Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 2 ( F22 )

Notícias

Série 2 ( F22 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 2

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 26-04-2014, 20:00   #1
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão Qual é mais rápido: BMW M3 CSL ou M235i

Em 2003 a BMW lançou uma edição limitada mais radical do M3 E46. A receita tinha os ingredientes de qualquer preparação para as pistas: mais potência, menos peso, suspensão ainda mais desportiva e um pacote de tecnologias para andar mais rápido.

Por isso, o CSL não tinha isolamento acústico, nem ajustes eléctricos nos bancos, e nem mesmo revestimento no porta-malas. O teto era de fibra de carbono, e ajudava com 7 dos 110 kg reduzidos no total. Enquanto isso, o motor ganhou 18 cv com novas árvores de cames mais agressivas com maior levantamento, sistema de admissão maior, com coletor de fibra de carbono e novas válvulas. Por fora, o kit aerodinâmico de fibra de carbono usava um pouco do know-how obtido na parceria com a escuderia de Sir Frank Williams na Fórmula 1 — de onde também veio a tecnologia da caixa SMG II, com embraiagem simples de actuação hidráulica automatizada.

O resultado foi um desportivo de 1.385 kg distribuídos igualmente entre os dois eixos, e 361 cv de potência baptizado de Coupe Sport Leichtbau, ou cupê desportivo de baixo peso — mas você pode chamá-lo de M3 CSL. Com características de desempenho tão puras e uma produção limitada a 1.400 unidades, o modelo é considerado por muitos entusiastas e jornalistas como o melhor M3 alguma vez feito.

Com essas credenciais, não surpreende que o M3 CSL tenha preservado um bom valor de revenda em qualquer lugar do mundo. Na Inglaterra, por exemplo, um exemplar em bom estado custa cerca de £ 30.000 libras, enquanto um M3 convencional da mesma época pode ser comprado por 1/5 deste preço.

Coincidentemente, £ 30.000 é o que custa o novo M235i. Ele tem o mesmo porte do antigo CSL, e também usa um seis-em-linha, porém com 326 cv e um turbo twin-scroll soprando ar para o motor. Diante dessa feliz coincidência, os britânicos do AutoExpress fizeram a pergunta que todos fariam. Qual dos dois você levaria para casa: o novo clássico e o último M3 a unir leveza e motor aspirado ou seu irmão moderninho e turbinado, com disposição de sobra a qualquer hora?

Para ajudar a escolha, eles levaram os dois modelos para a pista para umas voltas de aquecimento e outras cronometradas.

Algum palpite sobre o vencedor? Palpita-me que ninguém acertará...

O vídeo é legendado em inglês, mas as legendas podem ser traduzidas automaticamente pelo YouTube

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 26-04-2014, 22:33   #2
Daniel Almeida
Lavador

Registado em: Jan 2014
Padrão

Eu estou como ele, queria os 2 na minha garagem
Um com todos os confortos e gadgets da actualidade, para andar no dia a dia, e o outro para sentir o prazer de conduzir um carro de "corridas"

Isto era se eu tivesse maozinhas para segurar um ou outro no seu auge
Daniel Almeida está desligado   Responder com citação
Antigo 27-04-2014, 10:03   #3
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

O 235i deve andar mais, mas não te da a adrenalina dum M3 a meu ver...
Mas vou ver o video hehhe
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 28-04-2014, 21:03   #4
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
O 235i deve andar mais, mas não te da a adrenalina dum M3 a meu ver...
Mas vou ver o video hehhe
Eu também acho que será o M235i o mais rápido.

Já agora um vídeo alternativo de um duelo também insuspeito e cujo resultado pode ainda ser mais surpreendente.

PS: atenção que adoro o M3 E46 e adorava ter um. Mas percebo o que querem dizer sobre novos motores turbo e sua disponibilidade. O CSL para mim só tem um defeito que é não ter caixa manual

Última edição por lude; 29-04-2014 às 01:56.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 28-04-2014, 21:14   #5
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão

muito bom. De facto não acertei. Se bem que, M235i com caixa auto talvez teria sido mais rápido.
Antigo 29-04-2014, 08:44   #6
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ntv Ver Post
Já agora um vídeo alternativo de um duelo também insuspeito e cujo resultado pode ainda ser mais surpreendente.
Duplicado... isso ja esta no forum
Mas como nem fica mal neste post, deixo-o ficar
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 29-04-2014, 10:14   #7
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
Duplicado... isso ja esta no forum
Mas como nem fica mal neste post, deixo-o ficar
Não sabia que já estava no fórum. Senão não tinha colocado, mas também acho que vem a propósito do tópico.
Antigo 06-06-2014, 19:20   #8
TSLors
Lavador

Registado em: Aug 2013
Padrão

Prefiro o CSL
TSLors está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar