Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Alterações e Modificações ao seu BMW

Notícias

Alterações e Modificações ao seu BMW Secção dedicada a alterações ou modificações ( estéticas ou até mesmo de performance )

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 09-06-2017, 01:24   #61
Jorgenaz
Ajudante de Mecânico

Registado em: Mar 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pedro64343 Ver Post
Também estou em contacto com a auto informa para ver se me dizem as medidas possíveis para 1 série 1 F20 116 ED a diesel pois apenas aparece jante 16 sendo que o carro novo pode vir com jante 16 ou 17 logo não faz sentido o livrete mencionar apenas jante 16. Disseram-me que iam contactar a marca para confirmar as medidas e que devia aguardar resposta deles.
novidades sobre isto ?
conseguis t legalizar ?
Jorgenaz está desligado   Responder com citação
Antigo 09-06-2017, 08:36   #62
PowerLite
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2012
Padrão

Yes. Marquei com a prova impar que se deslocou a Vila Franca de Xira. Deram uma volta no carro, passaram-me o documento (150€) e fui ao IMTT e pedi averbamento da medida no DUA. Paguei +30€ e já tenho o DUA com as medidas em questão averbadas.
PowerLite está desligado   Responder com citação
Antigo 09-06-2017, 19:43   #63
pedro64343
Ajudante de Mecânico

Registado em: Mar 2016
Padrão

Sendo medidas aprovadas pela autoinforma como a medida 17 e 2 medidas 18, eles aprovam e fica mais barato.
A minha situação já está resolvida e os pneus corretos averbados.
pedro64343 está desligado   Responder com citação
Antigo 12-06-2017, 09:29   #64
PowerLite
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Pedro a Autoinforma passou-te declaração para um ED? A mim disseram-me que a ED só tem jante 16 e tive que pagar à prova impar.
Antigo 12-06-2017, 10:48   #65
revolted
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Nov 2012
Enviar mensagem via Skype para revolted
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por PowerLite Ver Post
Pedro a Autoinforma passou-te declaração para um ED? A mim disseram-me que a ED só tem jante 16 e tive que pagar à prova impar.
também estou igual... tenho o carro (116d ED 2013) com jante 17 e queria averbar as medidas de pneus possíveis para a jante 17. E quem sabe jante 18, mas ainda nao entendi se podemos pedir a LTA ou Prova Impar um declaração para essas medidas todas indicadas pela marca para o modelo do carro ou tem de ser uma declaração por medida?

não é dificil de saber que medidas a BMW autoriza para os F20/21... dai a minha pergunta. pois nao vou comprar 4 conjunto de pneus para isso e jantes correspondentes so para passarem a declaraçao. e se for somente possivel averbar uma medida por declaraçao, alguem esta a encher bem os bolsos!!
revolted está desligado   Responder com citação
Antigo 12-06-2017, 10:52   #66
PowerLite
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por revolted Ver Post
também estou igual... tenho o carro (116d ED 2013) com jante 17 e queria averbar as medidas de pneus possíveis para a jante 17. E quem sabe jante 18, mas ainda nao entendi se podemos pedir a LTA ou Prova Impar um declaração para essas medidas todas indicadas pela marca para o modelo do carro ou tem de ser uma declaração por medida?

não é dificil de saber que medidas a BMW autoriza para os F20/21... dai a minha pergunta. pois nao vou comprar 4 conjunto de pneus para isso e jantes correspondentes so para passarem a declaraçao. e se for somente possivel averbar uma medida por declaraçao, alguem esta a encher bem os bolsos!!
Yep. Só autorizam a medida que levares montada, desde que cumpra os requisitos. Não sair fora do chassis do carro, etc...
Antigo 12-06-2017, 12:03   #67
revolted
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Yep. Só autorizam a medida que levares montada, desde que cumpra os requisitos. Não sair fora do chassis do carro, etc...
Era o que temia!! É um absurdo... é possivel saber perfeitamente as mediadas autorizadas de fabrica para o chassis do F20/21.

Pelo menos essas poderiam vir todas numa so declaracao tal como quando comprar o carro e ja vem assim no DUA. Enfim... uns querem 150/160€ varias vezes e o IMT os 30€... belo ganha pao!
Antigo 12-06-2017, 13:00   #68
PowerLite
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Não sei pk queres meter as medidas autorizadas, se tens que pagar cada uma delas.
Eu no meu caso, procurei sites de medidas de jantes e pneus que dava para calcular as medidas mais parecidas, pois não te esqueças que o teu computador de bordo, na parte de consumos e kms feitos vem programado para uma determinada medida de roda/pneu. Acabei por montar 245/40R18.
Antigo 12-06-2017, 13:13   #69
revolted
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Não sei pk queres meter as medidas autorizadas, se tens que pagar cada uma delas.
Eu no meu caso, procurei sites de medidas de jantes e pneus que dava para calcular as medidas mais parecidas, pois não te esqueças que o teu computador de bordo, na parte de consumos e kms feitos vem programado para uma determinada medida de roda/pneu. Acabei por montar 245/40R18.
Irei legalizar o que tenho no carro. Pois sao jantes e 4 pneus novoa. Ja basta ter de pagar a legalizacao, nao vou suportar compra de pneus e jantes novas.

A existir erro no CB, e visto nao existir grande diferença da medida no DUA para a que tenho, nao sera assim significativa.

Mas diz sff o site para poder verificar se assim é...

Obrigado
Antigo 12-06-2017, 13:28   #70
PowerLite
Aprendiz de Mecânico

Padrão

https://tiresize.com/converter/

Eu verifiquei aqui na opção "Tire Plus Sizing"
Antigo 12-06-2017, 14:25   #71
revolted
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
https://tiresize.com/converter/

Eu verifiquei aqui na opção "Tire Plus Sizing"
Obrigado... já vi. a medida original é os famosos 205/55/16. o que tenho sao os 225/45/17.

era o que imaginava... tenho um aumento de diâmetro do legalizado no DUA para a nova medida de 0.4%... ou seja deverá ser insignificante para consumos e velocidade.

alguém mais entendido que me corrija se for o caso!
Antigo 14-06-2017, 00:39   #72
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por revolted Ver Post
Obrigado... já vi. a medida original é os famosos 205/55/16. o que tenho sao os 225/45/17.

era o que imaginava... tenho um aumento de diâmetro do legalizado no DUA para a nova medida de 0.4%... ou seja deverá ser insignificante para consumos e velocidade.

alguém mais entendido que me corrija se for o caso!
Aí está, a 100km/h tens um erro de 4kms em relação ás outras rodas, o que na verdade até te pode reduzir o erro, se o velocimetro, marcasse a mais... agora marca menos 4kmh a mais

Por norma o diâmetro da roda não varia, o que varia é o tamanho da jante e do pneu separado, mas no conjunto se aumenta o tamanho da jante diminui o perfil do pneu.. Daí poder-se ter várias medidas..
Antigo 14-06-2017, 08:56   #73
revolted
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Dr_Lion Ver Post
Aí está, a 100km/h tens um erro de 4kms em relação ás outras rodas, o que na verdade até te pode reduzir o erro, se o velocimetro, marcasse a mais... agora marca menos 4kmh a mais

Por norma o diâmetro da roda não varia, o que varia é o tamanho da jante e do pneu separado, mas no conjunto se aumenta o tamanho da jante diminui o perfil do pneu.. Daí poder-se ter várias medidas..
Obrigado pela ajuda.

Supostamente, e pelo que entendo a velocidade real do carro ira ser inferior a velocidade apresentada no velocimetro... e sendo assim, penso que nao causara problemas pois o erro de velocimetro sempre existe, e neste caso em 100km/h ser 4km/h nao me parece escandaloso.

Se estou a entender bem o que dizes...

Última edição por revolted; 14-06-2017 às 08:59.
Antigo 17-06-2017, 11:54   #74
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Agora estava a ler isto de novo e acho que me enganei, não sei se posso fazer as contas directas como fiz, e agora também não estou com muita cabeça para as fazer :P Mas em todo o caso, creio que me enganei porque percebi 4%, e na verdade refereiste 0,4% ou seja a diferença seria talvez menor.

No entanto não sei se entendeste corretamente o que eu quis dizer, é que a velocidade do carro vai aumentar, 1 ou 2kms por hora, e a do velocímetro continua a marcar igual.
Ou seja na verdade a velocidade do carro aumenta, mas se imaginemos que tivesses um erro de 10kmh/h acima do real do carro marcados no velocimetro, menos estes 2kms extra, o erro passava a ser de 8km/h ou seja o erro diminuía, mas continuava abaixo....

Mas isto depende do erro que existe... por norma costuma andar nos 10km/h+- para velocidades de 120 ou 130km/h.

Quando se colocam medidas averbadas é porque eles entendem que cumprem esses limites..
Antigo 17-06-2017, 19:04   #75
revolted
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Compreendo!! Neste modelo ate 2014 limitavam a uma so medida meramente por negocio. Pois o CO2 nunca iria aumentar e passar os 120g somente por averbarem ate jante 18.

Simplesmente queriam obrigar o pessoal a gastar mais guita na versao 116d normal. Pois em 2014 o 116d ED 1.6 ja aceita jante ate 18, e o CO2 continua no nivel mais baixo -120g. Por isso nao venham com historias...
Antigo 11-07-2017, 17:01   #76
Dr_Lion
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Tenho as medidas averbadas no livrete: 205/65r15; 225/60R15 e 235/45r17!

Passei de 235/45r17 a 2.9bar para 225/60R15 a 2.4bar e na verdade o que notei nos consumos foi uma diferença de 5.6l/100 para 6l/100.

Supostamente e pelo que o pessoal fala deviam manter ou descer, e subiram... vejo isso como sendo normal por causa de ter baixado a pressão dos pneus, e isso pode justificar a diferença, no entanto quando comprei as rodas foi porque os pneus 17 já não estavam famosos, e estava a contar de passar para jante 15 e assim já fiquei com elas para meter uns pneus 205! A questão é, a as jantes 17 são bonitas (eu gosto) e as 15" é o habitual... meh

Entretanto lembrei-me, pesquisei e a medida de pneus existe e o valor é muito idêntico, 205/55r17.

Porque não manter as jantes que gosto, e quando tiver que comprar pneus em vez de comprar 205/65r15, comprava 205/55r17 e mantinha as jantes que gosto!

Ora bem, estou com uma dúvida prática:

A BMW passa-me o certificado para a medida 205/55r17 que pretendo? E em quanto me ficará? Já sei que depois são mais 30eur no imtt para adicionar ao DUA..
Se não for assim que alternativas tenho? AutoInforma? Prova Impar? Nestes casos em quanto fica o papel? E é preciso ir lá fazer alguma inspeção visual, ou basta pedir o papel?

O carro é um BMW 525 tds de 1997.
Desde já agradeço pela ajuda.

Última edição por Dr_Lion; 11-07-2017 às 20:24.
Dr_Lion está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar