Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 13-11-2018, 15:54   #441
vala
Lavador

Registado em: Nov 2018
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Tofy Ver Post
Poderá acontecer pois o material não é vitalício, mas não é crónico por defeito de fabrico como nos N47. A probabilidade em nada é comparável...
Já agora, se o meu motor não é o N47, qual é ?

BMW 316 2009
2.0 116 cv
vala está desligado   Responder com citação
Antigo 13-11-2018, 19:29   #442
ntv
Chefe de Mecânicos

Registado em: Jan 2014
Padrão - Motorizações afectadas pela quebra da Corrente da Distribuição .

Citação:
Publicado originalmente por vala Ver Post
Já agora, se o meu motor não é o N47, qual é ?

BMW 316 2009

2.0 116 cv

O teu também é N47.

É o mesmo bloco do 18d e 20d numa versão com menos potência.

No série 1 F20 (a partir de 2011) é que foi usado o motor N47D16 (com 1,6 litros de cilindrada) enquanto no série 3 o 316d sempre foi o N47D20 de 2,0 litros de cilindrada.

Em teoria tem menor probabilidade de quebra da corrente, mas a verdade é que venderam-se muito menos 316d do que 318d e 320d portanto há muitos mais casos no 18d e no 20d mas provavelmente porque há muitos mais unidades com esta motorização. Portanto, essa suposta menor probabilidade de partir corrente ou ser necessário trocar (mesmo sem partir), pode ser enganadora e não ser real.

Eu assumiria que sendo um N47 de 2,0 litros, convém ter atenção à folga da corrente e ruídos anómalos e ter presente que ao contrário do que a marca dizia, a corrente não é vitalícia e poderá ter de ser um dia trocada.

Tendo essas preocupações presentes, não é motor para te dar mais motivos de receio do que qualquer outro.

Última edição por ntv; 13-11-2018 às 19:33.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 13-11-2018, 19:56   #443
vala
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ntv Ver Post
O teu também é N47.

É o mesmo bloco do 18d e 20d numa versão com menos potência.

No série 1 F20 (a partir de 2011) é que foi usado o motor N47D16 (com 1,6 litros de cilindrada) enquanto no série 3 o 316d sempre foi o N47D20 de 2,0 litros de cilindrada.

Em teoria tem menor probabilidade de quebra da corrente, mas a verdade é que venderam-se muito menos 316d do que 318d e 320d portanto há muitos mais casos no 18d e no 20d mas provavelmente porque há muitos mais unidades com esta motorização. Portanto, essa suposta menor probabilidade de partir corrente ou ser necessário trocar (mesmo sem partir), pode ser enganadora e não ser real.

Eu assumiria que sendo um N47 de 2,0 litros, convém ter atenção à folga da corrente e ruídos anómalos e ter presente que ao contrário do que a marca dizia, a corrente não é vitalícia e poderá ter de ser um dia trocada.

Tendo essas preocupações presentes, não é motor para te dar mais motivos de receio do que qualquer outro.
Esta era a notícia que eu decididamente não queria ouvir.

O representante da BMW onde vou à manutenção disse-me hoje que aconselhava a trocar a distribuição aos 120 000 kms e eu já tenho 124 000. Devo trocar ou andar atento ao barulho? Pelo que vi no YouTube o barulho é bastante notório...

O orçamento que me foi dado foi de 2 000€....

Que faziam vocês, trocavam ? Ou deixavam andar?

Após a troca o problema fica resolvido em definitivo ou daqui a 120 000 kms é para trocar novamente?

Obrigado a todos pelo apoio.
Antigo 13-11-2018, 21:24   #444
jmcdpereira
Designer Aspirante

Registado em: May 2010
Padrão

Citação:

O representante da BMW onde vou à manutenção disse-me hoje que aconselhava a trocar a distribuição aos 120 000 kms e eu já tenho 124 000. Devo trocar ou andar atento ao barulho? Pelo que vi no YouTube o barulho é bastante notório...

Após a troca o problema fica resolvido em definitivo ou daqui a 120 000 kms é para trocar novamente?

A folga da corrente pode ser aferida para tirar duvidas.
Fora da BMW fazes a festa por menos de 1000 paus, com material de origem

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Antigo 13-11-2018, 21:31   #445
vala
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jmcdpereira Ver Post
A folga da corrente pode ser aferida para tirar duvidas.
Fora da BMW fazes a festa por menos de 1000 paus, com material de origem
Até ver, não faz barulho nunhum!!! Aliás antes de ver este fórum recomendava o carro como se fosse "o melhor do mundo".

0 stress mesmo, e eu sou pé pesado!!!! Já faz várias vezes Faro a Leiria sempre a fundo!!!
Antigo 13-11-2018, 21:49   #446
jmcdpereira
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Até ver, não faz barulho nunhum!!! Aliás antes de ver este fórum recomendava o carro como se fosse "o melhor do mundo".

0 stress mesmo, e eu sou pé pesado!!!! Já faz várias vezes Faro a Leiria sempre a fundo!!!
Então se não tem qq problema porquê sofrer por antecipação ?
De que ano é o carro ?
Dá-le gás e esquece os problemas da vida

Fotos da maquina
Antigo 13-11-2018, 22:27   #447
vala
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jmcdpereira Ver Post
Então se não tem qq problema porquê sofrer por antecipação ?
De que ano é o carro ?
Dá-le gás e esquece os problemas da vida
Bmw 316 2009

Se calhar tens razão.... Deus queira que não rebente!
Antigo 14-11-2018, 07:52   #448
Filipe Pedro
Designer Aspirante

Registado em: Dec 2014
Padrão

É só uma questão de estares atento a barulhos metálicos vindos do motor.

De resto, siga para a frente!!
Antigo 14-11-2018, 08:13   #449
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão

Citação:

120.000 kms parece-me muito pessimista tanto que é o intervalo habitual nos carros que usam Correia de distribuição.

Sabendo que a corrente não é eterna mas que não é suposto ser trocada com a mesma regularidade de uma correia de distribuição há quem tenha aqui falado no fórum, ser “melhor” trocar algures entre 200-250 mil kms de forma puramente preventiva e sem sintomas ou então fazer o que te sugeriram que é estar atento a ruídos e nas revisões normais, espreitarem a folga da corrente.

Fazendo isto, não há motivo para não dormir descansado.
Antigo 14-11-2018, 19:16   #450
aplinhares
Ajudante de Mecânico

Registado em: Oct 2017
Padrão

Pessimista? Aparecem motores partidos com menos kms que isso tb (alguns).
No meu mecânico já esteve um 2.0d 177 com 88mil, corrente puff.
É preciso cuidado redobrado, ir medindo folga regularmente.
aplinhares está ligado agora   Responder com citação
Antigo 14-11-2018, 22:52   #451
vala
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por aplinhares Ver Post
Como meses a folga? Ou tem que ser um mecânico?
Antigo 14-11-2018, 23:00   #452
jmcdpereira
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Como meses a folga? Ou tem que ser um mecânico?
Tens de ir ai mecânico. Há uma ferramenta própria para medir. Mas tem de se tirar a tais das valvulas.
Mas isso é desnecessário, se estiveres atento ouves o barulho diferente e aí sim, mandas verificar, de resto é ridículo passar o trevo no mecânico a desmontar isos tudo.
Digo eu con os nervos

Enviado do meu ONE A2001 através do Tapatalk

Fotos da maquina
Antigo 15-11-2018, 10:28   #453
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão - Motorizações afectadas pela quebra da Corrente da Distribuição .

Citação:
Publicado originalmente por aplinhares Ver Post

Sim, mas nem todos os carros partem correntes e mesmo os anos e variantes da motorização mais afetadas (18d de 143 cv e 20d de 177 cv), a grande maioria não chega a ter nenhum problema.

Vigiar sim. Estar atento a ruídos e medir a folga nas revisões também, mas trocar corrente a cada 120 mil kms só por prevenção parece-me excessivo. Claro que trocar é sempre mais seguro do que não trocar, mas em princípio não justifica tão cedo. Mas isso no fundo é válido pra tudo.

Eu se usar uns pneus 50 mil kms no meu carro, se os trocar aos 25 mil kms, é mais seguro e menos provável que rebentem em circulação do que se os trocar aos 50 mil kms. Se os deixar fazer 100.000 kms e fizer muita Auto-Estrada a grandes velocidades, se calhar um dia rebentam mesmo. Mas vamos todos estar trocar pneus que duram perfeitamente 50.000 kms em condições de segurança, aos 25 mil kms, apenas a pensar que é mais seguro trocar mais cedo do que mais tarde? Não. Embora seja verdade, não justifica essa preocupação.

E se não fazemos isto com os pneus que são um dos principais elementos de segurança de uma viatura e o único componente em contacto direto com a estrada, porque haveríamos de fazer com a corrente? Se um pneu rebentar as consequências podem ser dramáticas para condutor e ocupantes. Se a corrente rebentar, as únicas consequências dramáticas são para o motor. À partida ninguém tem um acidente porque a corrente de distribuição parte.

Foi isto que quis transmitir.

Última edição por ntv; 15-11-2018 às 10:33.
Antigo 15-11-2018, 11:15   #454
vala
Lavador

Padrão

Citação:
Sim, mas nem todos os carros partem correntes e mesmo os anos e variantes da motorização mais afetadas (18d de 143 cv e 20d de 177 cv), a grande maioria não chega a ter nenhum problema.

Vigiar sim. Estar atento a ruídos e medir a folga nas revisões também, mas trocar corrente a cada 120 mil kms só por prevenção parece-me excessivo. Claro que trocar é sempre mais seguro do que não trocar, mas em princípio não justifica tão cedo. Mas isso no fundo é válido pra tudo.

Eu se usar uns pneus 50 mil kms no meu carro, se os trocar aos 25 mil kms, é mais seguro e menos provável que rebentem em circulação do que se os trocar aos 50 mil kms. Se os deixar fazer 100.000 kms e fizer muita Auto-Estrada a grandes velocidades, se calhar um dia rebentam mesmo. Mas vamos todos estar trocar pneus que duram perfeitamente 50.000 kms em condições de segurança, aos 25 mil kms, apenas a pensar que é mais seguro trocar mais cedo do que mais tarde? Não. Embora seja verdade, não justifica essa preocupação.

E se não fazemos isto com os pneus que são um dos principais elementos de segurança de uma viatura e o único componente em contacto direto com a estrada, porque haveríamos de fazer com a corrente? Se um pneu rebentar as consequências podem ser dramáticas para condutor e ocupantes. Se a corrente rebentar, as únicas consequências dramáticas são para o motor. À partida ninguém tem um acidente porque a corrente de distribuição parte.

Obrigado a todos.

Vou andar atento ao barulho. Mas até ver parece um relógio :-)
Antigo 15-11-2018, 12:08   #455
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão

Citação:
Obrigado a todos.

Vou andar atento ao barulho. Mas até ver parece um relógio :-)

Isso é que é preciso. Que continue assim muitos anos.

Boas curvas!
Antigo 15-11-2018, 12:19   #456
Morenachos
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Feb 2018
Padrão

Citação:

Sem tirar nem por!
Boas curvas sempre hehe

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Morenachos está desligado   Responder com citação
Antigo 15-11-2018, 12:41   #457
Filipe Pedro
Designer Aspirante

Registado em: Dec 2014
Padrão

Mudei a corrente do meu M47 perto dos 300K, já tinha alguma folga, mas por prevenção, não que estivesse preocupado que ela fosse partir.

Mas atenção temos sempre que ter, quem anda diariamente com o carro acaba por se aperceber quando há algum barulho diferente do normal, seja no motor ou na carroçaria.

Utilizadores ativos no Tópico: 2 (0 Membros e 2 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar