Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 1 ( E8X, F2X )

Notícias

Série 1 ( E8X, F2X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 1

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 12-12-2018, 13:52   #161
Tofy
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pedrof1 Ver Post
Boas tardes a todos, penso adquirir outro bimer mas agora deparo me com a escalada dos preços do combustível e ao ver alguns anúncios de 116 a gasolina gostaria de procurar a quem já teve, qual a fiabilidade de motor a gasolina.
Desde já obrigado

Quanto a isso não te sei aconselhar!

Mas se o objetivo for usar em cidade e poucos kilometros diariamente, eu nem pensava no preço do gasóleo em comparação a gasolina. Poupas na manutenção...
Tofy está desligado   Responder com citação
Antigo 13-12-2018, 12:49   #162
pedrof1
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Dec 2013
Padrão

Obrigado,tenciono utilizar a GPL dai querer saber a fiabilidade dos motores em gasolina
Já tenho um sapinho é 87 120D
Para já esse carro é para as voltinhas vamos falar em 10000km ano
pedrof1 está desligado   Responder com citação
Antigo 13-12-2018, 13:36   #163
ntv
Chefe de Mecânicos

Registado em: Jan 2014
Padrão

Citação:
Obrigado,tenciono utilizar a GPL dai querer saber a fiabilidade dos motores em gasolina
Já tenho um sapinho é 87 120D
Para já esse carro é para as voltinhas vamos falar em 10000km ano

Não creio que 10.000 km/ano faça muito sentido meteres GPL ainda para mais tendo outro carro.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 13-12-2018, 17:50   #164
pedrof1
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ntv Ver Post
Não creio que 10.000 km/ano faça muito sentido meteres GPL ainda para mais tendo outro carro.
Quando fiz a repro no meu 120 com a poupança de 1lt de gasóleo em 10.000km poupei 150 euros ano com o preço do gpl a metade do gasóleo e com uma manutenção mais barata penso que consigo fazer um encaixe de dinheiro ainda maior
Antigo 13-12-2018, 21:34   #165
ntv
Chefe de Mecânicos

Registado em: Jan 2014
Padrão Serie 1 qual comprar ?

Citação:
Quando fiz a repro no meu 120 com a poupança de 1lt de gasóleo em 10.000km poupei 150 euros ano com o preço do gpl a metade do gasóleo e com uma manutenção mais barata penso que consigo fazer um encaixe de dinheiro ainda maior

Sim, mas gastas 2.000€ a meter GPL. Há por aí cálculos feitos de precisares de 80 ou 100 mil kms (dependendo do consumo do carro a GPL) para recuperares o dinheiro gasto na instalação e começar a “dar lucro”.

Pela descrição que fazes e utilização pretendida, podes levar 10 anos para recuperar o investimento no GPL ou nunca recuperar de todo...

(O exemplo que deste do gasóleo, a 150€/ano em 10 anos dá “só” 1.500€ de poupança). Claro que uma repro custa muito menos dinheiro que uma instalação GPL logo aí compensou e recuperaste rapidamente o dinheiro gasto. O GPL já implica fazer mais contas. Como é para 2o carro e para voltas, se calhar não compensa.

Se fosse eu acho que deixava a gasolina, mas tu é que tens de ver o que é melhor e decidir.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 13-12-2018, 22:40   #166
Morenachos
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Feb 2018
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ntv Ver Post
Sim, mas gastas 2.000€ a meter GPL. Há por aí cálculos feitos de precisares de 80 ou 100 mil kms (dependendo do consumo do carro a GPL) para recuperares o dinheiro gasto na instalação e começar a “dar lucro”.

Pela descrição que fazes e utilização pretendida, podes levar 10 anos para recuperar o investimento no GPL ou nunca recuperar de todo...

(O exemplo que deste do gasóleo, a 150€/ano em 10 anos dá “só” 1.500€ de poupança). Claro que uma repro custa muito menos dinheiro que uma instalação GPL logo aí compensou e recuperaste rapidamente o dinheiro gasto. O GPL já implica fazer mais contas. Como é para 2o carro e para voltas, se calhar não compensa.

Se fosse eu acho que deixava a gasolina, mas tu é que tens de ver o que é melhor e decidir.

Também é a minha opinião. Quando é o segundo carro não justifica um investimento desses aliás como segundo carro era para tirar partido dele.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Morenachos está desligado   Responder com citação
Antigo 05-11-2019, 23:55   #167
aneker
Lavador

Registado em: Nov 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por SuiSSaS Ver Post
O dele é este...

Como não é o Automático (digital) não tem a rodinha de regulação de temperatura por baixo do botão de trancar/destrancar as portas.
Bom, este comentário é capaz de ir um bocadinho atrasado mas...

Parece me que há aqui uma confusão com A/C manual e automático.

Este da imagem e que diz AUTO na tecla é mesmo A/C automático verdadeiro. Reparem na presença de uma espécie de LED que não acende (porque não é um LED) por debaixo do botão do lado do condutor, quase imperceptível. Isso, é o sensor de temperatura do habitáculo que vai permitir que o habitáculo fique exactamente à temperatura que seleccionarmos no botão manual da temperatura. Se seleccionarmos 22º temos a certeza que o habitáculo ficará ao fim de 2/3 minutos a 22º.

Claro que o que vem com o painel digital também é automático (reparem como também tem lá o sensor de temperatura no mesmo sítio) só que é bi-zona permite regular temperaturas diferentes para condutor e passageiro...

Espero ter ajudado.

Última edição por aneker; 05-11-2019 às 23:59.
aneker está desligado   Responder com citação
Antigo 06-11-2019, 06:25   #168
tonirai
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2018
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por aneker Ver Post
...

Claro que o que vem com o painel digital também é automático (reparem como também tem lá o sensor de temperatura no mesmo sítio) só que é bi-zona permite regular temperaturas diferentes para condutor e passageiro...

Espero ter ajudado.
Não é só não ser bizona, também não tem sensor de humidade para fazer a gestão automática de quando liga e desliga para desumidificar.
E tenho dúvidas se gere o envio do ar automaticamente, ou manda sempre para onde a roda está selecionada (como num AC manual).

Todos sabem que é um AC automático (no sentido que faz a gestão de temperatura para manter o que selecionaste na roda), mas por convenção, o outro é que é chamado de auto, porque é o que tem mais funções e faz mais coisas automaticamente (gestão de temperatura, da humidade, dos locais para onde manda o ar, bizona, etc).
tonirai está desligado   Responder com citação
Antigo 06-11-2019, 16:41   #169
aneker
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonirai Ver Post
Não é só não ser bizona, também não tem sensor de humidade para fazer a gestão automática de quando liga e desliga para desumidificar.
E tenho dúvidas se gere o envio do ar automaticamente, ou manda sempre para onde a roda está selecionada (como num AC manual).

Todos sabem que é um AC automático (no sentido que faz a gestão de temperatura para manter o que selecionaste na roda), mas por convenção, o outro é que é chamado de auto, porque é o que tem mais funções e faz mais coisas automaticamente (gestão de temperatura, da humidade, dos locais para onde manda o ar, bizona, etc).
Lamento mas não me parece. Se isso fosse assim, o habitáculo teria de ter um sensor de temperatura e de humidade pelo menos em 4 cantos o que não se verifica... Gostava de saber onde se encontram os outros sensores para além deste que referi.
Antigo 06-11-2019, 16:45   #170
tonirai
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Lamento mas não me parece. Se isso fosse assim, o habitáculo teria de ter um sensor de temperatura e de humidade pelo menos em 4 cantos o que não se verifica... Gostava de saber onde se encontram os outros sensores para além deste que referi.
Não percebi. O que é que não te parece? Que o AC bizona tem sensor de humidade e faz a gestão de quando liga e desliga, para desumidificar?
Antigo 06-11-2019, 17:15   #171
tonirai
Ajudante de Mecânico

Padrão

Relendo melhor, acho que te referes a não concordar que ele gere quanto ar manda, e para onde - daí dizeres que para isso tinha de ter mais sensores. É isso?

Tem o sensor de temperatura no painel, como bem identificaste;
Tem o sensor de temperatura externa, no para-choques frontal;
Tem o sensor de condensação, penso que no bloco do retrovisor/camera;
Tem o sensor de luminosidade, no mesmo sitio do anterior.
Não sei se tem mais algum, estes são os que conheço.

O resto, é um algoritmo qualquer que faz a gestão... Em função de haver mais ou menos luz, acompanhada ou não de subida de temperatura externa, ou de haver condensação no parabrisas, etc.

Tem ainda uma rodinha ao pé do botão de 4 piscas para regular o conforto do envio de ar para a parte superior do corpo (mais frio ou mais quente), que é um potenciometro que te permite fazer ajuste fino só às saídas superiores, sem alterar o ajuste de temperatura do carro - deste modo, podes por exemplo ter 20º regulados com mais ar frio direcionado para ti (compensará com mais ar quente para outras saídas, de modo a globalmente ficar os 20º), ou com mais ar quente para ti (compensará com mais ar frio para outras saídas).
Antigo 06-11-2019, 17:59   #172
Robb
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonirai Ver Post
Relendo melhor, acho que te referes a não concordar que ele gere quanto ar manda, e para onde - daí dizeres que para isso tinha de ter mais sensores. É isso?

Tem o sensor de temperatura no painel, como bem identificaste;
Tem o sensor de temperatura externa, no para-choques frontal;
Tem o sensor de condensação, penso que no bloco do retrovisor/camera;
Tem o sensor de luminosidade, no mesmo sitio do anterior.
Não sei se tem mais algum, estes são os que conheço.

O resto, é um algoritmo qualquer que faz a gestão... Em função de haver mais ou menos luz, acompanhada ou não de subida de temperatura externa, ou de haver condensação no parabrisas, etc.

Tem ainda uma rodinha ao pé do botão de 4 piscas para regular o conforto do envio de ar para a parte superior do corpo (mais frio ou mais quente), que é um potenciometro que te permite fazer ajuste fino só às saídas superiores, sem alterar o ajuste de temperatura do carro - deste modo, podes por exemplo ter 20º regulados com mais ar frio direcionado para ti (compensará com mais ar quente para outras saídas, de modo a globalmente ficar os 20º), ou com mais ar quente para ti (compensará com mais ar frio para outras saídas).
E o sensor de qualidade do ar (AUC)!
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 07-11-2019, 14:18   #173
aneker
Lavador

Padrão

Tanta coisa para uma coisa que é simples. Com tantas rodinhas e botões quando deres por ela o tempo passou e ainda andas a acertar o ar condicionado.

Não percebo qual a dúvida. O AC automático é o que falei o bizona são melhoramentos com uma taxa de eficácia muito reduzida tirando a estética do painel digital.

Depois, o sensor de temperatura no para-choques todos têm porque trata se do sensor de temperatura que permite que fiquemos a saber qual é a temperatura que faz lá fora e aparece no painel de instrumentos.
O sensor no retrovisor interior é o sensor de chuva que permite que os limpa vidros funcionem automaticamente quando começa a chover.
Nada do que falas tem a haver com AC automático.

Portanto, quando falamos de AC, tudo se resume ao sensor que referi e nada mais.
Assim gostava de saber onde é que estão os outros sensores relacionados com o AC?

Última edição por aneker; 07-11-2019 às 14:23.
Antigo 07-11-2019, 14:58   #174
Robb
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão

Citação:
Tanta coisa para uma coisa que é simples. Com tantas rodinhas e botões quando deres por ela o tempo passou e ainda andas a acertar o ar condicionado.

Não percebo qual a dúvida. O AC automático é o que falei o bizona são melhoramentos com uma taxa de eficácia muito reduzida tirando a estética do painel digital.

Depois, o sensor de temperatura no para-choques todos têm porque trata se do sensor de temperatura que permite que fiquemos a saber qual é a temperatura que faz lá fora e aparece no painel de instrumentos.
O sensor no retrovisor interior é o sensor de chuva que permite que os limpa vidros funcionem automaticamente quando começa a chover.
Nada do que falas tem a haver com AC automático.

Portanto, quando falamos de AC, tudo se resume ao sensor que referi e nada mais.
Assim gostava de saber onde é que estão os outros sensores relacionados com o AC?
Colega,
O seu desconhecimento relativamente ao AC bi-zona automático é muito grande.
A diferença para o manual é muito maior (a nível de hardware) do que o que o colega pensa ser.
De modo a que todas as dúvidas fiquem esclarecidas, passarei a explicar a função de cada sensor:

-Sensor AUC (qualidade do ar) - trata-se de um sensor exclusivo dos sistemas de AC automáticos bi-zona (e provavelmente também já está integrado no sistema de AC básico da geração F20 LCI) que tem como fim a analisar a qualidade do ar exterior e, mediante essa análise, fechar ou abrir a circulação de ar de forma autónoma;

-Sensor de humidade e posição solar - está situado no pára-brisas. Em veículos com o referido sistema de AC, o sensor do pára-brisas possui além da função de acender as luzes e detetar quando está a chover, analisar a posição do sol (se está de frente para o veículo ou se se encontra na retaguarda, a título de exemplo) e se o pára-brisas se encontra embaciado ou não. Atenção, existe o sensor com as funções de luzes e limpa-vidros automáticas e existe o sensor com ambas as 4 funções. Além do mais, este sensor também varia consoante o carro esteja equipado com HUD ou não;

-Sensor de temperatura interior - encontra-se situado no climatronic e tem como fim informar a unidade de comando do AC sobre a temperatura a que o interior se encontra.

Agora o colega pergunta o porquê de tantos sensores? A resposta é simples. Têm como objetivo poupar trabalho ao condutor na regulação do AC e garantir o máximo conforto durante a condução.
A título de exemplo, se o colega selecionar uma temperatura de 22ºC e carregar na tecla AUTO, o sistema de AC encarrega-se de gerir a direção do ar (se vai para o pára-brisas de forma a que este não fique embaciado, se vai para as saídas centrais ou se vai para a zona do pés) e de gerir a velocidade da ventilação consoante a diferença da temperatura do habitáculo face à selecionada e consoante a posição do sol. Ainda nesta corrente, o sistema fica também encarregue de garantir que apenas entra ar "puro" dentro do habitáculo, fechando a circulação de ar exterior caso detete, por exemplo, que o carro que se encontra à nossa frente está a emitir gases tóxicos em elevadas quantidades.
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2019, 09:10   #175
tonirai
Ajudante de Mecânico

Padrão

E a questão é se o AC básico faz uso dos sensores existentes todos ou não. Que adianta dizer que esses sensores existem em todos, se não forem usados pelo AC?

Se só usa o sensor de luz para ligar faróis, ou o da temperatura exterior par nos dizer quantos graus faz lá fora...

Por exemplo, o AC bizona, mesmo com o AC desligado, logo que esteja em auto, liga por breves momentos o AC (sem ligar a luz do interruptor) para injectar ar seco (e frio), caso detecte níveis de humidade acima do ideal.

É uma função prática mas algo desconfortável, caso se tenha as passagens de ar viradas diretamente para si, na medida em que se nota que repentinamente que ele decidiu mandar ar frio... Mas se não fosse isso, segundos depois estaríamos a notar embaciamento.
Antigo 08-11-2019, 09:57   #176
tonirai
Ajudante de Mecânico

Padrão

Como visto no manual do carro, são eles próprios que distinguem entre esses ACs, chamando um de "air conditioning" e o outro de "automatic air conditioning", sendo que o air conditioning pode ou não ter funções auto.
O automático tem a gestão independente da recirculação do ar (se estiver em auto), comutando sozinho entre abrir e fechar em função da qualidade do ar, bem como da sua humidade (ligando AC sozinho para desumidificar).

Penso também que só o automático tem saídas de ar para os passageiros traseiros (confortável para eles, e ajuda a nivelar melhor e mais depressa a temperatura global do interior do carro).

Última edição por tonirai; 08-11-2019 às 10:05.
Antigo 09-11-2019, 14:21   #177
pedrof1
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Caros amigos cada vez mais o diesel vai perder nas cidades acredito que em pouco tempo muitas cidades vão limitar esses carros.
Gasolina com a opção de Gpl vai ser menos dispendioso não vai desvalorizar tanto,manutenção mais barata e o preço por km muito mais baixo que diesel.
Mas isso é a minha opinião vale o que vale.
No meu caso pessoal tenho um 120 a gasóleo e so não troco por gostar tanto de acelarar.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 2 (0 Membros e 2 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar