Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Mini

Notícias

Mini Secção dedicada a todos os utilizadores com Mini´s ( cooper / cooper s / cooper works )

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 16-11-2018, 19:19   #1
Sueka81
Lavador

Registado em: Aug 2018
Padrão Revisão home made mini one d 2004

Boa noite!

Ate ao final deste ano terei de fazer a revisão ao meu mini (a primeira nas minhas mãos).

Após varias pesquisas, persistem dúvidas:

1-onde está localizado o filtro do óleo e se é de cartucho ou interior?a uns que ficam ao lado do motor e outros por baixo

2- onde esta localizado o filtro do gasoleo, debaixo dos lugares traseiros ou no cabo de roda traseira?!

3- sendo o motor de corrente, cuidados a ter e qual a periodicidade da troca

4- a marca recomenda oleo castrol 5w30 ou 5w40, mas atendendo aos kms, quase 200000, será prejudicial um 10w30 ou 10w40, sendo que é mais "grosso".

5- liquido recomendavel para o circuito de refrigeração

Óbvio que só farei o basico, correntes e afins nao me atrevo a mexer e so questiono porque estou sem mecânico fixo actualmente e não tive oportunidade de questionar alguem da área e além disso ninguém dos meus conhecidos ou amigos tem minis
...
Sueka81 está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 16-11-2018, 20:41   #2
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Registado em: Feb 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Sueka81 Ver Post
Boa noite!

Ate ao final deste ano terei de fazer a revisão ao meu mini (a primeira nas minhas mãos).

Após varias pesquisas, persistem dúvidas:

1-onde está localizado o filtro do óleo e se é de cartucho ou interior?a uns que ficam ao lado do motor e outros por baixo

2- onde esta localizado o filtro do gasoleo, debaixo dos lugares traseiros ou no cabo de roda traseira?!

3- sendo o motor de corrente, cuidados a ter e qual a periodicidade da troca

4- a marca recomenda oleo castrol 5w30 ou 5w40, mas atendendo aos kms, quase 200000, será prejudicial um 10w30 ou 10w40, sendo que é mais "grosso".

5- liquido recomendavel para o circuito de refrigeração

Óbvio que só farei o basico, correntes e afins nao me atrevo a mexer e so questiono porque estou sem mecânico fixo actualmente e não tive oportunidade de questionar alguem da área e além disso ninguém dos meus conhecidos ou amigos tem minis

...

Vê se ajuda:

Filtro de óleo : 11420306483

Filtro de combustível : 13327794590

Filtro de ar : 13727520855

Filtro Microfiltro: 64319127515

Óleo de travões : 83132184843 (DOT4 de baixa viscosidade)

Líquido refrigeração: 83192211191 ( compra original não é caro dilui-se com água destilada)

Óleo mantinha o 5w30 com norma da bmw e /ou toyota

Tem atenção as correias 200.000km está na altura de as rever

Ps: o filtro que falas é este:

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está ligado agora   Responder com citação
Antigo 16-11-2018, 20:43   #3
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Padrão

Vê se estes vídeos ajudam:

https://m.youtube.com/watch?v=LwWgkC-
y15I

https://m.youtube.com/watch?v=cbUvIsNvRP0

Depois mete aí umas fotos dessa revisão

Antigo 17-11-2018, 08:08   #4
Sueka81
Lavador

Registado em: Aug 2018
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por TupacTuga Ver Post
Vê se ajuda:

Filtro de óleo : 11420306483

Filtro de combustível : 13327794590

Filtro de ar : 13727520855

Filtro Microfiltro: 64319127515

Óleo de travões : 83132184843 (DOT4 de baixa viscosidade)

Líquido refrigeração: 83192211191 ( compra original não é caro dilui-se com água destilada)

Óleo mantinha o 5w30 com norma da bmw e /ou toyota

Tem atenção as correias 200.000km está na altura de as rever

Ps: o filtro que falas é este:

Ajuda e muito...

São as referencias para a compra do material, porque vou mandar vir da net.

O liquido de refrigeração é que não encontro nada online...

O filtro eu presumo que é o que postaste na foto de cartucho, mas ainda nao encontrei a localização dele no carro(aquilo é tudo muito compacto!!��)... depois para complicar vi que há modelos que o filtro é diferente, é de trocar na parte interior...

Sim, as correias vou ver, mas já será em mecânico, porque nisso não me aventuro... ele faz um chiar a frio, na zona do alternador, pode ser um tensor ou até a correia,porém a olho esta nao me parece ressequida, ou rachada.

O óleo a duvida é que o 5w10 é fino (é o recomendado, mas os mecânicos a partir de uns kms recomendam.o 10, por causa das eventuais folgas e fricções), daí questionar.

O do gasoleo nao sei onde anda, mas vou tentar descobrir a localização, deve ser no local do video que postaste!

Ja agora qual é o tamanho da chave pra desapertar o bojao do oleo!��

Obrigada pela ajuda e quando puser mãos à obra posto fotos do trabalho!��

Última edição por Sueka81; 17-11-2018 às 08:12.
Sueka81 está desligado   Responder com citação
Antigo 17-11-2018, 12:25   #5
Robb
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão

Boas colega,
Se for por filtros da Mann filter (os melhores para mim) pode ir ao site deles e, inserindo os dados do carro, consegue ter acesso às corretas referências dos filtros que o carro leva!
Quanto ao óleo, 5w40 sem dúvida. Essa mania que os mecânicos têm de aumentar a viscosidade só se devia aplicar a carros com mais de 400.000 km e mesmo assim esses carros, para mim, deviam ir para abate.
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 17-11-2018, 12:45   #6
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Robb Ver Post
Boas colega,

Se for por filtros da Mann filter (os melhores para mim) pode ir ao site deles e, inserindo os dados do carro, consegue ter acesso às corretas referências dos filtros que o carro leva!

Quanto ao óleo, 5w40 sem dúvida. Essa mania que os mecânicos têm de aumentar a viscosidade só se devia aplicar a carros com mais de 400.000 km e mesmo assim esses carros, para mim, deviam ir para abate.

Amigo Robb porque é que diz que carros com 400.000km deviam de ir para abate????
Tenho um E39 530d com 650.000km...e olhe que está impecável...não percebi mesmo essa.

Ps: tive um R50 One D 1.4 não me recordo do óleo que punha na altura...mas era o que bmw/mini recomendavam vendi-o com cerca de 300.000km...estava impecável isto há cerca de 9 anos atrás e ainda o vejo grande motor

Antigo 17-11-2018, 20:26   #7
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Amigo Robb porque é que diz que carros com 400.000km deviam de ir para abate????
Tenho um E39 530d com 650.000km...e olhe que está impecável...não percebi mesmo essa.

Ps: tive um R50 One D 1.4 não me recordo do óleo que punha na altura...mas era o que bmw/mini recomendavam vendi-o com cerca de 300.000km...estava impecável isto há cerca de 9 anos atrás e ainda o vejo grande motor

Vou ser sincero.
Admiro carros que cheguem a essas quilometragens e fico mesmo satisfeito em saber que há carros que aguentam chegar a tal quilometragem sem qualquer tipo de intervenção no motor e que deixam os seus donos orgulhosos disso.
No entanto, não são muitos os carros com elevada quilometragem que estão bem estimados! A maioria polui imenso o planeta e entre andar a poluir o ambiente com um "chaço podre" ou substituir o mesmo por um carro mais modesto mas mais recente, eu não pensaria duas vezes.
Eu, ao dizer que carros com mais de 400.000 km deveriam de ir para abate, é pela simples razão de serem carros que ninguém vai querer comprar devido à sua quilometragem, o que por sua vez faz com que os mesmos sejam alvo de redução de quilómetros de modo a tornarem-se mais atrativos e valorizados no mercado de usados, o que é muito mau para futuros compradores.
Acho importante renovar o mercado de usados com carros mais novos de modo a que os mesmos reduzam o seu valor comercial.
Antigo 17-11-2018, 20:54   #8
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Padrão

Citação:
Vou ser sincero.

Admiro carros que cheguem a essas quilometragens e fico mesmo satisfeito em saber que há carros que aguentam chegar a tal quilometragem sem qualquer tipo de intervenção no motor e que deixam os seus donos orgulhosos disso.

No entanto, não são muitos os carros com elevada quilometragem que estão bem estimados! A maioria polui imenso o planeta e entre andar a poluir o ambiente com um "chaço podre" ou substituir o mesmo por um carro mais modesto mas mais recente, eu não pensaria duas vezes.

Eu, ao dizer que carros com mais de 400.000 km deveriam de ir para abate, é pela simples razão de serem carros que ninguém vai querer comprar devido à sua quilometragem, o que por sua vez faz com que os mesmos sejam alvo de redução de quilómetros de modo a tornarem-se mais atrativos e valorizados no mercado de usados, o que é muito mau para futuros compradores.

Acho importante renovar o mercado de usados com carros mais novos de modo a que os mesmos reduzam o seu valor comercial.

Ok é um ponto de vista...

Sao até muitos os que chegam a essa kilometragens e ultrapassam ou se não ninguém andava a cortar kilometros para eles serem mais atrativos

Quanto ao ser carros que poluem...bem o que não falta por esse mundo fora são automoveis com 3 ou 4 anos 350.000km ou mais...

Bem eu vendi o meu antigo E39 530d com 360.000km e era tudo menos “chasso podre”...ou até o Mini que o vendi bem perto dos 300.000km...

Por essa ideia...não devia de existir clássicos...por exemplo

Penso que kilometragens elevadas não podem significa= chassos / poluidores até tenho uma opinião carros com muitos km significa que os donos gostaram deles, estimaram

Mas é apenas a minha ideia/opinião que vale tanto como outra qualquer

Ps: a minha resposta não é de nenhuma forma uma crítica colega Robb apenas uma opinião contrária

Antigo 17-11-2018, 21:16   #9
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Ok é um ponto de vista...

Sao até muitos os que chegam a essa kilometragens e ultrapassam ou se não ninguém andava a cortar kilometros para eles serem mais atrativos

Quanto ao ser carros que poluem...bem o que não falta por esse mundo fora são automoveis com 3 ou 4 anos 350.000km ou mais...

Bem eu vendi o meu antigo E39 530d com 360.000km e era tudo menos “chasso podre”...ou até o Mini que o vendi bem perto dos 300.000km...

Por essa ideia...não devia de existir clássicos...por exemplo

Penso que kilometragens elevadas não podem significa= chassos / poluidores até tenho uma opinião carros com muitos km significa que os donos gostaram deles, estimaram

Mas é apenas a minha ideia/opinião que vale tanto como outra qualquer

Ps: a minha resposta não é de nenhuma forma uma crítica colega Robb apenas uma opinião contrária

Levei o seu comentário como uma opinião colega. Não interpretei como uma crítica. Aliás, isto é um fórum, serve para isso mesmo, troca de opiniões e ideias!
Concordo e apoio a sua teoria mas como vejo tantos carros mal tratados e a fazerem mais fumo do que a andar no meu dia-a-dia, acabo por formar opiniões contra carros com muitos quilómetros.
Existem muitos carros com altas quilometragens que ainda funcionam apenas porque os seus motores são os considerados motores de "guerra"!
Quanto aos carros com "novos" com muitos quilómetros, é por isso que no seu pais de origem se troca de carro com muito mais facilidade do que por exemplo cá.
Também é importante termos em conta que os carros mais novos poluem menos o ambiente do que carros mais velhos com quilometragens equivalentes!
Antigo 17-11-2018, 22:02   #10
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Padrão

Citação:
Levei o seu comentário como uma opinião colega. Não interpretei como uma crítica. Aliás, isto é um fórum, serve para isso mesmo, troca de opiniões e ideias!

Concordo e apoio a sua teoria mas como vejo tantos carros mal tratados e a fazerem mais fumo do que a andar no meu dia-a-dia, acabo por formar opiniões contra carros com muitos quilómetros.

Existem muitos carros com altas quilometragens que ainda funcionam apenas porque os seus motores são os considerados motores de "guerra"!

Quanto aos carros com "novos" com muitos quilómetros, é por isso que no seu pais de origem se troca de carro com muito mais facilidade do que por exemplo cá.

Também é importante termos em conta que os carros mais novos poluem menos o ambiente do que carros mais velhos com quilometragens equivalentes!

é isso mesmo Robb.
Mas por vezes numa leitura não conseguimos distinguir o “tom” com que estamos a falar, principalmente quando temos uma opinião contrária por isso fiz a ressalva

Concordo 100% quando diz que os carros mais antigos poluem mais

Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar