Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 4 ( F3X )

Notícias

Série 4 ( F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 4

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 22-06-2019, 11:31   #1
Cupias
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2015
Padrão F36 instável

Bom dia.

Tenho um F36 4/2015 com pack M à cerca de 2 meses, sendo este o meu 6o BMW!

O carro tem 225/40/r19 e 255/53/r19 e tem agora montados um Kumho normais (não gosto de pneus runflat, tal como expliquei já à uns anos aqui no fórum do tempo do meu F10).

Acontece que a partir dos 160km/h o carro mesmo em recta parece que a frente “vai no ar” e tenho a sensação que falta de aderência à estrada! Parece que o carro serpenteia. Se usar sport atenua um pouco contudo nada de especial para o carro em questão.

Lá em casa tb mora uma F11 6/2016 R17 com Pirelli cinturato e a sensação é a mesma... (sem runflat) regulando para sport a coisa atenua, mas nada de especial.

Sei que pode parecer estranho ou esquesitisse, mas guio um clio dos novos com mais confiança a essas velocidades!

Aqui chego a um pormenor. Quando tinha o F10 a suspensão não era regulavel. Desde que tirei os runflat aquilo é que era! A 180km/h parecia uma lapa e com jante 18!

Alguém tem ideias? Tirando por runflat... ou meter pneus novos (isso já sr sabe... os pneus são novos em ambos os carros)

Obrigado

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Cupias está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 22-06-2019, 13:56   #2
ppecas
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Cupias Ver Post
Bom dia.

Tenho um F36 4/2015 com pack M à cerca de 2 meses, sendo este o meu 6o BMW!

O carro tem 225/40/r19 e 255/53/r19 e tem agora montados um Kumho normais (não gosto de pneus runflat, tal como expliquei já à uns anos aqui no fórum do tempo do meu F10).

Acontece que a partir dos 160km/h o carro mesmo em recta parece que a frente “vai no ar” e tenho a sensação que falta de aderência à estrada! Parece que o carro serpenteia. Se usar sport atenua um pouco contudo nada de especial para o carro em questão.

Lá em casa tb mora uma F11 6/2016 R17 com Pirelli cinturato e a sensação é a mesma... (sem runflat) regulando para sport a coisa atenua, mas nada de especial.

Sei que pode parecer estranho ou esquesitisse, mas guio um clio dos novos com mais confiança a essas velocidades!

Aqui chego a um pormenor. Quando tinha o F10 a suspensão não era regulavel. Desde que tirei os runflat aquilo é que era! A 180km/h parecia uma lapa e com jante 18!

Alguém tem ideias? Tirando por runflat... ou meter pneus novos (isso já sr sabe... os pneus são novos em ambos os carros)

Obrigado

Viva, posso dizer pela minha F11 com run flat pirelli, ate aos 220 não noto nada instável, pelo contrário até.
ppecas está desligado   Responder com citação
Antigo 22-06-2019, 14:00   #3
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Mas tens jante 17? Tens suspensão reguláveis?

Cupias está desligado   Responder com citação
Antigo 22-06-2019, 14:01   #4
ppecas
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2019
Padrão

Citação:
Mas tens jante 17? Tens suspensão reguláveis?

Apenas jante 17.
ppecas está desligado   Responder com citação
Antigo 22-06-2019, 17:13   #5
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Registado em: Feb 2014
Padrão F36 instável

Tenho uma F31 (2.0d Pack M) com as mesmas dimensões de pneumáticos, uso Continental SportContac5 run flat...super estável...no F10 (3.0d) jante 18 run flat suspensão adaptativa senti-a o que descreves (salvo erro uns continental ContiContact 2) alterando os pneus parece outro carro...

Última edição por TupacTuga; 14-07-2019 às 22:33.
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 22-06-2019, 17:32   #6
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Pois... não sei se em parte serão dos pneus, se da suspensão.

Mas seria estranho... supostamente pneumática reguláveis seria melhor...

Todas as carrinhas tem pneumática, reguláveis é que não.

Antigo 07-07-2019, 18:47   #7
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Está semana vou levar o carro a outra oficina de alinhamento. Falei com uma pessoa com um carro idêntico e não se queixa do mesmo que eu. Cá em casa os 2 bmw foram alinhados no mesmo sítio

Antigo 07-07-2019, 20:10   #8
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Pede para te verem os valores da convergência. Se estiver muito fechada ela fica com a frente instável.
Rúben Kakuako está ligado agora   Responder com citação
Antigo 07-07-2019, 20:16   #9
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Assim farei. O meu mecânico chamou me a atenção para a convergência traseira que tem de estar aberta, e normalmente as afinações standard são para os carros passarem na Inspecao...

Obrigado pela dica

Antigo 07-07-2019, 20:46   #10
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Citação:
Assim farei. O meu mecânico chamou me a atenção para a convergência traseira que tem de estar aberta, e normalmente as afinações standard são para os carros passarem na Inspecao...

Obrigado pela dica

Sim isso também é verdade. E outra coisa, o meu série 1 está um bocado "manhoso" se for acima dos 200km's mas em recta. Isto porque o alinhamento está feito como eu quero. Como faço muita Nacional e muitas serras, tenho um alinhamento feito para tirar proveito do carro em curva e não em recta. Tenho por exemplo o camber traseiro afinado para o máximo de camber negativo que os excêntricos de origem permitem o que é óptimo para curvas mas estupidamente mau para velocidade pois o pneu não tem o piso total assente no chão e fica instável.

No alinhamento há muitas variáveis.
Rúben Kakuako está ligado agora   Responder com citação
Antigo 07-07-2019, 21:10   #11
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Exactamente o que acontece no meu! Mas o meu a partir dos 170 fica assim... o que é mau para uma carroçaria daquelas. Posso dizer que o A5 do meu sócio dá-me 10-0 em segurança e ponderei mesmo trocar o meu 420d!

Não sou piloto nem gosto de andar para aí a acelerar, contudo ter um carro destes, com este motor e acabar aos 170 em recta, é mau para mim. Em curva não o acho nenhum assombro, comparado com a minha F11, até mesmo com o meu Fiat 500C .

Cheguei a pensar que era trenguisse minha, pois na F11 também sinto o mesmo (fornecedor de pneus é o mesmo)!

Está semana guiei uma megane de 11/2012 e sentia me mais seguro que no meu carro (embora demorasse a chegar aos 170).

Oxalá seja mesmo disto... não sei se terei oportunidade de resolver antes de ir de férias, contudo darei feedback!

Antigo 13-07-2019, 09:44   #12
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Actualização:

Já fechei a convergência das rodas, mesmo assim o carro continua instável. Aquela sensação de vento no carro, quando ele não existe é horrível!

Reparei que a minha F11 já tinha a convergência mais fechada, nota se bem mais, mesmo com jante 17”.

Agora estou de férias, e o F36 está na garagem. Próximo teste será 2.6 psi à frente e 3.2 atrás (procurando simular o carro com run flat). Depois... provavelmente voltar para run flat ou vender o carro. Ter um carro com jante 19” que já por si é duro, ainda por run flat naquilo irá ser desagradável principalmente naquelas de paralelo de Gaia.

Enfim... continua a saga

Antigo 13-07-2019, 12:37   #13
nunorgp
Ajudante de Mecânico

Registado em: May 2014
Padrão

A jante de 19 e original ? Nao percebi se tens suspensão regulável , se tens consoante a jante que tens tem de se fazer o ajuste á altura da suspensão .

Sempre que se muda o tamanho da jante tem de se reconfigurar a altura da suspensão, nos que tem suspensão regulável
nunorgp está desligado   Responder com citação
Antigo 13-07-2019, 12:51   #14
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Viva.

Sim o carro tem pack M original. Jante 19”

225 frente 255 atrás.

A suspensão e regulavel. Em sport melhora, mas apenas ligeiramente

Obrigado

Antigo 14-07-2019, 21:28   #15
nunorgp
Ajudante de Mecânico

Padrão

Se a suspensão melhora em sport então o problema é de ter a suspensão alta de mais.

Quando comprei a minha F11 tive o mesmo problema de instabilidade, corri o ajuste da altura da suspensão utilizando o ista e ficou mt melhor, uma diferença da noite para o dia . No entanto no meu caso o antigo dono não o deve de ter feito quando mudou para jante 19 , qualquer das maneiras no teu caso pode ter acontecido qualquer coisa aos sensores e eles terem ficado descalibrados .

Como estava o carro tinha nos sensores uma altura de 440 mm quando na realidade a altura era 680 mm, uma diferença bem grande.
Antigo 14-07-2019, 21:42   #16
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Parece uma óptima opção, agora... como se faz isso e quais são esses parâmetros?? Como temos acesso aos certos?

Antigo 14-07-2019, 21:49   #17
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Padrão

Cupias, sei que disseste que tinhas, mas tens mesmo suspensão adaptativa ?

Antigo 14-07-2019, 21:54   #18
Cupias
Ajudante de Mecânico

Padrão

Acho que sim!! Tipo... regulo se quero comfort... sport... tipo interruptor ao lado da caixa automática!

Igual a minha F11

Antigo 14-07-2019, 22:02   #19
TupacTuga
Chefe de Mecânicos

Padrão

Todos têm esse botão eu na minha F31 Pack M jante 19, tenho o botão que regula para “Sport+, Sport, Confort, Eco” mas não tenho suspensão adaptativa...apenas muda a rigidez do volante, passagem de caixa e resposta do acelarador.
Mas no F10 tenho suspensão adaptativa...muda exatamente o mesmo mas o amortecimento também muda...em Confort fica mesmo barco...

Tenta validar se pelo vin se tens essa opção

Antigo 14-07-2019, 22:05   #20
nunorgp
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:

Parece uma óptima opção, agora... como se faz isso e quais são esses parâmetros?? Como temos acesso aos certos?

Até é simples,
  1. Meter o carro numa superfície plana, e remover toda a carga.

2. Com fita métrica, medir a altura das rodas como mostra abaixo :

3. De seguida correr o ISTA ( Software da BMW ) e correr a função ICM Ride Height Adjustment , o software pede a medição das 4 rodas e actualiza os sensores com essas medidas :

O problema é mesmo o acesso ao software :
  1. Cabo ENET
  2. Software

Se precisares ajuda para instalar ou correr a função é só dizer .

A outra opção é ir à BMW ou alguém com o software e cabo dar uma ajudinha .

Pois de facto valida se tens suspensão adaptativa, se não tiveres é veres se estas medidas estão de acordo com a especificação de fabrica ( Desconheco qual é )

Última edição por nunorgp; 14-07-2019 às 22:13.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar