Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 20-07-2016, 12:35   #241
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jmcdpereira Ver Post
Gasóleo para mim é como a lenha...
é do mais barato, é para arder
Humm.
Percebo o que dizes, mas as contas estão um pouco ao lado.

O que te importa é queimar o menor número possível de euros por cada 100Kms percorridos.

Pode ser mais caro na altura da compra, mas se a redução no consumo compensa o aumento de custo por litro...

Exemplo com valores meramente ilustrativos :

10L/100 @ 2€/litro = 20€/100Kms
9L/100 @ 2,1€/litro = 18,9€/100Kms

Neste caso, eu prefiro queimar o combustível mais caro.

P.S.: Estou a ignorar por completo todos os restantes efeitos, relativos a desgaste e problemas a longo prazo causados por combustiveis de menor qualidade.
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 20-07-2016, 13:55   #242
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rúben Kakuako Ver Post
A minha tanto anda com Intermarche, como Galp, como Repsol, como BP, como Prius, é a que fizer mais barato
Sim eu também vou ao mais barato, mas tendo em conta que agora passo por um intermarché e está quase sempre 1 ou 2 cents abaixo das restantes..

Também tenho desconto na repsol mas mesmo assim fica mais caro, e uma vez fui lá porque tinham 10cent abaixo do normal anunciado, meti e a gaja disse que o preço estava errado e era o preço normal. Desde aí nunca mais lá meti os pés.

Citação:
Publicado originalmente por kitano Ver Post
Eu sempre tive gasosas com mais de 200cv, nunca consegui notar diferença entre 95 e 98.

Mas o defeito deve ser meu...

Diferenças ente gasoleo simples ou aditivado nunca consegui notar também...
Pois não sei em quais se nota mais, o meu pouco mais tinha que 50cv quando era novo á 35 anos atrás.. Notava-se diferença, mas era algo mínimo e que eu dispensava bem...

Citação:
Publicado originalmente por zdejota Ver Post
nao concordo a 100% no que diz respeito aos motores antigos paparem tudo

no meu caso que e um antigo m51, e esquisito

ha uns anos metia do intermarche por ser barato, e a unica bomba que havia na zona era a galp e era carissima(pouca concorrencia)

so em pacos de ferreira e que havia outra de jeito (prio)com biodiesel e atestava quando tinha oportunidade

"Falta de potencia", nao desenvolve nas subidas, ficava abafado o motor.

ate ir a um mecanico do sitio que recomendou usar aditivo ou gasoleo do mais caro que ja e aditivado

a partir dessa altura duns anos pra ca, mesmo que meta gasoleo simples do jumbo, meto um frasco do aditivo diesel
e nao se queixa nem fica amorfo.

a diferenca das medias, dependera sempre da conducao, da estrada e dos pneus,da saude do proprio motor, nunca se ira fazer uma coisa exacta, mas e so pra fazer uma ideia

faco muitos mais km com combustivel da repsol do que com do jumbo, e a qualidade sempre faz diferenca no rendimento do veiculo

pra malta que usa qualquer coisa de sirva pra queimar pra dentro do deposito dos respectivos tds a mim custa um pouco a acreditar pois sao motores esquisitos com aquilo que bebem

existe um estudo da deco em relacao aos combustiveis e se a memoria nao me falha os carros mais recentes na notam muito a diferenca mas os antigos sim, mas nao encontro esse link, se alguem me corrigir agradeco

psso uso repsol porque tenho desconto da seguradora e porque tenho umas quantas perto de mim lol)
Atenção estou a dizer que andam.. não estou a dizer que andam o mesmo... Tal como disse acima, o carro tem 35 anos, é a gasolina e nem sequer é bmw...
Dr_Lion está desligado   Responder com citação
Antigo 20-07-2016, 14:26   #243
jmcdpereira
Designer

Registado em: May 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post
Humm.
Percebo o que dizes, mas as contas estão um pouco ao lado.

O que te importa é queimar o menor número possível de euros por cada 100Kms percorridos.

Pode ser mais caro na altura da compra, mas se a redução no consumo compensa o aumento de custo por litro...

Exemplo com valores meramente ilustrativos :

10L/100 @ 2€/litro = 20€/100Kms
9L/100 @ 2,1€/litro = 18,9€/100Kms

Neste caso, eu prefiro queimar o combustível mais caro.

P.S.: Estou a ignorar por completo todos os restantes efeitos, relativos a desgaste e problemas a longo prazo causados por combustiveis de menor qualidade.
Claro, eu disse isso na brincadeira

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Antigo 20-07-2016, 19:40   #244
zdejota
Mecânico de 2º Grau

Registado em: May 2016
Padrão

as vezes o barato sai caro, se continuasse a usar biodiesel ou apenas o simples sem aditivos certamente ja tinha os injectores nas couves! do que me livrei lol
Antigo 20-07-2016, 20:14   #245
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por zdejota Ver Post
as vezes o barato sai caro, se continuasse a usar biodiesel ou apenas o simples sem aditivos certamente ja tinha os injectores nas couves! do que me livrei lol
Desde o início dos anos 2000 que os BMW diesel têm um autocolante no tampão do depósito a desaconselhar o uso de biodiesel.
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 20-07-2016, 20:45   #246
zdejota
Mecânico de 2º Grau

Registado em: May 2016
Padrão

mas o meu nao tem...e de 1990 xD
Antigo 21-07-2016, 05:04   #247
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Desde o início dos anos 2000 que os BMW diesel têm um autocolante no tampão do depósito a desaconselhar o uso de biodiesel.
E também está escrito no manual do automóvel
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 21-07-2016, 14:05   #248
ode_joy
Designer Aspirante

Registado em: Mar 2012
Padrão

Citação:
O meu tem lá na tampa de depósito para não colocar gasolina misturada em diesel.
ode_joy está desligado   Responder com citação
Antigo 28-04-2020, 16:45   #249
NunoVonBayern
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Dec 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Dr_Lion Ver Post
E então quais são as conclusões a que chegaram?
Definitivas é difícil, a menos que alguém tenha acesso a um laboratório químico, seja engenheiro e possa fazer os testes sem ser patrocinado por ninguém.

Todavia, partilho as minhas, após ler o tópico de fio a pavio:

- O único feedback com conhecimento de causa é o do Chelsea. O resto são opiniões e empirismo sem base científica.

- Não é tudo igual. As diferenças existem. Podem é ser mínimas. Podem não ter grande impacto no mundo real. Podem é não compensar o incremento de preço. Isso é a percepção de cada um. Mas isso, cientificamente e numa discussão séria, não é admissível dizer que é igual.

Num filamento de ADN, teres uma variação de 2% no teu ADN é a diferença entre seres um homem ou outro mamífero, como um golfinho por exemplo.

Muitas das vezes, porque não queremos ou podemos pagar mais, para dormirmos descansados à noite, dizemos a nós mesmos que é tudo igual. A verdade é que existem variáveis. E quem pode pagar mais, ou a quem cêntimos por litro é irrelevante, simplesmente em caso de dúvida, não arrisca. Para quem não tem a experiência do Chelsea (eu não tenho - nem o conheço), é impossível compreender tudo. Nesse cenário, cada um faz como entende. Eu com os combustíveis, faço o mesmo que faço quando vou à farmácia: não quero saber do preço, nem de genéricos. Não arrisco nunca em três parâmetros: saúde, comida e os meus carros. Amigos brincam e dizem-me: “olha que, às tantas, é tudo igual e tu és burro a pagar mais quando poderias pagar menos”. A minha resposta é igual: “não estou a pedir emprestado a ninguém para pagar e se tiver que poupar, poupo noutra coisa”.

Além de que é muito da natureza humana só partilhar os sucessos e guardar em segredo os fracassos. A net está inundada de pseudo histórias de sucesso de uso de combustíveis low cost, mas ninguém vem aqui chegar-se à frente contar o bruto estoiro que o carro mandou, quando mandar. Ou, se vier, vêm em bem menor número. Como mencionava o Chelsea, as poupanças dos low cost são falsas poupanças: poupar cêntimos agora e à vez, para daqui a anos teres um problema de milhares e evaporares toda a poupança. Além de que muita gente poupa 2 ou 3€ de gasóleo na bomba e depois vai comprar um café e um maço de tabaco e são mais de 5€ gastos em coisas vãs e superfluas. Às tantas mais valia arriscar e colocar um produto superior no carro, para proteger o património.

Ou ainda quem diga: “é tudo igual porque há anos que só ponho combustível low cost e nunca me aconteceu nada. É a lei das probabilidades: eu também posso ir passear a uma favela do Brasil e sair de lá vivo sem ter levado um tiro. Não quer dizer que isso seja bom ou recomendável. Não te aconteceu nada, mas não é o mesmo que passear na Avenida da Liberdade ou nos Aliados.

Dito isto, há ainda outra questão independente da anterior: quem escolhe ou não tem alternativa ao combustível de supermercado, tem o direito de consumir um produto seguro e que cumpra as especificações estabelecidas para o seu automóvel, sem receios de danos posteriores à sua propriedade.

Termino pedindo desculpas porque não é minha intenção atacar ninguém ou ser dono de dogmas. Sou formado em Psicologia e tenho uma tendência pouco saudável para abordar o tema pelo lado da psique e do comportamento humano e social, e não à luz de outros filtros quiçá tão ou mais importantes para o debate em mãos.

Um abraço.
116d F20 LCI Advantage Steptronic B37 116cv (01/2017)
520d F11 LCI M Sport Steptronic B47 190cv (06/2017)

Última edição por NunoVonBayern; 28-04-2020 às 17:24.
NunoVonBayern está desligado   Responder com citação
Antigo 02-09-2020, 20:30   #250
macau5m
Lavador

Registado em: Aug 2020
Padrão

Uma duvida
Mesmo as gasolineiras de marca, BP, GALP, Repsol e Sepsa, têm nas suas bombas gasóleo penso que de 3 qualidades, simples, gasóleo e gasóleo especial, ou seja aditivado.
Por exemplo na Prio há o gasóleo simples e o gasóleo especial, que é mais barato que o gasóleo simples.
A pergunta que faço é; se há alguma diferença nos gasóleos simples, das marcas low cost, para as outras marcas, e se por exemplo o gasóleo especial da Prio não será melhor que o gasóleo simples das marcas de referência?
macau5m está desligado   Responder com citação
Antigo 02-09-2020, 21:25   #251
macau5m
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por B.Vinhas Ver Post
NÃO PARA SEMPRE A FACTURAR
O Repouso dos Combustíveis da Repsol au mais alto nível.....

Reparem só, este posto Continuou com o seu rodopiou normal de clientes, abastecendo as suas viaturas enquanto os tanques eram atestados.

Unicamente dois pinos separam a trasfega de combustível, dos clientes.... é escusado dizer que após esta operação o posto continuou aberto e a funcionar a 100 % ....

POUSIO PARA QUÊ.....
QUALIDADE PARA QUÊ.....
Eu fico admirado é com a quantidade de pessoas que vêem os camiões cisternas e que para para abastecer.
Eu normalmente meto no meu Mercede 250 TD de 91, gasóleo do mais barato, Intermarchê e Pingo Doce, quando vou para os lados da Marinha Grande, abasteço na bomba que mais barato faz, penso que mesmo a nivel do País, que fica entre Pataias e Martingança (transforpel) Pataias.
com essas marcas baratas um motor daqueles consegue fazer médias entre os 6,00l/100km e os 6,5l/100km, tendo feito 5,80l/100km na ultima vez que abasteci, 30/7/2020, mas desta vez andei quase sempre na casa dos 90/115 Km/H e tinha abastecido na Transforpel (Pataias)
Quando tenho vales de combustivel Pingo Doce, que dá para a BP, lá abasteço na BP e nunca notei diferença de consumos.
Mas uma coisa podem ter a certeza, se vir que há um camião cisterna a abastecer a bomba o meu carro não pára lá de certeza absoluta.
Antigo 02-09-2020, 22:23   #252
macau5m
Lavador

Padrão

Quanto à poupança entre combustiveis low cost e GALP, deixo aqui um resumo da minha poupança anual. (era para inserir um ficheiro excel mas não consegui)
Em 2019 meti 1544 litros e poupei em relação á GALP 241€

Media Litro - Total Litros - preço inicial - Desconto - Preço pago - Media Galp - Preço tot. Galp - Desconto
1,284 € - 1544,197 - 2 001,09 € - 18,92 € - 1 982,17 € - 1,440 € - 2 223,98 € - 241,81 €

Última edição por macau5m; 02-09-2020 às 22:29.
Antigo 18-11-2020, 10:58   #253
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por NunoVonBayern Ver Post
Definitivas é difícil, a menos que alguém tenha acesso a um laboratório químico, seja engenheiro e possa fazer os testes sem ser patrocinado por ninguém.
Já foram feitos vários testes não "patrocinados" e o resultado foi que o combustível ou era o mesmo, ou pelo menos era indistinguível.
Também o Automóvel Clube de Portugal fez testes e o resultado foi o esperado: os combustíveis eram iguais.

Não entendo a dúvida que possa existir... Se alguém está convencido que há diferenças, será pelo efeito placebo.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 27-11-2020, 10:58   #254
Orvalho
Lavador

Registado em: Feb 2020
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Já foram feitos vários testes não "patrocinados" e o resultado foi que o combustível ou era o mesmo, ou pelo menos era indistinguível.
Também o Automóvel Clube de Portugal fez testes e o resultado foi o esperado: os combustíveis eram iguais.

Não entendo a dúvida que possa existir... Se alguém está convencido que há diferenças, será pelo efeito placebo.
Tenho 2 carros a diesel, idênticos ( peugeot 308 motor 1.6 HDI), manutenções sempre a horas de acordo com o fabricante , a esposa só coloca na Galp/BP/Repsol eu andava sempre à procura do mais barato. sei que tive problemas graves a nível de injetores com o que anda com gasóleo mais barato o outro continua sem problema algum, foi coincidência... tive azar ?
Orvalho está desligado   Responder com citação
Antigo 27-11-2020, 12:36   #255
Barragan
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Nov 2020
Padrão

O combustível em si é exatamente o mesmo (o combustível é um derivado do petróleo).

O que distingue as marcas brancas das outras é a ausência de aditivos ou aditivos de baixa qualidade.

A principal função dos aditivos é permitir um potencial efeito benéfico na eliminação de resíduos e no evitar da formação de novos, bem como na otimização da combustão e na melhoria da compressão. E com uma combustão mais perfeita, haverá, à partida, ganhos na economia de combustível.

Por isso não digam que é o mesmo que não é.
Barragan está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar