Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 15-11-2020, 15:40   #1
Firmino Guedes
Lavador

Registado em: Nov 2020
Padrão Ajuda, BMW 316i não pega

Boa tarde a todos sou membro novo por aqui mas já vos sigo a muito tempo pois sempre quis ter um BMW.

BMW 316i 1991

Passo a explicar o problema do meu bichinho.

O carro teve parado 2 meses estava com 2 problemas e como usava só o carro ao fim de semana ficou para lá encostado, era uma das mangueiras que estava abracedeira desapertada e estava a sair gasolina e o tubo de escape que des-soldou da panela. (já resolvido).

Continuou parado mais um mês.
Agora surgiu uma oportunidade para vender e comprar outro e quando o fui por a trabalhar notei que a bateria tinha morrido então pegou de mama, pegou bem.

Verifiquei o óleo e estava um pouco abaixo então abri a tampo do motor e acrescentei (com ele ligado) e ele foi abaixo e nunca mais ligou.

O que já fiz:

Fiz o teste com o multímetro a todos os fusíveis e relés que estão do lado direito do motor(estava tudo bem)

Fui ao banco detrás do lado do condutor fazer o teste a bomba (estava ok), não a desmontei para ver se estava entupida (próximo passo).

Fui ver os cachimbos e um deles por dentro falta aquele rebordo onde faz o encosto a vela.

Coloquei a bateria da volvo v40 lá para ver se pegava e nada, o motor de arranque funciona.

Uma Coisa que me deixou bastante intrigado foi o seguinte :
Até posso estar a dizer a maior barbaridade

Quando tento colocar o carro a trabalhar mesmo que o carro não pegue não devia sair um pouco de fumo pelo escape?

Desde já agradeço ajuda de todos

Obrigado cumprimentos

Última edição por Firmino Guedes; 15-11-2020 às 15:44.
Firmino Guedes está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 15-11-2020, 15:57   #2
Valério
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Aug 2020
Padrão

Amigo
Colocar óleo com o motor a trabalhar??? Sério???
Não sei como funciona esse motor mas em Muitos motores a gasolina o tubo que faz o respiro do Carter de óleo vai ligar ao coletor de admissão ou seja isso coloca todo o bloco do motor sob vácuo....
Se retiras a tampinha para meter óleo o motor deixa de ter o tal vácuo....
Agora.... Normalmente quando isso acontece os motores aceleram para compensar a perda...
Mas talvez o motor tenha entrado em modo safe...
Tens possibilidade de ligar uma máquina de diagnóstico?

Enviado do meu JAT-L41 através do Tapatalk
Valério está desligado   Responder com citação
Antigo 15-11-2020, 16:12   #3
Firmino Guedes
Lavador

Registado em: Nov 2020
Padrão

Boa tarde Valério mal o carro desligou-se vi logo que tinha feito asneira.
Logo a seguir tentei ligar ele ligou e foi logo abaixo.

Quando meti o óleo ele acelarou um pouco e foi morrendo ate ir abaixo completamente.

Não tenho possibilidade de ligar uma máquina diagnóstico, nem sei se estes carros aparece alguma coisa viste ser de 1991.

Como posso saber se entrou em safe mode?

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos
Firmino Guedes está desligado   Responder com citação
Antigo 17-11-2020, 11:23   #4
N53
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Apr 2017
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Valério Ver Post
Amigo
Colocar óleo com o motor a trabalhar??? Sério???
Não sei como funciona esse motor mas em Muitos motores a gasolina o tubo que faz o respiro do Carter de óleo vai ligar ao coletor de admissão ou seja isso coloca todo o bloco do motor sob vácuo....
Se retiras a tampinha para meter óleo o motor deixa de ter o tal vácuo....
Agora.... Normalmente quando isso acontece os motores aceleram para compensar a perda...
Mas talvez o motor tenha entrado em modo safe...
Tens possibilidade de ligar uma máquina de diagnóstico?

Terá aspirado algum óleo para o colector de admissão pela valvula PCV?

Eu nesse caso verificava as velas também, a ver se não estão encharcadas em oleo.
N53 está desligado   Responder com citação
Antigo 17-11-2020, 19:30   #5
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Provavelmente encharcou as velas com o óleo, porque ao acrescentares óleo com o mesmo a trabalhar ele vai aspirar o óleo para os cilindros.
Tira as velas fora, tiras o relé da bomba de gasolina e dá à chave para ele rodar um pouco o motor. Aproveita e trocas já as velas porque essas já foram.
Antes de meteres as novas limpa o sitio das velas com spray de travões e voltas a rodar o motor. Metes as velas e tentas de novo.
Após isso o motor deverá de pegar. Não tem como não pegar tendo as velas em condições. Desde que o sistema de combustível esteja OK.
Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 18-11-2020, 19:23   #6
Madlima
Lavador

Registado em: Jun 2020
Padrão

Concordo. Terá a priori molhado as velas com óleo, e agora devem estar meias isoladas. Remove e limpa a ver.
Madlima está desligado   Responder com citação
Antigo 18-11-2020, 21:44   #7
Valério
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Calma pessoal.....
O óleo não vai assim para a admissão...... Só apenas alguns vapores....
Possívelmente o carro para compensar a perda de vácuo ele injectou mais gasolina encharcando as velas mas isso no dia seguinte deveria de pegar... A não ser que as velas já estivecem gastas....
Retira as velas e limpas com um pouco de spray de limpeza de travões.... Se for preciso substitui as velas.....
Não são nenhuma fortuna....
Já que estás a mexer vê também se os cabos estão bons....
Esse carro faz a injeção no carburador ou no coletor?

Antigo 19-11-2020, 11:12   #8
N53
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Apr 2017
Padrão

Citação:
Calma pessoal.....
Possívelmente o carro para compensar a perda de vácuo ele injectou mais gasolina encharcando as velas mas isso no dia seguinte deveria de pegar... A não ser que as velas já estivecem gastas....
Retira as velas e limpas com um pouco de spray de limpeza de travões.... Se for preciso substitui as velas.....

Eu certezas não tenho nenhumas, mas com a tampa aberta a valvula pcv deixa de funcionar de forma "normal" e pode ter força suficiente para aspirar algum óleo dependendo da sua localização e a da tampa de óleo (não conheço o motor).

Quanto ao encharcar por excesso de combustivel, a resposta está mesmo no que você está a dizer, o carro com excesso de ar, lamda >1, compensou com mais combustível, equilibrando a mistura, em atingindo lambda 1 está equilibrado e para de compensar, logo esteve foi algum tempo com ar a mais nos cilindros (que entrou pela pcv) até adaptar, não esteve com combustível a mais, logo é pouco provável penso eu.

No entanto não muda nada no que o Sr Firmino tem de fazer, que é verificar as velas
N53 está desligado   Responder com citação
Antigo 20-11-2020, 17:56   #9
Madlima
Lavador

Registado em: Jun 2020
Padrão

Citação:
Calma pessoal.....

Pois, só que com o motor a trabalhar, pode passar pela pcv ou valvulas com eventuais excessos de pressão momentânea ao colocar o óleo. De lembrar que o motor estava em funcionamento. Daí dizer para verificar.
Madlima está desligado   Responder com citação
Antigo 20-11-2020, 18:30   #10
Valério
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Madlima Ver Post
Pois, só que com o motor a trabalhar, pode passar pela pcv ou valvulas com eventuais excessos de pressão momentânea ao colocar o óleo. De lembrar que o motor estava em funcionamento. Daí dizer para verificar.
Ainda assim dúvido MUITO que o óleo passe para a admissão.....

Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar