Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Roubos

Notícias

Roubos Secção dedicada a informar sobre roubos por parte dos utilizadores

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 06-02-2013, 20:47   #1
vision
Lavador

Registado em: Oct 2012
Exclamation IMPORTANTE - Como evitar / minimizar a hipotese de roubo de viatura

Boa noite colegas do forum.
Nao sei se ja é do vosso conhecimento mas leiam esta artigo pois é importante para todos nos

http://www.pcmanias.com/bmw-tem-actu...ela-porta-obd/

Cumprimentos
vision está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 06-02-2013, 21:05   #2
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

O tema em si ja é conhecido, mas é sempre bom para quem não saiba.
Ha varios "metodos" para ultrapassar isso sim.

Citação:
Efectivamente todos os carros BMW que possuem porta OBD e construídos antes de Setembro de 2011, e até à uns meses perfeitamente seguros, estão sujeitos a situação de hacking pela porta OBD que podem permitir o fácil roubo da viatura, e isto independentemente de todo o tipo de protecções adicionais que possam ter.
Isso não é bem assim... Ninguem me rouba o e36 pela porta OBD... Mas de uma forma geral aplica-se a muitos dos modelos.

Última edição por pnogueira; 06-02-2013 às 22:04.
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 06-02-2013, 21:29   #3
GasparM
Chefe de Mecânicos

Registado em: May 2012
Padrão

É pena é não se saber a partir de que versão de software o problema passou a estar corrigido...

Projecto: E61 S5 Project

MÉDIA COMBUSTÍVEL
GasparM está desligado   Responder com citação
Antigo 06-02-2013, 21:32   #4
vision
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
O tema em si ja é conhecido, mas é sempre bom para quem não saiba.
Ha varios "metodos" para ultrapassar isso sim.

Isso não é bem assim... Ninguem me rouba o e36 pela porta OBD...
Mas de uma forma geral aplica-se a muitos dos modelos, em especial os que teem modules EWS.
Então mas esse ews o que é? Corro riscos na mesma se actualizar a minha e91 e 2010?
vision está desligado   Responder com citação
Antigo 06-02-2013, 21:39   #5
pnogueira
Moderador

Padrão

EWS é o modulo onde estao os "codigos" das chaves com "acesso" ao carro, resumindo muito rapidamente.
Os novos modelos teem um nome diferente se não tou em erro mas não sei qual.
Por motivos obvios tenho maior conhecimento de e36 e e46

Citação:
Drive Away Protection System (EWS)
Model: EWS I/EWS II/EWS III/EWS III D
E31/E34/E36/E38/E39/E46/E52/E53
=====

Alias peço desculpas, como disse o novo modulo e o que aparenta dar "problemas" é o CAS

Citação:
The CAS serves as an antitheft alarm system and enables the start of BMW vehicles.
A transponder chip is integrated in each of the vehicle keys. A ring coil is fitted about the ignition lock. The transponder chip is powered by this coil from the CAS control module. This means that no battery is necessary in the key. The power supply and data transfer take place in the same way as a transformer between the loop antenna (coil) at the ignition lock and the transponder chip.
The key then sends data to the CAS control module. If these data are correct, the CAS control module enables the starter by means of a relay located in the control module and additionally sends a coded start enable signal via a data link to the DME/DDE. These procedures may result in a start delay of up to half a second.

Última edição por pnogueira; 06-02-2013 às 21:53.
Antigo 06-02-2013, 21:56   #6
pnogueira
Moderador

Padrão

Estados Unidos multam BMW por problemas de segurança

Citação:
A fabricante alemã de automóveis BMW deverá pagar 3 milhões de dólares por não ter comunicado com rapidez problemas de segurança em seus veículos, informou a Agência Americana de Segurança no Transporte de Estradas (NHTSA, da sigla em inglês).

"É fundamental para a segurança da condução que os defeitos e as chamadas à revisão sejam reportadas no curto prazo", disse, em comunicado, David Strickland, diretor da entidade reguladora americana nesta sexta-feira.

"A NHTSA examinou 16 recalls de veículos BMW em 2010" e concluiu que a montadora não informou a agência segundo a lei federal e não revelou os "defeitos e não cumprimento das normas suficientemente rápido", explicou a entidade.

A BMW nega ter violado a lei federal, apesar de ter decidido realizar mudanças internas em seu processo de tomada de decisões de recalls, com o objetivo de informar oportunamente os consumidores e o governo federal no futuro. A lei americana obriga os fabricantes a informar em um prazo de cinco dias a existência de defeitos em seus produtos e emitir rapidamente um chamado à revisão para corrigir o problema.

(Com Agência France-Presse)
BMW vai corrigir falha que permitiu 'hackear' carros no Reino Unido

Citação:
A montadora de veículos alemã BMW revelou ao programa "Watchdog", da "BBC", que está corrigindo uma a falha de segurança que permitiu que ladrões extraíssem as chaves eletrônicas dos computadores de bordo. Segundo o programa da BBC, os ladrões conseguem reprogramar uma "chave em branco" em três minutos para roubar qualquer veículo BMW com tecnologia de chaves eletrônicas. A montadora disse que uma solução já está disponível para alguns modelos.

Em julho, uma quadrilha foi condenada no Reino Unido por roubar diversos carros que usavam chaves eletrônicas, especialmente das marcas BMW, Audi e Range Rover. A BMW era a preferida dos ladrões em Londres.

De acordo com a "BBC", a polícia de Londres chegou a deixar panfletos nos para-brisas de veículos da BMW, alertando para a incidência incomum de roubos dos carros com a marca alemã.

A BMW se distanciou do problema e afirmou que não era uma vulnerabilidade específica da BMW. "Não existe problema de segurança específico da BMW, é algo que afeta muitas marcas, porém os criminosos buscam carros desejáveis, com peças mais valiosas, e é por isso que a BMW é uma das marcas mais afetadas".

A montadora disse que ficou sabendo do problema no segundo semestre de 2011. Os modelos X5 e X6 já dispõem de uma correção de segurança, mas modelos da série M também terão uma correção "dentro de oito semanas", um ano após o problema ter sido identificado. Carros fabricados após setembro de 2011 também não possuem o problema.

"Isso não vai tornar os carros impossíveis de roubar, mas vai impedir esse método de ataque", informou a montadora à BBC.

A BMW recomendou que donos de veículos sempre verificassem que o carro está trancado após o acionamento remoto da trava elétrica. Outras recomendações da montadora incluem cuidados ao ceder a chave para estranhos (porque elas podem ser clonadas) e sempre que possível estacionar em locais seguros ou vigiados por câmeras de segurança. Os donos dos veículos também devem procurar as concessionários para se informar sobre qualquer atualização dos sistemas do computador de bordo.
Antigo 06-02-2013, 22:02   #7
pnogueira
Moderador

Padrão

Carros da BMW sem chave são fáceis de roubar

Citação:
O vasto mundo da tecnologia sempre foi um aliado conservador da indústria automóvel. Durante muitos anos os automóveis eram recheados com alguma tecnologia mas sempre em quantidade qb e em segmentos devidamente estipulados pelo preço de mais um extra. Vidros eléctricos? Era um extra, Air Bag, Rádio com leitor de CD’s? Eram um extra.

Actualmente o arrojo é maior, principalmente nas marcas mais sofisticadas e o uso das chaves físicas, de metal com chip, está a desaparecer. Agora a moda são RF fobs ou comandos via rádio que dão acesso ao interior da viatura e permitem colocar a mesma em funcionamento. Esta tecnologia nas mãos erradas está a facilitar o roubo de BMW’s. Veja como é simples!

No Reino Unido esta tecnologia tem feito estragos, como podemos ver aqui, roubar um BMW demora pouco mais que 3 minutos!

Os larápios conseguem entrar na viatura, evitando os sensores de intrusão, chegam à porta da consola de diagnóstico de bordo ou OBD-II e reprogramam a nova chave com os códigos digitais únicos que dão acesso ao controlo do BMW.

Este sistema existe nas marcas para, caso do cliente perca ou danifique o dispositivo original, a marca possa fazer a sua substituição, mas, segundo parece, os criminosos descobriram como o fazer por eles mesmos.

O mais dificil mesmo é ultrapassar o alarme da viatura que, mesmo assim, é técnica aprimorada há anos nos roubos de carros. No caso destes BMW, a quebra de um vidro lateral não activa sequer os sensores de ultra-sons interiores.

Segundo este artigo, na entrada é usado um “RF jammer” – ou bloqueador de sinal rádio-frequência – para que o alarme não seja activado quando não é usado um comando RF fobs exacto ou mesmo quando é partido um vidro, como é feito no vídeo mostrado em cima onde assaltam o BMW série 1.

Todos os carros vendidos na Europa devem permitir acesso livre aos códigos OBD, de modo a estar acessível fora do fabricante (ou seja, a qualquer oficina mecânica, mesmo não oficial). A BMW não é o único fabricante que permite o acesso através de uma porta ODB, mas a mais recente onda de assaltos a veículos BMW, comparada com outras marcas, aparece com um novo factor a ter em conta, poderão estar a ser passadas ao “mercado” grandes quantidades de chaves fobs “virgens”.
Stolen BMW 1M Coupe in less than 3 minutes

=====

Desculpem todos os testamentos, mas pode ser util a alguem
Antigo 06-02-2013, 22:06   #8
Brazão
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

Bem já vi que os nossos e36 correm perigo. Será que a bmw nos faz isso tendo em conta a idade dos nossos bimmer's?
Brazão está desligado   Responder com citação
Antigo 06-02-2013, 22:12   #9
pnogueira
Moderador

Padrão

Nahhh o e36 não corre, como disse acima o modulo é o CAS não o EWS, quando falei no EWS era para explicar que modulo controla o que.
E esse "problema" é em carros "sem" chave... Pois se requerer a chave, isso não copiam em 3minutos. (embora tambem de para fazer infelizmente)

PS -Quando digo nao corre, lembrem-se, quando querem roubar, eles roubam né... Tou a falar em problemas obvios
Antigo 06-02-2013, 22:19   #10
Brazão
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
Nahhh o e36 não corre, como disse acima o modulo é o CAS não o EWS, quando falei no EWS era para explicar que modulo controla o que.
E esse "problema" é em carros "sem" chave... Pois se requerer a chave, isso não copiam em 3minutos. (embora tambem de para fazer infelizmente)

PS -Quando digo nao corre, lembrem-se, quando querem roubar, eles roubam né... Tou a falar em problemas obvios
Um pouco mais dscansado...
Sim se quiserem levar, levam o carro e pronto. Mas já por isso é que o meu nunca dorme na rua!
Brazão está desligado   Responder com citação
Antigo 06-02-2013, 22:22   #11
pnogueira
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Brazão Ver Post
Um pouco mais dscansado...
Sim se quiserem levar, levam o carro e pronto. Mas já por isso é que o meu nunca dorme na rua!
x2

Mesmo assim ainda ei de melhorar o meu sistema de segurança e ainda vai n vai monto um GPS tracker mas é
Antigo 07-02-2013, 08:01   #12
vision
Lavador

Padrão

Bem, como nao custa tentar, ja contactei hoje de manha a baviera para saber se tinham conhecimento de tal actualizaçao. A resposta foi a mesma que foi dada ao jornalista.
No entanto tiveram a amabilidade de dizer que se iam informar e que me voltavam a contactar durante do dia de hoje.
Comunico assim que tiver novidades...
Antigo 07-02-2013, 12:43   #13
Nelson_David
Ajudante de Mecânico

Registado em: Mar 2012
Padrão

Pois infelizmente é mesmo assim se quiserem levar , levam mesmo , seja que carro for a andar ou parado , mas essas actualizações são uma mais valia para nós todos ... bom era saber a quem já entrou em contacto com a Bmw saber quantos €€€ levam eles para a dita actualização.
Nelson_David está desligado   Responder com citação
Antigo 07-02-2013, 15:33   #14
pnogueira
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Nelson_David Ver Post
Pois infelizmente é mesmo assim se quiserem levar , levam mesmo , seja que carro for a andar ou parado , mas essas actualizações são uma mais valia para nós todos ... bom era saber a quem já entrou em contacto com a Bmw saber quantos €€€ levam eles para a dita actualização.
Nada seria o espectavel :P Ja lhes deve chegar as multas q vao pagar de indemenização
Antigo 07-02-2013, 20:07   #15
Skova
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2013
Padrão

E então ??? Já alguém tem novidades ???
Skova está desligado   Responder com citação
Antigo 07-02-2013, 20:13   #16
vision
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Skova Ver Post
E então ??? Já alguém tem novidades ???
Ainda nada de nada. Liguei logo de manhã. Espero ter alguma resposta amanha. Se nao tiver nada por parte da baviera viseu vou contactar bmw portugal
Antigo 10-02-2013, 17:35   #17
vmps33
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2012
Padrão

eu já fui contactado para ir com o meu BMW fazer a dita actualização, e foi-me dito que seria necessário uma manhã ou uma tarde,

tanto tempo.....
vmps33 está desligado   Responder com citação
Antigo 10-02-2013, 22:28   #18
Skova
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2013
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por vmps33 Ver Post
eu já fui contactado para ir com o meu BMW fazer a dita actualização, e foi-me dito que seria necessário uma manhã ou uma tarde,

tanto tempo.....
Tu compraste a tua maquina onde? Mesmo numa BMW ou num stand de usados ??? Eles só fazem a actualização aquem lhes comprou os carros, ou a qualquer um ???
Skova está desligado   Responder com citação
Antigo 11-02-2013, 06:39   #19
pnogueira
Moderador

Padrão

Por norma a BMW (ou qq marca) só ligam para o dono "original" que comprou o carro, mesmo porque é o unico contacto oficial que teem.
Fora isso, ou te vais informando, ou conheces la alguem, ou nunca te ligam.
Antigo 11-02-2013, 12:05   #20
vision
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por vmps33 Ver Post

tanto tempo.....
qual o modelo e ano da tua maquina se puderes dizer clar
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar