Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Alterações e Modificações ao seu BMW

Notícias

Alterações e Modificações ao seu BMW Secção dedicada a alterações ou modificações ( estéticas ou até mesmo de performance )

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 06-01-2012, 05:27   #1
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Exclamation Alterações autorizadas e não autorizadas nas IPOs

Lista de alterações autorizadas e não autorizadas nas IPOs:
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg IPO_Alteracoes.jpg (393.7 KB, 1570 visualizações)

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 06-01-2012, 09:29   #2
cclopes
Ajudante de Mecânico

Registado em: Dec 2011
Padrão

Estão aqui coisas mesmo sem nexo "luzes suplementares no tablier" - reprovação
E como é que eu sei que farois tenho ligados no jipe ou se o guincho tá com corrente?
cclopes está desligado   Responder com citação
Antigo 06-01-2012, 09:48   #3
Lfamendes
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Mar 2011
Padrão

é com cada uma... mas a ultima vez que fui a uma inspecçao perguntei se com molas de rebaixamento passava e o homem disse-me que "sim. não acusa nada no teste de amortecedores visto que aquilo é pela comparação dos dois."
Lfamendes está desligado   Responder com citação
Antigo 06-01-2012, 12:57   #4
casullus
Designer

Registado em: Jul 2011
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para casullus Enviar mensagem via Skype para casullus
Padrão

Ora aqui está mais um EXCELENTE tópico!!! Muito bom lude!!! Parabéns!!!

"A VELOCIDADE dos VEÍCULOS retirou a VELOCIDADE às nossas ALMAS...", by Fernando Pessoa
O Meu Álbum 120d Pack ///M: BMW 120D Pack M - Preto Saphir Matelizado
O Meu Projecto: PROJECTO - BMW 120d M Preto Carbon by Casullus
casullus está desligado   Responder com citação
Antigo 06-01-2012, 14:24   #5
MikeSilva
Ajudante de Mecânico

Registado em: Apr 2011
Padrão

quer dizer vidros fumados mesmo homolgados reprovado???
MikeSilva está desligado   Responder com citação
Antigo 06-01-2012, 15:23   #6
AderitoMachado
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

sim e nao
se tiver homolgado passa mas a frente a pelicula que podes ter é apenas a transparente
AderitoMachado está desligado   Responder com citação
Antigo 06-01-2012, 17:14   #7
luis li
Designer Aspirante

Registado em: Sep 2010
Padrão

e os discos de travões alterados com diametro diferentes de os originais"reprovado"

eu a pensar que só tinha que passar nos testes dos travoes??!!

como é que eles sabem se o diametro corresponde á realidade??
luis li está desligado   Responder com citação
Antigo 06-01-2012, 18:11   #8
MaRkiLLeR
Ajudante de Mecânico

Registado em: Mar 2011
Padrão

Nao sabem.. sabem la eles as medidas e mesmo q soubessem nao iam la a andar a medir, uma grande parte dessa tabela é uma "treta" pois ate muitas coisas q ai estao eles nem nunca olham pra isso, alem disso acho q essa tabela esta´muito desactualizada acho q ja vi essa tabela á anos...
MaRkiLLeR está desligado   Responder com citação
Antigo 07-01-2012, 02:48   #9
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por MaRkiLLeR Ver Post
uma grande parte dessa tabela é uma "treta" pois ate muitas coisas q ai estao eles nem nunca olham pra isso
Depende do centro, do inspector e do dia. Posso-te dizer que a útima vez que fui com o carro à inspecção deviam estar com pressa ou algo do género que nem os gases de escape mediram...
Mas, também conheço casos em que andaram a ver tudo ao mais ínfimo pormenor! Como disse, tudo depende do centro, do inspector e do dia.

Citação:
Publicado originalmente por MaRkiLLeR Ver Post
alem disso acho q essa tabela esta´muito desactualizada acho q ja vi essa tabela á anos...
Concordo plenamente. Esta tabela já tem uns bons anos, eu "tropecei" nela quando ontem dei uma vista de olhos numa partição de 500GB que eu tenho reservada apenas para documentos/software/vídeos sobre automóveis. Por acaso tenho lá muita coisa interessante que, com tempo, é capaz de vir parar aqui ao fórum.

Quanto a esta tabela estar desactualizada, já todos ouvimos muitas promessas relativamente à mudança de alguma legislação relativa ao tunning automóvel, mas não me lembro de grandes alterações à excepção das películas e do mata-vacas.

Mas, já que sabes de outras alterações, por favor partilha. Com certeza que existem muitas pessoas interessadas em obter mais informação!

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 07-01-2012, 23:12   #10
zedafisga
Lavador

Registado em: May 2011
Padrão

Na questão do xénon, na IPO reprova caso a viatura não tenha lava-farois?
zedafisga está desligado   Responder com citação
Antigo 08-01-2012, 07:43   #11
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por zedafisga Ver Post
claro que reprova.

deixo aqui um site relacionado com este assunto: www.autoinforma.pt
Antigo 08-01-2012, 12:09   #12
luis li
Designer Aspirante

Registado em: Sep 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por zedafisga Ver Post
Citação:
Publicado originalmente por pmomarques Ver Post
claro que reprova.

deixo aqui um site relacionado com este assunto: www.autoinforma.pt
mas porque é que com xenon é obrigatorio os lava farois??
tb há carros com farois halogenio com e sem lava farois...
luis li está desligado   Responder com citação
Antigo 08-01-2012, 14:08   #13
ReGo_S
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2009
Padrão

Não é obrigatório por lei ter lava farois, só acima dos 2000 lumes.

A maioria dos carros não passam esse valor.

Tenho um astra gtc que coloquei xenon de origem sem lava farois e passou sem qualquer problema
ReGo_S está desligado   Responder com citação
Antigo 08-01-2012, 17:07   #14
MikeSilva
Ajudante de Mecânico

Registado em: Apr 2011
Padrão

ja que estamos a falar de IPO tenho uma questao, ja um bocado batida mas ainda nao consegui esclarecer como de de ser...

repro, teoricamente reprova certo???? como é que o pessoal com repro consegue passar???
tenho um colega que vai fazer uma e queria saber...
MikeSilva está desligado   Responder com citação
Antigo 11-01-2012, 20:40   #15
BMW_M3
Ajudante de Mecânico

Registado em: Oct 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por MikeSilva Ver Post
ja que estamos a falar de IPO tenho uma questao, ja um bocado batida mas ainda nao consegui esclarecer como de de ser...

repro, teoricamente reprova certo???? como é que o pessoal com repro consegue passar???
tenho um colega que vai fazer uma e queria saber...
Depende da repro... as IPO's leem "OPACIDADE" , ou seja, nº de partículas mal queimadas nos carros a gasóleo, enquanto nos carros a gasolina é ao CO. ATENÇÃO, CO2 é só para questões de legalização e impostos, e é medido em qualquer tipo de combustivel, incluindo os electricos, a gás, etc. .
Mas voltando ao ponto... uma repro mal feita, há uma alteração do débito de gasóleo mantendo a mesma volumetria de ar, e uma queima perfeita, é ter uma equação estaquiométrica entre entrada de combustivel e ar... isso é lido por um parametro chamado "Valor Lambda"... quando + próximo do 1, melhor e é lido com 3 casas décimais (p.e. : 0,997 ou 1,034 ). Num carro a gasoleo, para optimizar o rendimento do motor, é necessário ter equipamentos adicionais no veículos, tais como, medidores de temperatura de gasoleo, intercooler com dimensões necessários ao débito pretendido, injectores de alta performance e um medidor de massa de ar com grande capacidade de leitura. Basta um ponto destes falhar para as emissões serem superiores às legais (nos casos dos veículos matriculados pela primeira vez após 1 de Janeiro de 1993, o valor máximo é de 3,0 m-1). Por exemplo, o meu 118d, apesar de ter 157 gr/km de CO2, lê 0,47 m-1 ... isto é, fiscalmente pago como se fosse um grande poluidor mas nas inspecções é um carro (quase) com filtro de partículas. Claro que um carro com FAP, faz 0 m-1 de opacidade mas lança na mesma CO2. Com isto tudo, serve para dizer que, se o carro fizer muito fumo preto, provavelmente terá problemas com IPO's, se for um fumo Q.B. , é muito provavel que passe.

Outra coisa, esta tabela nem está muito desactualizada, apenas vi 3 pontos que, apesar da Lei 11/2011 estar de acordo com essa tabela, existe maior tolerancia por parte dos avaliadores.

Já agora, para finalizar, não depende apenas do Centro de Inspecções, Inspector e do humor do mesmo, depende PRINCIPALMENTE do cliente que o leva, isto é, como em qualquer trabalho, se vocês se depararem com um cliente arrogante, mal educado, com a mania que sabe e que é o maior da rua dele, o prestador do serviço, irá ser muito mais reactivo e com menor predesposição de explicar e até ajudar, não precisa de ser um Centro de Inspecções, numa loja, num hipermercado, numa repartição de finanças, perante uma autoridade numa acção fiscalizadora, etc. ... SOMOS NÓS QUE ESCOLHEMOS COMO QUEREMOS SER ATENDIDOS !!
BMW_M3 está desligado   Responder com citação
Antigo 11-01-2012, 20:53   #16
BMW_M3
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por luis li Ver Post
mas porque é que com xenon é obrigatorio os lava farois??
tb há carros com farois halogenio com e sem lava farois...
A Lei não é Portuguesa, é o Regulamento 48 , da Comunidade Europeia, que foi transposta para Directiva Nacional, ou seja, a unica função do lava-farois, é para os país com neve, pois o gelo nas ópticas provoca uma especie de lente que "desfoca" o feixe luminoso do projector que pode provocar encandeamento aos outros condutores. Por isso, é que os reservatórios estão todos colocados juntos às rodas da frente e os tubos passam junto aos radiadores de agua para aquecerem a agua mas não em demasia para não estalarem os para-brisas nem as ópticas.

Citação:
Publicado originalmente por ReGo_S Ver Post
Não é obrigatório por lei ter lava farois, só acima dos 2000 lumes.

A maioria dos carros não passam esse valor.

Tenho um astra gtc que coloquei xenon de origem sem lava farois e passou sem qualquer problema
É obrigatório sim e apenas a Porsche tem isenção até 2001, pois todos os carros a partir de 1998, que estejam equipados com luzes de descarga (vulgo Xénon), têm que cumprir o Reg. 48 da C.E.
Para veículos anteriores a 1998, não puderão, sequer, aplicar estas luzes, só para os que vieram de origem, que são 4 modelos de automoveis ( 2 Mercedes, 1 BMW e 1 Porsche ).

Isso do teu carro ter passado, é como já me aconteceu... ir com pneus diferentes num dos eixos e não terem reparado. Todos falhamos mas as pessoas só memorizam o que é negativo , enquanto que o que é positivo é menosprezado. E digo-te mais, a minha carrinha de trabalho, anda há 6 anos com medida não mencionada no livrete e só este ano é que deram por ela...e reclamei?! É a Lei mas quem as aplica, são seres humanos, das outras vezes, podem-se ter esquecido por me conhecerem ou pelas conversas/dúvidas que vou tirando ao longo das inspecções.
Para finalizar, acho mais grave um carro reprovar por ausência ou não homologação de um triangulo e/ou colete mas isso ninguém reclama...e a reinspecção custa 7,07€ por duas coisas que, juntas, custam 5€ num hipermercado.
Antigo 14-01-2012, 15:47   #17
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Pneus_GP Ver Post
Outra coisa, esta tabela nem está muito desactualizada, apenas vi 3 pontos que, apesar da Lei 11/2011 estar de acordo com essa tabela, existe maior tolerancia por parte dos avaliadores.
Por acaso já tentei encontrar o documento que fala das dimensões dos pneus, mas não encontrei

Citação:
Publicado originalmente por Pneus_GP Ver Post
Já agora, para finalizar, não depende apenas do Centro de Inspecções, Inspector e do humor do mesmo, depende PRINCIPALMENTE do cliente que o leva...SOMOS NÓS QUE ESCOLHEMOS COMO QUEREMOS SER ATENDIDOS !!
Embora concorde genericamente com o que dizes, olha que já me aconteceram coisas bem parvas em IPO's...
Por exemplo, eu super tranquilo porque sabia bem que o carro estava a 100% e o inspetor dizer-me que ia chumbar o carro porque tinha LED's no faróis traseiros. E sim, estou a falar do 330CD que vem de origem com LEDs.! O carro não tinha qualquer tipo de modificação!!!
Dito de outra forma, apesar de concordar contigo que a postura do cliente poderá influenciar a IPO, ninguém me convence que não depende igualmente do inspetor que nos calha "na rifa" naquele dia.

lude está desligado   Responder com citação
Antigo 14-01-2012, 20:29   #18
BMW_M3
Ajudante de Mecânico

Padrão

Infelizmente, também nos pode calhar um ignorante na "rifa" ... é tal como os novos motores estratificados (a gasolina) da BMW... soube de muito boa gente que teve os carros reprovados mas entretanto foram chamados aos respectivos centros para se proceder à troca da ficha sem custos para o cliente. Há sempre 1 inspector que se acha policia e acha que tudo o que esteja fora do conhecimento geral dele, que é alteração e reprova. Volto a dizer que nem todos estão nos trabalhos para que estão "talhados", só lá estão para ganhar uns trocos... mas isso já leva a outras conversas e já estou cansado delas de outros foruns
Antigo 07-02-2012, 21:48   #19
ruben320
Ajudante de Mecânico

Registado em: Nov 2011
Padrão

Pois é que me vieram dizer que aquilo chumbava na inspecção por serem demasiado brancas... Fique um pouco assustado

PS3 Market PT

Canon Market PT
ruben320 está desligado   Responder com citação
Antigo 07-02-2012, 21:55   #20
BMW_M3
Ajudante de Mecânico

Padrão

Se reprovar por "demasiada" luz, é bom que mostrem o artigo ou Decreto-Lei onde se baseiam nisso. O Código da Estrada ,é um bom auxiliar...
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar