Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 1 ( E8X, F2X )

Notícias

Série 1 ( E8X, F2X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 1

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 07-11-2019, 14:10   #21
Robb
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por aneker Ver Post
Eu continuo a dizer que é daquelas coisas que não justificam o trabalho. Pessoalmente daria mais valor à qualidade de som porque aquilo que o BMW trás de origem vale ZERO.
Colega,
Sinceramente, pouco me importa se para si se justifica ou não o trabalho da alteração face à utilidade prática nem tão pouco é esse o objetivo do tópico.
Este tópico tem um único objetivo: saber como se realiza a alteração, nada mais!
Quanto ao sistema de som que equipa os BMW de origem, sendo o seu carro um série 1 é normal que o sistema não seja equivalente nem de perto, ao de um série 5 ou mesmo ao de um Mercedes-Benz classe C ou Audi A4. Além do mais, a grande maioria dos utilizadores dos veículos do segmento C não procura um sistema de som topo de gama até porque não é algo que se destaque visualmente num veículo nem tão pouco seja utilizado com frequência no seu máximo desempenho, ao contrário do sistema de AC. Ainda assim, considero o sistema de som base dos série 1 bastante satisfatório.
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2019, 20:21   #22
Garimpa
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jul 2019
Padrão

O sistema de som de fábrica dependendo do tipo instalado é igual em todos os modelos quer seja série 1 ou 5, a porcaria é a mesma. O sistema de som de qualquer carro de outra marca equivalente é melhor sem sequer especificar qualquer modelo.
Garimpa está desligado   Responder com citação
Antigo 15-11-2019, 15:46   #23
aneker
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Nov 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Robb Ver Post
Colega,
Sinceramente, pouco me importa se para si se justifica ou não o trabalho da alteração face à utilidade prática nem tão pouco é esse o objetivo do tópico.
Este tópico tem um único objetivo: saber como se realiza a alteração, nada mais!
Quanto ao sistema de som que equipa os BMW de origem, sendo o seu carro um série 1 é normal que o sistema não seja equivalente nem de perto, ao de um série 5 ou mesmo ao de um Mercedes-Benz classe C ou Audi A4. Além do mais, a grande maioria dos utilizadores dos veículos do segmento C não procura um sistema de som topo de gama até porque não é algo que se destaque visualmente num veículo nem tão pouco seja utilizado com frequência no seu máximo desempenho, ao contrário do sistema de AC. Ainda assim, considero o sistema de som base dos série 1 bastante satisfatório.
Confesso que esta imagem me assustou!
E desmontar o tablier a este nível, no meu carro, só por mim ou com a minha presença a acompanhar os trabalhos. Mãozinhas de fada há muitas e muito provavelmente metade dos parafusos poderiam não voltariam ao sítio.
https://ibb.co/JxBdxVt
Se fosse só trocar o painel por um painel digital eu também era capaz de fazer a troca. Mas, caro colega, hoje em dia nada é impossível, avance e depois conte e ilustre com imagens como correu a instalação porque estas coisas às vezes só custa é começar...

Quanto ao sistema de som, não lhe posso dizer se a maioria dá valor ou não, ou se compram um carro para se destacarem visualmente, mas se provavelmente não dão, é porque nunca ouviram melhor e por isso não estranham...
Quanto ao ser um série 1 ou um série 5, está iludido porque se estivermos a falar do sistema base, é precisamente o mesmo. E também lhe posso dizer que o Mercedes classe C traz instaladas colunas de preço igual ou inferior a 5 euros mas que, mesmo assim, soa melhor do que os da BMW base.
aneker está desligado   Responder com citação
Antigo 15-11-2019, 21:14   #24
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jan 2018
Padrão

Citação:

Se fosse só trocar o painel por um painel digital eu também era capaz de fazer a troca. Mas, caro colega, hoje em dia nada é impossível, avance e depois conte e ilustre com imagens como correu a instalação porque estas coisas às vezes só custa é começar...
Já vi esta operação efetuada num sitio qualquer... Penso que foi num fórum bmw estrangeiro.

É sem dúvida uma intervenção de grande envergadura... Semelhante ao que se tem de fazer em muitos modelos de carros para substituir o radiador do aquecimento.

Citação:
Quanto ao sistema de som, não lhe posso dizer se a maioria dá valor ou não, ou se compram um carro para se destacarem visualmente, mas se provavelmente não dão, é porque nunca ouviram melhor e por isso não estranham...
Não esqueçamos que muita gente não dá outro uso ao rádio do que estar o rádio a dar numa estação de notícias, com a eventual música ocasional. E para isso, qualquer coisa serve.

Isto é mais comum nos carros maiores, associados a gente mais velha, ou seja nos carros mais pequenos das marcas premium a clientela é tendencialmente mais jovem, é mais propensa a ouvir constantemente música.

Eu tenho o sistema de som intermédio (o chamado hifi) e, quando passei do Peugeot 206 para este, estranhei e senti falta do que tinha - era apenas 2 colunas vias separadas frontais, com subwoofer e amp integrado para ambos na mala, tudo da Focal.

Depois, fui-me habituando - já não ouço tanta música, nem subo tanto o volume como antes... É a idade a começar a pesar!
tonirai está desligado   Responder com citação
Antigo 15-11-2019, 21:55   #25
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Confesso que esta imagem me assustou!
E desmontar o tablier a este nível, no meu carro, só por mim ou com a minha presença a acompanhar os trabalhos. Mãozinhas de fada há muitas e muito provavelmente metade dos parafusos poderiam não voltariam ao sítio.
https://ibb.co/JxBdxVt

Quanto ao ser um série 1 ou um série 5, está iludido porque se estivermos a falar do sistema base, é precisamente o mesmo. E também lhe posso dizer que o Mercedes classe C traz instaladas colunas de preço igual ou inferior a 5 euros mas que, mesmo assim, soa melhor do que os da BMW base.
Vou mesmo avançar colega! E já falta pouco!
Quando referi destaque foi no sentido de destaque visual no interior do veículo para quem o conduz e não destaque para quem o "vê de fora" !
Se o colega diz que é assim só me resta acreditar pois não é algo que eu seja detentor de conhecimento. Efetivamente trata-se de uma enorme falha da BMW. Um carro tão carro como o série 5 deveria de ter um sistema de som base decente para os clientes "exigentes" ainda que sem uma assinatura de uma marca.
Relativamente às colunas do classe C, temos um novo cá em casa e posso dizer que o sistema de som base não deixa a desejar e acredite colega, eu sou exigente no sistema de som mediante o valor comercial/segmento do carro! Quanto à questão do valor, melhor para a Mercedes-Benz. É sinal que sabem aproveitar bem os recursos que têm!
A BMW está a começar a ficar para trás no mercado, pelo menos na minha opinião!
Antigo 15-11-2019, 22:01   #26
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Continuando o tema do tópico.
Após a montagem, vou ter de informar o carro sobre já estar equipado com o extra S 534.
Conseguem explicar-me como o faço (programa e umas "luzes" dos passos)?
Existe algum software tão intuitivo como o VAG COM mas para BMW's?
Antigo 15-11-2019, 22:11   #27
TupacTuga
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2014
Padrão

Amigo Robb vais precisar provavelmente do programa “ISTA” vai precisar de : Portátil+”ISTA”+Cabo ENET...(sei que há mais programas)

Aqui no fórum existe muita informação (infelizmente algo dispersa) o que dificulta...mas vamos esperar que alguém que perceba melhor do assunto manifeste “solidariedade”

Depois não se esqueça de umas fotos

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 18-11-2019, 21:02   #28
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por TupacTuga Ver Post
Amigo Robb vais precisar provavelmente do programa “ISTA” vai precisar de : Portátil+”ISTA”+Cabo ENET...(sei que há mais programas)

Aqui no fórum existe muita informação (infelizmente algo dispersa) o que dificulta...mas vamos esperar que alguém que perceba melhor do assunto manifeste “solidariedade”

Depois não se esqueça de umas fotos

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Obrigado pela ajuda Tupac!
Pelo que sei, para os série F o cabo/programa necessário é o E-SYS. O meu problema está no não saber utilizar o programa pelo que das duas uma, ou pago a alguém para codificar o carro ou arrisco e codifico-o eu!
Por mim até fazia um DIY sobre todo o processo. No entanto, já perdi toda a vontade de o fazer porque ninguém dá uma ajuda! E tenho a plena noção de que não faltam utilizadores detentores de todo o conhecimento relativo a codificações de módulos, sites para identificar peças e esquemas elétricos, entre outros. É de lamentar...
De qualquer das formas, se conseguir coloco umas fotos ilustradoras do processo!
Antigo 03-01-2020, 22:03   #29
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Atualização:
O retrofit já está quase concluído. Em breve apresento o veredicto final!
Antigo 04-01-2020, 09:43   #30
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Registado em: May 2014
Padrão

Citação:
No entanto, já perdi toda a vontade de o fazer porque ninguém dá uma ajuda! E tenho a plena noção de que não faltam utilizadores detentores de todo o conhecimento relativo a codificações de módulos, sites para identificar peças e esquemas elétricos, entre outros. É de lamentar...
De qualquer das formas, se conseguir coloco umas fotos ilustradoras do processo!
Sei que agora já vai tarde , já que já está praticamente concluído mas se precisares de alguma dica de como programar ou tiveres alguma dúvida avisa . Boa sorte com isso .
nunorgp está desligado   Responder com citação
Antigo 05-01-2020, 19:31   #31
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por nunorgp Ver Post
Sei que agora já vai tarde , já que já está praticamente concluído mas se precisares de alguma dica de como programar ou tiveres alguma dúvida avisa . Boa sorte com isso .
Muito obrigado colega!
Mais vale tarde do que nunca!
Com muita certeza, irei precisar de umas dicas mais tarde uma vez que pretendo fazer mais retrofit's .
Apesar de existirem alguns manuais online, as instruções acabam por ser um pouco redundantes.
O retrofit ainda não está concluído devido a uma incompatibilidade do módulo da sofagem com todo o hardware do meu carro (pelos vistos já tenho o sistema de sofagem IHKA3 apesar do carro ser pré-LCI - o módulo e o painel que comprei são de um carro dois anos e meio mais velho). Estou à espera que o novo módulo e o novo painel cheguem para concluir a codificação ( com o stress e o receio de fazer algum disparate, contratei uma pessoa para o fazer). Quando estiver concluído, dou o veredicto final!
Antigo 16-01-2020, 21:05   #32
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Retrofit concluído.

Material necessário:
-Sofagem dual zone;
-Climatronic;
-Saídas de ar frontais;
-Saídas de ar traseiras;
-Tubos de ar para as saídas de traseiras;
-Tubos de ar para a zona dos pés (incluem sensores);
-Sensor AUC;
-Sensor de luz e chuva com função de detecção de humidade e posição solar;
-Fichas, fios e pin´s diversos.

Comecei por desmontar o tablier e a consola central, seguidamente a sofagem - diga-se de passagem, os tubos que ligam ao radiador da sofagem são um "bico de obra" para remover - e por fim fiz a instalação da nova sofagem bem como a passagem dos novos fios elétricos.

Ao nível da codificação com o E-SYS: é apenas necessário adicionar à FA do carro o código do extra e seguidamente fazer a codificação de todos os módulos - algo simples. (Devo ter feito, e partilhado aqui, a descoberta do século).

Problemas durante o retrofit:
- Existem alguns parafusos que são "manhosos" para se tirar mas com calma e paciência, a coisa resulta.
- Por me terem dado uma informação errada sobre as compatibilidades, acabei por comprar uma sofagem e um climatronic de um veículo de 2012 que infelizmente não são compatíveis com o meu carro - ano 2014 e alguns módulos do LCI.
Resumindo: acabei por pagar a uma pessoa para me codificar o carro (devido à incompatibilidade do módulo da sofagem com os restantes, a traseira do carro parou de funcionar o que me deixou preocupado e me fez tomar esta decisão em vão) em vão uma vez que o problema estava nos módulos. Comprei módulos (módulo da sofagem e climatronic) compatíveis com o meu carro e, após ter estudado um pouco mais a coisa, codifiquei sozinho o carro e já está tudo a funcionar.

Valores: tudo depende dos negócios que façam. O material na BMW (fichas e pin's) rondou os 10€. O restante rondou os 400€ se descontar a compra de peças erradas e o valor pago em vão pela codificação.

Feedback: Estou super contente com o resultado final. O interior ganha outra vida! Por outro lado, não recomendo a realização deste retrofit por quem não é "batido" na coisa nem pretende passar horas a aprender online e abdicar do carro por dois ou três dias (caso tudo corra bem).

Para concluir, gostaria de expressar o meu desagrado para com a grande maioria dos membros deste fórum. Acho vergonhoso o pessoal perceber do assunto e não se preocupar em ajudar. Na mesma linha, acho também vergonhoso o que muitos fazem - pedirem ajuda e depois não agradecerem, usarem as instruções dos outros e depois não agradecerem e chegarem mesmo ao ponto de lucrar com o trabalho dos outros, entre outras situações.
Mais informo que apesar a vontade não ser pequena, não vou realizar um DIY de todo o processo por uma simples razão: estou cansado de contribuir positivamente para este fórum e praticamente ninguém retribuir quando eu preciso. Os que retribuem são sempre aqueles que apesar de possuirem uma grande boa vontade, não têm conhecimentos suficientes no assunto. No entanto, fico grato pelo seu contributo.

Resta me realizar o carregamento do AC e desfrutar do novo extra!
Antigo 16-01-2020, 21:36   #33
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Só dei conta deste tópico agora, mas gabo-te a coragem de fazer isso em casa e sozinho! Assim vale a pena!

Em relação ao comentário sobre o Fórum, é relativo... Retrofit e mexer especificamente nisso, não é muito comum. Eu falo por mim, tenho curso de Mecatrónica Automóvel e mesmo assim tenho receio de codificar/mexer no software do carro. Aqui pelo Fórum não tens muita gente que seja "chapa 5" nessa matéria.

Mas no entanto, percebi o que quiseste dizer!

Resta-me dizer que se ficou bem feito e se usufruis do extra novo, isso é que interessa amigo!
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 13-02-2020, 09:40   #34
Orvalho
Lavador

Registado em: Feb 2020
Padrão

estou interessado em actualizar o painel do ar condicionado , colocar painel com visor digital .
bmw 116d ED LCI de final de 2015, alguem pode ajudar . obrigado
Orvalho está ligado agora   Responder com citação
Antigo 14-02-2020, 18:55   #35
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Orvalho Ver Post
estou interessado em actualizar o painel do ar condicionado , colocar painel com visor digital .
bmw 116d ED LCI de final de 2015, alguem pode ajudar . obrigado
Olá colega.
Para que tudo funcione terá que colocar todo o material que indiquei anteriormente!
Tenha em atenção a compatibilidade das peças com o seu carro.
Alerto também para a dimensão e dificuldade do serviço. Se não está habituado a mexer no carro, sugiro que contacte algum profissional!
Antigo 16-02-2020, 20:08   #36
Orvalho
Lavador

Padrão

Apenas pretendo mudar o painel de analógico para digital, tinha ideia que seria apenas mudar o painel e codificar, não pretendo dual apenas ficar estéticamente mais bonito, acho o painel com LCD mais bonito, sei que vou ficar apenas com uma zona.
Antigo 09-04-2020, 15:27   #37
Orvalho
Lavador

Padrão retrofit bmw 116 d lci - climate

Citação:
Olá colega.
Para que tudo funcione terá que colocar todo o material que indiquei anteriormente!
Tenha em atenção a compatibilidade das peças com o seu carro.
Alerto também para a dimensão e dificuldade do serviço. Se não está habituado a mexer no carro, sugiro que contacte algum profissional!
trocando o painel pelo digital e codificando o mesmo deverá funcionar
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar