Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 07-01-2014, 15:52   #1
MiguelAB
Lavador

Registado em: Jan 2011
Question Pneus run flat comidos por dentro após 44000 kms

Boa tarde,

Isto aconteceu-me a 15 dias a agora ando paranoico a pensar se fiz bem comprar um carro com pneus run flat.

Tenho um X1 com pneus 225/50 R17 run flat de origem. Agora no Natal, vi a pressão dos pneus como faço antes de uma viagem grande e ai vou eu fazer 1200 kms. Correu tudo bem. Estaciono o carro e só volto a pegar nele passado 5 dias. Voltei a carrega-lo e começo a fazer a viagem inversa... passado uns 2 kms acede a luz a variação de pressão nos pneus. Como é de noite e não tenho nenhuma bomba perto vou calmamente descendo até achar uma bomba. Uma bomba surge passado uns 5 ou 10 kms talvez e ai regulo a pressão dos pneus todos. Noto que um dos pneus traseiros tinha então menos 1 BAR que o outro !
(os pneus segundo o autocolante no carro tem de ter 2.4 à frente e 2.9 se completamente carregado a trás)

Bom. Faço isto e volto para Portugal. Não voltou a ceder mas fiquei com a pulga atrás da orelha... Passado 2 dias cá, volto a andar com ele e a luz volta a acender. Claramente tenho um furo (pensei eu). Lá fui eu a Pneusol aqui da zona de Santarém , onde é uma casa de pneus grande e com nome e onde tenho o dono em consideração como sendo uma pessoa séria.

Após examinar o meu carro diz que de facto havia um furo no pneus traseiro. Mas que não dá para reparar porque o run flat tinha feito o seu trabalho e por dentro, o pneus estava como trincado por acção do run flat. Bom.... estou lixado (pensei eu, para não dizer outra coisa). Mas a questão piorou. Ele não me aconselha a sair dali só com um pneu novo atrás por questões de estabilidade e da-me a sugestão de comprar dois para trás novos e manter o outro que não tinha furo para uma eventualidade futura. Que havia eu de dizer ??? Bom... vamos a isso. e gastei 420 euros (210 cada por dois Goodyear run flat). Quando ele tira o outro de trás para o substituir tb, estava a começar a ficar comido também ! Tal qual o outro estava (mas em pior fase de desgaste).

Acabei por trazer os dois novos mas agora ando com medo !

Mas afinal... Esta porcaria é normal nos pneus run flat ou eu tive um azar do caraças em fazer uma viagem grande completamente carregado e ter um furo ? E ainda, como o sistema de aviso só funciona (se calhar) já com uma grande margem de desnível, quando me avisou já o pneus estava estragado de um lado, e o o outro, com o esforço suplementar que teve de fazer, aconteceu-lhe o mesmo.

Epá, agora ando a ver a pressão de semana a semana e a pensar se hei-de por mais ar que o indicado ou não ?

Mais: ainda penso também em como estarão os pneus da frente ? Se também sofreram problemas ou não ? Até tenho medo de ir saber.

Mais: e se não foi só da viagem e carga ??? E se eles já estavam assim anteriormente ? por culpa minha ou não...

O Sr. da casa dos pneus até ficou admirado pela positiva quando eu lhe disse que os pneus já tinham 44000 kms ! É normal os run flat durarem menos ??? é que isso tb me assusta !

Desculpem tantas duvidas, mas ando lixado com isto... 420 euros não é uma despesa aceitável ao fim de 44000 kms.

Obrigado pelas respostas e opiniões.

Cmpts,
Miguel
MiguelAB está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 07-01-2014, 17:18   #2
Trut0148
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Mar 2012
Padrão

Olá

Se te fizeram 44.000 quilómetros, da-te por feliz. è uma quilometragem muito considerável, só tenho a dizer que eram bons.

Quanto ao facto de só te surgir o aviso luminoso, isso não sei, até porque nunca tive nenhum furo, mas penso que cada vez que alteras a pressão dos pneus, deves fazer reset no computador de bordo. Para ele assumir a nova pressão, talvez não o tenhas feito, dai essa eventual demora na resposta do aviso.

Mas isto sou eu a supor
Trut0148 está desligado   Responder com citação
Antigo 07-01-2014, 18:42   #3
MiguelAB
Lavador

Padrão

Olá Trut,

Obrigado pela resposta.

O que eu colquei acima é o que me aconteceu e todas as duvidas que pairam na minha cabeça...

Originalmente vinha com uns Pirelli mas agora com este problema e por sugestão da casa do pneus e para durarem um pouco mais, coloquei 2 Goodyear. Mas se é normal os run flat durarem só 40000 kms ou menos então não ganho para pneus ! Vou pensar seriamente em colocar outros que não sejam run flat. Bolas...

Eu vejo sempre a pressão e algumas dessas vezes, faço o reset sim.

Eu da-me ideia é que o sistema só avisa quando já há uma grande diferença de pressão. Tipo, de 1 BAR. Ora, com o carro completamente carregado e a rodar a 140 kms/hora e se o sistema já avisa tarde é claro que os pneus ficam 'queimados' porque já vão em esforço e quentes. Depois, o outro pneu não aguentou a sobrecarga e também ficou trincado por dentro.

Será melhor colocar mais pressão em ambos ? Tipo 2.5 e 3.0 ? Depois fazer o reset ao sistema finalmente baixar a pressão outra vez para os normais 2.4 e 2.8 ? Assim, os valores guardados no computador sempre são mais altos e ha-de avisar mais cedo, digo eu...

Já percebi a consequência de andar com pressão a menos nos pneus run flat. Mas, e se for pressão a mais ? Fará o mesmo mal ? Se eu andar com tipo, 2.5 e 2.9 ? Claro que o carro ha-de ficar um pouco mais 'saltitão' mas não ha-de ser nada de especial, e eu normalmente não ando acima de 130 kms.

Que acham ?

Cmpts,
Miguel
MiguelAB está desligado   Responder com citação
Antigo 07-01-2014, 19:12   #4
Trut0148
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Eu pessoalmente costumo colocar mais pressão nos runflat, porque no meu carro, com a pressão indicada pela marca, têm tendência a comer os pneus por fora, ou seja nas laterais logo se andar com mais ar evita que se gastem mais nas laterais.

E também porque os Run Flat ao pouco que sei, gostam de andar "durinhos", para não adornar, nas curvas.

Não sei se mudares para pneus normais, é algo seguro, imagina que vais a 140km/h e existe um furo? podes ter logo ali um acidente. Claro que depende do furo.
Trut0148 está desligado   Responder com citação
Antigo 07-01-2014, 20:17   #5
MiguelAB
Lavador

Padrão

Ok. Percebido. Vou aumentar 1 BAR em todos. Vou andar com 2.5 e 2.9 , fazer reset e... siga ! Logo se vê o que dá. Pior não fica com certeza.
Obrigado Trut.
Antigo 07-01-2014, 22:03   #6
Gooncaloo
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Nov 2013
Padrão

Boas, 44000km é mto bom não só para os runflat como para qualquer outro pneu. Já fizes-te mais que esses km com um jogo de pneus? Cump
Gooncaloo está desligado   Responder com citação
Antigo 08-01-2014, 08:54   #7
MiguelAB
Lavador

Padrão

Olá Gooncaloo,

Claro que sim. A minha experiência é inversa então. Sempre tive pneus que não eram run flat e todos eles me duraram entre 60000 e 70000 kms.

É a primeira vez que tenho run flat e a ideia de trocar de pneus a cada 400000 kms é no mínimo estranho.

Cmpts.
Antigo 08-01-2014, 10:28   #8
ode_joy
Designer Aspirante

Padrão

Bem Miguel, gostas mesmo de andar com pneus até estarem completamente lisos certo?...

Quanto à experiência que tiveste, depende um pouco do trato que os pneus levam... Depende o desgaste que depois demonstram.

Basta fazeres muitos arranques mais à bruta, ou umas rotundas de lado, para gastares mais os pneus que o normal.
Para mim, o teu "amigo" tinha-te arranjado esse RFT e tinhas andado com ele mais uns tempos.
Isso aconteceu-me uma vez e fiquei com as paredes trilhadas, e perdia ar por isso. Fui à MEGAPE em Sta Iria e arranjaram-me o pneu com uma tela por dentro, mas disseram que, da próxima vez que perdesse ar, era para trocar. Certo foi que vendi jantes com os pneus e continuaram a andar assim sem problemas.

Outra coisa, não vais colocar mais 1Bar nos pneus decerto, mas 0,1Bar não? Duvido que a marca dite para andares com 1.5Bar e 1.9Bar nos pneus.

Quanto ao desgaste irregular, tem a ver com o alinhamento do carro e também com a pressão que andas nos pneus.
Muita pressão: desgaste no centro do pneu.
Pouca pressão: desgaste nas laterais do pneu.
Pressão certa: desgaste uniforme.

Camber negativo: Desgaste apenas no interior do pneu.
Camber positivo: Desgaste apenas na parte exterior do pneu.

Como tens um BMW, é RWD e portanto, têm normalmente um pouco de camber negativo, para ajudar ao comportamento do veículo em curva.
ode_joy está desligado   Responder com citação
Antigo 08-01-2014, 13:27   #9
Gooncaloo
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por MiguelAB Ver Post
Olá Gooncaloo,

Claro que sim. A minha experiência é inversa então. Sempre tive pneus que não eram run flat e todos eles me duraram entre 60000 e 70000 kms.

É a primeira vez que tenho run flat e a ideia de trocar de pneus a cada 400000 kms é no mínimo estranho.

Cmpts.
Wow, isso é mesmo mto km. Já consegui chegar perto da barreira dos 40000km mas já a bater bem na marca indicadora de desgaste. E eu que até tenho uma condução bastante defensiva. Se os tirasse com 60000 acho que lhes poderia chamar um pedaço de borracha arredondado em vez de pneu.
Antigo 08-01-2014, 14:17   #10
MiguelAB
Lavador

Padrão

ahahahaahahahh

Mas esses 40000 são com run flat ou qualquer um ? 40000 é muito pouco kilometro... bolas.... Não ganho para os pneus. Cada um Run Flat custa 210 euros !
Antigo 08-01-2014, 14:22   #11
MiguelAB
Lavador

Padrão

Olá Ode,

Não sabia que davam para arranjar. Ele tambem nao me falou nessa possibilidade. Isso é seguro ?

Será que perdia ar só por causa de estarem trilhados ? Se calhar tens razão. Ele não é meu amigo. Só que tenho consideração por ele e é amigo do meu cunhado.

0,1 BAR claro. Sorry.

cmpts.
Antigo 08-01-2014, 14:26   #12
Gooncaloo
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
ahahahaahahahh

Mas esses 40000 são com run flat ou qualquer um ? 40000 é muito pouco kilometro... bolas.... Não ganho para os pneus. Cada um Run Flat custa 210 euros !
Com pneu normal.
Antigo 08-01-2014, 14:46   #13
Kapoa
Mecânico de 3º Grau

Registado em: May 2011
Padrão

Boas,

Os run flat duram o mesmo dos outros, depende da condução claro. São é mais duros nas laterais, pois em caso de furo aguentas a rolar até casa, se fosse pneus normais, chamas o reboque.

Cada um tem a sua opinião, mas eu tinha run flat e mative run flat. Gastei 700euros à 15 dias em 4 pneus. Fizeram 53 mil km, mas os traseiros estavam no limitador (os da frente não). No entanto como se previa chuva e mais do que óbvio estava na altura, meti 4 iguais. Bridgestone Potenza RE50A I 225/45/17 (composto específico BMW, iguais aos originais)

Podes sempre meter pneus normais se quiseres gastar menos, mas em caso de furo é mais chato, se bem que é raro furar. No entanto eu testei normais e não gostei do comportamento e quis manter o mesmo feeling que sempre tive, meti iguais.

Também podes meter pneus LingLong e guardas muito dinheiro na carteira, mas aí lembra-te que és tu que vais lá dentro e certamente a tua família e amigos. Pneus e amortecedores SEMPRE do melhor, claro que, se pudermos poupar melhor.

Tive orçamentos de 850euros pelos mesmos pneus…

No entanto, também À uns tempos, por descuido, troquei 4 pneus Michelin com 90mil Km e ainda tinha piso, pois, já estava plástico… alto perigo! Felizmente nunca aconteceu nada, mas é super perigoso e foi erro meu.

Esta conversa, sem ofensa, faz-me lembrar a malta dos Qasquai, todos querem jante 18, depois quando é para meter pneus, dado o preço, metem LingLong ou Matador…. Nem para eles são bons…

Apenas a minha opinião, mas nunca é demais lembrar, pois um desses qasquai com pneus matador pode perder o controlo (devido aos pneus) e matar-me!

Em relação ao desgaste, se calhar o alinhamento não estava em condições, a minha carrinha vinha de fábrica mal alinhada, na marca foi alinhado (na sequencia de um acidente) mas não ficou melhor. Felizmente numa casa de pneus com máquina apropriada e malta competente, verificaram isso e corrigiram. Convém ter atenção a pressões e alinhamentos, pois os pneus como sabemos não são baratos.

Em relação ao sensor de pressão, é uma bela treta, só com uma diferença grande de pressão é que detecta, aliás, aquilo nem é sensor nenhum, nem sei bem como funciona. Julgo que tem a ver com a rotação da roda furada em comparação ás outras, algo do género (posso tar enganado), mas nunca fiar.

Última edição por Kapoa; 08-01-2014 às 14:49.
Kapoa está desligado   Responder com citação
Antigo 08-01-2014, 15:11   #14
MiguelAB
Lavador

Padrão

Ola Kapoa.
Estou esclarecido.
Obrigado a todos !
Antigo 09-01-2014, 19:38   #15
Gooncaloo
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Boas, lembrei-me que neste caso pode também haver a possibilidade de teres os casquilhos com folga, fazendo com que tenhas um desgaste de pneus prematuro. Cump
Antigo 13-01-2014, 11:14   #16
MiguelAB
Lavador

Padrão

Ok. Thanks. Vou investigar.
Antigo 15-01-2014, 11:45   #17
ntv
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Jan 2014
Padrão

Citação:
ahahahaahahahh

Vamos por partes:

1-não é obrigatório usar pneus run flat só porque carro os trouxe de fábrica. tirando vantagem de poder seguir viagem com pneu furado, poucas ou mais nenhuma vantagem há nesses pneus e desvantagens há muitas: preço, desconforto, ruído rolamento (depende do pneu)... em termos de segurança sim, na situação hipotética, altamente improvável de acontecer de um furo a alta velocidade, o run flat permite muito melhor controlo. mas isso é muito raro. além disso, usando pneus normais, continuas a ter a indicação da pressão dos pneus e podes ser antecipadamente avisado de perdas de pressão que comprometam a segurança (como alguém disse, cada vez que repões a pressão tens de fazer reset ao sistema. os sensores não "lêem" a pressão, assumem é a pressão que validas e avisam se houver uma alteração significativa de um pneu para outro.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 15-01-2014, 11:49   #18
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
ahahahaahahahh

2-44 mil kms é uma quilometragem muito respeitável, quer em pneus run flat quer em pneus normais. aliás, numa condução sem excessos (velocidades altas em curva/curvas em apoio, acelarações e travagens bruscas) durar 25 a 30 mil kms é uma média considerada normal. abaixo disso será razão para rever alinhamentos, pressões, etc. acima disso, cada km é ganho, por isso 44 mil kms é muito bom.

3- para desgaste dos pneus também conta peso do carro.X1 tem alguns kgs e menor quilometragem que faças agora, partindo do pressuposto que condução que fazes é a mesma, pode apenas e só dever-se a carro ser mais pesado que o que conduzias anteriormente. se tiver tracção integral desgaste também pode ser maior nos 4 pneus.
Antigo 15-01-2014, 11:59   #19
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
ahahahaahahahh

4-medida 225/50 R17 não é das mais frequentes e mesmo assim 210 euros não é um valor demasiado alto por pneu. tivesses medida 215/50 R17 pagavas isso em pneus normais. claro que passando para pneus não run flat e em marcas reconhecidas, desces facilmente para 120/130 euros por pneu mas não mais do que isso.

5-também não sabia que pneu run flat tinha reparação. isto é, até pode dar para "remediar" e acredito que haja quem (ache) que sabe reparar mas supostamente (outra das desvantagens) o pneu run flat não tem reparação em caso de furo ou esta não é de todo recomendada pelo que deve ser substituído por um novo(multiplicado por 2 poruqe não podes ter no mesmo eixo pneus com desgaste/tamanho ou marca distintos). nos pneus não run flat "ainda" tens a sorte que alguns tipos de furo podem ser reparados sem comprometer a segurança.

Dito isto, a opção é obviamente tua. MAntendo run flat tens de assumir que o maior custo te compensa a vantagem do controlo e poder seguir viagem em caso de furo. Se o custo se torna incomportável para os kms que fazes ou a vantagem dos run flat não é assim tão vantagem para ti, muda para pneus normais e não penses mais nisso. (eu pessoalmente prefiro pneus normais, pelo maior silêncio, conforto, menor custo e melhor condições de aderência e comportamento do carro por borracha não ser tão dura quanto os run flat)
Antigo 15-01-2014, 12:37   #20
MiguelAB
Lavador

Padrão

Muito obrigado pela resposta !
Resposta

Tags
flat, pneus, run flat

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar