado gostavas de ter lá alguém sem a bata, máscara e que não estivesse esterilizado e estivesse sempre a perguntar ao médico porque é que te está a tirar um rim fora enquanto ele estava concentrado a fazer o trabalho dele?

Muitos pensam que ser mecânico é desapertar e apertar parafusos, e para alguns neste ramo até pode ser isso... Mas se pensares bem, cada vez que um mecânico pega num carro está a pegar na segurança do dono do carro e de todos os seus ocupantes... Se tiver alguem a beira sempre a pressionar pode levar a uma falha no serviço e depois? Quem é que se vai responsabilizar? Vai ser o desgraçado porque se esqueceu por exemplo de apertar bem o parafuso da pinça de travão e a mesma desapertou-se em andamento o que provocou um acidente...

É alterar as regras, e acabam-se as desculpas.
Se o cliente estiver a 2m do carro e do mecânico, não há o perigo de lhe cair a caixa nos pés, ninguém precisa de estar sentado em cima do motor para ver o que se faz.

Concordo e subscrevo, se não me deixam ver o que é feito na minha propriedade, dou meia volto e procuro onde o façam.

E se nas obras funcionasse assim? Só pode ver quando acabarmos. Era uma rebaldaria, e depois davam as desculpas dos mecânicos: "Está a fazer um barulho que não fazia antes de cá entrar? É coincidência, isso é a rebimboca da parafuseta, nada tem a ver com o que fizemos. São mais 500€"

Não é regra, mas é a maioria dos casos, não há transparência no serviço de mecânica.
E30_Forever está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 17:44   #7
banjoss
Designer Aspirante

Registado em: Sep 2013
Padrão

Falam duma oficina mas esquecem-se do resto

Quando vao ao restaurante ficam em cima do cozinheiro?

Quando levam uma TV para arranjar ficam la em cima do tecnico?

Nao faz sentido nem o mecanico se sente bem, quantas vezes e preciso fazer operaçoes como dar marteladas em material que nao sai etc estao mesmo a ver um mecanico a vontade para fazer isso com o cliente a ver, quantos e que saltavam logo para cima do mecanico a dizer que estao a partir algo como se percebessem algo de mecanica.

Mesmo a alguma distancia ate como segurança nao se pode ter clientes na zona de trabalho.

Acontece algo é uma carga de trabalhos, alem de que se querem isso assim entao as empresas de seguros caem em cima das oficinas e aumentam e bem as apolices porque tem la pessoal ainda por cima sem equipamento de protecçao.

Sabem quem paga depois tudo isso? O cliente em mão de obra e como o pessoal ja adora queixar se dos preços praticados porque querem um motor novo e pagar 50€ por tudo.

O pessoal adora dizer que no trabalho dos outros é tudo caro e devia ser mais barato mas quando é ao contrario e nos dizem isso respondem que qualquer dia querem que trabalhemos de borla.

Não é so nas oficinas, é em quase todos os trabalhos, pensem nos vossos, gostavam de ter sempre alguem em cima?

http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=12556

Última edição por banjoss; 18-02-2018 às 17:46.
banjoss está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 18:15   #8
E30_Forever
Mecânico de 3º Grau

Padrão

O que me interessa que condimentos o cozinheiro usa no bife que me está a cozinhar? Só me interessaria lá estar para ver se não cospe na comida, de resto pouco me interessa.
Há que comparar o comparável.

E sim quando chamo alguém para me resolver um problema num electrodoméstico fico a ver o que é feito, estou no meu direito!

E alguém acredita que um cliente ficasse o tempo da reparação? Se for algo que demore 3/4h, acham que algum cliente fica? A única coisa que a maioria quer, é poder ver o carro, mas nem isso é possível!

E sim, tenho muitas vezes os clientes a verem o que faço, e até à data, nenhum se meteu, gostam de ver, mas não têm a pretensão de me dizer o que fazer.
Antigo 18-02-2018, 18:22   #9
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Citação:
E sim, tenho muitas vezes os clientes a verem o que faço, e até à data, nenhum se meteu, gostam de ver, mas não têm a pretensão de me dizer o que fazer.
Tens tido sorte então.

Posso te dizer que onde estou e é num concessionário da BMW, nenhum cliente, por norma, entra na oficina. Já tive um caso e até agora único, em que o cliente entrou na oficina, e eu estava a trabalhar no carro dele. Era um série 5 e estava a trocar uns sinoblocos, e estava a dar calor e a bater com o martelo nos mesmos para eles saírem e tens a noção que o homem só lhe faltou mandar-me para o ******* por eu estar a fazer o meu trabalho?

Continuo a dizer, ainda bem que é proibido. Se querem ver tudo o que está a ser feito, é simples. Façam em casa
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 19:28   #10
E30_Forever
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Tens tido sorte então.

Posso te dizer que onde estou e é num concessionário da BMW, nenhum cliente, por norma, entra na oficina. Já tive um caso e até agora único, em que o cliente entrou na oficina, e eu estava a trabalhar no carro dele. Era um série 5 e estava a trocar uns sinoblocos, e estava a dar calor e a bater com o martelo nos mesmos para eles saírem e tens a noção que o homem só lhe faltou mandar-me para o ******* por eu estar a fazer o meu trabalho?

Continuo a dizer, ainda bem que é proibido. Se querem ver tudo o que está a ser feito, é simples. Façam em casa
Já lá vão uns anos, portanto não me parece sorte, mas cada área tem as suas características.

Em casa não faço a não ser o básico, mas arranjei um mecânico que não é aldrabão e que não tem qualquer problema em que eu esteja presente, mas como em qualquer aspecto da vida, há que ser coerente.
Se for para mudar uma embraiagem não fico lá as horas do serviço, tenho mais o que fazer e confiança no trabalho dele.

Mas compreendo que nem toda a gente goste de transparência.
Antigo 18-02-2018, 19:58   #11
Junglas
Designer Aspirante

Padrão

Muitos de vós já ouviram falar em detalhe. E adoram o resultado final e o aspecto do carro no fim.

Talvez alguns de vocês até já tenham mandado detalhar o vossi carro, ou pedido para retirar casca de laranja da pintura.

Neste último caso, é necessário recorrer a wetsanding. Passar lixa na pintura até a coisa estar bem nivelada. Mas para isto acontecer, a pintura fica completamente baça, esbranquiçada, com um aspecto horrível. Quantos de vós é que deixariam alguém passar lixa na pintura do vosso carro?
Quantos é que aceitariam estar a ver uma pessoa lixar o verniz do vosso carro, e confiariam nas palavras do detailler quando ele diz "no fim ficará muito bom!"?

Não me importo que vejam o trabalho que faço. Mas confiem, não façam perguntas e apreciem o resultado final.

Não digo que não haja abertura, mas estar numa oficina tem riscos associados.

Não vou ser extremista, mas como ficaria o cliente se levasse um banho de óleo, enquanto assiste à mudança de óleo da caixa de velocidades, por ter rebentado uma mangueira da máquina?

Ou se por algum motivo houvesse uma queda da cobertura da oficina e o cliente ficasse hospitalizado? De quem seria a responsabilidade?

Já foi abordado o tema doa médicos... e de certa forma, dos restaurantes. No entanto todos confiam nos médicos e nos cozinheiros. Se não querem saber quais os ingredientes que vos colocam no prato, porque é que é tão diferente a componente de mecânica?

Numa visita a uma obra de construção, não podem entrar sem equipamento de segurança, e é apenas em algumas partes da obra. Se falarmoa em arranha céus em estrutura metálica, nem com muito boa vontade podem estar a ver a estrutura do último piso a ser montada. Mesmo que seja o piso que vocês compraram. Só depois da estrutura estar montada e estarem reunidas as condições de segurança é que coa é permitido ver a obra. No entanto, o trabalho relevante já está feito e as pesaoas não puderam ver nada...

É preciso saber estar e saber confiar.
Antigo 18-02-2018, 20:26   #12
Hmiguel
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:

Sou licenciado ha anos e quase sempre fui observado e avaliado diariamente naquilo que fazia. E não sou/fui so eu...

Obvio que o facto de pretender ver, nao significaria estar a incomodar quem trabalhava, apenas ter a certeza que o que EU pagava estava de facto a ser metido (como oleo , filtros etc etc)

Ja dizia o ditado "quem nao deve nao teme"
Hmiguel está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 20:34   #13
Hmiguel
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:

Viva,

Mencionas "regras" com as quais eu subscrevo e concordo. Mas segundo o teu testemunho descartas completamente os direitos do consumidor.

Uma vez mais "quem nao deve nao teme". Falas de medicos: sabias que nos EUA a maioria dos hospitais novos (ultima decada) têm obrigatoriamente uma camera para os familiares poderem observar a cirurgia? Em relação a oficinas, sao varias na Alemanha, Franca, Belgica e Suécia que têm galerias onde o cliente pode esperar a assistir ao serviço. Tambem podemos falar de restauração onde cada vez mais sao mais do que muitos os exemplos de cozinhas "abertas" ao cliente. As tais "regras" não têm de ser perenes, podem ser reformuladas se os espaços tambem o forem, e se boa vontade/seriedade/transparência houver...mas não parece que seja esse o caso

Última edição por Hmiguel; 18-02-2018 às 20:38.
Antigo 18-02-2018, 20:41   #14
Hmiguel
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por portista_sd Ver Post
Concordo com o que foi dito trabalho na area de informática em shopping ou seja cliente vê a fazer as reparações se quiser mas torna-se incomodativo para nós mas também acho que os mecânicos pelo menos os que lidei deviam ter mais cuidado e consideração pelos clientes e brio no trabalho que fazem pois é muito chato levantar carro depois de uma revisao e sair de lá com carro a fazer mais barulhos e coisas estranhas... reparar uma fuga oleo e continuar a verter oleo e depois já não é do mesmo sitio mas sim de outro lado etc...
Concordo plenamente !!

E tambem acho que certamente nao seriam todos os clientes a pretenderem ver os servicos a serem feitos.

Pessoalmente ate tenho mais que fazer, mas depois de tantos casos em que me tentaram impingir coisas desnecessárias , depois de ter conhecido mais do que um mecanico muito bem "abastecido" para os "biscates" em casa, julgo ter o direito para suspeitar e so acreditar vendo!
Antigo 18-02-2018, 20:45   #15
Hmiguel
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por banjoss Ver Post
Falam duma oficina mas esquecem-se do resto

Quando vao ao restaurante ficam em cima do cozinheiro?

Quando levam uma TV para arranjar ficam la em cima do tecnico?

Nao faz sentido nem o mecanico se sente bem, quantas vezes e preciso fazer operaçoes como dar marteladas em material que nao sai etc estao mesmo a ver um mecanico a vontade para fazer isso com o cliente a ver, quantos e que saltavam logo para cima do mecanico a dizer que estao a partir algo como se percebessem algo de mecanica.

Mesmo a alguma distancia ate como segurança nao se pode ter clientes na zona de trabalho.

Acontece algo é uma carga de trabalhos, alem de que se querem isso assim entao as empresas de seguros caem em cima das oficinas e aumentam e bem as apolices porque tem la pessoal ainda por cima sem equipamento de protecçao.

Sabem quem paga depois tudo isso? O cliente em mão de obra e como o pessoal ja adora queixar se dos preços praticados porque querem um motor novo e pagar 50€ por tudo.

O pessoal adora dizer que no trabalho dos outros é tudo caro e devia ser mais barato mas quando é ao contrario e nos dizem isso respondem que qualquer dia querem que trabalhemos de borla.

Não é so nas oficinas, é em quase todos os trabalhos, pensem nos vossos, gostavam de ter sempre alguem em cima?
Nao sei a que restaurantes vais , mas ha varios (mais que muitos) que têm as cozinhas totalmente abertas. Nem vou mais longe, "pasta Caffe" norteshopping etc etc

Se falas dos restaurantes mais antigos, obvio que as cozinhas eram totalmente separadas e fechadas.

Mas os tempos sao outros, as vontades tambem, so nao vês se nao quiseres.

Uma vez mais digo: ja existem oficinas totalmente abertas ao cliente, é uma questao de boa vontade e seriedade.

Quando pago uma revisao de 400 euros , que hipoteses tenho de ter 100% certeeza que metram oleo 5w30 (em vez de outro ou nenhum), e os respectivos filtros?
Antigo 18-02-2018, 20:48   #16
Hmiguel
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Tens tido sorte então.

Eu ca tambem gostava de trabalhar sem ter ninguem em cima a moer-me a cabeca, mas na minha profissao nao tenho essa sorte. E muitos como eu nao têm. Diria entao, que es um priveligiado .
É uma questao de tempo ate as coisas mudarem. Nos paises nordicos as oficinas ja sao quase totalmente abertas ao publico. Ca algumas tambem ja o sao, mas so com binoculos consegues realmente ver o que estao a fazer.
Acho que, tendencialemente, em todas as profissoes havera mudancas pois os direitos do consumidor sao cada vez mais e com maior proteccao juridica.

Última edição por Hmiguel; 18-02-2018 às 20:51.
Antigo 18-02-2018, 20:51   #17
Hmiguel
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por E30_Forever Ver Post
Já lá vão uns anos, portanto não me parece sorte, mas cada área tem as suas características.

Em casa não faço a não ser o básico, mas arranjei um mecânico que não é aldrabão e que não tem qualquer problema em que eu esteja presente, mas como em qualquer aspecto da vida, há que ser coerente.
Se for para mudar uma embraiagem não fico lá as horas do serviço, tenho mais o que fazer e confiança no trabalho dele.

Mas compreendo que nem toda a gente goste de transparência.
NEm mais ! 100 % de acordo .
Antigo 18-02-2018, 20:54   #18
Hmiguel
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Muitos de vós já ouviram falar em detalhe. E adoram o resultado final e o aspecto do carro no fim.

Talvez alguns de vocês até já tenham mandado detalhar o vossi carro, ou pedido para retirar casca de laranja da pintura.

Neste último caso, é necessário recorrer a wetsanding. Passar lixa na pintura até a coisa estar bem nivelada. Mas para isto acontecer, a pintura fica completamente baça, esbranquiçada, com um aspecto horrível. Quantos de vós é que deixariam alguém passar lixa na pintura do vosso carro?
Quantos é que aceitariam estar a ver uma pessoa lixar o verniz do vosso carro, e confiariam nas palavras do detailler quando ele diz "no fim ficará muito bom!"?

Não me importo que vejam o trabalho que faço. Mas confiem, não façam perguntas e apreciem o resultado final.

Não digo que não haja abertura, mas estar numa oficina tem riscos associados.

Não vou ser extremista, mas como ficaria o cliente se levasse um banho de óleo, enquanto assiste à mudança de óleo da caixa de velocidades, por ter rebentado uma mangueira da máquina?

Ou se por algum motivo houvesse uma queda da cobertura da oficina e o cliente ficasse hospitalizado? De quem seria a responsabilidade?

Já foi abordado o tema doa médicos... e de certa forma, dos restaurantes. No entanto todos confiam nos médicos e nos cozinheiros. Se não querem saber quais os ingredientes que vos colocam no prato, porque é que é tão diferente a componente de mecânica?

Numa visita a uma obra de construção, não podem entrar sem equipamento de segurança, e é apenas em algumas partes da obra. Se falarmoa em arranha céus em estrutura metálica, nem com muito boa vontade podem estar a ver a estrutura do último piso a ser montada. Mesmo que seja o piso que vocês compraram. Só depois da estrutura estar montada e estarem reunidas as condições de segurança é que coa é permitido ver a obra. No entanto, o trabalho relevante já está feito e as pesaoas não puderam ver nada...

É preciso saber estar e saber confiar.
Junglas: sou grande adepto dessa arte.

Concordo que o que dizes mas terás de concordar com dois aspectos :

a) a maioria dos trabalhos de detalhe são alvo de reportagens fotográficas e posteriores publicações para divulgação do trabalho

b) o cliente paga algo que ve feito. Numa revisão (mudança de óleo e filtros, substituição de polias e tensores que o cliente nem sequer repara estarem a necessitar) que garantias tenho de que o trabalho foi efetivamente realizado?

Em relação a estruturas e construção, bem ,a comparação é no minimo infeliz.... Saberás que , para alem do projeto submetido a câmeras e demais entidades de supervisão, ha ainda livros de obra para registo de tudo o que é feito e de forma gradual e por varias pessoas (de ambos os lados, construtor e cliente/dono de obra), inspecçoes às obras de varias entidades e com obrigatórias recolhas de elementos fotográficos. Para alem disso, hoje em dia, com a legislação em vigor, quando compras um imóvel terá obrigatoriamente de te ser entregue um caderno técnico onde consta tudo e mais alguma coisa acerca da construçao. Se comprares um imóvel em planta, qual o construtor que te veda o acesso a obra durante a construção da mesma ????

Em relação ao "É preciso saber estar e saber confiar", concordo plenamente, pena o lema nao partir de quem se presta a fazer o serviço. Eu cá presto-me a pagar serviços que nem sei se sao efetivamente feitos, pois nao tenho como o verificar

Última edição por Hmiguel; 18-02-2018 às 21:05.
Antigo 18-02-2018, 23:06   #19
quiksilver26
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2012
Padrão

Só posso dizer que deixar de ir a uma determinada oficina de uma marca por não me deixarem (nem de perto nem de longe) assistir à revisão. Tenha quase 99.9% certeza que me cobraram a mudança do óleo dos travões sem lá mexerem.
Fui a outra oficina oficial e deixaram ver, nunca interferi no serviço, só quando acabou, perguntei se o filtro do combustível não era para trocar (estava no orçamento), tinham esquecido e lá trocaram.
Na caixa falei da situação e disseram-me que se não o tivessem substituido não o iria pagar, tenho muitas duvidas....

Por isso proibirem de ver acho que não, mas ver com regras sim.
Ou colocar à entrada como já vi
quiksilver26 está desligado   Responder com citação
Antigo 18-02-2018, 23:25   #20
Junglas
Designer Aspirante

Padrão

Vamos por partes.

Reportagem fotográfica, nem todos querem. E muito mebos são clientes que gostariam de ver que a pintura foi alvo uma lixa... mas querem-se ver livres da casca de laranja da pintura, como que por artes mágicas...

No que diz respeito a construção, tens de facto os projectos e a avaliação dos projectos mas só quem está na obra a fazer é que pode dizer se entrançou o ferro correctamente. Ou se o betão utilizado é o especificado no projecto. Essas coisas só sabes se submeteres uma amostra de betão aos testes de carga, ou se houver un sismo que deite a casa abaixo (sinal de que o ferro não estaria bem entrançado nas terminações). Se no projecto estiver especificado ferro de 10 e o construtor usar de 9, também não tens forma de saber.
Até te posso dar um caso concreto, de construção recente (2008). Em 2016, Um prédio numa urbanização, vendido com toda a documentação e projectos que referes, com aprovação da câmara e tudo o que podes imaginar, começou a apresentar fissuras e a ceder. A protecção civil acabou por detectar problemas estruturais no prédio. O construtor havia declarado insolvência na crise de 2012/2013, portanto os moradores ficaram com o menino nas mãos. Estamos a falar de uma situação que necessitou da intervenção da protecção civil e só não se resolveu da pior forma devido a um fundo de garantia de construção destinado a cobrir este tipo de situações nos 10 anos de garantia que a estrutura do edifício detém.

No que diz respeito à troca de peças, a menos estejam escondidas dentro do motor, é sempre possível de confirmar. Polies, tensores, correias, passadores, etc...

Concordo contigo que há muita falcatrua, muita gente que a maior parte das vezes nem sabe o que é um automóvel e apelida-se de mecânico. Enganam as pessoas, cobram por coisas que não são feitas, ou cobram material de e colocam peças da concorrência ou usadas... Mas quem fomenta este tipo de comportamentos é o próprio cliente. São os clientes que dizem não querer gastar dinheiro no carro ou que querem o mais barato. Isso leva a uma proliferação de mão de obra barata, não especializada, que faz de tudo para sobreviver.
Oficinas onde se fazem revisões e nem sequer se sabe que é necessário fazer reset ao aviso de revisão. Ou onde se chega com um probke a e a solução é ir aturando peças lá para dentro até acertar.
O conhecimento e a qualidade, têm um preço. Infelizmente o tuga não está disposto a pagar por isso.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar