Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 8 ( E31 )

Notícias

Série 8 ( E31 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 8

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 09-03-2009, 04:39   #1
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão Série 8... O BMW mais bonito de todos os tempos!

Não há aqui nenhum proprietário de um série 8???

O carro é espectacular e possui um dos poucos motores V12 da BMW!

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 09-03-2009, 13:28   #2
M-Maika
Moderador

Registado em: Oct 2008
Padrão

+1000000
EDC ( electronic damper control )
Jantes 19 OZ Ultraleggera HLT
GruppeM Ram AIR com filtro ar K&N
Escape completo SuperSprint Race

Projecto: http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=70

Fotos BMW M3: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=2
Fotos Tema BMW M3 frente a frente Porsche GT3 RS: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=121
M-Maika está desligado   Responder com citação
Antigo 09-03-2009, 16:28   #3
lude
Moderador

Padrão

O motor V12 está tão bem feito e equilibrado que não transmite vibrações.

Há uns vídeos no Youtube onde se vê o capot aberto com uma moeda ao alto.
Metem o motor a trabalhar sem a moeda cair!

Infelizmente, agora só enontrei com o carro já a trabalhar

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 09-03-2009, 18:20   #4
apocalypsealexi
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Dec 2008
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para apocalypsealexi
Padrão

pooooorn :P

528i e39
apocalypsealexi está desligado   Responder com citação
Antigo 09-03-2009, 19:02   #5
M-Maika
Moderador

Padrão

Videos porreiros.

Obrigado por partilhares.

Cumprimentos,

Maika

Fotos Tema BMW M3 frente a frente Porsche GT3 RS: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=121
Antigo 11-04-2009, 22:22   #6
PauloNovo
Mecânico de 3º Grau

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para PauloNovo
Padrão

Bom video... Fiquei surpreso!
Antigo 09-10-2009, 00:28   #7
ickas_pt
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Sep 2009
Padrão

Já agora, sabiam que este V12 são na realidade 2 motores V6 unidos e que podem trabalhar um independente do outro?

É quase como que o carro pudesse trabalhar apenas com "meio motor".

Giro, não?
ickas_pt está desligado   Responder com citação
Antigo 09-10-2009, 08:05   #8
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ickas_pt Ver Post
Já agora, sabiam que este V12 são na realidade 2 motores V6 unidos e que podem trabalhar um independente do outro?

Giro, não?
wow
Estamos sempre a aprender até morrer.

Não tinha conhecimento de tal info.
Obrigado por partilhares.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 09-10-2009, 11:08   #9
ickas_pt
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Sep 2009
Padrão

É, vou aprendendo com o meu mecânico.

Atenção que ele não é nenhum "entendido/artista".

É pessoa da maior confiança. É chefe de mecânica no S. Conrado, com formação constante (desloca-se diversas vezes à BMW Alemanha) para cursos de formação, tendo em casa diversos diplomas (inclusive em Alemão) a atestarem da sua capacidade.

Sinto-me muito mais bem servido com ele, do que num concessionário BMW.
ickas_pt está desligado   Responder com citação
Antigo 17-10-2009, 01:59   #10
viper
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ickas_pt Ver Post

Giro, não?
Yeap, descobri essa quando li sobre a conversão de motores BMW V12 a... GPL
Os instaladores realmente confirmam que são 2 motores de 6 cilindros com 2 centralinas distintas.
Assim, converter para GPL é praticamente 2x mais caro (tem que levar 12 injectores, 2 centralinas, 2 vaporizadores, etc).
viper está desligado   Responder com citação
Antigo 14-11-2009, 08:35   #11
olegpe
Lavador

Registado em: Nov 2009
Padrão

Boas,
Sou um dos felizes proprietários de um e31 850i de 1991.
Este motor é suberbo, tem 300 cv Alemães puros, não são Japoneses... .
Mais parece que estão disponíveis logo a partir das 1000rpm.

Tudo neste motor é a duplicar, tem duas bombas de gasolina (alta pressão), dois filtros de gasolina, duas centralinas, duas borboletas de admissão, dois medidores de massa de ar, dois filtros de ar, dois rotores, duas tampas de distribuição, duas bobines...

Não tenho a certeza se trabalha só metade do motor quando não precisa, para isso teria de cortar a injecção e abrir todas as válvulas para aliviar a pressão nos cilindros (acho que isso não faz porque tem uma arvore de cames normalíssima).

ATENÇÃO: Tudo neste carro é CARO excepto as velas, filtros e lâmpadas.

Quando à assistência BMW, pelo menos em Braga, é uma miséria, para não dizer DESGRAÇA. Tenho informação OFICIAL, que nenhum mecânico BMW Portugal, teve formação neste carro, com a justificação, que não se vendeu em número suficiente para justificar o investimento da formação. VERGONHA BMW PORTUGAL, e as garantias internacionais, é a fama do "Portuguese Style" do DESENRASCA, que dá pró torto.

Para mudar o motor do limpa vidro levaram 2 semanas, não o sabiam desmontar (1 semana à espera da peça) perto de 700€ de reparação.
Cheguei á conclusão que BMW oficial PORTUGUESA é para esquecer.

Como sou apaixonado pelos BMW's e gosto de sujar as mãos, resolvi fazer euu mesmo todas as reparações que fossem necessárias, até ao momento com sucesso.

Comprei o carro usado, o antigo dono, realizava a manutenção na BMW de Braga, mostrou-me o historial todo, desde que foi importado da Alemanhã.
Para mudar o óleo encomendei na BMW o filtro para um e31 850i Automático de 1991, e tomaram nota do n.º de Chassis.
Tal é o meu espanto que quando vou a retirar o filtro vejo que é igualzinho ao novo que me venderam, e que este não encaixava no "copo", tinha uma folga enorme, ou seja NÂO FILTRAVA, o óleo circulava por todo o filtro sem fazer o circuito de filtragem.
Fui à "realoem parts" tirar a ref. do filtro e encomendei, totamente diferente do que me venderam anteriormente. estavam a vender-me o filtro do modelo mais recente do e31.

Tive um problema com os "DK motors", em que me acendeu a luz EML, e o motor vibrava sem potência. Liguei para a assitência BMW, disseram-me que era algum problema no motor, que tinha de lá levar o carro. Com esta explicação entendi que ainda sabiam menos do que eu.
Por isso fui a onde todos vão... À INTERNET ao GOOGLE, e rápidamente encontrei a descrição do problema. Eram as borboletas de admissão que avariavam fácilmente. Novas na BMW são cerca de 1000 cada, na Bosch são 600€ + IVA, se não me falha a memória (não sei se a venderiam porque todas as peças deste carro têm exclusividade da BMW, ou seja só a BMW as pode vender).
Como eu quando era miudo desmontava TUDO, resolvi fazer o mesmo, está estragado e está, toca a desmontar... descobri que era uma peça interna dessoldada (sensor de posição da borboleta), soldei novamente os contactos e resolvi o problema, aproveitei para lubrificar os carretos internos que actuam na borboleta (estava tudo seco, e meio preso, nunca viram lubrificante). Esta peças são feitas mesmo para avariar...
Com uma manhã de trabalho poupei apenas 1200€.

Caso tenham alguma questão, estou ao dispor.
Abraços
Olegpe

Última edição por olegpe; 14-11-2009 às 08:44.
olegpe está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2009, 01:22   #12
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por olegpe Ver Post
Boas,
Sou um dos felizes proprietários de um e31 850i de 1991.
Parabéns pela máquina, na minha opinião é o mais bonito e espectacular carro da BMW. Fantástico mesmo

Trata-se de um modelo raro, apenas foram produzidos 20.072 carros no mundo inteiro.
Mais raro, só mesmo o modelo 850CSi, do qual foram produzidos apenas 1.510 unidades.

Já agora, alguns dados:
0-100Km/h em 7.4s
0-1000m em 27.0 s

Quanto à relações de caixa, temos:

Manual Europa:

Manual USA:

Automatica 4 velocidades, Europa:

Automatica 4 velocidades, USA:

Antigo 16-11-2009, 01:23   #13
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Este motor é suberbo, tem 300 cv Alemães puros, não são Japoneses... .
Mais parece que estão disponíveis logo a partir das 1000rpm.
Não percebi essa dos cavalos puros... Não conheço cavalos mais puros do que os Japoneses.
Por exemplo, um Honda NSX tem metade dos cilindros, quase metade da cilindrada, e apenas menos 15cv de potência.
Trata-se de um motor mais desenvolvido, com melhor potência específica.

Quanto aos cavalos estarem disponíveis logo desde as 1000rpm, estás enganado. O binário máximo é atingido apenas às 4000rpm.
É tudo uma questão de ter termos de comparação... Um carro da BMW em que o binário parece estar todo disponível logo desde as
1000rpm é o fantástico BMW 335i. Neste, o binário máximo aparece logo às 1300rpm, o que absolutamente fantástico num carro a gasolina.

Citação:
Não tenho a certeza se trabalha só metade do motor quando não precisa, para isso teria de cortar a injecção e abrir todas as válvulas para aliviar a pressão nos cilindros (acho que isso não faz porque tem uma arvore de cames normalíssima).
Na altura em que o carro foi feito, ainda não existiam as preocupações ambientais que existem hoje em dia.
Mesmo agora, desconheço que a BMW tenha algum carro capaz de "desligar" cilindros desnecessários.

Mas, efectivamente essa tecnologia existe! Um carro que a utiliza já à bastante tempo é o Honda Accord V6, que
pode trabalhar em 3, 4 ou 6 cilindros. A Honda designa essa tecnologia como VCM (Variable Cylinder Management).

Onde a BMW domina em termos de consumos é nos automóveis a diesel. As emissões de CO2 estão directamente
relacionadas com os consumos e os carros da BMW são os que emitem menos CO2 nas respectivas classes.

Citação:
Para mudar o motor do limpa vidro levaram 2 semanas, não o sabiam desmontar (1 semana à espera da peça) perto de 700€ de reparação.
Cheguei á conclusão que BMW oficial PORTUGUESA é para esquecer.
Não podes generalizar dessa forma. O que poderás dizer é que a oficina onde te dirigiste é para esquecer.
É completamente ridículo demorar 1 semana para mudar o motor do limpa vidro. Isso apenas prova apenas a incompetência da oficina onde te dirigiste.
Será que nenhuma oficina da rede oficial da BMW tem mecânicos capazes de efectuar o serviço em 30 minutos? Claro que sim! Tiveste foi o azar de ir à oficina errada...

Citação:
encomendei na BMW o filtro para um e31 850i Automático de 1991, e tomaram nota do n.º de Chassis...este não encaixava no "copo", tinha uma folga enorme, ou seja NÂO FILTRAVA, o óleo circulava por todo o filtro sem fazer o circuito de filtragem.
Também já me venderam componentes errados para alguns dos meus carros.
Convém estarmos bem atentos, porque há muita negligência no ramo automóvel!!

Citação:
resolvi o problema, aproveitei para lubrificar os carretos internos que actuam na borboleta (estava tudo seco, e meio preso, nunca viram lubrificante). Esta peças são feitas mesmo para avariar...
Com uma manhã de trabalho poupei apenas 1200€.
Pois... Muitas vezes o trabalho fica mais bem feito se formos nós a fazê-lo, do que sendo feito pelos mecânicos da marca que têm pouco tempo e como tal fazem tudo a despachar!
Tenho estórias para contar que davam para escrever um livro... Depois de saber certas coisas, passei a acompanhar sempre pessoalmente as revisões dos meus carros.
Relativamente às oficinas que não deixam acompanhar o trabalho dos seus mecânicos, digo-lhes logo que então não estou interessado em ser cliente deles.

PS: Acabei de criar um tópico que é capaz de ser interessante para qualquer proprietário de um Série 8: http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=854

Antigo 16-11-2009, 15:23   #14
olegpe
Lavador

Registado em: Nov 2009
Padrão

Muito Obrigado pelos comentários realizados!

Quando falo em cavalos puros, falo porque já conduzi um civic Vtec de 1.6 160cv, e não percebi o porque de tanta fama, 160cv onde andam eles? a pastar nas 8000rpm? isso para mim não é motor.

Abraços
olegpe está desligado   Responder com citação
Antigo 21-11-2009, 07:35   #15
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Quando falo em cavalos puros, falo porque já conduzi um civic Vtec de 1.6 160cv, e não percebi o porque de tanta fama, 160cv onde andam eles? a pastar nas 8000rpm? isso para mim não é motor.
São opiniões... Há quem aprecie motores feitos com filosofia "de corrida", bem rotativos.
Por outro lado, é claro que também há quem não goste de andar a "puxar" as mudanças
e prefira as baixas rotações. Por exemplo, grande parte dos cidadãos americanos
prefere os "lazy V8" do que um bom motor rotativo como por exemplo de um M3 e46

Por exemplo eu tenho cá em casa um BMW 325i e um Honda Prelude e aprecio muito mais o motor do Prelude.
Não só é mais rotativo, como parece ter menos de metade da inércia. Mas, isso é fácil de perceber ao
consultar a literatura da Honda. O motor do Prelude foi feito para que as partes móveis tivessem o
mínimo de inércia e até as simples correias do motor são mais leves do que as dos motores normais.
Mesmo as paredes dos cilindros são em materiais avançados (FRM) de forma a possuir não só uma
enorme resistência mecânica e térmica, como também a baixar o atrito e aumentar a rotação.

Na revista Auto-Hoje em que fizeram o comparativo entre os fantásticos Bmw M3, Mercedes C63,
e Lexus IS-F http://www.autohoje.com/index.php?Itemid=360 também podemos verificar
que a filosifia de construção dos motores destes 3 automóveis foi bastante diferente:

BMW M3: motor 4.0 com 420 cv, o mas mais «rotativo», a chegar às 8300 rpm. Binário de 400Nm
Lexus IS-F: motor 5.0 com 423 cv a chegar às 6600 rpm, mas com um binário de 505Nm
Mercedes C63 AMG: motor 6,2 com 457cv às às 6800 rpm, com destaque para os 600 Nm.

Falando apenas em motores (e não nos automóveis em si), já percebi que valorizas mais o motor
do Mercedes porque é menos rotativo mas tem mais força (binário) e como tal não é necessário
andar a puxar as mudanças até às 8300rpm como no M3.

Eu, pelo contrário, valorizo o motor do M3. É necessário um esforço de engenharia muito superior
para fazer este motor do que os outros dois e isso acontece não só na fase de desenvolvimento,
como também depois na produção em série onde há tolerâncias muito inferiores tanto nos próprios
componentes como na sua montagem.
O que acontecia se retirássemos o limitador de rotação ao Mercedes e fizessemos o motor rodar
às 8400rpm como é possível com o do BMW M3? O motor AMG pura e simplesmente desintegrava-se!

Já agora, aproveito para deixar o link para um jogo oficial BMW (gratuito): http://origin.bmw.com/BMW_M3_Challenge.zip
Atenção que este M3 Challenge não é um "Need for Speed", é preciso saber conduzir a sério

Última edição por lude; 21-11-2009 às 08:09.
Antigo 26-02-2010, 20:35   #16
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão 850i Alpine

Para mim é o carro mais bonito que a BMW já fez até hoje...

eu já tive o prazer de conduzir um 850i com o kit Alpine, sentia-me o maior do mundo, como se ninguêm me podesse tocar, enfim espero voltar a repetir a emoção

bastava um pequeno toque no acelerador para sentirmos o corpo a colar no banco e o barulhinho do V12 simples IMPERSIONANTE aquele roncar.

engraçado foi quando o motor chegou á temperatura normal e eu sem me perceber sentia bastante calor dentro do carro e achava esquesito porque estavamos no inverno, chuvia e fazia bastante frio, até que me apercebi que o calor que estava dentro do carro vinha do motor, ou seja, naquele carro só se conseguia andar com o ar condicionado ligado

adorei a experiência, foi unica...

cpm
pmomarques está desligado   Responder com citação
Antigo 28-04-2010, 07:27   #17
Mustang82
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Mar 2010
Padrão

Amigos se vocês tal como eu adoravam este modelo, então vejam isto:

http://www.autoportal.iol.pt/noticia...anamera-da-bmw

Só não gostei do termo "panamera" ao nosso série 8, tirando isso, está simplesmente brutal
Mustang82 está desligado   Responder com citação
Antigo 28-04-2010, 07:38   #18
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Acredito mais que o Gran Coupé se trate mais da nova geração de série 6, um série 8...
(embora refiram ambos no artigo)
Antigo 28-04-2010, 07:48   #19
Mustang82
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Chelsea Ver Post
Acredito mais que o Gran Coupé se trate mais da nova geração de série 6, um série 8...
(embora refiram ambos no artigo)
Precisamente fiquei com essa dúvida, contudo depois de pesquisar um pouco pelo portal da BMW relativo a supostas novidades eles informavam um futuro série 8, daí ter colocado neste tópico. Entretanto se se confirmar tratar de um série 6 eu altero isto.
Edit: tens razão trata-se de um série 6 redesenhado, peço desculpa aqui vai ao link, se possível aos mod´s para recolocarem no tópico certo http://translate.google.pt/translate...w.bmwblog.com/

Última edição por Mustang82; 28-04-2010 às 07:52.
Mustang82 está desligado   Responder com citação
Antigo 28-04-2010, 08:57   #20
Chelsea
Mecânico de 2º Grau

Padrão

Não tens nada que pedir desculpa, ora essa...o importante é partilhar a informação!

Eu já tinha lido umas coisas sobre isso, e foi por isso que fiquei com a convicção do série 6.

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar