Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 07-08-2019, 11:53   #1
agf
Lavador

Registado em: Aug 2019
Padrão Segmentos do motor

Viva!
Tenho uma 318d touring de 2013 que começou a consumir óleo em exagero com cerca de 130 mil km. A cada 3 mil ou 3,500 surge o aviso no painel para repor 1 litro de óleo. Na BMW dizem que é dos segmentos.

Alguém teve um problema semelhante? Não acho normal um problema destes num motor com 130 mil km.

Obrigado
agf está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 07-08-2019, 12:10   #2
TupacTuga
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2014
Padrão

A minha F31 320d (mesmo motor N47) com 145.000km nunca pediu para acrescentar óleo.

Além do consumo de óleo tens mais algum sintoma?
Fumo azulado? Pingas na traseira?

Na bmw fizeram algum diagnóstico ou foi do tipo “anda a consumir óleo....é segmentos”?

Não há fugas em nenhum lado?( tirou-se a proteção debaixo do carro?)

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 07-08-2019, 16:01   #3
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por agf Ver Post
Viva!
Tenho uma 318d touring de 2013 que começou a consumir óleo em exagero com cerca de 130 mil km. A cada 3 mil ou 3,500 surge o aviso no painel para repor 1 litro de óleo. Na BMW dizem que é dos segmentos.

Alguém teve um problema semelhante? Não acho normal um problema destes num motor com 130 mil km.

Obrigado
Boa tarde amigo,

Tens de ir por partes.
O nível realmente baixa? Quando te dá o aviso tiras a vareta do motor e o nível realmente está abaixo do mínimo ou praticamente no mínimo? Não te fies pelo nível do Idrive ou quadrante... E já vais perceber o porquê de dizer isto.

O que dá o aviso do nível do óleo é o sensor de nível de óleo que fica no fundo do cárter, sujeito a humidades, poeiras, pancadas e afins o que pode provocar danos no próprio sensor que faz com o mesmo dê más leituras de nível. E tanto pode dar esporadicamente como consecutivamente. Mas isto é apenas uma opção.

Além disso tens sim a opção de segmentos, que é acompanhada por um fumo azulado constante e pingas de óleo na ponteira do sistema de escape...

Tens a opção de ter o permutador de óleo partido e estar a passar óleo para o circuito de água mas aí é fácil de ver, é só abrir o vaso de expansão e ver se o mesmo tem um líquido "pastoso" parecido com leite com café

Pode ser o turbo com fuga, que era notável também com fumo e um assobio do mesmo.

Podes ter fugas de óleo por outro lado qualquer, um dos sítios comuns nesses motores é o vedante do corpo do filtro de óleo por exemplo.

O melhor é fazerem um checkup completo, mas como deve de ser
Rúben Kakuako está ligado agora   Responder com citação
Antigo 07-08-2019, 16:09   #4
agf
Lavador

Padrão

Fizeram um diagnóstico para despistar todas as possibilidades.
Turbo não é e fugas também não há nada visível, mas o que é facto é que não noto fumo azulado nem pingos na traseira.

Não autorizei nenhuma intervenção e depois deste diagnóstico só consegui fazer 3100 km. Apareceu o aviso e acrescentei cerca de 1,5L. Estou a fazer novo teste a ver no que dá.

Citação:
Publicado originalmente por TupacTuga Ver Post
A minha F31 320d (mesmo motor N47) com 145.000km nunca pediu para acrescentar óleo.

Além do consumo de óleo tens mais algum sintoma?
Fumo azulado? Pingas na traseira?

Na bmw fizeram algum diagnóstico ou foi do tipo “anda a consumir óleo....é segmentos”?

Não há fugas em nenhum lado?( tirou-se a proteção debaixo do carro?)

agf está desligado   Responder com citação
Antigo 07-08-2019, 16:11   #5
agf
Lavador

Padrão

Obrigado pelas dicas.

O nível realmente baixa, como expliquei no comentário anterior.
Só estranho não ver o fumo azulado nem pingos.

Citação:
Publicado originalmente por Rúben Kakuako Ver Post
Boa tarde amigo,

Tens de ir por partes.
O nível realmente baixa? Quando te dá o aviso tiras a vareta do motor e o nível realmente está abaixo do mínimo ou praticamente no mínimo? Não te fies pelo nível do Idrive ou quadrante... E já vais perceber o porquê de dizer isto.

O que dá o aviso do nível do óleo é o sensor de nível de óleo que fica no fundo do cárter, sujeito a humidades, poeiras, pancadas e afins o que pode provocar danos no próprio sensor que faz com o mesmo dê más leituras de nível. E tanto pode dar esporadicamente como consecutivamente. Mas isto é apenas uma opção.

Além disso tens sim a opção de segmentos, que é acompanhada por um fumo azulado constante e pingas de óleo na ponteira do sistema de escape...

Tens a opção de ter o permutador de óleo partido e estar a passar óleo para o circuito de água mas aí é fácil de ver, é só abrir o vaso de expansão e ver se o mesmo tem um líquido "pastoso" parecido com leite com café

Pode ser o turbo com fuga, que era notável também com fumo e um assobio do mesmo.

Podes ter fugas de óleo por outro lado qualquer, um dos sítios comuns nesses motores é o vedante do corpo do filtro de óleo por exemplo.

O melhor é fazerem um checkup completo, mas como deve de ser
Antigo 07-08-2019, 16:15   #6
TupacTuga
Designer Aspirante

Padrão Segmentos do motor

Efectivamente 1,5L em 3.000km é algo exagerado...se não encontram nenhuma fuga ele está a ser “queimado” e sair fumo azulado...mas com FAP este diagnóstico torna-se difícil, pois não deve sair fumo nenhum....

Vamos esperar por mais opiniões é que tudo se resolva rapidamente e sem grandes problemas

Ps: já agora qual o óleo que estás a usar?

Antigo 07-08-2019, 16:36   #7
TupacTuga
Designer Aspirante

Padrão

Ps: não tinha visto que o Ruben já tinha respondido e deu-te umas boas dicas

Válida ponto por ponto o que o Ruben indicou

Antigo 07-08-2019, 17:52   #8
agf
Lavador

Padrão

CASTROL 5W30 Longlife04
É o que recomendam no meu concessionário.

Obrigado!

Citação:
Publicado originalmente por TupacTuga Ver Post
Efectivamente 1,5L em 3.000km é algo exagerado...se não encontram nenhuma fuga ele está a ser “queimado” e sair fumo azulado...mas com FAP este diagnóstico torna-se difícil, pois não deve sair fumo nenhum....

Vamos esperar por mais opiniões é que tudo se resolva rapidamente e sem grandes problemas

Ps: já agora qual o óleo que estás a usar?

Antigo 16-10-2020, 23:07   #9
hmendes3
Lavador

Registado em: Jul 2017
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por agf Ver Post
Viva!

Obrigado
Boas AGF. Infelizmente estou com o mesmo problema num F31 318d 2013
De repente desde a última mudança de óleo (Repsol elite 5w30 LL4), consome 1L/2000km. Não tem fugas de óleo e não deita fumo. Para onde irá o óleo?
Será que o óleo não presta, evapora?
Se for dos segmentos não se vê fumo (do óleo a queimar)?
Qual foi o diagnóstico do teu e quantos €?
Cumps
hmendes3 está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar