Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 12-03-2018, 10:33   #1
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Oct 2016
Padrão Direcção solta E91

Bom dia,

Gostaria de pedir a ajuda/opinião aos foristas.

Tenho uma carrinha E91 LCI de 2012. Recentemente notei que a direcção a velocidades mais altas (acima de 100 km/h) fica uma autentica bailarina, perdendo todo o feeling da estrada, e estando constantemente a dançar.

Fui a uma oficina, onde verificaram os amortecedores e estão a 70% (OK). Além disso, também não viram qualquer problema, a não ser os pneus de trás já lambidos por dentro. Substituíram os pneus, alinharam tudo (camber, direcção, etc), mas continuo com a sensação de que as rodas estão "desconectadas" da direcção. Acima de 140 o carro transmite uma sensação de insegurança enorme. Sinto que o volante anda "solto" face às rodas e que as rodas parecem ter "vontade própria".

Alguma sugestão/conselho?

Desde já agradeço a vossa opinião,

obrigado,

Cumprimentos
zupahfly está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 12-03-2018, 14:39   #2
pmdsm
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Feb 2014
Padrão

Sentes alguma folga/lag entre o rodar do volante e as rodas? Quais os teus pneus, medidas, rft, etc?
pmdsm está desligado   Responder com citação
Antigo 13-03-2018, 10:38   #3
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

A baixa velocidade não sinto folga nenhuma. Mas a partir dos 110/120 o carro fica totalmente solto. Perco toda a sensação da estrada. E nessa altura parece que há uma folga. Parece que conduzo um barco!

O carro tem jantes 225/45 17''. Tinha 4 pneus Pirelli P7 não RFT e foram mudados (já estavam a precisar) por uns michellin primacy 3 ZP (RFT) e continua igual.
zupahfly está desligado   Responder com citação
Antigo 13-03-2018, 15:14   #4
BandeiraRC06
Lavador

Registado em: Feb 2018
Padrão

Boas,
Eu sei que hà uns braços a frente, que se fala muito que empenam os discos e tudo, e quando essas barras começam a degradar pode dar esse feeling também de instabilidade.
Quantos kms tem a viatura, se nunca foram mudados talvez possa ser dai.
BandeiraRC06 está desligado   Responder com citação
Antigo 13-03-2018, 15:33   #5
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

O carro tem 192.000 Km. Pelas indicaçoes que tenho do histórico nunca devem ter sido mudados.

Quais são os braços que fala? Os tirantes e braços da suspensão?

O carro esteve numa oficina onde me disseram que viram tudo e que tudo estava ok (sinoblocos, braços da direcção, etc...). Aliás, foi a primeira vez que levei um carro a uma oficina e me mandaram embora sem gastar dinheiro em nada!
Antigo 13-03-2018, 15:40   #6
Pedrob
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Dec 2013
Padrão

Sentes instabilidade no volante ou no próprio carro?
Pedrob está desligado   Responder com citação
Antigo 13-03-2018, 15:45   #7
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Sinto a instabilidade do carro no volante. O volante fica um bailarina e tenho de estar sempre a segura-lo e a corrigir trajectória. Em pisos mais degradados, nota-se muito mais.

Por exemplo, noutro carro que tenho (um qashai) no mesmo piso degradado, a direcção/volante vai quieta, enquanto que neste, dança ao sabor das imperfeiçoes da estrada.

A minha primeira suspeita foi amortecedores, mas estão bons (a 70%), pelo menos de acordo com a oficina.
Antigo 13-03-2018, 18:55   #8
Tofy
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por zupahfly Ver Post
O carro tem 192.000 Km. Pelas indicaçoes que tenho do histórico nunca devem ter sido mudados.

O carro esteve numa oficina onde me disseram que viram tudo e que tudo estava ok (sinoblocos, braços da direcção, etc...). Aliás, foi a primeira vez que levei um carro a uma oficina e me mandaram embora sem gastar dinheiro em nada!
Poderá ser a barra estabilizadora!
Tofy está desligado   Responder com citação
Antigo 14-03-2018, 14:48   #9
BandeiraRC06
Lavador

Padrão

Citação:

As peças que estava a falar sao os Braços de Suspensão inferiores e usa 2 de cada lado. Normalmente aparentam estar bem mas na realidade estao a causar estes problemas e inclusive pode vir a empenar os discos, que depois e mais uma chatiçe que fica a direção a tremer quando se trava!
Antigo 14-03-2018, 14:56   #10
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boa tarde,

Está a falar dos braços na imagem em anexo? Como posso confirmar se estão OK?

Obrigado!
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg braços.jpg (93.4 KB, 136 visualizações)
Antigo 14-03-2018, 18:46   #11
Tofy
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Dec 2016
Padrão

Vês se tem folgas em movimentos de direção fora-dentro-fora e frente-retaguarda-frente (roda suspensa no ar: agarras directamente nos braços), casquilhos rebentados.

Deverá haver outros métodos mais técnicos para verificar o estado dos braços, mas estes são válidos.

Experimenta ver também o estado da barra estabilizadora
Tofy está desligado   Responder com citação
Antigo 15-03-2018, 09:39   #12
BandeiraRC06
Lavador

Padrão

Citação:
Boa tarde,

Está a falar dos braços na imagem em anexo? Como posso confirmar se estão OK?

Obrigado!
Sim, são esses mesmo. Convem serem trocados a cada 150.000kms, alguns nem chegam a estes valores, dependendo da condução e da estrada por onde se circula. E sim já agora confirma também as barras, pois já que possivelmente vais trocar, fica logo tudo feito de uma vez.
Antigo 15-03-2018, 12:07   #13
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Bom dia,

Obrigado pela ajuda. Pois, o carro já tem quase 200K e nunca devem ter sido trocados. Em relação às barras, qual é a referência? No realoem aparecem várias e não sei quais são.

E já agora, vale a pena fazer atrás também?

Ou será melhor experimentar uma coisa de cada vez, para não gastar dinheiro em vão... Até pode nem ser daqui o problema...

Última edição por zupahfly; 15-03-2018 às 16:33.
Antigo 27-03-2018, 11:45   #14
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Bom dia,

Já troquei os supostos braços da direcção e a primeira impressão é que melhorou significativamente. No entanto, acho que ainda não está como devia estar. Deveria trocar também os de trás? Ou apenas ver as barras estabilizadoras?
Antigo 28-03-2018, 11:29   #15
BandeiraRC06
Lavador

Padrão

Citação:
Bom dia,

Já troquei os supostos braços da direcção e a primeira impressão é que melhorou significativamente. No entanto, acho que ainda não está como devia estar. Deveria trocar também os de trás? Ou apenas ver as barras estabilizadoras?
Bom dia,
Secalhar também podem estar as barras estabilizadoras em mau estado! Atras por descargo de consciencia poderá mudar também, só tem uma de cada lado e não é caro. Mas o problema para mim está a frente. Verifique tambem se os pneus não estão montados ao contrario, pode acontecer isso também, e em piso molhado nota-se mais. Fica uma Imagem:
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg outside.jpg (16.5 KB, 104 visualizações)
Antigo 29-03-2018, 10:32   #16
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Bom dia,

Os pneus estão novos e correctamente montados. Quando substitui os braços notei que de facto as borrachas estavam degradadas e bastante soltas. Se calhar acontece o mesmo nas restantes. Faz sentido isto? Já me falaram também das ponteiras da direcção... Pode ser?

A verdade é que notei logo melhoria quando mudei os braços e os tirantes. Será melhor avançar com as barras estabilizadoras? E aconselham as duas ou só à frente?

Cumprimentos,
Antigo 29-03-2018, 14:00   #17
Pedrob
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Dec 2013
Padrão

Eu acho k o problema deve estar atrás... Mas mudava a frente e atrás.
Pedrob está desligado   Responder com citação
Antigo 29-03-2018, 14:43   #18
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Obrigado pela ajuda.

Acho que vou primeiro ver se o problema é da frente e depois passo para a parte de trás, senão tenho muita coisa pra substituir duma vez (€€€€) e pode não ser preciso.

Em relação às barras estabilizadoras, vi que existe um kit reparação, que, no caso da barra da frente, inclui dois braços e as borrachas de apoio. Aconselham mudar apenas isto, ou a barra também? E porquê?
Antigo 02-04-2018, 09:25   #19
BandeiraRC06
Lavador

Padrão

Citação:
Obrigado pela ajuda.

Acho que vou primeiro ver se o problema é da frente e depois passo para a parte de trás, senão tenho muita coisa pra substituir duma vez (€€€€) e pode não ser preciso.

Em relação às barras estabilizadoras, vi que existe um kit reparação, que, no caso da barra da frente, inclui dois braços e as borrachas de apoio. Aconselham mudar apenas isto, ou a barra também? E porquê?
A barra em si, não será preciso mudar, a não ser que tivesse tido um acidente grave, e que a barra estivesse torcida! Apenas esse kit que referiu chega para resolver esse assunto, e excluir mais essa parte. Depois dê feedback.
Antigo 12-04-2018, 08:09   #20
zupahfly
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Bom dia,

Então, após ter mudado apoios e braços da barra estabilizadora da frente a primeira impressão é que melhorou, mas ainda assim não sinto o carro seguro. Mantém-se a sensação do volante querer seguir as irregularidades da estrada e em curva torna-se bastante impreciso e inseguro.

Quando faço curvas a mais velocidade sinto que a qualquer momento o carro pode sair disparado. Não tenho sensação da estrada no volante. Será amortecedores/molas? Numa oficina disseram-me que não. Na inspecção técnica também não apontaram nada...

Isto já começa a ficar caro... E a enervar-me, principalmente porque é o carro onde a minha mulher anda com o meu filho... Estou a tentar entrar com o carro na BMW, mas se calhar lá vai ter que ser...

Alguma sugestão?

Obrigado pela ajuda.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar