Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 )

Notícias

Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 5

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 03-10-2016, 11:54   #1
Diamond_keys
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Feb 2015
Padrão Substituir Hi-Fi

Boas pessoal,

Alguém já fez upgrade ao sistema de som de origem num F10 ?
Tava na ideia de trocar para Harman Kardon.

Será Plug-&-Play ?

Abraços
Diamond_keys está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 03-10-2016, 12:44   #2
Cobola
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Apr 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Diamond_keys Ver Post
Boas pessoal,

Alguém já fez upgrade ao sistema de som de origem num F10 ?
Tava na ideia de trocar para Harman Kardon.

Será Plug-&-Play ?

Abraços
Acho que é 'Plug-'n-Play, a julgar por um vídeo que por aqui anda. Mas o Harman Kardon não é só as colunas de som, é também o amplificador de 600W de potência, 16 altifalantes e sistema Dolby surround 5.1 (isto justifica-se caso tenhas ecrãs atrás, e mesmo assim...).

Repara que mesmo no upgrade do Sistema de som HiFi (520€) tens amplificação de apenas 205 W e 12 altifalantes, e já dá um som bom (é o que tenho e comprovo).

A amplificação justifica e deve potenciar o efeito das colunas, caso contrário, tenho dúvidas que tenhas ganhos por aí além...

Última edição por Cobola; 03-10-2016 às 12:46.
Cobola está desligado   Responder com citação
Antigo 03-10-2016, 16:12   #3
Spawner
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Nov 2014
Padrão

Passou a 5.1? É 7.2 no e60.
Nao serve apenas para filmes no carro. Acaba por se nota na musica pois estás rodeado de colunas sem que nenhuma se destaque a nao ser q queiras mudar o perfil.

e91 320d / e60 520i

Última edição por Spawner; 03-10-2016 às 16:14.
Spawner está desligado   Responder com citação
Antigo 04-10-2016, 00:35   #4
Cobola
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Spawner Ver Post
Passou a 5.1? É 7.2 no e60.
Nao serve apenas para filmes no carro. Acaba por se nota na musica pois estás rodeado de colunas sem que nenhuma se destaque a nao ser q queiras mudar o perfil.
Sim, na música nota-se mas apenas se for um DVD musical com Dolby Surround genuíno. Se for um CD simples (ou rádio) é stereo de dois canais a ser replicado por todas aquelas colunas (redundância). Há amplificadores que, no entanto, fazem simulação de Dolby por virtualização, mas não deixa de ser 'falso'.

O 5.1 significa 5 canais independentes de som (isto é, gravados autonomamente na masterização - esquerda frontal, centro, direita frontal, traseira esquerdo e traseira direita) mais o .1 que é o canal de baixas frequência (o subwoofer). Cada canal destes debita uma saída de som autónoma. É imaginar 5 microfones num palco onde cada um grava uma área sonora independente.

Não encontro nada que refira o 7.2 - aliás, conheço, sim, o 7.1 que é igual ao 5.1 mas com a adição de dois canais independentes para alimentar colunas que fiquem a meio das paredes laterais de uma sala muito comprida. Num carro, acho isto disparatado, mas, como existem dois subwoofers debaixo de cada banco, vai daí chamam ao sistema .2 - mas é falacioso, como se percebe.

Atenção que ainda há o pack de som Surround Bang & Olufsen, que pela módica quantia de 4.248€ levam amplificador de 1000W com 16 colunas (lá está, se tirarmos 2 para os subwoofers, ficamos com 14 (7 pares - daí o 7.1).

No fim de contas, acho o espaço demasiado pequeno para nos apercebermos das diferenças entre tantos canais. Acho mais importante o detalhe musical que pode ser dado por melhores colunas - que é a questão inicial -, desde que o amplificador tenha ainda pernas para andar (ou dançar).

Já me sentei num série 5 com Harman/Kardon e não fiquei convencido do salto qualitativo relativamente ao Sistema de som HiFi convencional. Mas, já acho este pack HiFi um bom acréscimo ao sistema de som básico que equipa o carro (são mais 500€), sobretudo pela adição da coluna central no tablier (aumenta a nitidez) e pelos 2 subwoofers debaixo dos bancos (dá batida aos graves).

O Harman/Kardon beneficia sobretudo os passageiros no banco traseiro pois adiciona colunas às portas, para além das colocadas no tejadilho da mala (chapeleira).
Antigo 04-10-2016, 10:53   #5
Spawner
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Vamos lá por partes. - Jack, o Estripador

Espero que a pergunta inicial esteja respondida de forma satisfatória e talvez alguem possa ajudar ou fazer o serviço. Agora vamos aos factos.

Eu raramente dou a minha opinião pessoal e quando preciso de factos normalmente forneço links ou cito informações de outras fontes. Forneci neste post mais abaixo um pdf da marca com a informação de que para o e60 era 7.2. No meu post anterior mostrei desconhecer se tinha passado de 7.2 para 5.1. Se é o F10 um 5.1 não sei. Não usei o google para procurar qual as características do HK no F10. Não opinei sobre os F10 só mostrei espanto pelo "downgrade" que li linhas acima. Sei que há o Harman Kardon e outras opções dependendo do valor que se quer investir mas o Harman é uma boa opção e a diferença é notória.

A minha intervenção agora é para que este tópico que começa a parecer "review" ao sistema Harman Kardon com informações insuficientes não acabe sem os dados necessários a quem possa querer o kit. Acabo também por explicar o que este tipo de kit mesmo de outra marca deve fazer. Isto já foge da pergunta inicial sobre o facto de ser "plug and play" e mais sobre opiniões e espectativas pessoais do que o sistema devia fazer.

Aqui escrevo por experiência por ter este sistema no carro de origem e por armazenado informações relativo a equipamento que o meu carro traz, DIYs e outras informações que me podem ser uteis. Daí ser fácil apresentar dados. Não sei quanto custou o sistema pois comprei um carro usado com o sistema. Nos primeiros posts que fiz no site está relatado a compra e diário de bordo. Não sinto necessidade de justificar o que o sistema custou pois já estava no carro e nem paguei mais por isso assim não estou a justifica-lo inconscientemente. Adiante então.

Há uma comparação de sistemas de audio de sala e de carro: colunas que fiquem a meio das paredes laterais de uma sala muito comprida. No outro post acima também fala-se em ver filmes no banco de trás. Com essas 2 comparações vejo donde vem a opinião sobre os sistemas multicanal que são um upgrade ao sistema normal e em particular este da HK. Não me parece ser essa a finalidade do sistema e em parte até se falou num dos motivos quando se falou no espaço ser pequeno nem o sistema foi vendido com essa finalidade e mais, nem a marca promove essa utilização nem dá meios para o fazer mas mais adiante falo nisso.

Um sistema multicanal em casa para ver um filme é outra experiência e a não ser que tenhamos músicas gravadas assim, estamos a falar de coisas com objectivos diferentes. Não preciso do baterista a tocar no banco de trás do meu lado e o guitarista no banco do pendura. Nem é assim que normalmente (há excepções sim) em concertos. Mas sim, em filmes em que estás em primeira-pessoa, dá mais realismo. Na música em geral, não me parece que queiras ser o maestro no meio do concerto mas cada um a sua coisa. Se é essa a experiência que se procura com a banda à tua volta, sim este sistema não vale nada sem o audio gravado desse modo. Se estás no entanto habituado a ver filmes com surround no carro também não ficas contente. Não foi feito para filmes. E como eu me referi ao sistema do e60, nem o e60 pre-lci lê filmes de dvd no leitor de dvds e quando equipado com televisão, nem o som da televisão vinha com audio com canais separados. É o equivalente a dizer que a Gillete Fusion faz bem a barba mas descasca mal cenouras. Cada coisa para o seu fim.

O sistema Logic 7 da Harmon Kardon descrito pela BMW no pdf, descreve o sistema como sendo 7.2 e sistema tem um amplificador capaz de fazer alguns soundstages diferentes para alem da afinação de equalisadores, mas essa afinação de equalisadores já é normal. Quem diz que é 7.2 são eles (BMW e HK).

Pdf da marca ---------> BMW_5er_HarmanKardon_L7_de___en.pdf

Se a fonte não é dividido em canais diferentes o sistema nada mais pode fazer do que fazê-lo digitalmente. Quem experimentou pode ter testado num mal afinado e acredita que afinado os equilisadores mal não tem jeito nenhum. Também podes estar à espera da experiência que tens na sala com os filmes com canais separadas. Não foi feito para esse fim. Nem sequer publicitado para esse fim.

Para um utilizador corrente o sistema oferece um carro com som vindo de todas as direcções que permite um som baixo mas envolvente ou alto e emersivo com um limite muito alto de volume possível sem distorção. A finalidade de ter tanta coluna é outra do que referes. Aqui a redundância tem utilidade.

Não vale a pena resumir o HK (ou sistemas semelhantes) a uma comparação do que devia fazer quando comparado a um sistema de som para ver filmes em surround e transpôr isso para o banco de trás do carro.

Resumindo:
Não é como um sistema surround em casa para ver filmes.
Tem um som envolvente com opções de soundstage diferentes.
Preço? Não faço ideia quanto custa de origem (mas gostava de saber) ou retrofit.
Convem ser testado antes para ver se vale o investimento. No Algarve estou à disposição. Não, não vendo nem instalo.
Há opções como a BavSound e outros.

Untitled1.jpg
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg Logic7.jpg (124.8 KB, 151 visualizações)

e91 320d / e60 520i

Última edição por Spawner; 05-10-2016 às 09:14.
Antigo 05-10-2016, 16:24   #6
Cobola
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Não tinha ideia que uma simples troca de opiniões desviasse o assunto para terrenos que não interessa ao caso, nem ao forunista Diamond_keys.

Citação:
Publicado originalmente por Spawner Ver Post
[...]Agora vamos aos factos.

Eu raramente dou a minha opinião pessoal e quando preciso de factos normalmente forneço links ou cito informações de outras fontes. Forneci neste post mais abaixo um pdf da marca com a informação de que para o e60 era 7.2.
Não percebo, Spawner, esta tua abordagem.
Tens o Harmon-Kardon e gostas? Perfeito.
Eu tenho a minha opinião? Perfeito, também.
Os fóruns vivem disto, da experiência dos utilizadores. Gente real que conviveu com as situações. Esta é a força da inteligência coletiva - a cabeça de muitos. Quando escolho um hotel ou algum 'gadget', valorizo a opinião das pessoas e procuro os fóruns para isso mesmo. Não quero só a informação 'oficial' que é sempre enviesada (é natural que assim seja), quero também o complemento da opinião das pessoas comuns. E quero a opinião sincera, como quero a tua, Spawner, ainda que depois possa ser-me útil ou não.

A minha opinião é baseada no que eu pude testar. Não falo é do que não sei. Não fundamentei com bibliografia nem links pois não sabia que era um artigo científico.

Mas, quais são os teus "factos"? Proclamas objetividade mas o teu link e a tua "fonte" resume-se a um panfleto da marca? Anedótico. Quanto muito, é informação institucional, preparada por um departamento de marketing. Não foi validada nem testada pela comunidade, é o que a empresa afirma sem contraditório. A julgar pelos panfletos das marcas, teríamos um mundo perfeito. Mas isto não são "factos", é propaganda publicitária...

Bora lá fazer uma análise crítica à tua fonte - como convém antes de a darmos aos outros:
* se leres com atenção, os teus "factos" referem aquilo que eu já tinha apontado: "Logic 7 allows all two-channel material to play in natural, exciting multi-channel surround sound".
Ou seja, isto é surround simulado pois a fonte é Stereo (2 canais), como referem. Não contraria nada do que disse, antes pelo contrário. É uma virtualização. Não percebo a tua resposta, sinceramente. Está a fazer figura de ridículo...
Gostas deste sistema de simulação e aconselhas, Spawner? Ok, então limita-te a prestar um serviço à comunidade justificando as vantagens e aconselhando setup's. Mas não contraries o mensageiro pois nada do que disse está errado.

* relativamente ao 7.2 não há nada nesse panfleto que indique haver dois canais de sub-woofer independentes. Se me encontrares alguma fonte credível a dizer que há uma saída de subwoofer para os 80-40Hz e outra independente para os 40Hz-20Hz, por exemplo (aqui os limites são meramente indicativos, pois podem ser outros), eu fico esclarecido e até admirado pela sofisticação. Até prova em contrário, é apenas uma saída de baixas frequências mas simplesmente duplicada, pelo que é abusivo e enganador colocar lá o .2
Isto não é um "facto", é um truque.
Por essa ordem de ideias, o pack HiFi também é um .2 (pois há dois subwoofer's) mas não o vês publicitado como tal.

Citação:
Publicado originalmente por Spawner
Há no teu post uma comparação de sistemas de audio de sala e de carro
Sim, fiz a comparação porque o standard é o mesmo. Dolby-D ou DTS (mais os HD, agora), sejam de 5.1 ou 7.1, não interessa se é de sala ou carro.
É que no F10/F11, o leitor toca filmes DVD, sim, no meu toca (mas tenho o sistema Professional, que não sei se faz a diferença). Que toca é um facto! E toca também DVD's musicais, mas em stereo replicado pelos 12 altifalantes. Se eu valorizasse ouvir dvd's musicais no carro (e são bem fixes, digo-te já, desde que bem masterizados - o que não são muitos, infelizmente), compensaria ouvi-los no sistema Harman-Kardon ou superior pois talvez fosses tirar melhor proveito da separação de canais musicais genuínos (e não simulados, pois há diferenças evidentes). E não, não há um baterista só num canal e outro instrumentista noutro, não é assim que a coisa funciona.

Com as 12 colunas em qualquer sistema auto também há envolvência, certo? Mas nos ambientes simulados nem sempre a virtualização é eficaz: quando testei o Harmon-Kardon, estaria à espera de maior detalhe musical e melhor separação de instrumentos do que aquela que encontrei (não me interessa a virtualização surround). Ficou aquém das minhas expectativas, mas isto é uma bitola pessoal e de sensibilidade acústica.

Acho que a questão inicial do Diamond_keys já foi respondida nos posts anteriores, não tenho mais nada a acrescentar para além do que sublinhei:
* pelos vídeos do BavSound, as colunas são Plug&Play;
* investir em colunas pode melhorar, mas podes ficar algo desapontado pois:
* pode ser necessário fazer um upgrade ao amplificador para melhor alimentar as colunas; (apenas referi o pack HK e superior para enaltecer isto mesmo, há um upgrade não só nos drivers como também no amplificador, como convém, aliás).

Os preços dados na marca são úteis para se ter um termo de comparação. Cada um compra o que quer e gasta o que quer, não tenho nada com isso (vá lá, desde que pague os impostos devidamente...)

Já agora, para finalizar Spawner, tenta lá fazer isto com os teus acessórios cortantes:

[é uma piada, espero que não leves a mal. Deveria ser uma laranja algarvia mas não encontrei com o mesmo recorte estético...]
Antigo 05-10-2016, 21:20   #7
Spawner
Mecânico de 3º Grau

Padrão

E bem off topic. Já vamos longe da pergunta original. O Diamond_Keys a ver o tópico a ver se há novidades e afinal nada de novo.
--------------------
Ainda bem que aqui estamos num forum a dar opiniões e cada um a explicar o porque de ela ser assim.
Já ouvi melhor que o sistema que tenho e sinceramente podia ter mais potência.
Os comentários de forum são bons. Vim cá antes de comprar o meu carro e agradeci. Naturalmente que filtramos as que nos ajudam e outras que por um motivo ou outro passam-nos ao lado. Outras vezes intervimos quando achamos que tinhamos algo a acrescentar mesmo que seja off topic.
Neste caso a tua opinião é válida como outra qualquer. Tive só o cuidado de explicar que contexto em que foi concebido para o e60, ouvir música de cd ou rádio cumpre o fim para qual foi concebido. No F10 e F11 já deveria ter os canais separados visto já ler filmes e se não o faz é uma falha embora o espaço seja naturalmente um impedimento.

Já ouvi melhor que o sistema que tenho e sinceramente podia ter mais potência.
Eu sei que o sistema faz uma virtualização. Se não leste bem ainda vais a tempo. Eu concordei que era redundante e nunca foi feito para outro fim senão criar envolvência. Fazer figura de ridículo? Não me parece. O facto de ainda escreveres isso é lamentável. Não há muitos posts aqui deste timbre e ainda bem. Se me lembro estamos aqui para partilhar opiniões. Não para dizer que se faz figuras. Passamos para um post que se diz que se fazem figuras ridículas ainda por mais por algo que não foi dito. Tendo já dito que nem há entrada multicanal de audio e que só servia para criar envolvência, já nem sei o que dizer. Muito bem.

Percebemos que gostas de sistemas de surround. Criticares um por não ser também é válido especialmente quando o F1x já poderia ter com um kit. Posso comentar o fim para que foi feito e para o qual não foi feito, no meu carro, coitadinho pois no tempo dele a BMW não achava que fosse de valor colocar entrada USB e leitura de filmes no serie 5. Mas afinal, os foruns são para comentar segundo li algures. Em relação a contrariar o mensageiro, falavamos de o kit ter passado de 7.2 no e60 ter passado a para 5.1 nos F1x. Algo pode estar errado ai.

Nesse sentido forneci o panfleto institucional da HK. Será que esses marotos mentiram e tantos anos depois ainda se acredita no que disseram? Noutros foruns ainda acreditam nos 7.2,
Parece ser já um consenso que seja um 7.qualquer coisa. Já vimos que que fornecem um canal a cada "conjunto" de colunas por eles formado. Era assim de esperar que fosse um só canal para os subwoofers. Porquê complicar? Não passa de stereo com virtualização. Sim, concordei já no outro tópico.
Aqui é que entra a "propaganda" falaciosa.
Há no folheto 9 canais para amplificador, sendo 7 para colunas e 2 para subwoofers. Conversa deles?
Possívelmente mais uma mentira que esta marca poderia lançar, mas está aqui um esquema de ligação de fios que encontrei e há 9 canais a sair do amplificador com 1 para cada subwoofer. Mas vá lá, em alguma coisa temos que acreditar, não? Porque não ter menos canais ainda? Uma ligação dum subwoofer para o outro chegava. Não. Têm canais separados. Se são os mesmos Hz, não sei nem quero saber. Já sabemos que é virtualização. Que há 2 canais de subwoofer, há. Que se pode chamar .2 também se pode. O que é um facto é que tem 2 canais para subwoofers. Estamos a discutir o sexo dos anjos. Há mais esquemas do genero para facilitar reparações e retrofits do genero e não são fornecidos pela a marca mas o mesmo esquema com estilos diferentes está presente em varios foruns segundo o Google.

https://www.bmwgm5.com/Logic7_E60_61.htm

Mais que isto só desmontando e não me parece que vá fazer isso. O tema já me ocupou tempo suficiente. Nada mais a acrescentar. Já é uma sorte achar coisas dum sistema que deixou de ser vendido há meia dúzia de anos e começou a equipar o modelo em 2004.

Não é um artigo científico mas como também não gosto de falar do que não sei, gosto de revelar donde retiro as informações.
Uma coisa é uma opinião outra coisa é achar que é assim por que sim. Se não é o que dizem nem o que aparenta ser... epa então é isso que dizes.

Se isto não chegar, leva lá a bicicleta. Não sei se são laranjas do Algarve nem quero entrar discussão neste forum se é uma laranja ou 2. É as que achares que são.
download.jpg

e91 320d / e60 520i

Última edição por Spawner; 05-10-2016 às 22:17.
Antigo 18-11-2018, 08:55   #8
Carlos Crespo
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Apr 2013
Padrão

Bom dia, tenho um F10 de 2016 e gostaria colocar os twitter da harman kardon na coluna das portas, alguém sabe se dá para fazer e onde posso arranjar essas colunas? Obrigado
Carlos Crespo está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar