Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 11-04-2013, 11:59   #1
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão Jeremy Clarkson e a indústria dos pneus

Os pneus são complicados, estupidamente caros e a três continentes de distância de onde se faz um furo. Vejamos o caso do novo Porsche 911. No domingo passado saí de casa e vi que um dos pneus traseiros estava furado. Não há sobresselente, claro, para não aumentar o peso. O peso, quando se quer obedecer às regras de emissões da UE, não é coisa boa. A outra razão para não haver sobressalente é que as rodas dianteiras do Porsche são mais pequenas que as traseiras. Ia precisar de dois. Mas não faz mal, como não há sobressalente, com certeza a Porsche tem armazéns em todo o sítio cheios de pneus e uma equipa em standby 24 horas por dia para entrar em ação sempre que for preciso resgatar o homem ou a mulher com o carro de cem mil euros naufragado.

Nada disto foi feito. Liga-se para o número de emergência na parte de trás do selo, eles voltam a ligar sete vezes, vem um camião, leva o carro, e é só. Patético. Mas é ainda pior, porque, há uns anos, um amigo meu teve um furo num pneu traseiro do GT2 e a Porsche levou duas semanas a procurar um substituto. E a Porsche não é a única culpada. Posso garantir-lhe que, para quem tem um carro exótico, não há pneu num raio de mil quilómetros que lhe sirva.

Não é difícil imaginar porquê. Há relativamente pouco tempo, a altura da banda lateral era 70 por cento da largura do pneu, ou, nos modelos mais desportivos, 60 por cento. Hoje em dia, a altura tanto pode ter 55 por cento, 40 por cento ou 35 por cento desse valor. E são 35 por cento de uma gama de larguras também ela incrivelmente aumentada. Depois ainda há a maior escolha de dimensão das rodas. E, verdade seja dita, não é armazém de pneus pequeno em Stroud que vai ter em stock um 345/35/15 para o caso de um Lamborghini Countach que por lá passe fique com o pneu furado. Aliás, se não tiver um Golf a diesel ou um Focus, não vai encontrar o que precisa em nenhuma parte da Grã-Bretanha. Nem na América, ao que parece. Quando esfarrapei os pneus traseiros de um Mercedes SLS na Carolina do Norte o ano passado, não havia substitutos no estado. Tive de conduzir 160 km, à chuva, em lona.

Isto. Tem. De parar. Os importadores de automóveis têm de se certificar de que cada pneu usado em toda a gama está no país e disponível sete dias por semana. Se for muito caro, então deviam dizer a quem desenha o chassis para deixar de ser esquisito.

Mas não pense que o meu problema é só com os carros caros. Eu tenho um Volvo XC90 que é usado como autocarro escolar e logo não é conduzido com tanta intensidade, mas o mais que consigo andar sem precisar de quatro pneus novos são 14.500 quilómetros. É escusado. E muito caro. Porque substitui-los a todos custa € 1.200. Para fazer duas vezes por ano como eu faço é preciso ganhar € 2.400 por ano só para os pneus que são precisos para levar os miúdos à escola. É de loucos. E não acaba aqui. Os traseiros do meu Mercedes CLK Black rebentaram no outro dia, de repente, enquanto estava numa rotunda, e o carro rodopiou. O incidente custou‑me a minha dignidade e perto de € 800. Já cheguei quase ao ponto de gastar mais em pneus que em comida.

E eles gastam-se cá com uma rapidez. Porquê? Bem, porque hoje em dia os carros são tão pesados que os pneus têm de ser largos, o que significa que fazem uma barulheira desgraçada. Assim, para não ultrapassar os limites sonoros da UE, têm de ser feitos de materiais leves, que se gastam rápido.

Quer outro exemplo da loucura que são os pneus? OK. Quando tentei levar ao máximo o Lamborghini Aventador em Nardò para o filme que mostrámos no primeiro episódio, reparei que sempre que engrenava uma relação acima o carro pendia para a esquerda. Por momentos pensei que teria de desistir da velocidade máxima, mas depois um responsável da Lambo chamou‑me à parte e explicou-me, baixinho, que existem pequenas diferenças entre os pneus que lhes enviam, e que isso pode fazer com que o carro se comporte de outra forma. Mudámo‑los e correu tudo bem.

Quer isto dizer que um homem compra um Aventador e acha-o excelente. Outro compra um carro supostamente idêntico e acha-o terrível. Sei que este mês tenho andado um pouco “gritão”, mas incomoda-me o negócio dos pneus. Incomoda-me tanto que vou fazer aqui um apelo.

Fabricantes de automóveis: nunca deixem uma empresa de pneus criar um pneu à medida para o vosso carro. Porque sabem muito bem que não vão conseguir oferecer um sobresselente aos clientes dentro de uma semana.

Fabricantes de pneus: eu sei que os materiais leves dão dinheiro, se há coisa que não sou é contra o lucro. Mas não podem criar um meio-termo em que eu não tenha de gastar os pneus do meu Volvo a diesel a cada seis meses?

E para si, o cliente. É fácil. Sempre que comprar um carro sem pneu sobressalente, faça algumas chamadas antes de passar o cheque. Veja quantos armazéns de pneus têm sobresselentes. Se a resposta for nenhum, compre outra coisa qualquer. Agora pode ser aborrecido, mas espere até prometer à sua mãe que a leva ao hospital e depois o pneu furar e ter de encostar o carro. Aí vai perceber a sabedoria.

Artigo completo em: http://www.topgear.com.pt/cronicas/j...tria-dos-pneus

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 11-04-2013, 14:44   #2
Trut0148
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Mar 2012
Padrão

Mais vale comprar logo uma casa de pneus, no caso de ter um automóvel exótico.
Se uma pessoas quiser brincar um bocadinho com o slk 63 Amg black series os pneus duram 20km.
Já os meus meus já vão com 14.000 e ainda fazem outro tanto.
Trut0148 está desligado   Responder com citação
Antigo 14-04-2013, 00:19   #3
Tanegashima
Ajudante de Mecânico

Registado em: Dec 2012
Padrão

Nada de especial...

O real problema é o dinheiro que ele não quer gastar.

Opá, comprar carros que não têm utilidade prática como o AMG Black dele, ou lá o lamborghini, e queixar-se da disponibilidade dos pneus?!?!?!? Se anda a fazer corridas, faça como os outros tipos que andam a fazer corridas, e tenha um stock de pneus, e trate de os levar para a pista! Tem 50 mil contos para um Lambo, não tem 2 mil para um carrinha de 2 lugares?

Ou comprar um SUV como o dele, e queixar-se dos pneus!?!?!?

Devia era ter vergonha das queixas que faz! Os pneus para esses carros até são muito baratinhos.... se para o meu "carrito" (123d com jantes 17"), não foge muito de 1000€, se forem RFT "como deve de ser", mas para um Lambo que custa 6x mais, os pneus só custarem 2x mais, isso é que é uma afronta!

Quanto ao SUV, é simples, não há necessidade real para alguém andar com jipes para ir do ponto A ao ponto B (quando era puto, o meu pai e a minha mãe, tinham um carrito segmento B, e eu não morri para isso), além de numa situação de choque, ser completamente injusto, para quem tem carros de dimensões e pesos normais... por mim, para além de pagar o que pagam por pneus e combustiveis, ainda deviam pagar mais por causa da diferença de peso... da mesma forma que quem anda a uma velocidade muito alta na auto-estrada, paga por isso, e ainda fica sem carta... um carro de 2000kg a 120kmh, representa tanto perigo como um carro de 1500kg a 138,564km/h, já para não falar do centro de gravidade excessivamente alto que tem maior tendência a capotar, e sujeitar a segurança de terceiros... Bem sabiam para onde iam quando escolheram SUV, nada contra, mas agora aguenta, ou venda e compre um S60 ou equivalente.
Tanegashima está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar