Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 1 ( E8X, F2X )

Notícias

Série 1 ( E8X, F2X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 1

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 28-02-2020, 17:47   #61
nunorgp
Ajudante de Mecânico

Registado em: May 2014
Padrão

Boas,

Estas a querer simplificar um problema que e mt mais complexo do que o pintas . Outra vez o desenvolvimento dos motores custa milhões, existem milhares de papers a estudar o assunto . Nada e ao acaso .

Os swirlflaps na BMW apareceram nos M47/M57 EUR3 . O EUR6 so aparece com os N47/N57 e é atingindo pela combinação do uso de Cooled EGR/Throttle Valve/Swirl Flaps/DPF/Nox Trap ou SCR/Bloco em Alumínio/Correntes mais fracas etc......

A Tagencial port so produz o swirl necessário a baixas rotacoes se a swirl port estiver fechada, se retiras as borboletas nao existe o swirl/flow necessário para dispersar a injeccao logo ficas com uma combustão incompleta e outras tantos problemas que dai veem ... Atenção existem casos onde de facto a baixas rotacoes os swirl flaps estao abertos onde outrora estariam fechados, nestes casos até se polui mais. Estes casos sao permitidos quando certas variáveis tem valores que não permitem um óptimo funcionamento do motor e a operacao no modo normal poderia deteriorar o seu funcionamento. Lá está e um mundo complexo ...

O efeito que dizes nao advém somente da carbonização do sistema, em grande parte vem das fugas de admissão, desvios dos sensores como a MAF MAP sensores de temperatura ... os orings nao duram para sempre nem os sensores. Chegaste a ter algum erro do massa de ar como low air mass, ou da map low pressure ?
Se nao os tinha o sistema pensa que estava a operar dentro dos parâmetros, no entanto o ar estava a ir para algum lado que nao os cilindros ou nem sequer existia pois os sensores estavam a dar valores errados ... Atenção, nao há duvida que carbonização reduz a potencia do motor com o tempo e deteriora certos componentes, no entanto nos motores de hoje remover a sua causa prejudica mais do que ajuda.

Retirar as borboletas como o fizeste e simplesmente mascarar o problema, mais cedo ou mais tarde como nao resolveste o problema real volta a aparecer, e outros novos problemas por teres retirado um componente essencial do motor.

Nunca consideres marketing como factos. Os departamentos de marketing vivem num mundo à parte .

Carros a diesel sao carros para longas distancias, pelo menos mais de 20 Km e sem para arranca. Os carros que fazem 5 /10 Km de cidade obviamente ha mais carbonização da admissão pois estao a andar constantemente no regime onde ela se forma, abaixo da temperatura de operação .
nunorgp está ligado agora   Responder com citação
Antigo 29-02-2020, 10:04   #62
rcpferreira
Lavador

Registado em: May 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por nunorgp Ver Post
Boas,

Estas a querer simplificar um problema que e mt mais complexo do que o pintas . Outra vez o desenvolvimento dos motores custa milhões, existem milhares de papers a estudar o assunto . Nada e ao acaso .

Os swirlflaps na BMW apareceram nos M47/M57 EUR3 . O EUR6 so aparece com os N47/N57 e é atingindo pela combinação do uso de Cooled EGR/Throttle Valve/Swirl Flaps/DPF/Nox Trap ou SCR/Bloco em Alumínio/Correntes mais fracas etc......

A Tagencial port so produz o swirl necessário a baixas rotacoes se a swirl port estiver fechada, se retiras as borboletas nao existe o swirl/flow necessário para dispersar a injeccao logo ficas com uma combustão incompleta e outras tantos problemas que dai veem ... Atenção existem casos onde de facto a baixas rotacoes os swirl flaps estao abertos onde outrora estariam fechados, nestes casos até se polui mais. Estes casos sao permitidos quando certas variáveis tem valores que não permitem um óptimo funcionamento do motor e a operacao no modo normal poderia deteriorar o seu funcionamento. Lá está e um mundo complexo ...

O efeito que dizes nao advém somente da carbonização do sistema, em grande parte vem das fugas de admissão, desvios dos sensores como a MAF MAP sensores de temperatura ... os orings nao duram para sempre nem os sensores. Chegaste a ter algum erro do massa de ar como low air mass, ou da map low pressure ?
Se nao os tinha o sistema pensa que estava a operar dentro dos parâmetros, no entanto o ar estava a ir para algum lado que nao os cilindros ou nem sequer existia pois os sensores estavam a dar valores errados ... Atenção, nao há duvida que carbonização reduz a potencia do motor com o tempo e deteriora certos componentes, no entanto nos motores de hoje remover a sua causa prejudica mais do que ajuda.

Retirar as borboletas como o fizeste e simplesmente mascarar o problema, mais cedo ou mais tarde como nao resolveste o problema real volta a aparecer, e outros novos problemas por teres retirado um componente essencial do motor.

Nunca consideres marketing como factos. Os departamentos de marketing vivem num mundo à parte .

Carros a diesel sao carros para longas distancias, pelo menos mais de 20 Km e sem para arranca. Os carros que fazem 5 /10 Km de cidade obviamente ha mais carbonização da admissão pois estao a andar constantemente no regime onde ela se forma, abaixo da temperatura de operação .
Olá Nuno,

De acordo contigo, que os motores são desenvolvidos de forma a que todos os componentes que estão no motor tem relação directa uns nos outros de forma a obter a máxima eficiência do motor.

E o facto de remover um componente (neste caso um dos sistemas/parte dele) terá uma acao directa nos outros, e que isso pode desencadear problemas nos outros sistemas/componentes, e tal como dizes, não identificar outras razões que poderão estar a contribuir para o problema poder estar a criar outros.

Segundo a BMW, e para este motor em concreto, esta tua afirmação está errada: "A Tagencial port so produz o swirl necessário a baixas rotacoes se a swirl port estiver fechada, se retiras as borboletas nao existe o swirl/flow necessário para dispersar a injeccao logo ficas com uma combustão incompleta e outras tantos problemas que dai veem"

Contudo, e porque o carro tinha contrato manutenção incluido, aquando este problema, estive com o carro parado 2 semanas na BMW (Andei com um carro de sustituição) e eles não encontraram mais nenhuma fonte/causa do problema além do proprio sistema em si. O relatório técnico das equipas que andaram lá, juntamente com o parecer da casa mãe foi de que a causa era o próprio sistema das borbuletas, e fizeram-me chegar o manual do motor (na sua ultima release) com a linha de que "é necessário substituir o colector de admissão a cada 70K ~100k km como medida preventiva).

Claro que reclamei para a casa mãe, exigi que substituíssem eles o colector, que tinha sido enganado pois ng me tinha falado nisso aquando a compra, bla, bla, bla, mas eles contrariaram dizendo que estava escrito e que inclusive esta mencionado no plano de manutenção das revisões.

Foi um erro de minha parte comprar um carro a diesel moderno, se soubesse o que sei hoje teria comprado a gasolina. Como tenho mecanicos na familia consigo ter uma visão alargada da relação problemas/custos que os proprietarios de carros a diesel têm em comparação com os de gasolina.

O próximo já será a hidrogenio

Quanto a problemas, não tenho nenhum, valores de potência e binário permanecem iguais. Faço entre 15k a 20k km por ano e praticamente não utilizo o carro dentro de cidade. Estou ciente dos pontos que indicas como potenciais causadores de mais problemas e estou atento a isso Mais cedo ou mais tarde deverei ter os mesmos problemas, disso não tenho duvidas.

Espero até lá ter a oportunidade de trocar de carro ou por gasolina ou outro tipo de tecnologia.

Abraço

Última edição por rcpferreira; 29-02-2020 às 10:18.
rcpferreira está desligado   Responder com citação
Antigo 29-02-2020, 12:44   #63
NunoVonBayern
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Dec 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por rcpferreira Ver Post
Olá Nuno,

De acordo contigo, que os motores são desenvolvidos de forma a que todos os componentes que estão no motor tem relação directa uns nos outros de forma a obter a máxima eficiência do motor.

E o facto de remover um componente (neste caso um dos sistemas/parte dele) terá uma acao directa nos outros, e que isso pode desencadear problemas nos outros sistemas/componentes, e tal como dizes, não identificar outras razões que poderão estar a contribuir para o problema poder estar a criar outros.

Segundo a BMW, e para este motor em concreto, esta tua afirmação está errada: "A Tagencial port so produz o swirl necessário a baixas rotacoes se a swirl port estiver fechada, se retiras as borboletas nao existe o swirl/flow necessário para dispersar a injeccao logo ficas com uma combustão incompleta e outras tantos problemas que dai veem"

Contudo, e porque o carro tinha contrato manutenção incluido, aquando este problema, estive com o carro parado 2 semanas na BMW (Andei com um carro de sustituição) e eles não encontraram mais nenhuma fonte/causa do problema além do proprio sistema em si. O relatório técnico das equipas que andaram lá, juntamente com o parecer da casa mãe foi de que a causa era o próprio sistema das borbuletas, e fizeram-me chegar o manual do motor (na sua ultima release) com a linha de que "é necessário substituir o colector de admissão a cada 70K ~100k km como medida preventiva).

Claro que reclamei para a casa mãe, exigi que substituíssem eles o colector, que tinha sido enganado pois ng me tinha falado nisso aquando a compra, bla, bla, bla, mas eles contrariaram dizendo que estava escrito e que inclusive esta mencionado no plano de manutenção das revisões.

Foi um erro de minha parte comprar um carro a diesel moderno, se soubesse o que sei hoje teria comprado a gasolina. Como tenho mecanicos na familia consigo ter uma visão alargada da relação problemas/custos que os proprietarios de carros a diesel têm em comparação com os de gasolina.

Quanto a problemas, não tenho nenhum, valores de potência e binário permanecem iguais. Faço entre 15k a 20k km por ano e praticamente não utilizo o carro dentro de cidade. Estou ciente dos pontos que indicas como potenciais causadores de mais problemas e estou atento a isso Mais cedo ou mais tarde deverei ter os mesmos problemas, disso não tenho duvidas.

Espero até lá ter a oportunidade de trocar de carro ou por gasolina ou outro tipo de tecnologia.

Abraço
Rcpferreira,

Não te culpes por teres comprado o carro e pelo processo dessa avaria ter tido o desfecho que teve. Infelizmente, como diz o outro, o Diabo está nos detalhes e nas letras pequenas dos contratos, em que empresas multinacionais têm departamentos jurídicos de centenas de pessoas a reduzirem a escrito tudo e mais alguma coisa imaginável e inimaginável, e o consumidor final raramente dispõe de experiência que permita equilibrar os pratos da balança ou opor-se de forma eficaz.

Uma pergunta, se me permites, pois estaria bastante interessado nessa leitura: tens em tua posse uma cópia do manual do motor que referiste, em algum formato que possas partilhar por favor?

De todas as maneiras e sob todos os pontos de vista, ter que substituir colectores a partir dos 70.000km como medida de preventiva em qualquer carro é um perfeito absurdo, mais ainda num alemão premium. Além de não me parecer minimamente leal com o consumidor, parece-me um flagrante exemplo dos princípios que norteiam a engenharia automóvel actual: construir barato para homologar carros a poluir pouco. Duram 100.000km na melhor das hipóteses e depois, o último a sair que apague a luz.

Um abraço e obrigado.
NunoVonBayern está desligado   Responder com citação
Antigo 29-02-2020, 21:08   #64
nunorgp
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Olá Nuno,

Abraço
Boas Ferreira,

Desculpa martelar no assunto,

A minha afirmação não é falsa tal como a do manual também não , digamos que são ambos simplistas pois omitem informação.

A minha afirmação assume que as borboletas foram removidas e a centralina continua a injectar nos parâmetros como se elas tivessem a fazer o seu serviço. E o manual assume que as borboletas estão lá a fazer o seu serviço e a injecção com os parâmetros como se elas tivessem a fazer o seu serviço.

Espero que compreendas o que estou a querer dizer.

Não é duvidar de ti, mas custa-me acreditar que a bmw tenha dito que o colector de admissão tenha de ser mudado a cada 70K. Acredito mais que a oficina onde o levaste se tenha recusado a limpar o que tinhas, testar o sistema das borboletas para verificar se as posições de fecho/aberto correspondiam aos comandos da centralina, e posteriormente fazer reset às adaptações .

Não vejo como um colector de admissão desses motores pode ter problemas aos 70000, a não ser por problemas graves estruturais ou por carbonização . Na primeira sim terá de ser removido, na segunda basta uma limpeza, no caso das oficinas acho que não fazem limpeza então só mesmo novo.

No fundo não creio que a culpa é do carro ou do comprador mas sim das oficinas com falta de pessoal com formação, pk não os querem formar. Infelizmente o objectivo cada vez mais é vender peças e talvez por consequência resolver o problema do cliente.
Antigo 29-02-2020, 21:38   #65
paulocortes.cabral@gmail.
Lavador

Avatar de paulocortes.cabral@gmail.

Registado em: Feb 2016
Enviar mensagem via ICQ para paulocortes.cabral@gmail.
Padrão Falta potencia

Citação:
Publicado originalmente por Msantos7 Ver Post
Bom dia amigos, tenho um problema com o meu 116d F20 LCI, ou seja, já com o motor B37.

Ontem ao andar com o carro, apercebi-me de uma falta de potência estranha, o carro não desenvolvia, e tudo piorava nas subidas, o estranho é que o carro não apresenta qualquer erro ou luz acesa (a única que tenho é o aviso do liquido do limpa vidros na reserva ), quando fui verificar no idrive conduzir com os "mostradores desportivos" no ecrã, vi que o carro não passa de 160 de binário com o acelerador no fundo, seja como for.
O estranho é que isto coincidiu com uma situação estranha, No sábado meti gasóleo na Galp, e até agora tinha sido sempre BP, poderá estar relacionado?

Fico a aguardar os vossos conselhos, obrigado.
Exatamente o mesmo problema, após substituir lambda, valvula turbo e eliminar borboletas, ou seja 1000Eur de gasto e sem Power 60kw e 160nm binario
paulocortes.cabral@gmail. está desligado   Responder com citação
Antigo 03-03-2020, 07:29   #66
Msantos7
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jun 2017
Padrão

Citação:
Volta a meter as borboletas que o problema da baixa rotacao desaparece ... e resolve o problema que nao era das borboletas.

Todos os componentes do motor estao la por uma razao mt especifica e trabalham todos em sintonia , se retiras um dos componentes estragas essa sintonia e o motor deixa de trabalhar como foi desenhado para trabalhar aumentando consumo/emissoes/desgaste e normalmente e sempre acompanhado de novos problemas.

As pessoas que dizem para retirar componentes do motor nao sabem do que falam . Os mecanicos sao isso mesmo mecanicos, ou montador de legos, nao sao pagos nem esta dentro do scope do trabalho deles entender o funcionamento mecatronico do motor, nem tem acesso a documentacao para tal.
Tenho o meu sem borboletas à 1 ano e 30mil a trás e não deu qualquer problema.
Estás quase como a bmw, troca de colector a cada 100mil e está tudo bem, afinal são só 1100€.
Para quem tem um bmw não é nada. Enfim.
As borboletas apenas servem para teres mais binário em baixas, e é isso que perdes por tirar.
Além disso o consumo até baixou, fazia 5.4 e agora faço 5.
Msantos7 está desligado   Responder com citação
Antigo 03-03-2020, 07:30   #67
Msantos7
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por paulocortes.cabral@gmail. Ver Post
Exatamente o mesmo problema, após substituir lambda, valvula turbo e eliminar borboletas, ou seja 1000Eur de gasto e sem Power 60kw e 160nm binario
Reprogramaste quando foram retiradas as borboletas? Isto é essencial.
Antigo 03-03-2020, 07:34   #68
Msantos7
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Boas Ferreira,

Desculpa martelar no assunto,

A minha afirmação não é falsa tal como a do manual também não , digamos que são ambos simplistas pois omitem informação.

A minha afirmação assume que as borboletas foram removidas e a centralina continua a injectar nos parâmetros como se elas tivessem a fazer o seu serviço. E o manual assume que as borboletas estão lá a fazer o seu serviço e a injecção com os parâmetros como se elas tivessem a fazer o seu serviço.

Espero que compreendas o que estou a querer dizer.

Não é duvidar de ti, mas custa-me acreditar que a bmw tenha dito que o colector de admissão tenha de ser mudado a cada 70K. Acredito mais que a oficina onde o levaste se tenha recusado a limpar o que tinhas, testar o sistema das borboletas para verificar se as posições de fecho/aberto correspondiam aos comandos da centralina, e posteriormente fazer reset às adaptações .

Não vejo como um colector de admissão desses motores pode ter problemas aos 70000, a não ser por problemas graves estruturais ou por carbonização . Na primeira sim terá de ser removido, na segunda basta uma limpeza, no caso das oficinas acho que não fazem limpeza então só mesmo novo.

No fundo não creio que a culpa é do carro ou do comprador mas sim das oficinas com falta de pessoal com formação, pk não os querem formar. Infelizmente o objectivo cada vez mais é vender peças e talvez por consequência resolver o problema do cliente.
Não estas a duvidar de uma pessoa, estás a duvidar de 5 ou 6 casos que já passaram por aqui.
Antes de retirar a borboleta claro que foi testado uma limpeza, mas não resultou. A única desvantagem é perder um pouco de binário em baixas (1000~1700).
Antigo 03-03-2020, 07:41   #69
Msantos7
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Viva Nuno, bom dia.

Eu não sei se tens alguma ligação com a equipa de Engenharia deste motor ou se és um mecânico especializado na área, ou apenas se te estás a posicionar como tal (não leves a mal )

O motor B37 e B47 tem a Tangencial Port e a Swirl Port para cada cilindro. A tangecial port está sempre aberta e ela proporciona a quantidade de ar (em swirl) necessária para o motor funcionar em qualquer regime e em qualquer situação atmosférica!

A swirl port é programavel (via centralina) e de fábrica vem progromada para estar completamente fechada em baixas rpm. Quando a rpm aumenta, elas abrem para deixar entrar mais ar e queimar ainda mais combustivel.

Segundo a BMW a funcao da swirl port é garantir unicamente:
1. maior eficiencia/menos consumo (atenção que quando falamos em maior eficiência é sempre de obter o melhor rendimento do motor com o minimo de combustivel em qualquer rpm)
2. menos poluicao
3. o combustivel injectado não condensa nas paredes do cilindro (O redemoinho criado pela Tangencial Port e Swirl Port tem direcções opostas e é isso que faz com que o ar seja correctamente distribuido por todas as paredes do cilindro, originando assim maior potência e eficiencia da queima ar/combustivel evitando assim a condesação).

Retirando as borbuletas vai gerar menor eficiencia + maior consumo + maior poluicao em baixas rpm (faixa entre as 1000-1750rpm)

Posso colocar cá todo o texto que me enviaram de forma a validar esta informação.

Agora vamos aos factos:
Isto é um sistema que foi desenvolvido unicamente para que estes motores conseguissem a certificação EURO6 (assumido pela BMW no seu site e no flyer comercial) e de um ponto de vista técnico, realmente funciona bem, conseguindo obter os resultados esperados no banco de testes.
Contudo na vida real não funciona. Se funcionasse não estaríamos aqui a falar sobre o assunto. A razão é muito simples, passado alguns milhares de Km (poucos) e porque muitos de nós passam muito do tempo a circular dentro de cidade, num constante para-arranca, implica que uma grande percentagem de horas de utilização do motor as swirl port estarão fechadas (devido às baixas rpm), isto cria um problema adicional em que o carvão da combustão vai ficando acumulado, não só nas borbuletas como também nas paredes adjacentes do colector e, eventualmente, devido a tanta acumulação estas acabam por ficar presas e daí o motor entrar em SAFE, o que nos leva todos à famosa descarbonização ou em ultima instância (meu caso) à substituição das borbuletas ou do todo o colector devido a folgas (custo que pode chegar aos 1000€)

Isto significa que quanto mais andar com o carro menor será a sua eficiência e consequente aumento de combustível e respetiva poluição. É claro que “é em nome do ambiente” e eu acho muito bem todas as iniciativas nesse sentido. Contudo o sistema que a BMW encontrou para resolver esse problema só funciona com o carro novo, depois chegará a um ponto de retorno em que o próprio sistema acaba por estar a poluir mais. Cálculos feitos, se a carteira e o ambiente é vossa preocupação (retirem as borboletas)

Abraço
Estou completamente de acordo com isto, isto é mais um daqueles desenrasques para certificar o motor de acordo com as leis europeias.
Antigo 03-03-2020, 10:21   #70
nunorgp
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Msantos7 Ver Post
Tenho o meu sem borboletas à 1 ano e 30mil a trás e não deu qualquer problema.
Estás quase como a bmw, troca de colector a cada 100mil e está tudo bem, afinal são só 1100€.
Para quem tem um bmw não é nada. Enfim.
As borboletas apenas servem para teres mais binário em baixas, e é isso que perdes por tirar.
Além disso o consumo até baixou, fazia 5.4 e agora faço 5.

Boas Msantos

O teu nao deu probelmas pk secalhar nao tens sensibilidade para os sentires, no entanto ja viste que ha aqui pessoal com relatos de problemas, e como e obvio la por nao sentires nada ou nao veres nao quer dizer que nao os haja .
Nunca mencionei que o coletor tem de ser mudado, tem sim de se fazer uma limpeza + reset adaptacoes + validar movimento das borboletas e outros problemas que possam haver nos sensores, em suma verificar o sistema todo, ires a uma pessoa que entenda o que esta a fazer. Retirar as borboletas e o mais simples e barato, qualquer pessoa com ordenado minimo faz.

Estas te a contrariar, mais binario = mais eficiencia = menores consumos nao como mencionas. Ja agora como mediste os consumos para poderes afirmar isso ?

Mas qual desenrasques ? As leis europeias exigem menos poluicao, os construtores conseguem isso na sua generalidade diminuindo os consumos / aumentando a eficiencia do motor em qualquer situacao . As borboletas aumentam a eficiencia em baixas rotacoes. Os construtores que nao metem borboletas sao os que nao pagaste o suficiente pelo seu desenvolvimento/implementacao, e pela reducao de consumos que trazem .

Na programacao a unica coisa que te fazem e retirar os erros que aparecem por nao teres as borboletas ( E mtas vezes os outros todos pois e so sapateiros por ai ), nao compensam a injecao nem o seu timing, ate pk nao tem ferramentas para poder validar o setup. E caso o facam aumentam o consumo e adicionam outros efeitos negativos, e sejamos claros nao farao melhor trabalho em obter um configuracao fiavel que a BMW.

Por mais que queiras justificar a remocao das borboletas dizendo que reduz consumos trabalha melhor etc, nao consegues ... nao tens dados, nem meios para os obter. Ja do meu lado tenho a BMW, e toda a literatura.

Qualquer das maneiras consigo entender o teu ponto de vista, queres que a manutencao seja o mais barata possivel, no meu caso quero que o motor seja o mais fiavel possivel.
Antigo 03-03-2020, 15:55   #71
Msantos7
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Boas Msantos

O teu nao deu probelmas pk secalhar nao tens sensibilidade para os sentires, no entanto ja viste que ha aqui pessoal com relatos de problemas, e como e obvio la por nao sentires nada ou nao veres nao quer dizer que nao os haja .
Nunca mencionei que o coletor tem de ser mudado, tem sim de se fazer uma limpeza + reset adaptacoes + validar movimento das borboletas e outros problemas que possam haver nos sensores, em suma verificar o sistema todo, ires a uma pessoa que entenda o que esta a fazer. Retirar as borboletas e o mais simples e barato, qualquer pessoa com ordenado minimo faz.

Estas te a contrariar, mais binario = mais eficiencia = menores consumos nao como mencionas. Ja agora como mediste os consumos para poderes afirmar isso ?

Mas qual desenrasques ? As leis europeias exigem menos poluicao, os construtores conseguem isso na sua generalidade diminuindo os consumos / aumentando a eficiencia do motor em qualquer situacao . As borboletas aumentam a eficiencia em baixas rotacoes. Os construtores que nao metem borboletas sao os que nao pagaste o suficiente pelo seu desenvolvimento/implementacao, e pela reducao de consumos que trazem .

Na programacao a unica coisa que te fazem e retirar os erros que aparecem por nao teres as borboletas ( E mtas vezes os outros todos pois e so sapateiros por ai ), nao compensam a injecao nem o seu timing, ate pk nao tem ferramentas para poder validar o setup. E caso o facam aumentam o consumo e adicionam outros efeitos negativos, e sejamos claros nao farao melhor trabalho em obter um configuracao fiavel que a BMW.

Por mais que queiras justificar a remocao das borboletas dizendo que reduz consumos trabalha melhor etc, nao consegues ... nao tens dados, nem meios para os obter. Ja do meu lado tenho a BMW, e toda a literatura.

Qualquer das maneiras consigo entender o teu ponto de vista, queres que a manutencao seja o mais barata possivel, no meu caso quero que o motor seja o mais fiavel possivel.
Medi pela utilização diária que fazia anteriormente à reparação e depois a mesma utilização posteriormente à reparação, mas também poderá ter sido pela limpeza ao colector que levou entretanto.
Não vou discutir contigo aquilo que está bem ou está mal, somos todos mecânicos de vista.
Cada um gasta o dinheiro da forma que achar melhor. As oficinas BMW/AUDI/MERCEDES, etc... são apenas mecânicos que trabalham com determinada marca, mas existe muito boa gente a pensar que eles são seres com poderes, que se lhes pagares muito dinheiro nunca mais volta a dar problemas.

Acredita que existe mais casos de sucesso como o meu. A minha caixa de entrada aqui do fórum pode provar isso mesmo.

Não estou a dizer que tenho razão ou que tu tens razão, eu fiquei contente com o serviço que foi feito. Afinal de contas, isso é o que importa.
Não podes afirmar é coisas que nem tu sabes, quando vemos casos como o dieselgate, correntes partidas, etc... Mais ninguém pode ter certeza de nada.

Cuidado que essa lealdade toda pode te trazer muitos dissabores futuramente.

Última edição por Msantos7; 03-03-2020 às 15:59.
Antigo 04-03-2020, 13:34   #72
rcpferreira
Lavador

Padrão

Malta,

Era para responder a cada um de voçês directamente, mas vou optar por colocar um post dirigido a todos.

Antes de mais obrigado pela vossa participação activa neste tópico. Entendo também que mais pessoas virão cá pedir ajuda, pois muitos destes modelos estarão já na quilometragem critica e muitos mais irão entretanto aparecer.

1. Quanto ao documento do motor envio aqui link para download - https://app.box.com/s/yzo0xze6x78gsy19c4bmc6cyfphahh1f

2. Quanto à posição da marca aqui está o email trocado:

Boa tarde, [Comercial que me vendeu o carro]

Não engoliu borboletas … estavam presas por excesso de “borra / carbonização” e está neste momento a descarbonizar.

Teremos que proceder à montagem e efectuar verificações …até ao momento nada mais foi ainda apurado.

Para estes serviços, caso não haja mais nada adicional, não há quaisquer comparticipações da marca.

Alguma coisa dispõe.

Cumprimentos
Caetano Baviera
xxxxx

Nota 1: Paguei 266€ pela limpeza (tenho a factura).
Nota 2: Indicaram-me que teria de trocar o colector porque a estrutura onde giram as borboletas tinha folgas devido ao desgaste provocado pela carbonização. O preço seria de 850€ + IVA (já com descontos)
Nota 3: Após sucessivas reclamações, foi-me esclarecido que a marca recomenda a limpeza ou substituição do colector a cada 100.000km. E mostraram que a média de outros clientes se situa entre os 70K e os 100K, pois depende se anda muito em cidade ou pouco.

3. O carro andou bem durante 1 mês (ou nem isso) e de imediato entrou em SAFE. Para sair do SAFE tinha de o desligar e ligar logo a seguir e já ficava bem novamente. Perante esta situação e a marca a encostar-me à parede a exigir-me colector novo, vim bater à porta aqui do forum e depois de várias pesquisas e de falar com alguns users do forum fui ao mecánico tirar as borboletas e realizar uma repro para resolver o problema em definitivo por cerca de 10% do valor pedido pela marca.

4. Também andava com duvidas em relação à perda de potencia em baixas, contudo substitui o filtro de ar (que estava completamente sujo) e notei o carro a responder muito melhor em baixas. Entretanto testei outro 116D com cerca de 80.000K e "ainda com as borbuletas" e não notei diferença de binário em baixas. Assim sendo, e mesmo que o retirar as borbuletas afecte o binário em baixas, é porque de facto, o excesso de carbonização acumulado já está a prejudicar tanto a eficácia do motor que o resultado a nivel de performance acaba por ser igual a um carro "sem as borbuletas". Já tinha lido este estudo num forum Ingles a comprovar tal facto, ou seja a partir dos 10K o carro vai perdendo performance e os consumos vão aumentando e respectiva poluição.

Contudo e uma vez que somos muitos, poderíamos nos juntar um dia destes e realizar alguns testes e medições para termos um maior leque de evidências afim de desmistificar o tema. Seria o deixar a teoria/literatura e passar à prática/mundo real, ou seja, uma experiencia cientifica em prol das carteiras e do meio ambiente

Cumprimentos a todos.

Roberto

Última edição por rcpferreira; 04-03-2020 às 17:17.
Antigo 04-03-2020, 17:36   #73
rcpferreira
Lavador

Padrão

Citação:
Boas Msantos
As borboletas aumentam a eficiencia em baixas rotacoes. Os construtores que nao metem borboletas sao os que nao pagaste o suficiente pelo seu desenvolvimento/implementacao, e pela reducao de consumos que trazem .
.
Nuno, como tu sabes isto não é verdade. O sistema das borboletas "não é comum" a todos os construtores de motores. Todos os construtores para poder vender carros na Europa tem de ter certificação EURO 6 independentemente do sistema que utilizarem para conseguir isso.

Penso também que estar a tomar posições sobre o uso ou não das borbuletas, está a sair fora do âmbito desta discussão, que em ultima instância fica à decisão de cada um.

No meu entender e para não nos desviarmos muito, o que aqui procuramos é suporte técnico para resolver este problema em concreto (sem ter de realizar a substituição de todo o colector), e em que cada um de nós de acordo com o conhecimento e experiência que têm poderão contribuir para o alcance do mesmo, seja a descrever o processo que realizaram para o conseguir fazer, bem como os resultados (bons ou maus) que obtiveram com este tipo de alteração.

Não leves a mal este comentário, mas é unicamente porque entendo que se outros utilizadores vieram aqui consultar informação para o mesmo, consigam obter a informação que necessitam de forma imediata e concreta.

Por outro lado, de acordo também com os teus comentários, e pela abrangência e importância que têm, deveríamos discutir-los num outro tópico.

Abraço

Última edição por rcpferreira; 04-03-2020 às 17:39.
Antigo 05-03-2020, 20:29   #74
NunoVonBayern
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Dec 2019
Padrão

Citação:
Malta,

Era para responder a cada um de voçês directamente, mas vou optar por colocar um post dirigido a todos.

Antes de mais obrigado pela vossa participação activa neste tópico. Entendo também que mais pessoas virão cá pedir ajuda, pois muitos destes modelos estarão já na quilometragem critica e muitos mais irão entretanto aparecer.

1. Quanto ao documento do motor envio aqui link para download - https://app.box.com/s/yzo0xze6x78gsy19c4bmc6cyfphahh1f

2. Quanto à posição da marca aqui está o email trocado:

Boa tarde, [Comercial que me vendeu o carro]

Não engoliu borboletas … estavam presas por excesso de “borra / carbonização” e está neste momento a descarbonizar.

Teremos que proceder à montagem e efectuar verificações …até ao momento nada mais foi ainda apurado.

Para estes serviços, caso não haja mais nada adicional, não há quaisquer comparticipações da marca.

Alguma coisa dispõe.

Cumprimentos
Caetano Baviera
xxxxx

Nota 1: Paguei 266€ pela limpeza (tenho a factura).
Nota 2: Indicaram-me que teria de trocar o colector porque a estrutura onde giram as borboletas tinha folgas devido ao desgaste provocado pela carbonização. O preço seria de 850€ + IVA (já com descontos)
Nota 3: Após sucessivas reclamações, foi-me esclarecido que a marca recomenda a limpeza ou substituição do colector a cada 100.000km. E mostraram que a média de outros clientes se situa entre os 70K e os 100K, pois depende se anda muito em cidade ou pouco.

3. O carro andou bem durante 1 mês (ou nem isso) e de imediato entrou em SAFE. Para sair do SAFE tinha de o desligar e ligar logo a seguir e já ficava bem novamente. Perante esta situação e a marca a encostar-me à parede a exigir-me colector novo, vim bater à porta aqui do forum e depois de várias pesquisas e de falar com alguns users do forum fui ao mecánico tirar as borboletas e realizar uma repro para resolver o problema em definitivo por cerca de 10% do valor pedido pela marca.

4. Também andava com duvidas em relação à perda de potencia em baixas, contudo substitui o filtro de ar (que estava completamente sujo) e notei o carro a responder muito melhor em baixas. Entretanto testei outro 116D com cerca de 80.000K e "ainda com as borbuletas" e não notei diferença de binário em baixas. Assim sendo, e mesmo que o retirar as borbuletas afecte o binário em baixas, é porque de facto, o excesso de carbonização acumulado já está a prejudicar tanto a eficácia do motor que o resultado a nivel de performance acaba por ser igual a um carro "sem as borbuletas". Já tinha lido este estudo num forum Ingles a comprovar tal facto, ou seja a partir dos 10K o carro vai perdendo performance e os consumos vão aumentando e respectiva poluição.

Contudo e uma vez que somos muitos, poderíamos nos juntar um dia destes e realizar alguns testes e medições para termos um maior leque de evidências afim de desmistificar o tema. Seria o deixar a teoria/literatura e passar à prática/mundo real, ou seja, uma experiencia cientifica em prol das carteiras e do meio ambiente

Cumprimentos a todos.

Roberto
Roberto,

Muito obrigado pela partilha e pelo tempo que dispensaste!

Um abraço
NunoVonBayern está desligado   Responder com citação
Antigo 23-03-2020, 18:41   #75
lucasrocha
Lavador

Registado em: Feb 2020
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por paulocortes.cabral@gmail. Ver Post
Após a retirada das borbuletas, tive de reprogramar a centralina, pois o binário também ficou em 160.

Atenção que ao fazer repro também tem de apontar isso, pois, quando efectuei repro, voltou aos 160nm de binário, tiverem que alterar a repro para voltar ao normal.
lucasrocha está desligado   Responder com citação
Antigo 24-03-2020, 21:59   #76
rcpferreira
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lucasrocha Ver Post
Após a retirada das borbuletas, tive de reprogramar a centralina, pois o binário também ficou em 160.

Atenção que ao fazer repro também tem de apontar isso, pois, quando efectuei repro, voltou aos 160nm de binário, tiverem que alterar a repro para voltar ao normal.
Como assim?? que valor é que alteras-te na repro? tens de alterar no codeID relativo ao sensor das borbuletas e colocar a OFF. São 30 segundos a fazer a alteração + 5min a fazer o save.
Antigo 25-03-2020, 09:34   #77
Matroca
Lavador

Registado em: Jul 2019
Padrão

Citação:
Como assim?? que valor é que alteras-te na repro? tens de alterar no codeID relativo ao sensor das borbuletas e colocar a OFF. São 30 segundos a fazer a alteração + 5min a fazer o save.
Ferreira bom dia. Podes recomendar quem me possa fazer o bypass do posicionador das borboletas no meu 116d? Estou em Lisboa. Obrigado

Enviado do meu SM-J530F através do Tapatalk
Matroca está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar