Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 28-09-2019, 14:26   #1
tragofino
Lavador

Registado em: Aug 2019
Padrão E90 2006 163cv - motor faleceu/fritou/partiu

Boa tarde,
Vim apenas para compartilhar o ocorrido.
Comprei o carro a mais ou menos 3 meses (186k km) a um stand (5* até o momento), o carro foi me entregue com revisão feita (disseram que foi mandado retirar as borboletas, troca de óleo , filtros etc). Até então era só alegria, tinha o cuidado de deixar o carro trabalhar um pouco antes de sair, nesses 3 meses nunca cheguei nem perto do redline, sempre andei tranquilo sem grandes puxadas. Antes de desligar o carro também aguardava uns 30s.
Fui hoje a inspeção, já estava no final (hora de medir os gases) na última puxada que o inspector deu no carro, aquilo parecia cena de filme de terror. O carro virou o capeta, o rpm colou no redline, a inspectora estava sentada no carro dizendo que o acelerador não estava colado e não havia feito nada, eu automaticamente apertei no botão da ignição para tentar desligar o carro, que não respondeu e trabalhou só mais alguns segundos antes de morrer e deixar para trás uma nuvem de fumo preto pior que a de Chernobyl. As pessoas apavoradas corriam, e eu sem saber se corria também com medo daquela m**da explodir ou se sentava e chorava. Mano, parecia cena de filme de terror.
O carro nunca me deu mensagem alguma no CB, sempre se portou bem, da noite pro dia acontece uma coisa dessas...
Graças a Deus estava no período da garantia e o stand vai assumir os custos. A partida vai se aproveitar somente alternador e uma outra cena, o resto vai ser tudo novo, ficando sob minhas custas (que foi sugerido e eu optei por aceitar visto que já que vai se mexer naquilo tudo ) a bomba de água e mais alguma outra cena da admissão que agora não me recordo, ficando na casa dos 350€.
Achei estranho o fato do carro não emitir nenhum sinal de que algo poderia estar errado. Só espero que o carro fique bom e que tenha aí motor para muitos anos, porque, pqp, eu gosto mesmo do raio do carro.
Um abraço a todos e mantenho-os informados sobre o decorrer da saga de um novo coração (ou um velho coração renovado?) para o meu 320d.

Enviado do meu Mi A1 através do Tapatalk
tragofino está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 28-09-2019, 14:42   #2
jpinhas
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2019
Padrão

O motor desalvorou.

Admira-me é num centro de inspecções onde há tantos experts no assunto, não se aperceberem do que aconteceu e não terem parado o carro de imediato. Se a inspetora estava dentro do carro só tem desculpa se o carro for automático.
jpinhas está desligado   Responder com citação
Antigo 28-09-2019, 14:46   #3
tragofino
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jpinhas Ver Post
O motor desalvorou.

Admira-me é num centro de inspecções onde há tantos experts no assunto não se aperceberem do que aconteceu e não terem parado o carro de imediato. Se a inspetora estava dentro do carro só tem desculpa se o carro for automático.
É manual de 6 marchas.

tragofino está desligado   Responder com citação
Antigo 28-09-2019, 18:04   #4
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Registado em: Feb 2014
Padrão

Realmente a inspectora a primeira coisa que devia ter feito era ter posto a 5/6 velocidade e deixar o carro ir abaixo...o que aconteceu foi “motor desalvorou”

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 28-09-2019, 18:54   #5
Garimpa
Lavador

Registado em: Jul 2019
Padrão

Ou andava com o nivel de oleo acima do maximo ou o turbo ja deixava passar muito oleo para a admissão. Devias mandar verificar o turbo antes de o aproveitar.
Garimpa está desligado   Responder com citação
Antigo 28-09-2019, 21:32   #6
jpinhas
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tragofino Ver Post
É manual de 6 marchas.

Isso para um profissional do ramo automóvel é elementar, numa situação dessas, 5 ou 6 velocidade, pé no travão e largar a embraiagem sem medo.
jpinhas está desligado   Responder com citação
Antigo 28-09-2019, 22:48   #7
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Se o motor desalvorou, pouco vais aproveitar. Se não estalou o bloco foi por muita sorte...

Êmbolos, cambota, cabeça e afins...
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 29-09-2019, 08:25   #8
tragofino
Lavador

Padrão

Tô desolado.
Obrigado a todos pelas dicas, poderia ter sido evitado, mas agora o que está feito tá feito, espero apenas que a reparação seja bem feita para ter motor aí pra muito tempo...
Só achei muito estranho não dar sinais de que havia algo errado.

Antigo 29-09-2019, 11:17   #9
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Se fosse passagem de turbo ouvias e vias fumo pelo escape. Se fosse bloco estalado vias fumo pelo escape por causa da combustão do óleo. Podias ter a junta da cabeça estalada e o permutador a misturar óleo e o mesmo entrou para a admissão e entrou em autocombustão. Muitas coisas podem acontecer para o carro entrar em autocombustão.

Mas quem estava a fazer o teste, deveria de saber que aquando o motor entra em autocombustão tem de pelo menos tentar mandar o carro abaixo e não esperar que o motor parta... Felizmente ninguém se aleijou, podia ter rachado e podias ter peças e bocados do motor a sair pelo cofre...

Isso é um momento além de assustar obviamente, pode ser bastante perigoso.
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 29-09-2019, 14:40   #10
tragofino
Lavador

Padrão

Uma dúvida que surgiu agora: carro de substituição.
Devo acionar meu seguro e solicitar um carro de substituição ou devo falar com o stand? É a primeira vez que me acontece uma situação dessas...

Antigo 29-09-2019, 17:50   #11
calita
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jun 2019
Padrão

Creio que se na apólice estiver abrangência de veículo de substituição, terá que ser pedido á seguradora.
calita está desligado   Responder com citação
Antigo 01-10-2019, 07:54   #12
tragofino
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por calita Ver Post
Creio que se na apólice estiver abrangência de veículo de substituição, terá que ser pedido á seguradora.
Obrigado amigo, problema resolvido.

Antigo 02-10-2019, 09:57   #13
Blasler
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Aug 2018
Padrão

este problema é muito comum em carros a gasóleo turbina-dos, ha vários videos na net , e como ja aqui foi dito, poderia ter sido evitado males maiores engatando o carro numa 5* ou 6* ( caso tenha 6*) e deixar o carro ir a baixo, mas é facil falar aqui, na hora do panico nunca sabemos o que fazer kkk, espero que tenhas o carro de volta rapidamente, sei o que custa nao termos o nosso carrinho por perto
Blasler está desligado   Responder com citação
Antigo 16-10-2019, 16:28   #14
tragofino
Lavador

Padrão

Edit

Última edição por tragofino; 18-10-2019 às 23:33.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar