Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Alterações e Modificações ao seu BMW

Notícias

Alterações e Modificações ao seu BMW Secção dedicada a alterações ou modificações ( estéticas ou até mesmo de performance )

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 04-12-2017, 23:42   #61
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Antonio Correia Ver Post
[color="Navy"]Junglas, obrigado pelos comentários.

Desculpe insistir mas julgo que todo o tipo de customizações dá direito à cessação da garantia. Ponto final.
Estás no teu direito de diacordar e de ter a tua opinião. Não significa isso que seja uma verdade.
Citação:
Eu sei que acabar com o start-stop aumenta o nível de emissões. Mas imagino também que sobrecarrega a mecanica desnecessariamente.
O único componente sujeito a um esforço adicional é o motor de arranque e a bateria.
O motor de arranque tipicamente está reforçado com um rotor e estator mais generosos e com escovas com maior superfície de contacto. As baterias são de maior capacidade.
Citação:
Argumento dos construtores: o carro está preparado para tal. Pois. Pois.
Read above.

Citação:
Desligar o start-stop de forma a que nunca esteja activo não tem nada a ver com a folha de homologação do mesmo, pois a escolha do accionamento do mecanismo depende essencialmente do utilizador/pagador.
Na folha de homologação indica que um carro com start stop, em percurso citadino, emite um determinado nível de CO2. Esse nível que consta no COC é alcançado desligando o motor.
Os impostos que pagas na altura da aquisição estão relacionados com o nível de emissões. Pagas tanto menos quanto menor for o nivel de emissões. O mesmo no imposto único de circulação. Parte do valir a pagar tem a ver com o nível de emissões de CO2.
Ao desligares o sistema de start stop, vais ter o carro a emitir mais CO2 e outras partículas nocivas do que aquelas que estão homologadas para o carro em questão.

Citação:

De outra forma, faziam com que não se pudesse desligar ... nunca. Aliás, nem sei porque não o fazem...

A fuga de impostos ao desligar o start-stop até nem se dá. Tal opção gasta mais combustível e o Estado até gosta, que recebe mais. O ambiente é que fica um pouco mais prejudicado.
Read above.

Citação:
Vi num video de fonte eventualmente credível, que este sistema apenas foi criado para fazer baixar os consumos normalizados quando as viaturas são submetidas às aferições.
Teorias da conspiração há muitas.

Voltando ao tema em questão, alterar o balanço do rádio entre frente e trás, esquerda e direita, ajustar o equalizador do rádio, ou as estações pré definidas, invaluda garantia?

Então porque haveria de invalidar a garantia ter as portas a trancar aos 8km/h em vez dos 16?
Ou porque haveria de invaludar a garantia ter as welcome lights com os faróis de nevoeiro em vez dos médios?

Porque é que haveria de ficar cpm a garantia invalidada se eu não quiser que os espelhos rebatam sempre que tranco o carro?

Não se está a fazer nada que o software da bmw não permita de modo nativo. Tudo isto é possível de ser feito pelo software de customização da bmw. Basta chegar à bnw e pedir para activar ou desactivar certas opções.

Por exemplo, ter as definições de posição do banco associadas à chave que foi usada para abrir o carro, é uma destas customizações.

Ter a opção de abrir apenas a porta do condutor quando se destranca o carro, e com un segundo toque de no comando, abrir as restantes portas, ou abrir tofas as portas com um único toque no comando. Está disponível e documentado pela bmw. A bmw espera que cada pessoa customize o carro.
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 05-12-2017, 06:00   #62
ntv
Chefe de Mecânicos

Registado em: Jan 2014
Padrão Codificações BMW

Citação:

Eu tenho a certeza que, a alteração do que quer que seja num carro (até forrá-lo em PVC mesmo parcialmente), pode servir como argumento para a caducidade da garantia por parte da marca. Isso, a gente não quer num carro novo, pois não ?...

Com calma ainda pergunto à BMW Portugal se por exemplo, eles podem retirar o start-stop. Coisa que detesto, como tanta gente aliás.

Que exagero. Assim tavas bem arrumado. Mudavas de pneus por uns de diferente marca dos de origem e perdias garantia? Claro que não. Como não se perde em nenhum dos exemplos que referes exceto no da reprogramação. A versão ED do 420d com 163 cv (em vez dos 190 cv) tem mais diferenças que o nível de potência. E aí falamos de uma diferença grande quando se refere “customização” porque esta alteração têm repercussões sobre órgãos mecânicos e tendencialmente maior nível de desgaste, daí ser motivo de perda de garantia, se não for feito pela marca. Que no ED julgo não ter nenhum pacote de aumento de potência, mas para o 20d “normal” de 190 cv, tem e pode ser feito na marca sem perda de garantia.

O sistema start-Stop embora eu também não use, nem goste e também sei que ao desligá-lo manualmente no botão respectivo de cada vez que ligo o carro estou também a contribuir para prolongar vários órgãos do motor, nomeadamente motor de arranque. Que embora preparado para esse esforço e função, durará mais tempo quantos menos arranques tiver de fazer ao longo da vida do carro.

Acredites ou não que reduza os consumos, também não tens razão pois tens uma evidência irrefutável à tua frente: nenhum motor gasta menos combustível do que quando está desligado (que é a única maneira de garantidamente não gastar mesmo nada). Logo, mesmo que o faças num carro sem start-Stop, ao chegar a um semáforo que acabou de ficar vermelho, desligares o motor manualmente, o tempo que estás com motor desligado gastas zero enquanto quando estás ao ralenti em ponto morto gastas combustível. A diferença é que carro sem start-Stop não está preparado para que se faça isto regularmente e aqui sim, ainda maior sobrecarga e desgaste para os componentes mecânicos do arranque podem resultar a longo prazo.

Eu não uso start-Stop porque acho que a poupança de combustível não é assim tão relevante num carro como o meu que quase não gasta nada (116d ED), faço pouca ou nenhuma cidade e porque espero tê-lo muitos anos e durante muitos kms, aceito e assumo que prefiro pagar mais 0,1 a 0,2 litros de combustível no consumo médio e ter determinadas peças a fazer mais anos sem avarias. Mas isto faz sentido a longo prazo e alguém como eu que sempre fiz 35.000 kms/ano e no ano que passou, foram 45.000 kms... para o utilizador normal e que pelo meio faça também trajetos regulares de cidade, o start-Stop contribui ativamente para a poupança de combustível e redução do consumo em cidade.

Última edição por ntv; 05-12-2017 às 06:03.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 05-12-2017, 16:02   #63
Antonio Correia
Ajudante de Mecânico

Registado em: Sep 2017
Padrão

Meus caros,

Obrigado pelas vossas opiniões e por terem perdido tempo em aturar-me.

Pessoalmente não farei quaisquer alterações no carro pois tenho receio de perder a garantia. Fica tudo como está de fábrica.

Evidentemente, dentro da razoabilidade, pois então. Se troco de pneus não perco a garantia. Ah mas têm de ser da marca que eles mandam... bem, outra polémica ! Adiante...

Hoje estive no stand de venda e foi-me confirmado que posso perder a garantia se andar a mecher no software do carro.

De qualquer das formas uma coisa é certa: o caso é polémico. Uns acham que sim, outros acham que não. Só isso, já dá para desistir de andar por lá a vasculhar em softwares e/ou hardwares.

Se a BMW acha que se perde a garantia com uma qualquer mudança, quem se trama é o mexilhão. É o mexilhão é cá o je !

Sou um cagadinho de medo ? Sou pois !
Antonio Correia está desligado   Responder com citação
Antigo 05-12-2017, 16:23   #64
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão Codificações BMW

Citação:
Meus caros,

Pessoalmente não farei quaisquer alterações no carro pois tenho receio de perder a garantia. Fica tudo como está de fábrica.

Evidentemente, dentro da razoabilidade, pois então. Se troco de pneus não perco a garantia. Ah mas têm de ser da marca que eles mandam... bem, outra polémica ! Adiante...

Hoje estive no stand de venda e foi-me confirmado que posso perder a garantia se andar a mecher no software do carro.

De qualquer das formas uma coisa é certa: o caso é polémico. Uns acham que sim, outros acham que não. Só isso, já dá para desistir de andar por lá a vasculhar em softwares e/ou hardwares.

Se a BMW acha que se perde a garantia com uma qualquer mudança, quem se trama é o mexilhão. É o mexilhão é cá o je !

Os pneus não têm nada de ser da marca que eles recomendam. Isso é conversa fiada e puro marketing. A Michelin faz um preço bom, a BMW assina um acordo e passa a equipar os carros de origem com esses pneus e a marca recomenda-os na troca. Se o acordo da Continental fosse melhor, era Continental que vinha... ou Pirelli... and so on, so on...

O meu S1 116d ED veio com Michelin energy saber plus que são um valente logro. São caros não valem o dinheiro. Servem apenas e só para poupar combustível e durar muitos kms.

Na primeira troca meti 4xBridgestone Potenza RE002 adrenalin e na segunda troca meti também 4xBridgestone mas desta vez Potenza RE040. E troquei-os numa casa fora porque queria mesmo experimentar estes pneus.

E foi a melhor coisa que fiz. Não tem nada a ver. E não tive problema alguma na marca, pelo contrário, fui elogiado pela (boa) escolha.

Última edição por ntv; 05-12-2017 às 16:25.
Antigo 05-12-2017, 16:49   #65
Antonio Correia
Ajudante de Mecânico

Padrão

Lá vou eu outra vez contrariar. Chato o gajo ! (eu é que sou o chato ! )

Quando daqui a 4 anos, eu entregar o carro de volta (se entregar), os pneus têm de ser de determinada marca.

Agora não vou ver que me dá muito trabalho ir à procura e ainda é cedo para o fazer, mas já li que os pneus têm obrigatoriamente de ser de determinada marca, repito.

Eu até compreendo. Há pneus aí a 25€...

Uma foto para colorir a discussão

Antigo 05-12-2017, 17:27   #66
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão Codificações BMW

Citação:
Lá vou eu outra vez contrariar. Chato o gajo ! (eu é que sou o chato ! )

Quando daqui a 4 anos, eu entregar o carro de volta (se entregar), os pneus têm de ser de determinada marca.

Agora não vou ver que me dá muito trabalho ir à procura e ainda é cedo para o fazer, mas já li que os pneus têm obrigatoriamente de ser de determinada marca, repito.

Eu até compreendo. Há pneus aí a 25€...

Uma foto para colorir a discussão

Ah, mas espera. Isso não é o mesmo que estamos a falar. As exigências de leasing ou Renting é outra discussão. Não tem nada a ver com a garantia. A garantia é de 2 anos obrigatória por lei. Não tem nada a ver com a BMW nem nenhuma marca. Todos são obrigados a cumprir. As marcas podem é ir além e “oferecer” mais do que os 2 anos.

Mas nenhuma troca de pneus em contexto algum, implica perder a garantia. Os pneus que tenho agora no carro são pra aí 1.000 xs melhores que os que a BMW tem de origem. Ao lado de os origem, é como ter ficado a conduzir um mclaren P1 (passe o exagero).

Eu comprei carro a pronto e portanto desconheço exigências ou cláusulas de contratos renting/leasing. Anular o contrato renting/leasing ou fazer-te pagar uma taxa na devolução, pode fazer. É tudo o que o contrato estipular. Agora perder a garantia, nunca faz perder.

esta medida de pneus (205/55 R16) nem é especialmente cara. Mas não foi o preço que motivou. Se os Potenza RE040 até custam o mesmo que os energy saver, porque vou ter pneus que oferecerem a aderência de marcas poucos recomendáveis? E travam em seco e molhado em distâncias que apenas marcas chinesas de reputação duvidosa têm? O consumo não me interessa. A minha segurança e a dos que eu transporto, isso sim, interessa e muito. A minha lógica é ter sempre os melhores pneus que possa encontrar num determinado momento. Da próxima troca vêm pneus iguais ou melhores que este. Nunca piores.

Os pneus com a “star bmw” nesta medida (205/55 R16) são todos pneus ecológicos e não vejo qualquer interesse em usar.

A minha escolha vai sempre recair na linha Potenza da Bridgestone, Eagle da Goodyear, Pilot Sport da Michelin ou Pzero da Pirelli. O resto, não sendo “lixo” quando se fala em pneus ecológicos, é quase. Mete Michelin energy saver plus no S4GC e depois trava a fundo a 200 km/h à chuva numa auto-estrada pouco dada a chuva como a A8 e depois vem cá contar a história. Não metias Energy Saver mais nem que a BMW te desse 1 milhão de euros para fazê-lo.

Também havia Michelin Pilot super Sport a 250€ cada pneu mas achei um bocadinho exagerado... lol.

Última edição por ntv; 05-12-2017 às 17:34.
Antigo 05-12-2017, 18:11   #67
Antonio Correia
Ajudante de Mecânico

Padrão

Por acaso os pneus que tenho são Potenza. De origem.

Antigo 05-12-2017, 19:02   #68
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão Codificações BMW

Citação:
Por acaso os pneus que tenho são Potenza. De origem.

Tu não tens jantes 205/55 R16. O exemplo que dei era para os 205/55 R16. E tens pneus runflat. Os meus não são runflat
Antigo 05-12-2017, 21:50   #69
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Claro que a vmw vai sempre dizer e com razão que perdes a farantia se alterares o sw do carro.

Da maneira como expuseste o caso, a interpretação que eles fizeram foi a de que irias alterar o sw da unidade de gestão de motor.

Pergunta-lhes se perdes a garantia por activar a opção de memória de chave, algo que já fizeste.

Vão dizer-te o mesmo que já te dissemos aqui.

O carro é teu, fazes o que quiseres. Mas é pouco correcto insinuares que todos os participantes neste tópico são tolos e que vão perder a garantia. Muitos dos intervenientes sabem mais de bmw que tu. E outros tantos sabem mais que qualquer concessionário.

Tu crês que perdes a garantia. Ok, não faças customizações. Mas não critiques nem julgues os outros. Não conheces quem está do outro lado.

Citação:
Meus caros,

Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 05-12-2017, 22:55   #70
Antonio Correia
Ajudante de Mecânico

Padrão

Junglas, as minhas desculpas a todos se, de alguma forma, pareceu que vos estava a tratar como tolos.

Julgava estar apenas a manifestar com insistência é certo, a minha posição sobre o assunto... Nada mais.

Certo ?

Última edição por Antonio Correia; 07-12-2017 às 22:05.
Antigo 07-12-2017, 13:55   #71
simaozitoo
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jul 2017
Padrão

Boas,
Desviando a conversa para o tema em assunto, quero partilhar convosco a ultima codificação que fiz, para mim uma enorme mais valia, alguns já devem ter conhecimento da mesma no entanto não encontrei aqui no fórum por isso a partilha.

Trata-se do funcionalidade "Easy Entry", o meu BMW de origem já recolhe e eleva o volante para um posição em que a entrada/saida do veiculo por parte de condutor fica facilitada, no entanto o banco não recuava e ai é que para mim está a "cereja no topo do bolo" com esta alteração não só o volante se afasta de nós como o banco recua os cm's que nós parametrizar-mos (no meu caso são 5cm) tornando o acesso/saída ainda melhor devido à nossa perna direita não roçar e raspar a pele do volante.

Podem estar a questionar e bem, e se for alguém no banco de trás, não fica preso ou apertado? No meu caso não porque com os 5 cm que parametrizei ainda fica bastante espaço entre o banco e o assento de trás, por isso deixo esta ressalva, testem as distâncias porque cada carro é um caso e não queremos magoar quem viaja no banco de trás.

Agora o mais importante ..... os parâmetros:

Existem 3 configurações e as três são no módulo SM2 (D6 OU 6D), há também um módulo SM2 (E6), mas nesse módulo não mexi.

3000 SM_GLOBAL -> EINAUSSTIEGSHILFE = "Modus_FA_SLV"
3012 EAH -> EAH_VERFAHRWEG_SLV_PHYS = Werte=00, 28 (4cm)
3012 EAH -> EAH_SCHUTZFREIRAUM_HINTEN_SLV_PHYS = Werte=00, 3C (6cm) ou 32(5cm)

Não esquecer que os valores a alterar estão em Hex, eu optei por "32" no ultimo parâmetro são 50 milímetros ou 5 cm.

NOTA: Julgo que para aceder a esta funcionalidade os bancos tem de ser totalmente elétricos.

P.S.: Efetuado numa F11 de 2015 mas extensível a outros modelos da serie Fxx.

Espero que gostem.

Partilhem as vossas, de forma a tornar a nossa base de conhecimento maior.

Cumprimentos.

Última edição por simaozitoo; 07-12-2017 às 14:05.
simaozitoo está desligado   Responder com citação
Antigo 13-07-2019, 12:46   #72
Thefish
Lavador

Registado em: Jun 2019
Padrão

Boas pessoal comprei recentemente uma bmw 320d touring.
E queria saber como posso saber se o meu gps esta atualizado?
É uma das coisas que queria fazer mas não sei ainda como nem o que preciso é desligar de o start/stop para não estar à carregar sempre no botao, e queria colocar o velocímetro digital. É as únicas coisas que queria fazer. Alguém sabe como posso fazer isso? E qual o cabo é apropriado e o programa apropriado para fazer isso?
Thefish está desligado   Responder com citação
Antigo 14-07-2019, 22:09   #73
Antonio Correia
Ajudante de Mecânico

Padrão

Muitas perguntas para as quais sei apenas de algumas pistas.
Outro dia vi que dentro do menu havia uma referência à versão do software que o carro tem instalado. Parece-me perfeitamente lógico que tal coisa exista.
Aliás ele vai agora à revisão e vou pedir para actualizarem o software. A ver se nesta versão o carro em modo de condução normal, se mete em ponto-morto em vez de ter de restar a passar para o "económico".
Isto já a versão nova faz, creio.
-
O GPS é mais ou menos uma treta. Nem sempre nos leva por bons caminhos sendo o Waze uma aplicação mais fiável e permanentemente actualizada.
-
Desligar o start/stop foi uma coisa que deixei de fazer. Fiquei farto. Que se lixe. Não há-de ser nada. Se tiver papel troco o carro daqui a 2 anos e meio de forma que...
-
Julgo não ser uma boa opção andara a mexer no sotware do carro pois pode-se perder a garantia. Isto se o carro é novo, claro...
-
Não posso tentar ajudar em mais nada !
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar