Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Projetos dos Utilizadores

Notícias

Projetos dos Utilizadores Secção dedicada a projetos realizados e por realizar dos utilizadores

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 01-05-2018, 22:02   #561
pmdsm
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Feb 2014
Padrão

E ponderar as cortinas de sol: https://cortinas4carros.pt/cortinas/...s-de-2011-html

São legais, mais económicas, dão um look idêntico aos vidros escurecidos, conseguem também fazer alguma protecção solar e são fáceis de tirar e por?
pmdsm está desligado   Responder com citação
Antigo 02-05-2018, 13:41   #562
ntv
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Jan 2014
Padrão 116d ED 03/2012 Diário de Bordo

Citação:
Publicado originalmente por Dr_Lion Ver Post
Pois eu confesso que não sei como saem de origem, mas a por tinha que por nos vidros todos.. Podia não ser muito, mas ter os vidros claros à frente e escuros atrás não gosto de ver a diferença.

Em teoria não podes pôr nem nos vidros da frente nem no pára-brisas.

Não quer dizer que não haja quem ponha. Como há quem meta películas sem homologar.

O meu plano era ter o efeito mais parecido (estético e funcional) dos vidros escurecidos de origem. E de fábrica, os vidros escurecidos apenas contemplam do Pilar B para trás e óculo traseiro.

Última edição por ntv; 23-06-2018 às 12:24.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 02-05-2018, 13:44   #563
ntv
Mecânico de 1º Grau

Citação:
Publicado originalmente por pmdsm Ver Post
E ponderar as cortinas de sol: https://cortinas4carros.pt/cortinas/...s-de-2011-html

São legais, mais económicas, dão um look idêntico aos vidros escurecidos, conseguem também fazer alguma protecção solar e são fáceis de tirar e por?

Hum... sim. Talvez. Mas não sei se goste no sentido que não gosto que se consiga ver que o que lá está é extra ao vidro.

Com o vidro original escurecido ou mesmo a película, tu não consegues ver nada “extra”. Portanto, a ser tinha que ser ou películas ou vidro.

O meu problema não é o dinheiro que custa em si, mas saber que são “apenas” películas e que custam metade dos vidros. É uma margem de lucro brutal pra quem vende que não concordo muito gastar meu dinheiro assim. (Nada contra, vende quem quer, compra quem gosta ou precisa, mas acho excessivo).

Sabendo deste preço, mais depressa gasto 1.000€ e troco todos os vidros do que coloco as películas.

Mas obrigado pela sugestão das cortinas.

Última edição por ntv; 02-05-2018 às 20:37.
Antigo 06-06-2018, 12:49   #564
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão

187.600 kms - tudo ok.

Amanhã tenho revisão agendada no concessionário. Será troca de óleo e filtros normal.

Não é preciso trocar pastilhas nem nada. Fica a questão se a bateria é trocada amanhã ou mais tarde. Pra já viatura não se queixa por isso devo adiar até haver sinais de queixa.

Devo trazer carrinha série 3 como carro de substituição.

Amanhã depois atualizo serviço e custo.
Antigo 06-06-2018, 22:32   #565
soneca902
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Nov 2011
Padrão

Viva.

A bateria não dá queixas mas já é a segunda, correcto? Não me recordo.
soneca902 está desligado   Responder com citação
Antigo 06-06-2018, 22:39   #566
ntv
Mecânico de 1º Grau

Citação:
Publicado originalmente por soneca902 Ver Post
Viva.

A bateria não dá queixas mas já é a segunda, correcto? Não me recordo.

Não, é a de origem. É quase tudo de origem no carro. Tirando pneus (3o jogo de 4), pastilhas dianteiras e traseiras (trocadas a cada 60.000 kms), discos travão dinheiros (trocados aos 116.000 kms) escovas-limpa vidros (quase todos os anos) julgo que 1 mínimo e 2 médios, é tudo de origem no carro. registo de longevidade e poupança imbatível.

Trocas de peças mecânicas por defeito foram os 4 injetores aos 60 mil kms e os discos de travão dianteiros aos 27 mil kms. Ambos trocados em garantia e sem custos.

Na última revisão (em outubro de 2017) a oficina avisou-me que o sistema de diagnóstico indicava que a bateria estaria próxima do fim de ciclo de vida.

A bateria pode não dar queixas, mas deixa “sugestões” sobre estar no final - arranques menos “prontos”, vidros elétricos que demoram mais a abrir/fechar após arranque em frio. Não tive nada disso. Por isso lhes disse na revisão de outubro e devo dizer na de amanhã, que se calhar não compensa trocar já e podemos aguardar mesmo até que deixe de dar.

Carro roda praticamente todos os dias e roda sempre 200, 300 kms/dia, nunca fazendo menos de 30-40 kms seguidos entre arranques. Portanto, mesmo que no sistema deles, já dê indicação que bateria estará próxima do fim de vida, acho que a utilização que lhe dou, é favorecedora de durar mais uns bons meses.

Fico na dúvida se o sistema deles não faz por estimativa. De facto, 187.600 kms e 6 anos de vida pode ser indicador para pensar na troca da bateria, mas nos 187 mil kms que o meu já leva, carro fez menos arranques que muitos ao fim de metade desses kms. Por isso o desgaste não será propriamente “igual”.

Amanhã vejo o que me dizem e depois partilho aqui.

Última edição por ntv; 06-06-2018 às 22:49.
Antigo 07-06-2018, 18:55   #567
ntv
Mecânico de 1º Grau

Revisão feita. Troca de óleo e filtros incluindo filtro de ar e de gasóleo (que é feito a cada 2 revisões). Também foi feita a inspeção mais alargada da viatura. Tudo ok para já. Valor total: 359€.

Andei de viatura de substituição (aluguer 67,65€). Foi um X1 16d da nova geração e não o série 3 touring reservado, que estava indisponível. Feedback de condução abaixo.

A bateria não foi preciso trocar. Adia-se de novo. Em princípio para 12/2018 quando está agendada troca do líquido dos travões. (Bateria tem custo fixo serviço value & care de 290€, mão de obra incluída). Também para trocar em dezembro, um suporte do filtro de partículas (foto abaixo), custo total 277,11€.

Ou seja, espera-me uma despesa de 1.000€ redondos pra dezembro incluindo nova revisão e troca de líquido de travões + bateria + tubo flexível do filtro de partículas.

A boa notícia é que filtro de partículas tá impek. Quase 200.000 kms em 6 anos e trajetos longos e altamente favorecedores do funcionamento correto do filtro, deram os seus frutos.

Última edição por ntv; 07-06-2018 às 19:20.
Antigo 07-06-2018, 19:04   #568
ntv
Mecânico de 1º Grau

Sobre o X1... hum... Feedback pior do que esperado.

Foi versão 16d 3 cilindros. Diferenças óbvias pro série 1: carro novo (03/2018 e 1.250 kms), confortável, espaçoso e silencioso. Bem equipado. Só lhe metia umas jantes maiores, de resto tá impek.

Do ponto de vista da condução: embora suave no arranque, no ruído e na utilização normal em geral, motor 3 cilindros transmite uma vibração desconfortável ao pedal de embraiagem nas mudanças de velocidade, mais comum nas desmultiplicações.

Posição de condução fica muito alta, mesmo com o banco na posição mais baixa e o volante nunca permite ficar vertical, como eu gosto e diretamente relacionado com a altura do banco. Apesar de tudo, é confortável e encontrei posição agradável. Simplesmente prefiro a posição de condução do S1. Não gostei da caixa. Mais leve na engrenagem, mais fácil (sobretudo a marcha-atrás) para quem não costuma conduzir BMW, mas não me convenceu. Não foi nem mais suave nem mais rápida que a minha.

Direção: talvez pelos pneus, talvez pelo centro de gravidade mais alto, talvez por ser tração à frente, mas a utilização da direção nunca nos deixa esquecer que é uma direção elétrica. Com tudo o que tem de mal essa afirmação. Muito menos precisa que a do meu série 1 (que também é elétrica) e com peso muito mais inconsistente e com feeling de “falso”. Não gostei.

E portanto, apesar de custar alguns 36 ou 38 mil euros em novo, ter apenas 3 meses e 1.250 kms, desta vez o meu série 1 de 187.000 kms tem uma experiência de condução incrivelmente superior à do carro novo e não falo apenas do comportamento em curva (que é suposto ser sempre superior). Mesmo na suavidade, conforto de condução o meu bate o X1 aos pontos. Tirando ser mais novo e ter melhor aspeto, série 1 tem mais vantagens (para mim) em quase tudo o resto.

Existe sempre a possibilidade que as queixas de feedback da direção ou da vibração no pedal de embraiagem fosse algum defeito desta unidade específica, só conduzindo outro igual para tirar a dúvida, mas não fiquei convencido. Nada mesmo. Para isto prefiro um mini cooper 5 portas ou clubman com o mesmo motor. Muito mais bem conseguido.

X1 que era uma possibilidade de eventual troca (quando fosse o momento) pelo menos nesta motorização deixou de ser.

Próxima revisão vou trazer carrinha série 5 das novas. Muita expectativa para esse.

Última edição por ntv; 07-06-2018 às 19:22.
Antigo 08-06-2018, 05:45   #569
Tofy
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

É bom saber antes de um eventual test-drive Obrigado pela partilha da tua experiência

Bons kilometros
Tofy está desligado   Responder com citação
Antigo 08-06-2018, 07:22   #570
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão

De nada.

É pena e curiosamente quando conduzi o série 2 active tourer 18d de um familiar não tive esse Feedback nem quando conduzi um 216d active tourer do concessionário.

Talvez o X1 como é um pouco mais alto que o série 2 active tourer, afeta mais a experiência de condução. Sobretudo do ponto de vista da direção que nunca se sabe bem o que anda ali a fazer.

Mas pronto. Foi muito útil para mim esta experiência de um dia com o carro. Para muita gente, talvez não sejam pontos negativos, mas por comparação com o que estou habituado e com o meu série 1, para mim, foram.
Antigo 08-06-2018, 07:51   #571
santoscd
Ajudante de Mecânico

Registado em: Mar 2014
Padrão

Eu também ja conduzi o 3 cilindros mas o s1 e concordo que é mais barulhento embora quem os tem se calhar ao fim de uns meses já nem se note...

Mas é sempre curioso que de tudo o que ja conduzi poucos se aproximam ao S1, proximos desta gama claro.

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk
santoscd está desligado   Responder com citação
Antigo 08-06-2018, 12:45   #572
ntv
Mecânico de 1º Grau

Citação:
Publicado originalmente por santoscd Ver Post
Eu também ja conduzi o 3 cilindros mas o s1 e concordo que é mais barulhento embora quem os tem se calhar ao fim de uns meses já nem se note...

Mas é sempre curioso que de tudo o que ja conduzi poucos se aproximam ao S1, proximos desta gama claro.

Sent from my ONEPLUS A3003 using Tapatalk

Sim, é verdade. Claro que os segmentos são diferentes e os propósitos também.

Eu quando digo que o meu é mais suave (é curioso que mesmo tendo quase 188.000 kms é mais suave que um X1 novo) refiro-me não apenas a motor mas sobretudo a atuação dos principais comandos: caixa, volante e pedais. O 3 cilindros até nem é muito ruidoso, penso também que o X1 por ter outro posicionamento (embora para todos os efeitos seja a variante “SUV” do série 1) e ser muito mais recente, tem melhores materiais de isolamento. A direção do X1 é desajeitada. A caixa é inconsistente - inicialmente muito leve mas muito longe da precisão da minha ou comparando com outras caixas mais leves, muito longe das caixas manuais do grupo VW). A vibração do pedal de embraiagem é irritante e perturba a condução e isto tudo somado, rodo muito mais tranquilamente e suavemente a baixa velocidade em cidade no meu série 1 com 188 mil kms do que num X1 novo com 1.250 kms.

Porém, não tenho dúvidas nenhumas que comparado com SUV do mesmo segmento, o X1 será das melhores opções. A comparação com o série 1 é que não é muito justa.

Esta geração (F20) do série 1 vai tornar-se mesmo no último verdadeiramente interessante de conduzir hatchback do mercado. Se avançarem para a tração à frente na nova geração, vão usar uma variante da plataforma deste X1/série 2 active tourer o que vai alterar para pior toda a experiência e satisfação com a condução.

Última edição por ntv; 08-06-2018 às 12:51.
Antigo 23-06-2018, 11:05   #573
Filipe Pedro
Designer Aspirante

Registado em: Dec 2014
Padrão

Infelizmente as tendências de mercado assim o ditam. Comercializar para as massas e esquecer as origens.

É uma pena...
Antigo 23-06-2018, 12:23   #574
ntv
Mecânico de 1º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Filipe Pedro Ver Post
Infelizmente as tendências de mercado assim o ditam. Comercializar para as massas e esquecer as origens.

É uma pena...

Pois é. É pena. Infelizmente. Ficam a sobrar as versões mais desportivas mas que muitas vezes são compromissos para um uso de dia a dia e também substancialmente mais caras.
Antigo Ontem, 07:02   #575
ntv
Mecânico de 1º Grau

192.500 kms atingidos e tudo ok. Meter combustível e andar.

Entretanto fundiu-se o mínimo do lado direito mas assim vai continuar até dez/2018 que não me serve para nada o mínimo e nessa altura vou mudar o líquido dos travões e a bateria.

Última edição por ntv; Ontem às 10:06.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 2 (0 Membros e 2 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar