Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Projetos dos Utilizadores

Notícias

Projetos dos Utilizadores Secção dedicada a projetos realizados e por realizar dos utilizadores

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 25-05-2020, 12:21   #141
Jota_95
Mecânico de 2º Grau

Registado em: May 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por nunorgp Ver Post
Agora passado algum tempo já não noto nada, só se for la mesmo ao pé. Tenho é de comprar esse kit mas para outros toques que vão aparecendo .

És tu e eu, este ano deve de ir ser o primeiro ano na minha vida que não meto os pés em Portugal ... para emigrante como eu o Verão é o ponto alto do ano quando se dá um salto a "casa" para ver família amigos e matar saudades das planícies alentejanas. ... Tinha voos marcados para Junho, iam ser 3 semanas na terra mãe bem merecidas no entanto como era de esperar a Ryanair já cancelou os voos e mesmo se quisesse ir de carro penso que não posso.

Qualquer das maneiras vai se arranjando que fazer por estes lados, o veiculo de duas rodas vai levar uma manutenção a fundo, e vou refazer alguma electrónica :

No BMW estou a ponderar meter o carro na BMW para fazer o recall do radiador da EGR, não o fiz até agora pois não estou a perder liquido mas como tenho de mudar o liquido de refrigeração vou aproveitar e deixo os fazer isso já que o tem de mudar quando mudarem o radiador.

Nos retrofits, fiz um flop de 100 € , mandei vir os cintos para o active protection de um série 7 de 2012 que deveriam de ser iguais aos do F10 ... no entanto não são , o carro deve de ser de 2012 mas fabrico 2011 quando ainda tinha a versão antiga dos cintos :

São distintos na comunicação, os antigos ligam se a um modulo que faz a comunicação por PTCAN , os mais recentes não precisam do modulo adicional e comunicam eles directamente por PTCAN ... Se nas fotos conseguisse ver bem os conectores tinha me apercebido do erro.

Felizmente dá para os mandar para trás no entanto não me livro de pagar os portes ...
Qual é a finalidade desse extra? Não sei se o meu tem...
Jota_95 está desligado   Responder com citação
Antigo 25-05-2020, 12:40   #142
Filipe Pedro
Designer

Registado em: Dec 2014
Padrão

Penso que no caso de embate, baixa automaticamente o cinto para te manter mais preso ao banco.
Antigo 25-05-2020, 19:00   #143
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Registado em: May 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Jota_95 Ver Post
Na prática é isto :

A proteção ativa é o sistema de proteção preventiva de passageiros do BMW ConnectedDrive. O sistema é ativado pouco depois do arranque do motor e os cintos de segurança dos bancos dianteiros são ligeiramente ajustados ao corpo de forma automática quando o veículo inicia a marcha. Numa situação de condução crítica, como uma travagem de emergência, ou caso o veículo apresente uma subviragem ou sobreviragem excessiva, os cintos de segurança dos bancos dianteiros são colocados em pré-tensão, os vidros e o teto de abrir deslizante, se equipado, são fechados e o encosto do banco do passageiro da frente retoma a posição direita.

A versão técnica :

Tradução PT :

" Bobina automática eletromotriz reversível, esquerda e direita
A unidade de controle do carretel automático eletromotriz reversível à esquerda (REMALI) ou direita (REMARE) ativa o acionamento do carretel automático eletromotriz reversível à esquerda e / ou à direita.

O sistema de bobina eletromotriz automática reversível inclui as seguintes funções:

Minimização da folga da correia

(o cinto de segurança fica encostado ao corpo do passageiro da frente do condutor)

Estabilização da posição do banco em uma situação crítica de direção ou em um possível acidente

(pré-tensionamento do cinto de segurança para otimizar o sistema de retenção)

O carretel automático eletromotriz reversível consiste em um carretel automático, motor elétrico com caixa de velocidades e uma unidade de controle integrada.

Descrição Funcional
A função "Minimizar folga do cinto" utiliza apenas o sinal do interruptor da fivela do cinto de segurança e a velocidade de condução. Assim, a folga da correia é minimizada após a curvatura, dependendo do sinal de velocidade. Isso significa: A partir de uma velocidade de condução codificável (10 km / h no momento), a unidade de controle (REMALI ou REMARE) ativa o inversor uma vez por um determinado período. Com a ajuda do motor elétrico, a correia do cinto de segurança é enrolada, removendo a folga do cinto.

Em situações críticas de direção ou em um possível acidente, a unidade de controle também ativa o inversor. A duração é definida de forma que o inversor seja ativado pela unidade de controle até que uma situação crítica de direção termine.

Para calcular se há uma situação crítica de direção (por exemplo, sobreviragem do veículo), as duas unidades de controle (REMALI ou REMARE) usam os dados dos seguintes sistemas:

DME (Digital Engine Electronics) ou DDE (Digital Diesel Electronics)

A Digital Engine Electronics ou a Digital Diesel Electronics fornecem os sinais da posição do sensor do pedal.

Gerenciamento integrado de chassi (ICM)

A unidade de controle ICM disponibiliza informações sobre a dinâmica de condução para os sistemas em todo o veículo.

Controle dinâmico de estabilidade (DSC)

A unidade de controle DSC fornece informações sobre a pressão do freio.

Módulo de segurança contra falhas (ACSM significa "Módulo avançado de segurança contra falhas")

O módulo de segurança contra colisões envia uma mensagem com o status dos contatos da fivela do cinto de segurança.

Após avaliação de vários sinais e mensagens, a unidade de controle reconhece se o cinto de segurança deve ser pré-tensionado.

O gráfico a seguir mostra as unidades de controle (REMALI e REMARE) usando F10 como exemplo. "
nunorgp está desligado   Responder com citação
Antigo 25-05-2020, 22:19   #144
calita
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jun 2019
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Jota_95 Ver Post
Sempre a aprender, também eu desconhecia a existência. Funcionando como descrito parece-me muito bom e ao nível da segurança passiva fantástico.
calita está desligado   Responder com citação
Antigo 09-06-2020, 21:33   #145
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Boas pessoal.

Hoje foi dia de recall do cooler da EGR. Visto que ainda não tinha sido feito, lá contactei o concessionário da BMW aqui da zona e marquei para hoje dia 9 a intervenção . Foi me dito aquando da marcação que o recall era para mudar o cooler da EGR caso tivesse um certo numero de peça.

Hoje de manhã por volta das 9:00 lá deixei o carro, e fui buscalo às 14:30 pois às 14:00 mandaram me mensagem a dizer que já estava pronto. Pensei de terem sido bastante rápidos a mudar o sistema , já que no inicio me disseram que ia demorar o dia todo .

Lá fui eu todo contente buscar a minha menina, à chegada ao stand disseram me que de facto tinham mudado o cooler da EGR já que o partnumber era o que pertencia ao recall. Chegando a casa lá fui conferir o trabalho feito, e não é que o cooler da EGR era exactamente o mesmo que tinha antes ...

E esta hein ?

Lá contactei os gajos para tentar perceber que se tinha passado, foram prontos a dizer que tinha sido um problema de comunicação e que não tinham mudado nada pois o cooler estava em bom estado pois conferiram com fotos de endoscopio. Ainda argumentei que me tinham dito que o iam mudar mas responderam me o mesmo , esta bom não precisa de mudar .

Qualquer das maneiras não estou para me chatear... vou ponderar apresentar queixa à casa mãe , no entanto como a queixa vem de um gajo que não lhes dá dinheiro nenhum a não ser em peças duvido que me deem alguma importância ...

Última edição por nunorgp; 10-06-2020 às 15:13.
Antigo 10-06-2020, 13:32   #146
TupacTuga
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2014
Padrão

Também fico com essa ideia...se la deixares os €€€ (revisão e afins) as ações técnicas são levadas mais a sério...agora se la formos apenas nestas situações a resposta é “está tudo bem”

Tiveste algum sintoma?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 11-06-2020, 09:32   #147
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por TupacTuga Ver Post
Também fico com essa ideia...se la deixares os €€€ (revisão e afins) as ações técnicas são levadas mais a sério...agora se la formos apenas nestas situações a resposta é “está tudo bem”

Tiveste algum sintoma?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Nop, sem sintomas. Pelos casos que tinha visto por aqui e nos foruns alemaes todos diziam que o cooler tinha sido trocado, entao pensei que estavam a trocar todos dai ter ido sem ter sintomas. Devem de ter sido todos mudados como o meu foi ... nao deve de ser todo normal o pessoal ir verificar como eu, entao neste ficaram mal.

Se soubesse que so verificavam nao tinha ido la, nao faz sentido ir assim .

No ponto de vista legal, em caso de fogo podem alegar que se deveu pelo meu carro nao ter sido mantido pela BMW entao descartam se de responsabilidades. Um carro que foi sempre mantido por eles ja nao e bem assim .Dai secalhar trocarem a clientes habituais e aos outros e so verificar o estado.
Antigo 11-06-2020, 10:00   #148
storm_
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Mar 2014
Padrão

A minha já foi duas vezes, a concessionários distintos, fazer esse recall da EGR e disseram o mesmo, que viram pelo endoscópio e não há sinais de danos... E ligam sempre ao fim de 1 ou 2h lol. No início também pensei que fosse trocar é que seria alguma coisa relacionada com os anos de fabrico, mas sinceramente acho que não têm nada a ver.
Mas também não faço as revisões na marca. Aborrecia-me era sempre que usava o connected drive aparecer lá essa intervenção por fazer e para agendar
storm_ está desligado   Responder com citação
Antigo 15-06-2020, 22:06   #149
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por storm_ Ver Post
A minha já foi duas vezes, a concessionários distintos, fazer esse recall da EGR e disseram o mesmo, que viram pelo endoscópio e não há sinais de danos... E ligam sempre ao fim de 1 ou 2h lol. No início também pensei que fosse trocar é que seria alguma coisa relacionada com os anos de fabrico, mas sinceramente acho que não têm nada a ver.
Mas também não faço as revisões na marca. Aborrecia-me era sempre que usava o connected drive aparecer lá essa intervenção por fazer e para agendar
Pois ... à uns que ganham novos e outros não .. duvido que todos os que ganham novos tenham problemas ... por isso deve de haver ai um criterio qualquer ou então à ai mts coolers novos como o meu .

Bem mais um update desta vez de problemas ,
  • Mais um dos puxadores comfort que deu barraca, desta vez foi o do lado pendura atrás . O maior problema não é os puxadores deixarem de funcionar mas sim deixarem de funcionar e comutarem todas as fechaduras das portas a abrir/fechar várias vezes assim que o carro detecta a chave . Da ultima vez à pala disto rebentou uma das fechaduras . É o quinto puxador que vai à vida no espaço de 1 ano que tenho o carro ... isto não é de todo normal :\ . Também tenho comprado sempre usado ... Próximo que vou comprar é uns chineses iguais aos originais , são baratos e funcionam ( por enquanto ) , são também bons para o pessoal que quer fazer este retrofit já que os 4 puxadores ficam a 120 € mais os módulos deve de ficar em pouco mais de 200 € .

• No domingo fui dar uma vista de olhos pelo motor para ver as babadelas que havia e que queria resolver ... notei uma no tubo do respiro do motor então tirei uma das pontas puxei um pouco e crackkkk fiquei com ele na mão ... :

O tubo está todo quebradiço, provavelmente pelos ciclos de temperatura e contacto com o óleo que deve ressequir este tipo de material ...

Tenho o carro parado à espera deste tubo ... 14 € .

Última edição por nunorgp; 15-06-2020 às 22:19.
Antigo 15-06-2020, 23:18   #150
Filipe Pedro
Designer

Registado em: Dec 2014
Padrão

Esses tubos de plástico são uma treta.
Antigo 08-09-2020, 22:17   #151
Napas
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Jan 2014
Padrão

Oi Nuno,

Sao os conectores das Cameras do parachoque?

o set de cabos para as cameras dos parachoques -> 61119381284
Estou em duvida se o set tras dois ou não.

Ha packages que vi que sim, vendedores no Ebay a vender o set com os dois cabos, ate na amazon.
Mas ja vi varios vendedores a venderem apenas um....

Ainda não consegui confirmação da BMW

Ainda ando a procura dos cabos para as portas.

Nao sei se nao vou seguir o teu exemplo e fazer os cabos.
Napas está desligado   Responder com citação
Antigo 10-09-2020, 00:04   #152
nunorgp
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Napas Ver Post
Oi Nuno,

Sao os conectores das Cameras do parachoque?

Sao os conectores que ligam ao modulo, já vinham no modulo das cameras que comprei ( cortados ) . O conector das cameras do parachoque são estes :

Impossível encontrar à venda a não ser em cabos já feitos (((
Citação:

o set de cabos para as cameras dos parachoques -> 61119381284
Estou em duvida se o set tras dois ou não.

Ha packages que vi que sim, vendedores no Ebay a vender o set com os dois cabos, ate na amazon.
Mas ja vi varios vendedores a venderem apenas um....

Ainda não consegui confirmação da BMW

Pelo que pesquisei parece que são os 2 cabos, mas nada como confirmar.

Citação:

Ainda ando a procura dos cabos para as portas.

Nao sei se nao vou seguir o teu exemplo e fazer os cabos.

Os das portas são na verdade 3 cabos, o que vai da camera ao conector do espelho ( é o que está na foto que meti acima , à volta de 200 mm ) , outro do conector do espelho à ficha da porta , 1.2m , e outro que vai do conector da porta ao modulo , nao me lembro do tamanho ...

O problema de fazer os cabos é mesmo encontrar os conectores, os que comprei nos chineses eram de mta fraca qualidade e nao eram exactamente iguais aos que precisava, ainda usei os contactos que tenho nos fabricantes dos conectores e mesmo assim não os consegui arranjar, são vendidos em exclusivo para a leoni que fabrica os cabos .

O que fiz foi comprar os cabos das portas de 1.2 m usados, os dos espelhos já vinham com os próprios espelhos mas mesmo assim comprei mais dois destes para usar o conector das cameras para as cameras do parachoques e o conector da outra ponta para o cabo grande ... um pouco confuso , talvez uma foto ajude :

Atenção à qualidade dos cabos, tens de usar igual ou superior aos originais ... se não tens de refazer tudo como me aconteceu ainda tenho ali 70 m hhehehe tenho de meter à venda no ebay .

Espero que ajude .

Cumps
Antigo 10-09-2020, 18:50   #153
Napas
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Jan 2014
Padrão

Obrigado pela explicação

Em princípio consigo um kit com os cabos originais entre 130-200€
Ja tenho os cabos das portas de um F01
Os das portas para o modulo ainda me falta.

Realmente não é um retrofit simples em termo de material.
A exclusividade acho um pouco ridículo, para se protegerem e cobram bem as suas margens.
Vi um retrofit de um russo que desmontou a câmera para substituir a ficha por uma universal... carga de trabalhos

Também procurei em meio mundo os conectores originais, so parecidos com medidas identicas mas diferentes, nao tenho problemas em fazer cablagem, mas sem as fichas... complexo.
Ja pensei em reciclar fichas ou adaptar.

Vou continuar a tentar o mundo de salvados pode ser que tenha sorte

Última edição por Napas; 10-09-2020 às 20:03.
Napas está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar