Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 25-08-2016, 12:05   #1
BigFish
Lavador

Registado em: Aug 2016
Padrão e46: compra de rádio Android já com GPS

Bom dia ,
Comprei recentemente um e46 320d 2002 com o sistema de som harman kardon e com o business radio mas sinto a necessidade de atualizar para um radio mais recente com entrada de usb . Estava a pensar em comprar um radio android com gps mas a oferta é enorme e quero algo que seja compatível com os comandos do volante e que não seja lento e que não ultrapasse os 500 euros . Estou interessado no mais recente da eonon mas esse não traz gps , temos que usar aplicações como waze ou google maps . Alguém tem uma opinião ?
BigFish está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 26-08-2016, 14:51   #2
Napas
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jan 2014
Cool

Aconselho te a dares uma saltada ao Forum da XDA para teres uma ideia melhor o que vais comprar.

O Top dos Tops é o AVIN Avant-3 Full Android BMW E46, que está para sair mas não te irá ficar em menos de 600-700€

Android Auto

A tua questão do GPS é relativa, o meu vinha com IGO e não uso, apenas uso o Google Maps que está muito bom e tb tem o modo Offline, que funciona bem além de estar sempre actualizado, mas se fizeres questão de outros no Forum do XDA tens lá info como instalares (terás de ter licença).

O teu maior problema será com o Sinal de Radio estes Androids que são muito sensíveis, tem alguns problemas de interferências, há formas de melhorar mas tens de saber fazer algumas soldaduras, Vais gastar uns 300-400€ e para resolver algumas questões terás logo de abrir o Radio, algo que deviam ser os fabricantes não resolvem, não é normal.
Cuidado com as curas milagrosas dos vendedores como Amplificadores de sinal .... os nossos carros já tem amplificador de sinal, meteres um amplificador de sinal ao pé do radio, amplifica-te não só o sinal de radio como o Ruido, é uma ilusão para resultar teria de estar ao pé da antena, o melhor que podes usar é um Power Injector melhora o sinal de radio, mas tenho algumas reticencias...

Alguns fabricantes vão dizer que o radio é compatível com os comandos do Volante e que a caixinha que eles fornecem com o radio vão funcionar, bem não é bem assim, cuidado alguns destes vendedores não testam as coisas como deve ser e depois é só trabalhos, apenas querem te vender. Vê o feedback no XDA sobre as Marcas.

Se tens HK ... prepara-te para uma epopeia, os fabricantes vão te dizer que é compatível e além do radio vais gastar mais 50€ para ligar um cabo do rádio à bagageira, além de teres de desmanchar uma lateral para passar o cabo...
pois na maioria das vezes não funciona e ficas com um problema nas mãos, protege-te. Pagamentos só via Paypal de forma segura consumidor<->comerciante sempre ficas com uma almofada de segurança, se houver questões o Paypal devolve-te o dinheiro.

Eu comprei Joying, não tenho HK e cheguei a pensar em adquirir (kit completo na Alemanha para Sedan 150€), quando fui ler sobre o assunto, desisti literalmente e meti Focal 165 AS3 + Focal 165AC (na minha opinião são melhores que as HK), como o radio tem 4x50W já te dá algum sumo, se não quiseres andar com a musica aos BERROS, para mim chega perfeitamente, além que tenho uma Rom Custom que tem o ViPER4Android Audio Effects Driver, num 4 core consome-te um/dois cores e ainda te personaliza mais o som ao teu gosto + PowerAmp.

Sinceramente neste momento não adquiras nenhum destes radios senão arriscas-te a comprar um modelo obsoleto, pois estão numa fase grande de transição para Android 5.1 e estão para lançar novo hardware com algumas questões mais importantes resolvidas.

Vai estando atento aos sites dos vendedores destes radios (não são eles que os fazem).

Procura no Forum "Android"

Quando o AVIN Avant-3 sair irei ponderar muito em vender o meu radio e adquirir um AVIN, para quem não for excessivamente exigente como eu sou irá chegar, a minha area é IT por isso gosto de customizar e esmifrar um bocado estes aparelhos.

Última edição por Napas; 26-08-2016 às 15:40.
Napas está desligado   Responder com citação
Antigo 29-08-2016, 12:06   #3
BigFish
Lavador

Padrão

Bom dia Napas,
obrigado pela resposta e opinião , estive a consultar os sites que enviaste que me levaram para outros fóruns onde estive a ler tópicos antigos em comparar as três marcas em qual eu estava em duvida, Dynavin, Eonon e Avin.
Fiquei convencido , como tu , com a Avin apesar de ser o dobro do preço. Os fóruns das marcas mostram a grande razão para qual a Avin cobra esse extra e é um preço que estou disposto a pagar. No site realmente vi que eles vão lançar o novo Avant 3 mas não vi nenhuma data anunciada , tens ideia de quando isso sera ? O Avant 2 tem excelentes criticas mas tras uma versão antiga do android e apesar de não perceber muito de android por ser um Isheep , tenho receio que compre essa unidade e depois as apps deixem de funcionar porque já não suportam aquela versão.
BigFish está desligado   Responder com citação
Antigo 29-08-2016, 13:46   #4
Napas
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Mais dois meses, esta em pré venda.
Mas se comprares compra na Alemanha.
Antigo 29-08-2016, 15:08   #5
BigFish
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Napas Ver Post
Mais dois meses, esta em pré venda.
Mas se comprares compra na Alemanha.
Como assim comprar na Alemanha ?
Antigo 29-08-2016, 15:21   #6
Napas
Mecânico de 3º Grau

Padrão

http://avin-europe.de/

Mesma casa mas sem alfandega.
Antigo 29-08-2016, 16:24   #7
BigFish
Lavador

Padrão

Não sabia que tinham um site para a europa , neste caso eu quero a versão OEM 1DIN certo ?
Antigo 30-08-2016, 09:20   #8
Napas
Mecânico de 3º Grau

Padrão

2016-08-26 15:22 GMT+02:00 AVIN Europe <info@avin-europe.de>:
Name: xxxxxxx

Hello,

any news on the price and availability of BMW E46 Avant-3 ?

Regards

--------------------------------------------------------------------------------------------

Hi

Unfortunately we have no news regarding Avant-3. Anyway...waiting time should be over soon.

We have two of the new Avant-3 platform units on stock. These are presales units representing the new hardware and Android system (without specific AVIN software). If you are interested in one of these units, I can offer it for you for 500 EUR.

If your car is equipped with factory installed navigation professionell you will also need one of this adapter cables.

Please let me know, if you are interested in one of these units. Thanks!

Best Regards
Sascha

AVIN Europe

Hardware:
■Processor:RK3188T Quad Core,CPU 1.2GHz CortexA9。
■ 7 inch high-definition LCD,1024*600 Resolution。
■ Touch screen:Multi-touch capacitive screen;support Five-Point touch at
most
■ Ram:DDR3 1GB
■ Rom:16G
■ Support 4GB~64GB memory card extension.
■ Built in DVD player,Inhaled Car special chipset
■ Support USB and Mobile HDD
■ Built-in Radio; Preset 18FM/12AM,Support RDS.
■GPS:BCM4752,1575.42±1.023 MHz, High location accuracy:
3Meter.;Warm start: 1S ; Cold Start: 32S
■ GPS Receive:Support AGPS Function
■ Bulit-in Bluetooth(Support A2DP in Iphone3GS.4/4S)
■ Bulit-in Navigation
■ RTL8188 WIFI; Support 3G/4G(Ready soon) - Optional
■ 3 x USB Output
■ Support ISDB/MBG4/DVB-T/ATSC -Optional
■ Support iPod/iPhone (Ipod is Optoinal)
■ 4* 35W power output, 4-channel output, 2 sub woofers and 4 RCA.
■ Support 2 video output
■ Support 2 channel Audio input ,1 video input.
■ One camera input
■ Support USB 2.0 Camera.(DVR)
■ Parking break control info
■ Support original Can bus info
■ Illumination auto dimmer
■ DVD support:: DVD±R/DVD±RW/ VCD/CD-R/CD-R/RW
■ Video support:wmv (VC1 codec), .avi (H.264, MPEG4, MJPEG, Xvid,
WMV), .mp4 (H.263, H.264, MPEG4 codec), .mpg (MPEG-2 codec), .m4v (H.264,
MPEG4 codec)
■ Audio support MP3、WMA、AAC、RM、LFAC etc..
■ Image support JPG/BMP/JEPG/GIF/PNG
■ Microphone Internal& External - Optional

--------------------------------------------

O Hardware parece o mesmo mas já foi todo alterado/personalizado, consegues aceder a esta info nos forums deles, pelo que me apercebi compram as bases e depois personalizam o Hardware/chips de forma a vender equipamentos sem os problemas dos genéricos Joying/Kyle/...

Parece que ainda falta a Rom personalizada por eles apenas tem o Radio em si para venda.

Última edição por Napas; 30-08-2016 às 09:23.
Antigo 30-08-2016, 11:39   #9
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Sorry for the threadjacking...

Estes Avin vão ter também a informação disponível do CB? (bateria, consumo, autonomia, etc...) tipo isto ?

Ou esta funcionalidade é apenas recorrendo a aplicações 3rd party (torque, etc...) ?
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2016, 11:59   #10
BigFish
Lavador

Padrão

Obrigado mais uma vez Napas , estranhei um pouco os 4*35W , não percebo muito disso mas existem muitas unidades com 4*50W e deduzo que o som seja melhor ai . de qualquer das maneiras ja estou decidido e vai ser avant 3 que vou comprar , esperar que ele saia com a rom deles e estável.
Antigo 30-08-2016, 13:22   #11
ode_joy
Designer Aspirante

Registado em: Mar 2012
Padrão

Junglas, isso é uma APP?
ode_joy está desligado   Responder com citação
Antigo 30-08-2016, 14:16   #12
Junglas
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ode_joy Ver Post
Junglas, isso é uma APP?
Nope,

vem da integração com o IBUS. Esta informação é obtida directamente pelo rádio, pela informação que está nas linhas can.

O bluetooth fica livre para outras funcionalidades, como por exemplo, mãos livres, ou streaming de audio.
Antigo 30-08-2016, 15:13   #13
ode_joy
Designer Aspirante

Padrão

Algo diferente no Dynavin, então.
Isso é porreiro, é semelhante à informação do 16:9 no sistema OEM.

Ando a ver Android 5.1 para marcas como Eonon, Pumpkin, Avin, Joying, Dynavin, etc..
Acho que o Mk4 já deu o que tinha a dar.
A pouco e pouco, o GPS MK4, o radio/amplificador, a caixa de CDs começam a falhar. E não dá para andar a gastar € num sistema obsoleto, com 16 anos de atraso a nível de electrónica/tecnologia.
Antigo 30-08-2016, 16:07   #14
Napas
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Pelo que me apercebi a integração no Radio, depende muito da versão do E46.

Acredito que isso só quando apareceu o ODB2 com o conector de 16-pin por debaixo do volante é que o Bus onde o radio teve acesso a muito mais mas mesmo assim não a tudo.

O meu carro 1998 não dá, apenas tem o conector de 20 Pins ao pé do Motor que tem, mas há um workaround mas é via Bluetooth especial "BMW EdiabasLib Bluetooth Adapter, INPA, Tool32, Deep OBD für BMW, D-CAN, K-LINE".

É um dos meus projectos, (já tenho uma pen) I-Bus depois é sniffar as mensagens e começar a fazer o prog em Java para as ler, já tenho alguma estrutura com a maioria das mensagens possíveis (Origens - Payloads), mas ando com alguma falta de tempo e motivação.

Nas versões do E46 depois de 2000/2001 se não estou em erro (mais cedo para USA), se tiver a porta de 16 Pins com OBD2 por debaixo do volante.

Acho que a actual integração fica-se se pelos comandos no Volante/marcha-atrás e travão de mão. É uma caixinha que estas marcas de Rádios Android/WinCe chamam de CanbusBox é relativamente limitada e mesmo assim a sua integração depende da versão do E46, no meu caso a integração é total com os comandos do volante mas fica-se por ai.

Uma integração mais profunda, teria sempre de levar um aparelho para ler e enviar msg dos buses e software próprio para o efeito. Poderá ser Bluetooth ou outro aparelho que possa se integrar na rede de comunicações dos carros.
Há projectos open source muita coisa feita em Perl e Java mas muitos parecem ser projectos abandonados ou com pouca participação, Comercial é tudo via ODB2 porta 16 pins.

Lembrando que o E46, vai ficando cada vez mais velhinho e com menos interessados.
Este é talvez o Projecto mais interessante : Ediabaslib

Em relação aos 4x35 w ... tens HK logo tens amplificador, não te preocupes.
Ter calma e esperar pela versão final e ter acesso a algum feedback e depois sim adquirir. Não tenhas pressa.

BUS E46

Última edição por Napas; 30-08-2016 às 16:28.
Antigo 30-08-2016, 17:51   #15
Junglas
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Pelo que me apercebi a integração no Radio, depende muito da versão do E46.
Eu tenho dynavin no meu.

Aparece temperatura do líquido de refrigeração, temperatura exterior, combustível no depósito (Litros), autonomia e consumo.

No M3 aparece ainda a temperatura do óleo (mais uma mensagem que anda a passear no ibus e que o dynavin reconhece).

A integração com os comandos do volante também é total. Se de origem funcionava, com o dynavin continua a funcionar.

O Torque permite ter mas informação, mas também te obriga a ocupar o canal de bluetooth com a ligação ao modulo obd e a andar com o módulo obd instalado... Trapalhão como sou, estou mesmo a ver eu a pregar uma biqueirada no módulo e a fffff lixar a ficha OBD...

Última edição por Junglas; 30-08-2016 às 17:54.
Antigo 30-08-2016, 20:23   #16
Napas
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post
Eu tenho dynavin no meu.

Aparece temperatura do líquido de refrigeração, temperatura exterior, combustível no depósito (Litros), autonomia e consumo.

No M3 aparece ainda a temperatura do óleo (mais uma mensagem que anda a passear no ibus e que o dynavin reconhece).

A integração com os comandos do volante também é total. Se de origem funcionava, com o dynavin continua a funcionar.

O Torque permite ter mas informação, mas também te obriga a ocupar o canal de bluetooth com a ligação ao modulo obd e a andar com o módulo obd instalado... Trapalhão como sou, estou mesmo a ver eu a pregar uma biqueirada no módulo e a fffff lixar a ficha OBD...
Windows CE ... uma limitação complicada em vários sentidos em apps sendo uma enorme
se eles pensassem fazer com Android.

Qual a versão do teu Coupe ? ano ?

Última edição por Napas; 30-08-2016 às 20:27.
Antigo 30-08-2016, 21:33   #17
Napas
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Encontrei um radio que agora com Integração com CAN mas não entendo o que mais faz ainda, fiz pedido de informação. Mas as suas ligações são muito diferentes dos radios normais Android.

Android 5.1 mesmas specs em HW CPU/Memoria

Chips de Radio Bluetooth e Amplificador desconheço ainda

Custa 200€ apenas na GearBest ... 1ª vez que vejo eles a vender este tipo de coisas
WINMARK
DU7062 Android 5.1 Car Audio Stereo DVD for BMW
"support after reversing, some models (with CAN protocol) to display the reversing track"

Não faço ideia se é bom ou mau mas o preço é metade do normal.

Última edição por Napas; 30-08-2016 às 21:36.
Antigo 30-08-2016, 21:52   #18
Napas
Mecânico de 3º Grau

Padrão

São as novas Unidades com o novo hardware MTCD

Já vem com o Can Integrado não necessitam de box CanBus à parte.
o Preço é baixo ... falta saber se vale os €
Antigo 31-08-2016, 10:50   #19
Junglas
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Windows CE ... uma limitação complicada em vários sentidos em apps sendo uma enorme
se eles pensassem fazer com Android.

Qual a versão do teu Coupe ? ano ?
A versão android do dynavin tem a mesma funcionalidade.

Não estou a ver porque é que é uma limitação. Se há acesso ao ibus para detectar quando se engrena a M/A, as mensagens relativas a temperatura, consumo, etc... estão no mesmo barramento. É questão de sniffar e descodificar.

Mesmo que não tivesse ligação directa ao barramento, com electronica fazes um interface para receber mensagens can. Depois é uma questão de ligar issoa uma porta de I/O.

Impossible is just a milestone.

O meu coupé é dos +ultimos, já de 2005.
Antigo 31-08-2016, 11:12   #20
ode_joy
Designer Aspirante

Padrão

Acho que o Napas refere "limitação" no sentido da instalação de APPs, como acontece no caso do Android, por ser OpenSource.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar