Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 16-07-2020, 10:33   #1
RACP
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Apr 2012
Padrão Pneus RUN ON FLAT para BMW E60 - Qual recomendam?

Bom dia amigos do fórum...

Tenho um BMW E60 de 12/2003. Quando o comprei em 2013, trazia 4 pneus Goodyear Eagle NCT 5 Asymmetric Run on Flat, 225/50 R17 94Y, com protecção de jante.

Ora, ao longo deste anos os pneus da frente ainda são os mesmos, e nas minhas mãos já rolaram 83 mil kms!!!! Contudo, embora ainda tenham piso para mais 15 ou 20 mil kms, o facto de já serem pneus fabricados em 01/2013 a borracha já está a ficar degradada e começam a notar-se fissuras na borracha, inclusivamente com perda de pedaços de borracha na borda exterior do pneu do lado do passageiro. Chegaram pois ao fim de vida, pela velhice da borracha e não pela falta de piso....

Quanto aos pneus traseiros, a história é bem diferente. Como é obvio, com tracção traseira, comem muito mais rápido atrás. Em 2017 tive que substituir os pneus traseiros e como estava bastante contente com estes GOODYEAR, voltei a meter igual. De lá até agora fizeram cerca de 46 mil kms e estão agora a entregar a alma ao criador por falta de piso...

Pretendo manter pneus Run on Flat, isso nem é alvo de discussão.

Como este foi o meu primeiro carro, nunca o conduzi com outros pneus que não estes GOODYEAR NCT 5 Run on Flat, que possuem categoria F na economia de combustivel e classe C no desempenho em chuva, com 69 decibeis de som de rolagem. Ou seja, na teoria, no mundo dos RUN ON FLAT, são medíocres.

Contudo, na prática, não me dei mal com eles, acho que aguentaram bastantes quilómetros e nunca senti nenhum stress com eles na condução. Alias, em piso seco ou molhado sempre achei que se agarravam muito bem e sempre me senti muito seguro com eles.

A questão que coloco é a seguinte...

acham que devo manter-me fiel à marca/modelo ou realmente há outras ofertas no mercado RUN ON FLAT que me vão deixar ainda mais satisfeito?

PIRELLI CINTURATO P7
MICHELIN PRIMACY 3
BRIDGESTONE POTENZA RE050
BRIDGESTONE POTENZA S001
CONTINENTAL CONTISPORTCONTACT 5

Alguém já experimentou algum destes e recomenda?

Desde já obrigado a quem me puder auxiliar...

Última edição por RACP; 16-07-2020 às 10:35.
RACP está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 16-07-2020, 20:58   #2
jpinhas
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2019
Padrão

Meti a semana passada 4 Michelin Primacy 3 ZP.
Para já apenas o que tenho a apontar é o facto de serem um pouco barulhentos.
É os primeiros Runflat que tenho, provavelmente serão todos mais barulhentos.
jpinhas está desligado   Responder com citação
Antigo 17-07-2020, 06:46   #3
Ordep39
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jpinhas Ver Post
Meti a semana passada 4 Michelin Primacy 3 ZP.
Para já apenas o que tenho a apontar é o facto de serem um pouco barulhentos.
É os primeiros Runflat que tenho, provavelmente serão todos mais barulhentos.
Mais barulhentos e sentes uma grande diferença no conforto. O carro fica mais duro.

Envoyé de mon SM-N975F en utilisant Tapatalk
Ordep39 está desligado   Responder com citação
Antigo 17-07-2020, 06:55   #4
Ordep39
Ajudante de Mecânico

Padrão

Para mim dessa lista os melhores são os CONTINENTAL CONTISPORTCONTACT 5 são excelentes em seco como em molhado não são tão barulhentos como os outros da lista porque são mais macios o único se não se tiveres uma condução mais desportiva parecem manteiga num dia de sol derrete tudo num instante .

Antigo 17-07-2020, 10:09   #5
RACP
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Ordep39 Ver Post
Para mim dessa lista os melhores são os CONTINENTAL CONTISPORTCONTACT 5 são excelentes em seco como em molhado não são tão barulhentos como os outros da lista porque são mais macios o único se não se tiveres uma condução mais desportiva parecem manteiga num dia de sol derrete tudo num instante .

Quanto as classificações o que temos é o seguinte:

GOODYEAR EAGLE NCT 5 ASYMMETRIC

Consumo Combustivel - F
Aderência em Chuva - C
Ruido - 69dB

PIRELLI CINTURATO P7

Consumo Combustivel - C
Aderência em Chuva - B
Ruido - 71dB

MICHELIN PRIMACY 3

Consumo Combustivel - C
Aderência em Chuva - A
Ruido - 71dB

BRIDGESTONE POTENZA RE050

Consumo Combustivel - F
Aderência em Chuva - C
Ruido - 70dB

BRIDGESTONE POTENZA S001
Consumo Combustivel - C
Aderência em Chuva - B
Ruido - 71dB

CONTINENTAL CONTISPORTCONTACT 5
Consumo Combustivel - E
Aderência em Chuva - B
Ruido - 71dB

Eu acho que tenho uma condução normal. Acho que seria impossível sem uma condução normal os pneus da frente terem feito 83 mil Kms nas minhas mãos (não sei quantos kms já lhe tinham metido antes)e ainda terem piso para mais!!!! Obviamente que de vez em quando tenho necessidade de acelerar mais um bocado mas fora isso não sou de grandes aventuras...

Em condução normal acha que os continental vão durar menos que os GOODYEAR?

Quanto ao barulho em rolagem, aparentemente os GOODYEAR são os mais silenciosos...
RACP está desligado   Responder com citação
Antigo 17-07-2020, 11:00   #6
RACP
Aprendiz de Mecânico

Padrão

PIRELLI CINTURATO P7 ALL SEASON

Consumo Combustível - C
Aderência em Chuva - C
Ruido - 72dB

que me dizem deste pneu? arranjo-o novo a um preço espectacular, abaixo de 100 euros cada!!!! que acham?
Antigo 17-07-2020, 16:03   #7
jpinhas
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jan 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Ordep39 Ver Post
Mais barulhentos e sentes uma grande diferença no conforto. O carro fica mais duro.

Sim, um pouco mais duro, mas nada de especial
jpinhas está desligado   Responder com citação
Antigo 17-07-2020, 16:10   #8
Ordep39
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por RACP Ver Post
PIRELLI CINTURATO P7 ALL SEASON

Consumo Combustível - C
Aderência em Chuva - C
Ruido - 72dB

que me dizem deste pneu? arranjo-o novo a um preço espectacular, abaixo de 100 euros cada!!!! que acham?
Para pneus runflat parece-me excelente preço. Depois por acaso nesse modelo não posso ajudar muito. Eu os únicos que experimentei e ainda hoje em dia tenho são os Prirelli PZero em seco são excelentes piso molhado já não gosto tanto no meu atual carro não noto tanta diferença mas acho que por ser Xdrive mas no meu anterior 335I no eixo traseiro cuidado com as acelarações a seco que conseguias ver logo as jantes pelo retrovisor Mas se tens uma condução mais soft parece-me bastante bom e aceitáveis e a esse preço parece um ponto bastante forte a considerar.

Antigo 15-09-2020, 14:26   #9
RACP
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boa tarde colegas de fórum...

Ainda neste tópico dos pneus, venho acrescentar aqui alguma informação importante e necessitava da vossa ajuda...

Este carro veio originalmente com pneus RFT e nunca pretendi mudar. A BMW para este modelo recomenda dentro de várias medidas possíveis, pneus 225/50 R17 94 W.

Acontece que desde que comprei o carro em 2013 que apenas o tinha conduzido com pneus RUNFLAT GOODYEAR EAGLE NCT 5 ASYMMETRIC 225/50 R17 94 Y (índice velocidade 300 km/h e superior ao que a marca indica, que é o W). Há quem fale mt mal deste pneu mas na verdade eu nunca tive qualquer problema com o pneu, mas como tinha que meter 4 novos, resolvi experimentar outra marca.

Como já tinha dito, arranjei um bom negócio para os RUNFLAT PIRELLI CINTURATO P7 ALL SEASON e meti 4. São os 225/50 R17 94V M+S (lama e neve e com um índice de velocidade até 240 km/h, que continua a ser acima da velocidade máxima do carro e bem acima do que é a minha condução habitual)

Contudo, mesmo sendo ambos pneus RUNFLAT, sinto que estes Pirelli são muito mais fofos/macios do que os aGOODYEAR NCT5. Não sei se é por serem pneus ALL SEASON, projectados para boas prestações em chuva e como tal têm que ser de borracha mais macia para se agarrar melhor, o que é certo é que sinto uma sensação de condução meio estranha, já aqui relatada no fórum como efeito´´barco´´, além da direcção parecer ter ficado menos directa do que antes... Ou seja...o carro parece-me tão mais macio em curva que parece que o carro não responde logo, contrariamente ao que acontecia antes em que o carro era duro e muito directo em curva.

Estava muito habituado aos anteriores GOODYEAR EAGLE NCT 5 que tem fama de ser muito duros e daí este choque para com os Pirelli...

A questão que coloco é a seguinte... Como sinto insegurança a conduzir o carro desta forma (principalmente a velocidades acima de 100 km/h, em que numa curva o carro parece que baloiça!), como toda esta sensação de fofura e suspensão macia, poderei tentar ganhar alguma dureza #extra# ao aumentar ligeiramente a pressao dos pneus?

As indicações da BMW são as seguintes:

Pressão dos pneus dianteiros : 2 bar
Pressão dos pneus traseiros : 2.3 bar
Pressão dos pneus dianteiros (veículo cargado) : 2.3 bar
Pressão dos pneus traseiros (veículo cargado) : 2.8 bar

Habitualmente o carro anda com uns 30 kg de carga na mala e 2 adultos, acham que posso andar sempre com a pressão indicada para veículo carregado?

Agradeço desde já qualquer outro contributo para esta minha situação!

Última edição por RACP; 15-09-2020 às 14:29.
Antigo 15-09-2020, 19:05   #10
Robb
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão

Olá!
A pressão que eu costumo colocar nos pneus de todos os carros é 2.5 bar quer estejam carregados ou vazios. Aconselho-o a fazer o mesmo. Vai ver que nota logo diferença.
Os pneus Goodyear tendem a ser mais "macios" do que os das restantes marcas e quando digo marcas refiro me apenas às do costume: Michelin, Continental, Bridgestone e mais uma ou outra.
Essa diferença no comportamento do carro também se deve ao facto dos seus pneus anteriores serem desportivos e os atuais serem mais semelhantes a uma gama de turismo.
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 16-09-2020, 08:20   #11
RACP
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Robb Ver Post
Olá!
A pressão que eu costumo colocar nos pneus de todos os carros é 2.5 bar quer estejam carregados ou vazios. Aconselho-o a fazer o mesmo. Vai ver que nota logo diferença.
Os pneus Goodyear tendem a ser mais "macios" do que os das restantes marcas e quando digo marcas refiro me apenas às do costume: Michelin, Continental, Bridgestone e mais uma ou outra.
Essa diferença no comportamento do carro também se deve ao facto dos seus pneus anteriores serem desportivos e os atuais serem mais semelhantes a uma gama de turismo.
Bom dia...

Na verdade, foi falta de lembrança da minha parte, porque quando tinha os pneus GOODYEAR, usei sempre um pouco de pressão a mais (2.2 bar à frente e 2.5 bar atrás) porque faço normalmente viagens para trás-os-montes aos fim de semana e o carro vai e vem carregado... (mas apenas com condutor e 1 passageiro) e para não estar semanalmente a ajustar a pressao dos pneus, achei que essa posição intermédia satisfazia os meus intentos para todas as situações.

O E60 tem tracção traseira e por esse motivo tem mais peso no eixo traseiro, acho lógico seguir a recomendação da BMW e colocar sempre mais pressão no eixo traseiro.

Ontem passei para 2.3 bar à frente e 2.8 bar atrás (recomendação BMW para carro carregado)

O comportamento do carro mudou radicalmente, está mais duro e mais directo em curva, só ainda não testei a velocidade mais alta.

Para já vou deixar esta pressão e vou testar o carro em auto-estrada. Se achar demasiado duro e que posso reduzir um pouco, talvez passe para 2.2 bar à frente e 2.5 ou 2.6 atrás, tal como tinha nos GOODYEAR...

Não podia querer que os PIRELLI com 2.0 bar a frente e 2.3 atrás tivessem o mesmo comportamento e dessem o mesmo feeling que os GOODYEAR davam, porque os GOODYEAR nunca andaram com essa pressão, andaram sempre com 2.2 bar à frente e 2.5 bar atrás.

O material tem sempre razão!!!!
Antigo 19-09-2020, 23:12   #12
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jan 2018
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por RACP Ver Post
(...) RUNFLAT PIRELLI CINTURATO P7 ALL SEASON e meti 4. São os 225/50 R17 94V M+S(...)
Quando comecei a ler que colocaste pneus M&S, pensei que estivesses a escrever do estrangeiro, mas já percebi que não...

Pneus M&S são pouco adequados ao nosso clima, sobretudo para os ter montados durante o ano todo - seriam bons para montares no inverno (tendo 2 conjuntos, como se faz nos países do norte), mas no verão derretes isso tudo, pois são super macios para garantir aderência no frio.

Por isso, a sensação que descreveste é normal (pneus super macios a trabalhar no nosso calor de Verão).

Última edição por tonirai; 19-09-2020 às 23:15.
tonirai está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar