Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Off-Topic

Notícias

Off-Topic Secção dedicada a carros de outras marcas e assuntos diversos que não se enquadram em Fóruns existentes

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 05-08-2014, 17:04   #1
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Registado em: May 2009
Padrão Analfabetismo generalizado?!

Tenho a certeza que há mais users que, como eu, até sentem vergonha alheia ao ler o que certos users (uma grande parte deles infelizmente) escrevem.

Não frequento muitos fóruns, mas dos que conheço, este é de bradar aos céus!
Seria de esperar que por ser um fórum de uma marca "premium" até se visse um certo nível (de conhecimentos básicos que o meu filho já tinha aos 10 anos) entre proprietários destes veículos.
Se calhar estou errado ao pensar isso e realmente o ter posses (que se assume virem de um bom emprego) nada tem a ver com educação.
Já dizia o meu pai "vai para pedreiro que eles fazem fortunas"..

Não quero com isto ofender ninguém... Mas confesso que me provoca urticária ler certos users e até sinto vergonha alheia.
Pior que tudo isso é que ninguém liga nenhuma e continua tudo na mesma!

Agora insultem-me à vontade que se isto servir para uma pessoa mudar para melhor já fico contente.

Abraços
Bezugo está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 05-08-2014, 17:16   #2
ode_joy
Designer Aspirante

Registado em: Mar 2012
Padrão

Havia por aí um Tópico sobre esse assunto.
Eu apoio, mais devido à falta de capacidade de conhecimento da língua materna, ao nível da escrita.
É não venham com tretas, pois qualquer browser ou smartphone já traz corrector ortográfico.
ode_joy está desligado   Responder com citação
Antigo 05-08-2014, 20:08   #3
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Está nas regras do Fórum que é proibido escrever com linguagem de SMS.

Quanto aos erros, aí já não falo, por vezes também erro, e nem todos "escrevem" todos os dias, falo assim pelo exemplo que tenho em casa

Mas sim, por vezes é difícil compreender certos post's
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 05-08-2014, 20:58   #4
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Relembro tb que mt users estão "fora" o que por vezes justifica muito.
Depois ha posts estranhos tb claro.
E ha tb como eu,mt gente que simplesmente se "troca" ao teclado

É um tema que da pano para mangas sem duvida...
Mas por curiosidade que sujeres como "solução" por mera curiosidade.
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 05-08-2014, 22:40   #5
tiago blanquet
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jul 2014
Padrão

O problema nao é exclusivo deste forum. O facebook é o pior. Esta completamente pejado de calinadas na escrita. Erros ortograficos e completa falta de articulacao de frases. A acentuacao ainda dou um desconto que, dado que na escrita no telemovel ou tablet é pouco pratico, e eu proprio sou um dos que raciona na acentuacao.

Mas sim tou convencido que ha muito boa gente que nao sabe mesmo escrever, ou que esta de tal maneira embrenhada nesta linguagem de chat que pensa que o correcto é escrever dessa maneira.

Umas classicas sao:

Estufar o carro....
Eh isto eh aquilo...
O carro nao pucha....
Fação ofertas...

Ha centenas de perolas ortograficas por aí no facebook
tiago blanquet está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 01:03   #6
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
Relembro tb que mt users estão "fora" o que por vezes justifica muito.
Depois ha posts estranhos tb claro.
E ha tb como eu,mt gente que simplesmente se "troca" ao teclado

É um tema que da pano para mangas sem duvida...
Mas por curiosidade que sujeres como "solução" por mera curiosidade.
Sugiro que se use o que se aprendeu na escola. Ou estarei errado em presumir que todos frequentámos a primária?

Nem me queixo do tipo de escrita nem das faltas de atenção ou acentuação.. É mesmo daqueles que, claramente, não sabem escrever.
Bezugo está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 03:06   #7
ApocalypsE_on
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jun 2013
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Bezugo Ver Post
Tenho a certeza que há mais users que, como eu, até sentem vergonha alheia ao ler o que certos users (uma grande parte deles infelizmente) escrevem.

Não frequento muitos fóruns, mas dos que conheço, este é de bradar aos céus!
Seria de esperar que por ser um fórum de uma marca "premium" até se visse um certo nível (de conhecimentos básicos que o meu filho já tinha aos 10 anos) entre proprietários destes veículos.
Se calhar estou errado ao pensar isso e realmente o ter posses (que se assume virem de um bom emprego) nada tem a ver com educação.
Já dizia o meu pai "vai para pedreiro que eles fazem fortunas"..

Não quero com isto ofender ninguém... Mas confesso que me provoca urticária ler certos users e até sinto vergonha alheia.
Pior que tudo isso é que ninguém liga nenhuma e continua tudo na mesma!

Agora insultem-me à vontade que se isto servir para uma pessoa mudar para melhor já fico contente.

Abraços
Sentes vergonha já não e muito mau.
Analfabetismo generalizado?
Vou para a universidade estudar língua portuguesa daqui
A três anos volto que agora não domino a escrita para postar o que
Quer que seja neste fórum. Porque não vais para o fórum de professores
De português certamente escrevem melhor que nos "os pedreiros"
ApocalypsE_on está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 09:11   #8
Velejador
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Padrão

Pelos vistos estamos todos enganados, os srs. professores com menos de 5 anos de ensino foram obrigados a prestar provas de ensino, naturalmente que se manifestaram contra e alguns recusaram fazera prova porque já estavam mais que formados além do tema ter durado horas na rtp a explicarem porque estavam contra mas, prova acabada, mil e tal chumbaram e 65% deram erros ortográficos. Como se nota e como são estes que ensinam e acham que já estão mais que formados os alunos vão naturalmente escrever com erros e nós vamos ter que nos ir habituando. Se por acaso descobriram algum erro meu as minhas desculpas mas sou contra o tal acordo e nunca na vida o irei usar por razões óbvias. Caríssimo Bezugo para comprar pópós o que faz falta são notas de Euros preferencialmente e não certificados de habilitações que nos ultimos anos são apenas certificados mas que não certificam nada, ou melhor, certificam que andaram no ensino uns quantos anos e que somaram o tempo que lá andaram

Última edição por Velejador; 06-08-2014 às 09:19.
Velejador está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 09:51   #9
FFAD
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2013
Padrão

No meu dia-a-dia vejo vários pontapés na gramática como se dizia antigamente, são advogados, são jornalistas, claro que quanto mais se desce na classe de estudos piora, até os professores, nem vale a pena...

A mim o que me causa mais confusão de ver, são os "há" e os "à". não entendo qual a dificuldade.

Mas isto é como tudo, cada um sabe de si e escreve como quer, não tens que te enervar e muito menos na internet onde já existe a sua própria linguagem.

Última edição por FFAD; 06-08-2014 às 11:33.
FFAD está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 11:37   #10
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ApocalypsE_on Ver Post
Precisas de três anos numa universidade a estudar a língua portuguesa para conseguir escrever sem erros?!

Realmente sofro um pouco de falta de identificação com grande parte dos users deste fórum. Não estou a desvalorizar o fórum de modo algum. Acho mesmo que tem interesse em todas a suas vertentes.
Antigo 06-08-2014, 11:47   #11
Bezugo
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Velejador Ver Post
Pelos vistos estamos todos enganados, os srs. professores com menos de 5 anos de ensino foram obrigados a prestar provas de ensino, naturalmente que se manifestaram contra e alguns recusaram fazera prova porque já estavam mais que formados além do tema ter durado horas na rtp a explicarem porque estavam contra mas, prova acabada, mil e tal chumbaram e 65% deram erros ortográficos. Como se nota e como são estes que ensinam e acham que já estão mais que formados os alunos vão naturalmente escrever com erros e nós vamos ter que nos ir habituando. Se por acaso descobriram algum erro meu as minhas desculpas mas sou contra o tal acordo e nunca na vida o irei usar por razões óbvias. Caríssimo Bezugo para comprar pópós o que faz falta são notas de Euros preferencialmente e não certificados de habilitações que nos ultimos anos são apenas certificados mas que não certificam nada, ou melhor, certificam que andaram no ensino uns quantos anos e que somaram o tempo que lá andaram
Estou contigo no que diz respeito ao acordo ortográfico. Também não o uso.

O facto de os professores estarem em alguns casos mal formados e ensinarem mal também me chateia muito, já que tenho um filho na escola e de vez em quando lá tenho que o corrigir.

Agora o que ainda mais confusão me faz são as pessoas que conseguiram passar por duas décadas de estudos e continuam a dar erros.
Por mais que os professores os tenham de corrigir, cabe a cada um aprender a falar e escrever bem. Ter interesse em fazê-lo!! Quanto mais não seja para não passar vergonhas. É que tenham a certeza... Passam! Não lhes dizem nada para não ser indelicados, mas lá dentro pensam...

Nem é necessário certificados de nada para isto! Basta vergonha.

Cumprimentos
Antigo 06-08-2014, 13:01   #12
ode_joy
Designer Aspirante

Registado em: Mar 2012
Padrão

Eu corrijo as pessoas, quando assim acontece.
Se levarem a mal, azar o deles pois não evoluem. Tenho pena desses, pois no trabalho (e na vida) quando os corrigem, deve ser o fim do mundo para os mesmos.
ode_joy está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 13:10   #13
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ode_joy Ver Post
Eu corrijo as pessoas, quando assim acontece.
Se levarem a mal, azar o deles pois não evoluem. Tenho pena desses, pois no trabalho (e na vida) quando os corrigem, deve ser o fim do mundo para os mesmos.
Provavelmente são pessoas que cometem erros aqui, mas no trabalho e na vida são perfeitos

Citação:
Citação:
Publicado originalmente por ApocalypsE_on Ver Post
Precisas de três anos numa universidade a estudar a língua portuguesa para conseguir escrever sem erros?!
Acho que ninguém aprende a escrever na universidade. Trata-se de algo que se não aconteceu até então, também já não vai acontecer nessa altura (exceptuo obviamente cursos ligados às línguas).

Hoje em dia até existem até mesmo advogados com lacunas graves na língua portuguesa
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 13:31   #14
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Velejador Ver Post
Pelos vistos estamos todos enganados, os srs. professores com menos de 5 anos de ensino foram obrigados a prestar provas de ensino...e 65% deram erros ortográficos... Se por acaso descobriram algum erro meu as minhas desculpas mas sou contra o tal acordo e nunca na vida o irei usar por razões óbvias.
Queria comentar 2 pontos...

1) Quem fez as provas não foram "os professores", mas sim "os candidatos a professores".
Se não me engano, foi o Mário Nogueira que desafiou o Ministério da Educação a divulgar quantos desses candidatos é que realmente vão dar aulas.
Será que vão ser colocados 80%? 50%? 20%?
Eu diria que o valor será bastante baixo, na minha opinião só serão colocados uns 20%.
Relativamente às classificações, lembro que "22% dos candidatos a professores saíram-se particularmente bem — com uma classificação igual ou superior a 80 pontos. " Fonte: http://www.publico.pt/sociedade/noti...liacao-1665395

2) Comentaste o facto (e aqui está um erro... não é facto, mas sim fato) de 63% dos professores deram erros ortográficos, mas tu próprio admitiste que também dás erros!
Duvido muito que exista alguém neste fórum que não dê erros em função do acordo ortográfico...

Citação:
Publicado originalmente por tiago blanquet Ver Post
... Erros ortograficos e completa falta de articulacao de frases...
Atenção que há pessoal que dá aqui um saltinho depois de jantar e publica calmamente 1 vez por semana ou 1 vez por mês.
Por outro lado, outros andam por cá às 2 ou 3 da manhã e a essa hora é normal que já se cometa mais erros.
Há ainda o caso de quem publique uns 20 ou 30 posts por dia e como tal é normal que o faça "a abrir", tendo menos cuidado com o que escreveu.

Mas, concordo plenamente que há que escreva tão mal que por vezes até tenho dificuldade em ler/interpretar o que é que queriam transmitir! Nessas alturas, também eu penso... Qual é a língua utilizada neste fórum????
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 06-08-2014 às 13:38.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 13:42   #15
FFAD
Ajudante de Mecânico

Padrão

Fato ou facto depende de cada um, eu escrevo facto e considero correcto, ou para ti, correto.

Não consigo aderir ao acordo apesar de admitir que é simplificador e que é uma evolução. Se para nós a escrita do tempo dos reis, "Luiz" etc., é antiga, daqui a 100 anos também a do pré-acordo estará completamente obsoleta.

Contrarrelógio / minissaia / direto...
Antigo 06-08-2014, 14:02   #16
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Citação:
Agora o que ainda mais confusão me faz são as pessoas que conseguiram passar por duas décadas de estudos e continuam a dar erros.
Por mais que os professores os tenham de corrigir, cabe a cada um aprender a falar e escrever bem.
Sabes que há profissões onde não precisas de falar ou escrever "bem" (e isso é relativo...) para seres um EXCELENTE profissional.

Estou a lembrar-me de um professor que tive, na cadeira de propagação e radiação de ondas electromagnéticas, que chegou a estar nomeado para um nobel da ciência... No entanto em cada frase que ele escrevia, assassinava duas ou três palavras.

É por isso que ele tem menos valor? O dia a dia dele prende-se com campos electromagnéticos, prende-se com equações integrais e diferenciais, com cálculo complexo. E aí ele não comete qualquer tipo de erro.

Acho que é necessário desdramatizar. É verdade que há muita calinada, e que a maioria dos users aqui não esteve nomeado para um prémio nobel, mas podes perfeitamente fazer como 98% dos users do fórum. Se está mal escrito, se é um atentado a língua de Camões, passa á frente e ignora.

E neste momento, compras um BMW por 1500 ou 2000€ (E36), por 5 mil já compras um E46, e por 7 ou 8 um E61. Tens uma grande parte de pessoas que contrai créditos para comprar um carro. Tens uma outra (grande) fatia da população que tem rios de dinheiro, e anda de peugeot 206, ou até mesmo de transportes públicos (conheço vários casos).

Perdoa-me a honestidade, mas ter um BMW não me parece propriamente sinónimo de "status", de "conhecimento" ou sabedoria. Ter um BMW é a mesma coisa que ter um Honda, um citroen ou um Aston Martin. Lembra-te que a humildade é por si só, uma virtude.
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 14:11   #17
FFAD
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post
Sabes que há profissões onde não precisas de falar ou escrever "bem" (e isso é relativo...) para seres um EXCELENTE profissional.

Estou a lembrar-me de um professor que tive, na cadeira de propagação e radiação de ondas electromagnéticas, que chegou a estar nomeado para um nobel da ciência... No entanto em cada frase que ele escrevia, assassinava duas ou três palavras.

É por isso que ele tem menos valor? O dia a dia dele prende-se com campos electromagnéticos, prende-se com equações integrais e diferenciais, com cálculo complexo. E aí ele não comete qualquer tipo de erro.

Acho que é necessário desdramatizar. É verdade que há muita calinada, e que a maioria dos users aqui não esteve nomeado para um prémio nobel, mas podes perfeitamente fazer como 98% dos users do fórum. Se está mal escrito, se é um atentado a língua de Camões, passa á frente e ignora.

E neste momento, compras um BMW por 1500 ou 2000€ (E36), por 5 mil já compras um E46, e por 7 ou 8 um E61. Tens uma grande parte de pessoas que contrai créditos para comprar um carro. Tens uma outra (grande) fatia da população que tem rios de dinheiro, e anda de peugeot 206, ou até mesmo de transportes públicos (conheço vários casos).

Perdoa-me a honestidade, mas ter um BMW não me parece propriamente sinónimo de "status", de "conhecimento" ou sabedoria. Ter um BMW é a mesma coisa que ter um Honda, um citroen ou um Aston Martin. Lembra-te que a humildade é por si só, uma virtude.
gostei
Antigo 06-08-2014, 14:25   #18
Velejador
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Padrão

Lude de facto escrevi facto que continua a ser facto e não fato porque a consoante C é lida e dita a não ser que queiras que eu diga... hoje de fato vesti o fato e fui á missa. Quanto aos exames na realidade quem o fez e é obrigatorio foram professores com até 5 anos no ensino para legalmente voltarem a concorrerem ao lugar de professor no ensino publico, já não existem candidatos a professores, esses são os que andam na faculdade a estudar, existem sim professores candidatos a um posto de trabalho, duvidas sobre isso não tenho já que cá por casa a minha mulher e o meu filho mais novo são professores e eu apesar de não ser professor por formação fui formador muitos anos e professor convidado, algum tempo, no ensino superior. Naturalmente que não vou comentar o resto, pode ser que falemos sobre o assunto um dia que nos encontremos apenas te informo que o sr. professor Mario Nogueira apesar de não dar aulas há mais de 20 anos conseguiu ser classificado como professor em 2013 com a nota de Muito Bom. Mas falemos de pópós e deixemos estas pequenas coisas para falarmos ao vivo se tivermos interesse no assunto

Última edição por Velejador; 06-08-2014 às 14:45.
Velejador está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2014, 14:42   #19
B@ptist@
Ajudante de Mecânico

Registado em: Oct 2013
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post

Subscrevo na totalidade.
Antigo 06-08-2014, 17:18   #20
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Citação:
Sugiro que se use o que se aprendeu na escola. Ou estarei errado em presumir que todos frequentámos a primária?
A resposta do Lude serve-me de "carapuça"...

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Atenção que há pessoal que dá aqui um saltinho depois de jantar e publica calmamente 1 vez por semana ou 1 vez por mês.
Por outro lado, outros andam por cá às 2 ou 3 da manhã e a essa hora é normal que já se cometa mais erros.
Há ainda o caso de quem publique uns 20 ou 30 posts por dia e como tal é normal que o faça "a abrir", tendo menos cuidado com o que escreveu.
Não me pretendo desculpar, nem tenho necessidade nenhuma disso...
Mas sim, sou dos que da "erros", mas com todo o devido respeito a quem isso faz confusão... Não tenho tempo para rever o que escrevo...

Por norma tenho 3 mon a frente, e nem sei qt "trabalho" a mistura.
99% do tempo trabalho em Ingles, e é o corrector que esta default no pc.
Moral, acentos e afins é para esquecer.
Se faço bem, provavelmente não... Mas o não "ligar" a correcção ortografica permite-me ser mais "rapido".
Muitos vão-me criticar por isso, mas da minha vida pessoal sei eu, e ja ca passo "demasiado" tempo para me tar a preocupar com acentos e pontuações.
Relembro que não o faço por mal como ja disse, mas por falta de tempo mesmo

pnogueira está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar