Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série i ( i3, i8 )

Notícias

Série i ( i3, i8 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série i

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 07-04-2018, 23:06   #1
Andrealmeida
Mecânico de 3º Grau

Registado em: May 2015
Padrão Pedido de esclarecimentos i3

Viva,

Estou a pensar trocar o 123d por um i3, mas que ainda vou experimentar. Já trouxe um 225xe para testar mas em modo elétrico não se aguenta muito, para o uso que faço preciso de um 100% eléctrico...

Dei uma vista de olhos aqui ao fórum e já esclareci algumas dúvidas, mas há outras que não encontrei (desde já peço desculpa se me vou repetir).

Dúvidas...

Apesar de não ser o único carro da casa, e ser maioritariamente para uso citadino e AE para o trabalho (cerca de 30km de AE para cada lado mais uns 20km dentro da cidade, ou seja, 80km por dia), estava a pensar comprar o REX para uma ou outra viagem pontual para mais longe visto não haver assim tantos postos.
Não consegui perceber ainda bem se o Motor a gasolina gerador permite manter o carro indefinidamente ou não. Ou seja, vamos imaginar que vou pelo país fora e não encontro carregadores. Se for metendo gasolina ele vai sempre gerando electricidade, ou tem um limite em que tem de ir à tomada?

Outra coisa... diz que a bateria tem 18kW. Isto significa que no máximo consome 18kW numa carga, ou vai consumir mais electricidade sendo que isto é o valor da carga útil? A wallbox só interessa em termos de tempo certo? Isto porque pelo uso que lhe vou dar uma tomada normal com 7h de período vazio chega para o carregar todas as noites aos 100%...

Obrigado

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Andrealmeida está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 08-04-2018, 11:46   #2
Volt
Lavador

Registado em: Jan 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Andrealmeida Ver Post
Viva,

Estou a pensar trocar o 123d por um i3, mas que ainda vou experimentar. Já trouxe um 225xe para testar mas em modo elétrico não se aguenta muito, para o uso que faço preciso de um 100% eléctrico...

Dei uma vista de olhos aqui ao fórum e já esclareci algumas dúvidas, mas há outras que não encontrei (desde já peço desculpa se me vou repetir).

Dúvidas...

Apesar de não ser o único carro da casa, e ser maioritariamente para uso citadino e AE para o trabalho (cerca de 30km de AE para cada lado mais uns 20km dentro da cidade, ou seja, 80km por dia), estava a pensar comprar o REX para uma ou outra viagem pontual para mais longe visto não haver assim tantos postos.
Não consegui perceber ainda bem se o Motor a gasolina gerador permite manter o carro indefinidamente ou não. Ou seja, vamos imaginar que vou pelo país fora e não encontro carregadores. Se for metendo gasolina ele vai sempre gerando electricidade, ou tem um limite em que tem de ir à tomada?
Sim. Não tem limite, mas o motor eléctrico pode usar 170 cavalos de potência, o que gasta muito mais do que o gerador 650cc consegue gerar. Ou seja, se acelerarmos muito, eventualmente chegaremos ao ponto em que a bateria está próximo do fim e o carro limitará a potência. Já me aconteceu não passar dos 80 a subir a Serra dos Candeeiros numa altura em que ainda não existiam carregadores rápidos nas área de serviço da A1.

O que eu costumava fazer, em viagens grandes e de velocidades rápidas, era ligar o gerador mal baixasse dos 75% e seguir a 130 km.h.

Citação:
Outra coisa... diz que a bateria tem 18kW. Isto significa que no máximo consome 18kW numa carga, ou vai consumir mais electricidade sendo que isto é o valor da carga útil? A wallbox só interessa em termos de tempo certo? Isto porque pelo uso que lhe vou dar uma tomada normal com 7h de período vazio chega para o carregar todas as noites aos 100%...

Obrigado

Não. A bateria tem 18.8 kW.h de capacidade útil e o motor tem 125 kW de potência (cerca de 170 cavalos). Esta nota é só para diferenciar as unidades de medida. Outra nota, o modelo actual tem 30 kW.h de capacidade útil. Eu comprei o anterior de 18.8 com REx (Range Extender, o gerador).

Em média, gasta-se cerca de 13 ou 14 kW.h a cada 100 km, ou seja, a bateria de 18.8 kW.h ainda fica com mais 5 ou 6 kW.h para gastar.

O modelo actual (de 30 kW.h) permite carregar a 11 kW de potência (16A trifásicos). Ao fim de uma hora, coloca cerca de 11 kW.h na bateria (um pouco menos devido às perdas na conversão AC-DC da corrente eléctrica). Isto quer dizer que em três horas a carga estaria completa.

O modelo anterior, de 18.8 kW.h, permite carregar a 7.4 kW (32A monofásicos). Fazendo as contas, em três horas a carga estaria completa (7.4 kW * 3 horas = 22.2 kW.h - 10% de eventual perda = 20 kW.h).

A minha Wallbox que tenho em casa, carrega a 16A monofásicos (3.7 kW). Tem metade da potência da de 32A, logo, demora o dobro do tempo a carregar. Cerca de 6 horas caso o carro chegasse totalmente descarregado.

Já o carregador doméstico, é um EVSE de 12A (na prática usa 11A, o que equivale a 11A * 230V = 2.5 kW). Para carregar 18.8 kW.h com um carregador de 2.5 kW precisaríamos de 7 horas e meia (um pouco mais devido às perdas).

Na prática, não é preciso instalar uma Wallbox, mas eu preferi colocar uma porque me é mais cómodo pegar num cabo que está na garagem pronto a ligar ao carro do que ter de abrir a bagageira e desenrolar o dito. :-).
Volt está desligado   Responder com citação
Antigo 08-04-2018, 14:14   #3
Andrealmeida
Mecânico de 3º Grau

Olá Volt.
Obrigado pela ajuda.

Citação:
Publicado originalmente por Volt Ver Post
Sim. Não tem limite, mas o motor eléctrico pode usar 170 cavalos de potência, o que gasta muito mais do que o gerador 650cc consegue gerar. Ou seja, se acelerarmos muito, eventualmente chegaremos ao ponto em que a bateria está próximo do fim e o carro limitará a potência. Já me aconteceu não passar dos 80 a subir a Serra dos Candeeiros numa altura em que ainda não existiam carregadores rápidos nas área de serviço da A1.

O que eu costumava fazer, em viagens grandes e de velocidades rápidas, era ligar o gerador mal baixasse dos 75% e seguir a 130 km.h.

Ok... eu do que li tinha percebido que o extender só ligava aos 6% e que a partir daí mantinha a carga com limitações de consumo. Não sabia que era possível ligar por iniciativa do condutor (embora faça sentido já que o condutor saberá o percurso que vai fazer e as necessidades que terá.

Citação:
Publicado originalmente por Volt Ver Post
Não. A bateria tem 18.8 kW.h de capacidade útil e o motor tem 125 kW de potência (cerca de 170 cavalos). Esta nota é só para diferenciar as unidades de medida. Outra nota, o modelo actual tem 30 kW.h de capacidade útil. Eu comprei o anterior de 18.8 com REx (Range Extender, o gerador).

Em média, gasta-se cerca de 13 ou 14 kW.h a cada 100 km, ou seja, a bateria de 18.8 kW.h ainda fica com mais 5 ou 6 kW.h para gastar.

O modelo actual (de 30 kW.h) permite carregar a 11 kW de potência (16A trifásicos). Ao fim de uma hora, coloca cerca de 11 kW.h na bateria (um pouco menos devido às perdas na conversão AC-DC da corrente eléctrica). Isto quer dizer que em três horas a carga estaria completa.

O modelo anterior, de 18.8 kW.h, permite carregar a 7.4 kW (32A monofásicos). Fazendo as contas, em três horas a carga estaria completa (7.4 kW * 3 horas = 22.2 kW.h - 10% de eventual perda = 20 kW.h).

A minha Wallbox que tenho em casa, carrega a 16A monofásicos (3.7 kW). Tem metade da potência da de 32A, logo, demora o dobro do tempo a carregar. Cerca de 6 horas caso o carro chegasse totalmente descarregado.

Já o carregador doméstico, é um EVSE de 12A (na prática usa 11A, o que equivale a 11A * 230V = 2.5 kW). Para carregar 18.8 kW.h com um carregador de 2.5 kW precisaríamos de 7 horas e meia (um pouco mais devido às perdas).

Na prática, não é preciso instalar uma Wallbox, mas eu preferi colocar uma porque me é mais cómodo pegar num cabo que está na garagem pronto a ligar ao carro do que ter de abrir a bagageira e desenrolar o dito. :-).

Estou a pensar num de 2015 com 18.8kW.

Eu pelo menos numa fase inicial estava a pensar pedir ao meu electricista para colocar um disjuntor e tomada adequados (para não haver problemas) e usar a tomada normal. Para um uso médio de 60km/dia permitia carregar sempre no período económico da meia noite às 7. O que tenho neste momento são 10.35kVa trifasico. Não sei bem o tempo que demoraria com estas condições...

Não sou grande conhecedor de electricidade, daí a minha questão para conseguir calcular devidamente o que vou pagar. Assumindo que faço 1500km/mês posso inferir que vou gastar 14kWh/100km, ou seja 210kWh/mês, que sendo no meu contrato a cerca de 0.10€, me irá custar um total de 21€/mês para os 1500km. Este raciocínio está correto ou estou a esquecer alguma coisa?

Andrealmeida está desligado   Responder com citação
Antigo 09-04-2018, 10:26   #4
Volt
Lavador

Padrão

Citação:
Olá Volt.
Obrigado pela ajuda.
De nada. :-).

Citação:
Ok... eu do que li tinha percebido que o extender só ligava aos 6% e que a partir daí mantinha a carga com limitações de consumo. Não sabia que era possível ligar por iniciativa do condutor (embora faça sentido já que o condutor saberá o percurso que vai fazer e as necessidades que terá.
O gerador liga automaticamente aos 7 ou 8% de capacidade de bateria. Depende de outros factores e não só da capacidade. Este inverno já tive situações de o ver ligar aos 9%. Não sei ao certo quais são os factores, mas o normal é ligar entre os 7 e 8%.

Manualmente, assim que baixa dos 75% de capacidade podemos ligar o gerador. É útil para viagens grandes em que não tenhamos carregadores pelo caminho ou estejamos com pressa. Já me aconteceu fazer mais de 500 quilómetros nestas condições. Faz-se bem. Mas o melhor é parar 20 minutos para recarregar a bateria num PCR (posto de carregamento rápido).

Em 20 minutos o carro carrega mais de 70% da capacidade (o suficiente para fazer mais de 100 km sem andar a "pastar").

Citação:
Estou a pensar num de 2015 com 18.8kW.
Há forma de saber num usado qual a capacidade actual de bateria reportada pelo software.

Podes vê-lo aqui:
https://youtu.be/tw5i1Ki-RpY

Citação:
Eu pelo menos numa fase inicial estava a pensar pedir ao meu electricista para colocar um disjuntor e tomada adequados (para não haver problemas) e usar a tomada normal. Para um uso médio de 60km/dia permitia carregar sempre no período económico da meia noite às 7. O que tenho neste momento são 10.35kVa trifasico. Não sei bem o tempo que demoraria com estas condições...

Não sou grande conhecedor de electricidade, daí a minha questão para conseguir calcular devidamente o que vou pagar. Assumindo que faço 1500km/mês posso inferir que vou gastar 14kWh/100km, ou seja 210kWh/mês, que sendo no meu contrato a cerca de 0.10€, me irá custar um total de 21€/mês para os 1500km. Este raciocínio está correto ou estou a esquecer alguma coisa?

Está correcto. É isso mesmo. Não estás a incluir os custos do contador e "derivados", mas a verdade é que já é necessário pagá-los para a luz da casa. :-D.

O melhor a fazer, além de ter um disjuntor dedicado, é trocar uma tomada fêmea normal de dois pinos por uma daquelas CEE azuis de 3 pinos. São mais seguras e suportam melhor até 16A. Um dia podes comprar um carregador mais potente e o investimento nessa tomada é pequeno e pode ficar já feito. Depois andas com um adaptador macho para uma dessas tomadas azuis de forma a usares com mais segurança o EVSE do carro, ou compras uma Wallbox como eu. :-). Tudo isso é barato, excepto a Wallbox...
Antigo 09-04-2018, 10:55   #5
Andrealmeida
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Vou falar com o electricista sobre essa tomada.
Em termos de custos extra na fatura acho que não vai haver nada já que uso a instalação atual (que nos dias em que tive o 225xe (presumo que consuma o mesmo) aguentou perfeitamente com o uso normal da casa (até forcei um bocado com máquinas de lavar e secar)...

A nível de IUC sabes quanto paga o eléctrico e a versão REX?

Em termos de seguros ainda não simulei, mas deve ser a mesma coisa...

Estou a tentar equacionar todos os custos... para saber exatamente a poupança final.

Antigo 10-04-2018, 14:28   #6
Volt
Lavador

Seguros, sim é igual. IUC são 100€ anuais para o REx. Zero euros todos os outros que sejam apenas eléctricos sem gerador.

Mas olha que há seguros próprios para os eléctricos, que incluem coisas como a cobertura de alguém tropeçar no cabo de carregamento, por exemplo... A UVE fez agora um protocolo com a OK Teleseguros que faz isso.

Informa-te nos sites dos eléctricos (UVE.pt, NissanLeafPT.com, NovaEnergia.net, entre outros)

:-).

Última edição por Volt; 10-04-2018 às 14:34.
Antigo 11-04-2018, 17:39   #7
Andrealmeida
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Boa,

Tem muita informação aí.

Já agora, isto mais relacionado novamente com o i3... como é a manutenção deste modelo?

Vindo um gajo do diesel não faço ideia se sai mais barato ou mais caro. Não haverá mudanças de óleo mas não sei se há refrigeração a água, presumo que haja maior custo nos travões visto regenerarem...

Sabes dizer-me os preços médios ano/x mil km?
Antigo 12-04-2018, 13:59   #8
Volt
Lavador

Padrão

Citação:
Boa,

Tem muita informação aí.

Já agora, isto mais relacionado novamente com o i3... como é a manutenção deste modelo?

Vindo um gajo do diesel não faço ideia se sai mais barato ou mais caro. Não haverá mudanças de óleo mas não sei se há refrigeração a água, presumo que haja maior custo nos travões visto regenerarem...

Sabes dizer-me os preços médios ano/x mil km?

Não, nada disso. A regeneração é feita com o motor. As pastilhas dos meus carros estão novas. As do i3 levam já cerca de 84 mil km. Acho que ainda fazem o dobro.

Quanto à manutenção, não tenho ideia de custos porque até o carro fazer cinco anos as manutenções estão incluídas no valor de compra do carro.

No caso do i3 normal, a manutenção necessária é quase nula. Estes carros não têm óleos, nem filtros (excepto o filtro do habitáculo para o ar condicionado). As pastilhas pouco se gastam. O que há de manutenção é a parte dos pneus e limpa pára-brisas.

Já no caso do i3 REx, tem um adicional, pois é preciso mudar o óleo ao gerador. Apesar do meu ter um, não sei quanto custa. Nunca paguei uma revisão. Só deverei pagar em 2020 a primeira.

A manutenção é, de certeza absoluta, muito mais barata que a de um carro com motores de explosão. Eu tenho um outro carro eléctrico mais velho que não tem gerador e as revisões oficiais na marca são quase só o custo da mão-de-obra. Verificam ar dos pneus, líquido do limpa pára-brisas, e outras pequenas coisas. Nesse carro já troquei os quatro pneus. Foi o maior gasto que tive.

:-).
Antigo 14-04-2018, 01:00   #9
Andrealmeida
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Estive a estudar essa tomada trifasica, mas fica uma dúvida... o macho do kit que vem com o carro é uma tomada normal. Tenho de comprar outro carregador próprio para trifasico?
Antigo 14-04-2018, 10:40   #10
Volt
Lavador

Padrão

Citação:
Estive a estudar essa tomada trifasica, mas fica uma dúvida... o macho do kit que vem com o carro é uma tomada normal. Tenho de comprar outro carregador próprio para trifasico?

Como assim trifásico? O trifásico é de ficha vermelha. Eu só disse que era melhor usar uma tomada azul CEE de três pinos do que as normais schukos domésticas de dois pinos. :-). O i3 de 60 ah nem suporta carregamento trifásico. No máximo carrega a 32A numa só fase.

As tomadas azuis estão melhor preparadas para cargas de horas com potências de 10 ou 16A. São mais consistentes.

Os EVSE dos carros vêm com a ficha schuko doméstica, mas um adaptador para a CEE azul é coisa barata e é melhor desligar a carga entre fichas mais consistentes, daí a sugestão das azuis.

Tipo isto:
Antigo 22-04-2018, 00:22   #11
Andrealmeida
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Obrigado pela ajuda Volt.

Estava indeciso entre o i3 e os híbridos 225xe e Mini PHEV.

Acabei por ter oportunidade de testar os 3 sendo o último o i3 e foi uma má experiência. O carro é muito engraçado e anda mt bem, mas o espaço da mala e o sistema de portas não me convenceram. No primeiro dia correu tudo bastante bem, surpreendeu o motor e agilidade. No segundo já tive algum stress com a autonomia e para piorar deu-se a coincidência de o carregador avariar durante a noite, tive de levar o carro ao stand a 30km com 35km de autonomia.

Acabei por me decidir pelo mini

De qualquer maneira as dicas relativamente à parte eléctrica serão úteis na mesma
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar