Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série X ( X1, X3, X5, X6 )

Notícias

Série X ( X1, X3, X5, X6 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série X

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 08-03-2018, 08:43   #1
carvalhon
Lavador

Registado em: Mar 2018
Padrão Pneus BMW X1 F48

Bom dia,

tenho um BMW X1 16d, com uns pneus Pirelli P Zero 225/50 R18 99 W XL.

O problema é que os pneus da frente, com 28000Km, estão na sucata, e custa cada 1, cerca de 190€. Estou com vontade de procurar outra marca, de preferência mais barata, para ver se os pneus duram mais.

Encontro preços mais simpáticos de modelos da Michelin, Bridgestone ou Yokohama, mas são pneus em 95V ou 95W. No entanto, tenho lido em alguns sites de pneus que por lei, não posso baixar o índice de velocidade dos pneus de origem, ou seja não posso trocar de W para V. Isto é mesmo assim?

obg.
Nuno Carvalho
carvalhon está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 08-03-2018, 09:11   #2
josepedrof
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Mar 2016
Padrão

Boas,

Viste alguns da KUMHO? Era o que usava no meu sapinho... relação boa preço/qualidade, pneus com bom feedback.
Antigo 08-03-2018, 09:24   #3
carvalhon
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por josepedrof Ver Post
Boas,

Viste alguns da KUMHO? Era o que usava no meu sapinho... relação boa preço/qualidade, pneus com bom feedback.
sim, deram-me uns preços interessantes para os Kumho, são 95W. Mas não fiquei muito impressionado por serem E na chuva, quando todos os outros são A e B.
carvalhon está desligado   Responder com citação
Antigo 09-03-2018, 10:02   #4
Carlos1980
Lavador

Registado em: Jan 2018
Padrão

Nc ouvi falar em tal coisa....
Carlos1980 está desligado   Responder com citação
Antigo 09-03-2018, 10:08   #5
Carlos1980
Lavador

Padrão

Ou seja, talvez tenha uma certa lógica....Atenção

Não é permitido montar um pneu com um índice de carga ou velocidade inferior que o original ou as especificações do fabricante. Por outro lado, é possível montar um maior índice de velocidade.
Se desejar montar um menor índice de carga, apesar desta proibição, você corre o risco de danificar a tampa do pneu devido ao excesso de carga provenientes do seu veículo.
No Inverno, é possível montar um índicio de velocidade inferior (de uma letra) ao dos pneus de Verão. Por exemplo, se o veículo estiver montado com índicio W em pneus Verão, poderá ser montado um índicio V em pneus Inverno, mas não com índicio H.
Os fabricantes aplicam estes índices de velocidade para pneus em bom estado.
Estes índices deixam de ser aplicados se os pneus estiveram danificados (hérnia ou corte),pouco cheios, sobrecarregados pelo peso ou recauchutados.
Os índicios de velocidade foram definidos para as auto-estradas sem limitação de velocidade na Alemanha ou para os circuitos de velocidade fechados.Segundo os diferentes índices de velocidade, os pneus aquecem menos, deformam-se menos e são mais performantes a velocidade mais elevada. Atenção, mesmo se os pneus que montou possuem uma capacidades acima dos limites de velocidade, nenhum fabricante recomenda a utilização de pneus a uma velocidade não autorizada.
Tome nota que para os pneus com um índicio de velocidade (Z), o índicio está incluído na descrição do pneu, o que explica a designação em 'ZR'.
Antigo 09-03-2018, 10:10   #6
Carlos1980
Lavador

Padrão

e em kms/h
Q 160
R 170
S 180
T 190
U 200
H 210
V 240
ZR >240
W 270
Y 300
Antigo 09-03-2018, 10:14   #7
Carlos1980
Lavador

Padrão

Ou seja, a letra w, é usado para carros que atingem 270k/h
Antigo 09-03-2018, 10:19   #8
Carlos1980
Lavador

Padrão

Que não é o caso...penso que quando montam os pneus não têm atenção ao índice de velocidade que o carro atinge...põem logo o índice mais alto... e serve para todos, não sabem talvez em que motor vão ser usados os pneus com aquela medida, penso eu...
Antigo 09-03-2018, 10:22   #9
Carlos1980
Lavador

Padrão

No meu caso é 225/45/19 92w
Antigo 09-03-2018, 10:24   #10
Carlos1980
Lavador

Padrão

Supostamente a letra v era suficiente
Antigo 09-03-2018, 10:24   #11
Carlos1980
Lavador

Padrão

Mas tem a haver com o peso também....
Antigo 09-03-2018, 10:40   #12
ntv
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Jan 2014
Padrão Pneus BMW X1 F48

Claro que se pode usar um índice de velocidade mais baixo desde que não seja mais baixo que a velocidade máxima do carro...

Por lei claro que se pode usar porque o DUA não tem o índice de velocidade na indicação dos pneus. Só tem a largura, altura e diâmetro da jante. Isso é que não se pode variar se não estiver homologado nas anotações especiais.

Como disseram, por norma os fabricantes usam índices mais elevados do que o necessário. O meu S1 116d ED tem 195 km/h de velocidade máxima e tem de origem pneus 205/55 R16 com índice 91W.... mas eu não preciso tão alto. O W é para 270 km/h.

Em teoria até posso usar o H (210 km/h) ou o V (240 km/h).

Mas nada disso vem no DUA. O que não posso mudar por minha iniciativa e sem atualizar o DUA é a medida 205/55 e o diâmetro de 16” que são as únicas medidas de pneus que tenho homologadas.

Última edição por ntv; 09-03-2018 às 10:44.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 09-03-2018, 10:43   #13
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão Pneus BMW X1 F48

Citação:
Publicado originalmente por carvalhon Ver Post
Bom dia,

tenho um BMW X1 16d, com uns pneus Pirelli P Zero 225/50 R18 99 W XL.

O problema é que os pneus da frente, com 28000Km, estão na sucata, e custa cada 1, cerca de 190€. Estou com vontade de procurar outra marca, de preferência mais barata, para ver se os pneus duram mais.

Encontro preços mais simpáticos de modelos da Michelin, Bridgestone ou Yokohama, mas são pneus em 95V ou 95W. No entanto, tenho lido em alguns sites de pneus que por lei, não posso baixar o índice de velocidade dos pneus de origem, ou seja não posso trocar de W para V. Isto é mesmo assim?

obg.

Nuno Carvalho

Isso é conversa de vendedor para te venderem pneus mais caros.

Podes mudar de W para V sem nenhum problema. Não deves baixar é o índice de carga dos pneus. Se tens 99, deves manter, embora uma vez mais, no DUA do carro também não tem essa indicação.

O da velocidade podes baixar o que quiseres desde que não seja pra um índice menor que a velocidade máxima do carro e é uma forma simples de acederes a pneus mais baratos. O índice de carga deves manter, quando muito podes colocar mais alto do que o de origem, mas neste caso, também não te traz nenhum ganho, até te aumenta o custo do pneu.

Na pirelli podes ir procurar modelo de pneus mais baratos do que os pzero ou de outras marcas (tens muita escolha: pilot Sport 4 da Michelin, Potenza RE040 da Bridgestone, etc)....

Também tens os Vredestein Ultrac Vorti nas medidas iguais às que tens por 160€ cada pneu. É uma boa marca e um bom pneu.

Última edição por ntv; 09-03-2018 às 10:49.
Antigo 09-03-2018, 11:30   #14
Carlos1980
Lavador

Padrão

Apoiado
Antigo 09-03-2018, 11:46   #15
carvalhon
Lavador

Padrão

Obg pelos comentários.

Para esta medida, e sem ser 99W, só encontro 95V e 95W. Ambos de acordo com a velocidade e peso do carro. Mas como vi algures na net que não podia baixar o indice de velocidade em relação ao original, estava com algum receio.

Face ao pirelli original, encontro os kumho bastante mais baratos, mas com a tal questão do E na chuva que não me agrada.

Depois encontro com poupanças na casa dos 30/40€ por pneu, modelos como o Bridgestone Potenza RE050A, Michelin Primacy 3, Yokohama BluEarth-A (AE50). Também encontro uma promoção boa do Bridgestone Turanza T001 em 99W, mas tenho algum receio que gaste igual ao da Pirelli, e quando precisar de mais pneus já vou ter de gastar 200€ outra vez.

Quantos os Vredestein, confesso que tenho algum receio dessas marcas, embora seja provavelmente seja apenas receio meu.

No meu anterior carro tinha hankook e gostei muito, mas nesta medida só existe em run flat, pelo que não dá.

Estou algo inclinado para os Michelin Primacy 3 em 89V, são capazes de durar mais, sem comprometer a qualidade
Antigo 09-03-2018, 19:42   #16
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Obg pelos comentários.

Para esta medida, e sem ser 99W, só encontro 95V e 95W. Ambos de acordo com a velocidade e peso do carro. Mas como vi algures na net que não podia baixar o indice de velocidade em relação ao original, estava com algum receio.

Face ao pirelli original, encontro os kumho bastante mais baratos, mas com a tal questão do E na chuva que não me agrada.

Depois encontro com poupanças na casa dos 30/40€ por pneu, modelos como o Bridgestone Potenza RE050A, Michelin Primacy 3, Yokohama BluEarth-A (AE50). Também encontro uma promoção boa do Bridgestone Turanza T001 em 99W, mas tenho algum receio que gaste igual ao da Pirelli, e quando precisar de mais pneus já vou ter de gastar 200€ outra vez.

Quantos os Vredestein, confesso que tenho algum receio dessas marcas, embora seja provavelmente seja apenas receio meu.

No meu anterior carro tinha hankook e gostei muito, mas nesta medida só existe em run flat, pelo que não dá.

Estou algo inclinado para os Michelin Primacy 3 em 89V, são capazes de durar mais, sem comprometer a qualidade

Então mas 89V estás a baixar muito o índice de carga.

O índice de carga não deves baixar. Podes baixar é o índice de velocidade (V, W, Y)...

Eu manteria o índice 99 e em vez do W procurava talvez o V...

Os vredestein que referi são seguramente melhores que os Michelin primacy 3.

Os pneus são como os carros. Um bmw série 1 é superior a um Mazda 3 mas um bmw série 1 não é superior a um Mazda 6 por exemplo.

Não estás a comparar gamas de pneus equivalentes e por isso não podes privilegiar uma marca e achar que por ser dessa marca é melhor. Na Michelin os pilot Sport 4 são melhores que os vredestein. Mas os primacy 3 não. E menos os energy saver (que felizmente julgo não existirem nessa medida que é para nem teres ideia).

Dentro da marca generalista (mas boa, não chinesices), um pneu de gama alta/desportivo vai ser sempre melhor que um pneu de entrada de gama de uma marca conceituada. E mau seria se assim não fosse.

A Mercedes de forma global e variedade de oferta é melhor que a Nissan. Mas um Mercedes classe B ou classe A não é melhor que um Nissan GTR. Mas se comparares o Nissan GTR com o AMG GT ou o SLS as coisas já distintas e se não vence o Mercedes, ficam pelo menos equiparados. Nos pneus é igual: não é a marca apenas que conta mas a gama do pneu e características para que foi criado.
Antigo 10-03-2018, 10:39   #17
carvalhon
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ntv Ver Post
Então mas 89V estás a baixar muito o índice de carga.

O índice de carga não deves baixar. Podes baixar é o índice de velocidade (V, W, Y)...

Eu manteria o índice 99 e em vez do W procurava talvez o V...

Os vredestein que referi são seguramente melhores que os Michelin primacy 3.

Os pneus são como os carros. Um bmw série 1 é superior a um Mazda 3 mas um bmw série 1 não é superior a um Mazda 6 por exemplo.

Não estás a comparar gamas de pneus equivalentes e por isso não podes privilegiar uma marca e achar que por ser dessa marca é melhor. Na Michelin os pilot Sport 4 são melhores que os vredestein. Mas os primacy 3 não. E menos os energy saver (que felizmente julgo não existirem nessa medida que é para nem teres ideia).

Dentro da marca generalista (mas boa, não chinesices), um pneu de gama alta/desportivo vai ser sempre melhor que um pneu de entrada de gama de uma marca conceituada. E mau seria se assim não fosse.

A Mercedes de forma global e variedade de oferta é melhor que a Nissan. Mas um Mercedes classe B ou classe A não é melhor que um Nissan GTR. Mas se comparares o Nissan GTR com o AMG GT ou o SLS as coisas já distintas e se não vence o Mercedes, ficam pelo menos equiparados. Nos pneus é igual: não é a marca apenas que conta mas a gama do pneu e características para que foi criado.
Je estou a trocar todo. Os Michelin primacy são 95V.

Percebo o que dizes, os vredestein são então de uma gama acima dos primacy, certo? Mas serem de uma gama acima não vai levar também que gastem mais depressa?

Tenho um outro dilema, só um dos pneus da frente é que está gasto. Faz agora 1 ano tive de trocar 1 deles porque estava com uma bolha, e ainda vai a meio piso. Por isso agora ou coloco um igual e vou andar sempre nisto, porque 1 deles vai andar mais gasto que outro, ou invisto mais um bocado e fico já com um par igual, e depois quando os de trás precisarem coloco iguais. Mas convinha realmente investir nuns pneus um pouco mais baratos e que me façam mais uns Kms, 40000 e já fico satisfeito.

Obrigado
Nuno

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
Antigo 10-03-2018, 10:49   #18
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão Pneus BMW X1 F48

Citação:
Je estou a trocar todo. Os Michelin primacy são 95V.

Percebo o que dizes, os vredestein são então de uma gama acima dos primacy, certo? Mas serem de uma gama acima não vai levar também que gastem mais depressa?

Tenho um outro dilema, só um dos pneus da frente é que está gasto. Faz agora 1 ano tive de trocar 1 deles porque estava com uma bolha, e ainda vai a meio piso. Por isso agora ou coloco um igual e vou andar sempre nisto, porque 1 deles vai andar mais gasto que outro, ou invisto mais um bocado e fico já com um par igual, e depois quando os de trás precisarem coloco iguais. Mas convinha realmente investir nuns pneus um pouco mais baratos e que me façam mais uns Kms, 40000 e já fico satisfeito.

Obrigado
Nuno

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk

Mas os pneus mais baratos não necessariamente fazem mais kms nem os mais caros fazem menos.

Os pneus superdesportivos sim, têm mistura mais macia e fazem menos kms. Será o caso dos teus pzero.

Mas os Michelin pilot Sport 4 não. É um pneu mais desportivo mas de uso de dia-a-dia. Com melhor comportamento em chuva que os pzero e sem perder grande performance no restante e a gastar menos pneu que os pzero. É um excepcional compromisso. Tem vencido testes e comparativos de pneus por essa Europa fora.

Se tens 2 pneus com rasto diferente, podes ter problemas em termos de multas. Não podes usar pneus de marcas e modelos distintos no mesmo eixo nem quando, sendo iguais, o desgaste de um pneu é muito superior ao outro.

O melhor é mesmo substituires os 2 pneus por novos e guardares em casa o pneu em melhor estado.

Os Bridgestone Turanza T001 já tive noutro carro e gostei. Duram bastante e conseguem um bom compromisso. Não deslumbram mas portam-se muito bem à chuva. Se quiseres gastar o mínimo possível, dentro de uma marca boa, podes ir para esses por exemplo.
Antigo 10-03-2018, 17:21   #19
carvalhon
Lavador

Padrão

Sim, é para aí que devo ir, trocar os 2 e guardar o melhor. Para trocar apenas 1, tenho de continuar com o Pirelli.

O michelin Pilot pode ser uma boa opção, mas não existe nesta medida. Os Turanza T001 em 99W estão em promoção na norauto, com um bom preço. Os 95W arranja-se ainda um pouco mais barato via net. Já olhei para os 99W, face ao preço e também serem certificados pela BMW, é claramente um boa opção, mas quando for trocar os outros 2, de certeza que já não os vou arranjar a esse preço. Mas sim, mais uma opção a ter em conta.

Entre estes e os vredestein, qual achas melhores?

obg.
Nuno Carvalho
Antigo 10-03-2018, 18:08   #20
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Nesse caso parece-me uma boa opção. Os vredestein nunca tive num carro meu mas têm bom Feedback. Deverão ter melhor grip em seco que os Turanza T001 mas nada de muito distinto e no global, os Turanza devem dar-te maior durabilidade em kms por isso acho que é uma promoção que deves aproveitar.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar