Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 12-04-2018, 13:27   #21
N53
Lavador

Registado em: Apr 2017
Padrão

Não será apenas uma questão de alinhamento? Há por aí tópicos a dizer que o alinhamento tem de ser feito de uma forma especifica para alguns carros.

Mas de facto o meu também tem tendência a querer seguir os desnivelamentos da estrada, mas nada que o meu anterior carro, que não era bmw, não fizesse.
N53 está desligado   Responder com citação
Antigo 13-04-2018, 08:39   #22
zupahfly
Lavador

Registado em: Oct 2016
Padrão

Não me parece que seja do alinhamento... O carro já foi alinhado 4 vezes em sítios diferentes e o comportamento não mudou. Ainda ontem notei a diferença, pois passei com dois carros diferentes na mesma estrada:

Uma nacional alentejana, onde facilmente se passa a 160-180 Km/h (não se deve, mas dá!), é tranquilo com um Qashqai, e com a e91, tenho um medo que me pelo de ela sair disparada a um sobreiro!

No qashqai noto os desníveis e imperfeições da estrada no carro. Na E91, noto no volante! Não pára quieto! mesmo em recta! Então em curva, tenho de travar mesmo, pois fico com a sensação que vai fugir.

Um exemplo disto, é o seguinte: Imaginem uma lomba em curva. Num carro "normal" passa e cai e segue a trajectória que estava com o volante quieto (ou com um mínimo de movimento). Na E91, numa situação destas o volante "solta-se" e quando o carro pousa não sei pra onde é que ele está virado e tenho de corrigir a trajectória. Parece um barco a passar uma onda!
zupahfly está desligado   Responder com citação
Antigo 13-04-2018, 09:08   #23
N53
Lavador

Padrão

ok, parece me bem pior do que o que sinto no meu. E os não run-flat, qual a pressão que usas? Eu aumentei a pressão dos meus quando passei a não-runflat.
Antigo 13-04-2018, 09:26   #24
zupahfly
Lavador

Padrão

O problema começou com não RFT e troquei os pneus por RFT e o problema manteve-se igual. Utilizo a pressão indicada pela BMW (que vem escrita no pilar da porta).

Começo a ficar um bocado frustrado com isto. Não só porque tinha um carro que dava prazer de conduzir e deixou de dar, mas também por uma questão de segurança.
Antigo 13-04-2018, 10:25   #25
BandeiraRC06
Lavador

Registado em: Feb 2018
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por zupahfly Ver Post
Não me parece que seja do alinhamento... O carro já foi alinhado 4 vezes em sítios diferentes e o comportamento não mudou. Ainda ontem notei a diferença, pois passei com dois carros diferentes na mesma estrada:

Uma nacional alentejana, onde facilmente se passa a 160-180 Km/h (não se deve, mas dá!), é tranquilo com um Qashqai, e com a e91, tenho um medo que me pelo de ela sair disparada a um sobreiro!

No qashqai noto os desníveis e imperfeições da estrada no carro. Na E91, noto no volante! Não pára quieto! mesmo em recta! Então em curva, tenho de travar mesmo, pois fico com a sensação que vai fugir.

Um exemplo disto, é o seguinte: Imaginem uma lomba em curva. Num carro "normal" passa e cai e segue a trajectória que estava com o volante quieto (ou com um mínimo de movimento). Na E91, numa situação destas o volante "solta-se" e quando o carro pousa não sei pra onde é que ele está virado e tenho de corrigir a trajectória. Parece um barco a passar uma onda!
Boas,
Desta ultima explicação que me parece bem melhor que as outras, dá-me a sensção que podem ser 2 coisas! Pois eu tenho um e90 e o meu não faz nada disso nem pareceido, mas fico com a ideia de que ou tem algum parafuso algures mal apertado, ou indo para uma coisa mais grave, tem um problema na coluna de direcção ou mesmo na caixa de direcção que pode estar a causar essas defeciencias na viragem, porque pelo que percebi, acontece mais em viragem do que ir a direito em auto estrada certo? Claro que a direito em estradas de piso mau também se deve sentir, mas pelo que refere de em curva se houver um desnivelamento a carrinha perder o "norte" a saida da curva para mim isso pode ser mesmo algo na direcção ( caixa da mesma, ou coluna). Nestas situações se realmente for daqui, como puder detectar.. é muito complicado.. qualquer mecanico prefere mudar as peças que são bem caras, a estar a tirar e desmontar e ver se é algo interno! Realmente está ai um problema estranho e grave, tendo em conta que se anda a sua mulher com uma criança, piora o cenario.
Mas já agora uma pergunta, alguma vez o carro realmente fugiu da trajetoria, a fim de quase ter provocado um acidente, ou mesmo assim ele mantem-se dentro do que acha que vai acontecer dentro da estrada? Por acaso tenho curiosidade em andar num carro assim, pois nunca me aconteceu, e sou mecanico. Não de alinhamentos e pneus, mas de tudo o resto, e percebo minimamente.
BandeiraRC06 está desligado   Responder com citação
Antigo 13-04-2018, 15:17   #26
Tofy
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

Citação:
O problema começou com não RFT e troquei os pneus por RFT e o problema manteve-se igual. Utilizo a pressão indicada pela BMW (que vem escrita no pilar da porta).

Começo a ficar um bocado frustrado com isto. Não só porque tinha um carro que dava prazer de conduzir e deixou de dar, mas também por uma questão de segurança.
Esse comportamento sempre aconteceu desde a compra do carro ou mudou após uns tempos?!

Eu penso que dá para programar a caixa de direcção (mudança de parametros no software) consoante as variantes de BMWs e suspensões instaladas. Esse software poderá estar modificado do original...
Tofy está desligado   Responder com citação
Antigo 16-04-2018, 08:55   #27
zupahfly
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por BandeiraRC06 Ver Post
Boas,
Desta ultima explicação que me parece bem melhor que as outras, dá-me a sensção que podem ser 2 coisas! Pois eu tenho um e90 e o meu não faz nada disso nem pareceido, mas fico com a ideia de que ou tem algum parafuso algures mal apertado, ou indo para uma coisa mais grave, tem um problema na coluna de direcção ou mesmo na caixa de direcção que pode estar a causar essas defeciencias na viragem, porque pelo que percebi, acontece mais em viragem do que ir a direito em auto estrada certo? Claro que a direito em estradas de piso mau também se deve sentir, mas pelo que refere de em curva se houver um desnivelamento a carrinha perder o "norte" a saida da curva para mim isso pode ser mesmo algo na direcção ( caixa da mesma, ou coluna). Nestas situações se realmente for daqui, como puder detectar.. é muito complicado.. qualquer mecanico prefere mudar as peças que são bem caras, a estar a tirar e desmontar e ver se é algo interno! Realmente está ai um problema estranho e grave, tendo em conta que se anda a sua mulher com uma criança, piora o cenario.
Mas já agora uma pergunta, alguma vez o carro realmente fugiu da trajetoria, a fim de quase ter provocado um acidente, ou mesmo assim ele mantem-se dentro do que acha que vai acontecer dentro da estrada? Por acaso tenho curiosidade em andar num carro assim, pois nunca me aconteceu, e sou mecanico. Não de alinhamentos e pneus, mas de tudo o resto, e percebo minimamente.

Bom dia,

De facto isto não é normal e começa a moer-me a paciência. Sei que se meter o carro na marca vão querer substituir tudo e mais alguma coisa.

Em relação ao comportamento, em AE e a direito nota-se menos. Mas mesmo assim, a passar a Vasco da Gama na semana passada, parecia que vinha pelo rio, num barco, a 140 Km/h.

O carro nunca fugiu realmente, mas se calhar porque também não deixo que isso aconteça, pois já tenho algum receio e vou sempre a controlar.
Antigo 16-04-2018, 08:59   #28
zupahfly
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Tofy Ver Post
Esse comportamento sempre aconteceu desde a compra do carro ou mudou após uns tempos?!

Eu penso que dá para programar a caixa de direcção (mudança de parametros no software) consoante as variantes de BMWs e suspensões instaladas. Esse software poderá estar modificado do original...
Este comportamento é recente. Lembro-me de passar numa ou outra AE a velocidades bem superiores, assim como nas mesmas nacionais que passo agora e isto não acontecia. Sentia o carro seguro, "agarrado" à estrada...

Em relação a programação, não sei se foi alterado ou não.

Posso também dizer uma coisa, que se calhar pode ajudar. Sempre achei a direcção muito pesada a baixa velocidade, e a ficar mais leve à medida que aumento de velocidade (quando acho que deveria ser o contrário...), mas sempre "comi" como normal a BMW ter a direcção mais pesadota...
Antigo 16-04-2018, 11:53   #29
Tofy
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Este comportamento é recente. Lembro-me de passar numa ou outra AE a velocidades bem superiores, assim como nas mesmas nacionais que passo agora e isto não acontecia. Sentia o carro seguro, "agarrado" à estrada...

Em relação a programação, não sei se foi alterado ou não.
A comum oficina não tem capacidade para actualizar software de modulos/componentes. Se não foste a BMW ou outra oficina autorizada BMW dificilmente foi alterada, mas como dizes o comportamento mudou com o tempo. Sabes precisar se mudas-te alguma coisa na suspensão ou rodas quando isso aconteceu?!

Citação:
Posso também dizer uma coisa, que se calhar pode ajudar. Sempre achei a direcção muito pesada a baixa velocidade, e a ficar mais leve à medida que aumento de velocidade (quando acho que deveria ser o contrário...), mas sempre "comi" como normal a BMW ter a direcção mais pesadota...
Tenho de rever na minha e91, mas penso que acontece exactamente isso que dizes, fica mais segura a velocidades superiores e mais leve a baixas...
Antigo 16-04-2018, 12:56   #30
zupahfly
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Tofy Ver Post
Sabes precisar se mudas-te alguma coisa na suspensão ou rodas quando isso aconteceu?!
Nada foi mudado antes de isto começar a acontecer. Alem disso, também não esteve em nenhuma oficina que pudesse alterar software...

Tenho mesmo de ver se consigo um dia pra ir à marca e ver o que é que eles me dizem lá... O mais certo é indicarem problemas na caixa/coluna da direcção...

E realmente é estranho a direcção ficar mais leve, em vez de ficar mais pesada... Não acho que seja normal. Tenho de ver se consigo experimentar outro carro igual pra ver...
Antigo 16-04-2018, 13:06   #31
Tofy
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Quarta Feira já vou rever isso, vou fazer uma viagem nacional com AE, depois dou feedback
Antigo 16-04-2018, 16:29   #32
hmapc
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Dec 2013
Padrão

Embora o meu seja modelo diferente, E46 Coupe, tinha exactamente esses sintomas. O carro ganhava vida própria nas imperfeições e desníveis da estrada. Em chuva então era uma alegria.. Só ficou resolvido com 4 pneus novos, casquilhos da barra estabilizadora frente e trás trocados, e muito importante, alinhamento bem feito. E o que sofri à conta dos alinhamentos, pois nestes carros, aparentemente, nem em todos os sitios sabem alinhar..
A direcção do E91 é eléctrica ou hidráulica?
hmapc está desligado   Responder com citação
Antigo 16-04-2018, 22:31   #33
Belgium
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2011
Padrão

Quando alinharam a direção colocaram-te pesos no lugar do passageiro, condutor e bancos de trás? Alinhei várias vezes a minha E91 e só senti o carro agarrado à estrada quando no ultimo alinhamento de direção alinharam o carro "carregado", com pesos "temporários" em todos os lugares (à frente e atrás?.
Ficou realmente melhor.
Antigo 17-04-2018, 07:55   #34
zupahfly
Lavador

Padrão

Bom dia,

Antes de mais, muito obrigado pelas opiniões e ajuda! Em relação a peças, já levou 4 pneus novos, tirantes da suspensão à frente e casquilhos e braços da barra estabilizadora (apesar de os velhos até estarem em boas condições!)

Em relação ao alinhamento, de facto nunca foi feito na BMW, mas já foi feito em casas diferentes e nada mudou... Muito menos foi feito com pesos dentro do carro.

No entanto, há aqui muita gente com carros iguais a alinhar nos mesmos sítios e não se queixa. Por isso não me parece ser disso, senão andavam todos pela mesma bitola... (COITADOS!!!)

Já tentei marcar na marca, mas como não moro perto dum concessionário é sempre um filme ir a um, ter de ficar sem carro uns dias e tal... Mas vou ver o que consigo fazer e se consigo um diagnóstico em condições!
Antigo 17-04-2018, 09:39   #35
zupahfly
Lavador

Padrão

Boas,

Depois de muitas pesquisas na net encontrei uma que diz seguinte:

https://car-recalls.eu/?listing_type...s-3-2011-2016/

Problem Description

The control unit of the electronic power steering may have been incorrectly manufactured. This may cause a fire even when the vehicle is parked. Furthermore, steering assistance might fail while driving.

The recall affects vehicles produced between 2011 and 2016.

Models: Series 1, Series 2, Series 3, Series 4, X3, X4, X5, X6, i8

https://www.dft.gov.uk/vosa/apps/rec...k&tx=0.8957292

Due to a component in the integrated control module not being to specification it is possible power steering assistance may fail. If this happens the EPS warning lamp will illuminate and a check control message will appear on the dashboard display. Directional control will be maintained albeit with additional driver input.

Será que pode ser disto?

Última edição por zupahfly; 17-04-2018 às 10:03.
Antigo 17-04-2018, 14:44   #36
N53
Lavador

Padrão

Citação:
Boas,

Depois de muitas pesquisas na net encontrei uma que diz seguinte:

https://car-recalls.eu/?listing_type...s-3-2011-2016/

Problem Description

The control unit of the electronic power steering may have been incorrectly manufactured. This may cause a fire even when the vehicle is parked. Furthermore, steering assistance might fail while driving.

The recall affects vehicles produced between 2011 and 2016.

Models: Series 1, Series 2, Series 3, Series 4, X3, X4, X5, X6, i8

https://www.dft.gov.uk/vosa/apps/rec...k&tx=0.8957292

Due to a component in the integrated control module not being to specification it is possible power steering assistance may fail. If this happens the EPS warning lamp will illuminate and a check control message will appear on the dashboard display. Directional control will be maintained albeit with additional driver input.

Será que pode ser disto?
Por aqui deve saber logo, é só meter a matrícula:

https://www.bmw.pt/pt/topics/offers-...-tecnicas.html
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar