Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Informações Técnicas

Notícias

Informações Técnicas Secção dedicada a informações técnicas de diversos aspetos dos nossos carros e motores

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 15-03-2010, 01:20   #1
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão Retirar borboletas...

Leitura sobre esta assunto:
http://www.pmwltd.co.uk/swirl_flaps.pdf
http://bmwfans.info/parts/catalog/E8..._flap_control/

Antes de mais, exemplo de borboletas danificadas

Outros vídeos:

Motorizações afectadas:

Boas aqui estão:
E46 - 320d / 320td 150cv ; 330d 184cv (só caixa automática) e 330d 204cv
E39 - 325d/330d (só caixa automática)
E90/91/92/93 - todos os diesel
E60/61 - todos os diesel
E82/87/88 - todos os diesel
E38-730d (só caixa automática)
E65-730d
X3-diesel
X5-diesel
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 21-05-2013 às 02:09.
lude está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 19-11-2011, 10:55   #2
hnm
Lavador

Registado em: Jun 2011
Padrão Borboletas de admissão

Ora Viva.
Gostaria de saber, de aqueles que tiraram as borboletas de admissão e de qualquer um que entenda do assunto, se num BMW 120D E87 de 2004 será melhor tira-las/corta-las.
É que ainda não entendi bem se estes motores também têm problemas com as ditas borboletas, ou se era só a versão anterior.
Já me disseram que estas são de plástico e já não partem, mas também que que podem partir na mesma e q será melhor tirá-las.
E se as tirar quais as desvantagens/vantagens? Para que servem afinal?

Agradeço desde já,
Cumps
hnm está desligado   Responder com citação
Antigo 19-11-2011, 17:13   #3
Pedrarte
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Nov 2009
Padrão

Esse assunto já está mais que batido! eu tirei e não noto nada diferente no carro! e pelo menos asism tenho a certeza que não vão cair.
Antigo 19-11-2011, 18:07   #4
pmomarques
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Pedrarte Ver Post
Esse assunto já está mais que batido! eu tirei e não noto nada diferente no carro! e pelo menos asism tenho a certeza que não vão cair.
X2

sendo o teu motor o de 163cv eu tirava.
na baviera disseram me que essas partem
Antigo 19-11-2011, 19:25   #5
rogerae86
Lavador

Registado em: Nov 2011
Padrão

Citação:
x3 tambem nao notei diferença
rogerae86 está desligado   Responder com citação
Antigo 19-11-2011, 23:08   #6
paulo-ci-M
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Aug 2011
Padrão

Alguem me pode dizer o que é isso das burbulhetas onde se encontra e que mal pode fazer num carro
Obrigado
paulo-ci-M está desligado   Responder com citação
Antigo 20-11-2011, 08:56   #7
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por paulo-ci Ver Post
Alguem me pode dizer o que é isso das burbulhetas onde se encontra e que mal pode fazer num carro
Obrigado
Esquece isso, o teu carro não tem as borboletas referidas neste tópico.

Citação:
Publicado originalmente por paulo-ci Ver Post
Isso do fap o que é ? Um filtro para que ? Ja ouvi falar aqui quem tiveçe tirado mas nao sei o que faz
Sempre que tiveres dúvidas em alguma abreviatura / sigla, em vez de ficares à espera que te digam o que é, deves consultar um tópico onde está tudo explicadinho: Dicionário automóvel

Ah, e tal como na caso das borboletas... Esquece isso, o teu carro não tem FAP.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 20-11-2011, 19:16   #8
AderitoMachado
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

nao faz diferença nenhuma sendo um carro automatico eu mesmo sendo de plastico quando acabar a garantia saltam dali pra fora que um plastico em cima de um piston nao deve ser propriamente mais 10anos de saude ao motor
AderitoMachado está desligado   Responder com citação
Antigo 02-01-2012, 18:20   #9
Pedrarte
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Nov 2009
Padrão

Eu no teu caso tirava todas as tampas novamente a ultima de trás inclusive e tentava ver se esse barulho não seria uma fuga qualquer no colector, pode alguma junta ter ficado mal colocada não sei!

Eu perguntei se notaste alguma diferença no andamento por ser automático, dizem que ao ser automatico perde o travão motor.
Antigo 02-01-2012, 18:31   #10
hnm
Lavador

Padrão

Citação:
Eu no teu caso tirava todas as tampas novamente a ultima de trás inclusive e tentava ver se esse barulho não seria uma fuga qualquer no colector, pode alguma junta ter ficado mal colocada não sei!

Eu perguntei se notaste alguma diferença no andamento por ser automático, dizem que ao ser automatico perde o travão motor.
Pois também me falaram disso do travão motor que se perdia um pouco,mas eu não notei nada, e como também por vezes a descer uso o modo manual para reduzir não noto diferença, mas mesmo em automático me parece igual.
Posso voltar a tirar as tampas e a verificar o colector eu próprio assim que possa, mas parece-me que o som vem mais de baixo, e como as tampas e o colector já foram mexidas duas vezes, mas nunca é demais comprovar.
Qualquer ideia ou ajuda é bem vinda. Obrigado Pedrarte
Antigo 21-01-2012, 12:32   #11
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por hnm Ver Post
Novo Update:
Tirei os plásticos e não vi nada de anormal.

Como tal fiz marcação numa oficina BMW. O carro já lá esteve, ligaram à máquina e não acusou nada. Tentaram ver de onde vinha o barulho, disseram que parece que vem da zona entre motor e caixa, mas sem certezas.
Aue podia ser o conversor de binário ou mesmo uma folga no volante do motor.
Mas que era melhor deixar andar a ver se aquilo aumenta. Não sei o que fazer, mas aquilo traz-me chateado e preocupado, não gosto de trazer o carro assim.

Será que o ruído não tem a ver com o ter tirado as borboletas? (É que me parece muita coincidencia que apareça ao mesmo tempo se tiraram as borboletas). Algo que tenha feito com que fique mais audível? E talvez por ser um carro com caixa automática...se tivesse a certeza disso ia ver o preço do coletor de admissão e mais valia colocar-lhe um novo.

Alguém com um carro com mudanças automáticas já tirou as referidas borboletas?

Agradeço qualquer ajuda, Cumprimentos
Boas o barulho não aparece por se tirarem as borboletas (apareceu porque se calhar algo foi mal feito na montagem, talvez lhe falte um vedante!!) o que vais notar nos de caixa automática é um pouco de falta de travão motor em descidas, de resto não tem problema nenhum, o valor do colector novo ronda os 500 euros.
Cumps.
  Responder com citação
Antigo 09-02-2012, 11:30   #12
hnm
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por JOFIMO Ver Post
Boas o barulho não aparece por se tirarem as borboletas (apareceu porque se calhar algo foi mal feito na montagem, talvez lhe falte um vedante!!) o que vais notar nos de caixa automática é um pouco de falta de travão motor em descidas, de resto não tem problema nenhum, o valor do colector novo ronda os 500 euros.
Cumps.
Boas,
Fui com o carro a um mecânico, voltei a tirar o coletor, fui lá confirmar, quando este estava cá fora, para ver se tinha algo estalado ou falta de algum vedante, mas parecia tudo ok.
Voltámos a colocar no sitio e o ruído continua. Aquilo dá-me ideia que sempre que engreno uma mudança faz mais barulho, sendo que agora ao ralenti na posição N por vezes mal se ouve. Na oficina dizem que é por ser caixa automática, mas aquilo antes de se retirarem as borboletas não era assim.
Antigo 09-02-2012, 12:00   #13
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Boas,
Fui com o carro a um mecânico, voltei a tirar o coletor, fui lá confirmar, quando este estava cá fora, para ver se tinha algo estalado ou falta de algum vedante, mas parecia tudo ok.
Voltámos a colocar no sitio e o ruído continua. Aquilo dá-me ideia que sempre que engreno uma mudança faz mais barulho, sendo que agora ao ralenti na posição N por vezes mal se ouve. Na oficina dizem que é por ser caixa automática, mas aquilo antes de se retirarem as borboletas não era assim.
Nop, não tem nada a ver ter caixa auto ou não, sei o que estou a dizer, e os tubos de vácuo estão nis lugares correctos? e nas duas valvulas que tem agarradas ao colector por baixo?
  Responder com citação
Antigo 09-02-2012, 13:56   #14
hnm
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por JOFIMO Ver Post
Nop, não tem nada a ver ter caixa auto ou não, sei o que estou a dizer, e os tubos de vácuo estão nis lugares correctos? e nas duas valvulas que tem agarradas ao colector por baixo?
O coletor esteve cá fora, eu até tenho fotos dele que posso cá colocar. Mas essas válvulas ou tubos não sei, o mecânico que costuma trabalhar com BMW, não viu nada. Esses tubos e válvulas dão para ver sem tirar o coletor?
Antigo 09-02-2012, 19:36   #15
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
O coletor esteve cá fora, eu até tenho fotos dele que posso cá colocar. Mas essas válvulas ou tubos não sei, o mecânico que costuma trabalhar com BMW, não viu nada. Esses tubos e válvulas dão para ver sem tirar o coletor?
Não se vêm sem o tirar dá é para os apalpar mas não consegues saber se estão bem ou mal ligados, e quando se tira o colector tem de se ter algum cuidado com eles e os tubos para não os fissurar ou rasgar....
  Responder com citação
Antigo 20-02-2012, 13:49   #16
525D M
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2012
Wink Borboletas De Admissão 525d E61

Boas minha gente tenho uma duvida quanto a eliminação das ditas borboletas do colector de edmissão da minha carrinha ( BMW 525D E61 CX AUTO. 2005 ), será que se pode eliminar sem problemas visto ser cx auto ?

A gente por aí que não aconselha visto ser cx auto .
525D M está desligado   Responder com citação
Antigo 20-02-2012, 19:23   #17
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por 525D M Ver Post
Mas .... Jofimo ao eliminar as borboletas tem que se inibir os buracos por onde passa os atuadores das borboletas na admissão correto ? Onde é que se arranja esses inibidores ? Também é melhor mudar as juntas do coletor de admissão correto?

NOTA: Porreiro era saber onde existe um video com essa alteração no coletor de admissão .
Viva, não é preciso arranjar nenhumas tampas (swirls) as borboletas cortam-se nos veios e fica lá todo o resto na mesma, nãso é necessário mudar as juntas mas im limpá-las bem, video não tenho mas tenho isto que é a mesma coisa ou melhor
http://www.bmwfaq.com/f54/brico-oper...-330cd-278418/
Cumps.
  Responder com citação
Antigo 15-03-2012, 17:54   #18
88at83
Lavador

Registado em: Mar 2012
Padrão

vais sentir o carro mais "morto" em baixas,pelo menos antes das 2000 RP
88at83 está desligado   Responder com citação
Antigo 15-03-2012, 17:56   #19
JOFIMO
Guest

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por 88at83 Ver Post
vais sentir o carro mais "morto" em baixas,pelo menos antes das 2000 RP
Nop isso não acontece, não existe diferenças nos de caixa manual.
  Responder com citação
Antigo 15-03-2012, 18:06   #20
88at83
Lavador

Registado em: Mar 2012
Padrão

eu notei,e por algum motivo as borboletas estao la...nao ia fazer as borboletas só po pessoal andar a partir motores... XD
88at83 está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar