Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 06-06-2018, 20:30   #1
aracnaman
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Oct 2014
Padrão Multas de Trânsito

Boas Malta
Sei que vão aparecer os iluminados do costume a dizer, não, isso é uma interpretação da lei mal feita, mas o que é certo é que a malta com dinheiro para pagar a um bom advogado fica com as multas retiradas… como um bom advogado é mais caro do que os 120€ ou 300€ da multa, a malta prefere pagar a multa e calar… mas agora com a perda de pontos, a musica se calhar pode ser outra (e não sou advogado, mas não pago multas há anos por causa da ilegalidade de obtenção da prova...)

Decreto-Lei nº 207/2005 de 29-11-2005

1 - Para efeitos da aplicação do presente decreto-lei, as estradas e outros locais onde estejam ou venham a ser instalados meios de vigilância electrónica fixos por parte de forças de segurança são assinalados com a informação, apenas, da sua existência.
2 - As forças de segurança prestam, através da comunicação social e por outros meios, informação regular sobre a utilização de meios de vigilância electrónica em operações de controlo de tráfego.

Segundo o Decreto lei nº207/2005, as estradas e outros locais onde estejam, ou venham a ser instalados meios de vigilância eletrónica fixos por parte da Segurança, devem estar assinalados com a respetiva informação da sua existência, e mais, o Despacho 8334/2014 IPQ diz, o radar Multanova MR6-FD é um radar que pode funcionar em tripé ou viatura estacionada, opção fixo, ou numa viatura em movimento, opção móvel, ora sendo fixo, devem estar assinalados com a respetiva informação da sua existência.
Radares escondidos e não assinalados, estão fora da lei.

Agora vá lá, digam que são tretas… mas a PSP de Aveiro depois de perder muitas multas passou a colocar 15 metros antes do carro parado na berma um sinal com tripé bem visível e a vermelho dizendo: CONTROLO DE VELOCIDADE. Alguma GNR que começou a ficar alerta para esta "lacuna" na sua atuação, já coloca nos painéis da autoestrada "VIA COM CONTROLO DE VELOCIDADE" e os radares em cabines estão todos assinalados para cumprirem a lei…

Pensem nisto… todos nós temos dever de cumprir a lei mas também temos direitos… tal como as autoridades têm direito de autuar, mas têm o dever de o fazer cumprindo a lei.

Abraço a todos e não batam muito porque tenho razão
aracnaman está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 06-06-2018, 23:57   #2
ntv
Chefe de Mecânicos

Registado em: Jan 2014

Citação:
Publicado originalmente por aracnaman Ver Post
Boas Malta

Sei que vão aparecer os iluminados do costume a dizer, não, isso é uma interpretação da lei mal feita, mas o que é certo é que a malta com dinheiro para pagar a um bom advogado fica com as multas retiradas… como um bom advogado é mais caro do que os 120€ ou 300€ da multa, a malta prefere pagar a multa e calar… mas agora com a perda de pontos, a musica se calhar pode ser outra (e não sou advogado, mas não pago multas há anos por causa da ilegalidade de obtenção da prova...)

Decreto-Lei nº 207/2005 de 29-11-2005

CAPÍTULO III - Transparência e segurança

----------

Artigo 16.º - Informação dos locais

1 - Para efeitos da aplicação do presente decreto-lei, as estradas e outros locais onde estejam ou venham a ser instalados meios de vigilância electrónica fixos por parte de forças de segurança são assinalados com a informação, apenas, da sua existência.

2 - As forças de segurança prestam, através da comunicação social e por outros meios, informação regular sobre a utilização de meios de vigilância electrónica em operações de controlo de tráfego.

Segundo o Decreto lei nº207/2005, as estradas e outros locais onde estejam, ou venham a ser instalados meios de vigilância eletrónica fixos por parte da Segurança, devem estar assinalados com a respetiva informação da sua existência, e mais, o Despacho 8334/2014 IPQ diz, o radar Multanova MR6-FD é um radar que pode funcionar em tripé ou viatura estacionada, opção fixo, ou numa viatura em movimento, opção móvel, ora sendo fixo, devem estar assinalados com a respetiva informação da sua existência.

Radares escondidos e não assinalados, estão fora da lei.

Agora vá lá, digam que são tretas… mas a PSP de Aveiro depois de perder muitas multas passou a colocar 15 metros antes do carro parado na berma um sinal com tripé bem visível e a vermelho dizendo: CONTROLO DE VELOCIDADE. Alguma GNR que começou a ficar alerta para esta "lacuna" na sua atuação, já coloca nos painéis da autoestrada "VIA COM CONTROLO DE VELOCIDADE" e os radares em cabines estão todos assinalados para cumprirem a lei…

Pensem nisto… todos nós temos dever de cumprir a lei mas também temos direitos… tal como as autoridades têm direito de autuar, mas têm o dever de o fazer cumprindo a lei.

Abraço a todos e não batam muito porque tenho razão

Acho que não é bem a mesma coisa.

Radar fixo é radar que não podes levar para lado nenhum. Os exemplos que dás do tripé são radares móveis.

O das auto-estradas tipo A25, são radares fixos, instalados nas placas superiores ao lado de painéis informativos electrónicos - estes radares são fixos. Daí o aviso de “controlo de velocidade” quando estão ligados, de acordo com a lei. E daí haver um sinal de trânsito a avisar dos radares fixos da rede nacional de radares fixos (aqueles que ficam num caixa quadrangular na berma da estrada. Podem tar ligados ou não a dado momento, daí terem o sinal de trânsito antes, a “avisar sempre” de que existe um radar fixo ali.

(Radares móveis são os dos tripés, os colocados no interior dos carros ou os do sistema pro vida).

Muitas reclamações e multas anuladas em tribunal por advogados são por radares não calibrados ou que não cumprem a lei (em calibração ou mesmo por não estarem aprovados) e não pelos motivos que dizes.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 07-06-2018, 08:45   #3
aracnaman
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Agradeço a tua resposta.

A multa que apanhei em abril de 2016 na A17 na zona de Amor e a que apanhei na a29 na zona de ovar em janeiro de 2017, as quais nesse momento da paragem do meu veículo contestei e liguei para a minha advogava dar entrada de contestação e de imediato efetuei levantamento fotográfico da falta de aviso na via (sim, dei-me ao trabalho de discretamente dar a volta ao carro e fazer de o percurso o de fui apanhado essas duas vezes com registo de vídeo que foi apenso ao processo demonstrando que não havia nenhum aviso e que o tripé estava montado de forma fixa e não Movel (viatura de perseguição que essas sim não precisam de informação) levou a que não tivesse qualquer sanção após conclusão do processo e que a caução me fosse devolvida (ainda não devolveram a de 2017 mas deve estar a pingar) deve ser fantasia mais ainda, o ministério público não recorreu...

Tudo depende do advogado e de quem julga a forma como interpreta mas a atitude abusiva das autoridades na caça à multa começa a ser combatida por alguns... e a lei não é alterada porque na génese dela mesmo a caça à multa não pode ser assumida por razões constitucionais.

Só deixei o alerta que a rtp e a sic em tempos informaram... andar depressa é ilegal mas a prática corrente de caça à multa também não é legal.

PSP de Aveiro já cumpre e acredito que em outras cidades também cumpram. Gnr so cumpre de vez em quando e como tal temos de esperar que cumpram...

Abraço
aracnaman está desligado   Responder com citação
Antigo 07-06-2018, 09:04   #4
E30_Forever
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

Então deixa ver se entendo, as forças de autoridade estão a infringir a lei, e a malta que anda em excesso de velocidade, ou seja a infringir a lei, queixa-se que as multas são passadas de forma ilegal? É isso mesmo?
E30_Forever está desligado   Responder com citação
Antigo 07-06-2018, 10:09   #5
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Bom, é ilegal exceder os limites de velocidade. Tão ilegal como assaltar uma casa. Neste momento a polícia tem que dizer onde fiscaliza o cumprimento da lei. Hummm será que também vão começar a avisar os ladrões antes de os prenderem?
Estamos a tentar conduzir a lei para que não haja lei. Se as pessoas não cumprem, devem ser penalizadas por isso. Qual a diferença de não cumprir o código da estrada e não cumprir com leis de cidadania? Qual a diferença entre exceder o limite de velocidade ou andar a espetar canivetes nas pernas de todos com quem me cruzo? Ou de assaltar uma casa? Ou roubar um carro?
Querem andar depresaa de forma impune, vão para a Alemanha. E depois tentem exceder os limites de velocidade nas auto estradas que têm limite de 80.
Sério, façam lá isso.

Tentem passar um semáforo a queimar o vermelho.
Portugal é demasiado brando no que diz respeito a penalizar quem não cumpre.

Será que patrulhamento a pé para proteger os cidadãos também irá necessitar de avisos?

"A partir daqui e nos próximos 300m, não se pode matar nem assaltar ninguém, porque a polícia fiscaliza. Fora desta área, podem fazer o que quisetem, que a polícia não pode fazer nada.

Enfim, é isto o nosso futuro. Anarquia...

Última edição por Junglas; 07-06-2018 às 10:13.
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 07-06-2018, 16:49   #6
aracnaman
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Caro Junglas

O que eu escrevi foi o que deu nas reportagens e infelizmente é a realidade...
Existe uma grande falta de formação dos agentes de autoridade na forma de agir. o crime não é correto, mas o abuso de poder não é correto igualmente...

Por causa das forças de autoridade não agirem correctamente é que as escutas do processo apito dourado foram invalidadas e o FCPorto (por acaso meu clube) não foi punido, o caso dos emails vai morrer na praia porque a prova foi mal obtida, o caso Sócrates está em risco de ter muita prova anulado por diversos factores que foram ultrapassados.

como se costuma dizer, pimenta no cu dos outros para nós é refresco (peço imensa desculpa mas é o termo que normalmente se usa) e com razão voçê vem dizer que o crime deve ser punido. mas (sinceramente espero que não e longe de mim desejar tal coisa) se um dia lhe acontecer um azar na vida e infringir alguma lei que não pensava que estava a infringir e tiver de se defender, tem todo o direito de exigir que a obtenção de prova esteja de acordo com a lei porque é isso que uma sociedade de direito oferece aos seus cidadãos; uma lei que tem de ser cumprida de parte a parte.

Relativamente ao assunto das multas, nas estradas onde foram colocados radares fixos, a sinistralidade reduziu na ordem dos 80% (estatísticas oficiais) nos troços onde esse radar está. se a policia e gnr identificam um ponto "negro" então devem realizar ações preventivas de forma a reduzir a sinistralidade... carros identificados a percorrer as vias (nas auto estradas tudo cumpre o limite atrás deles), identificação das ações de prevenção de velocidade e alcool (sim, se informarem que vão estar a efetuar fiscalização nas estradas circundantes aos bares, lhe garanto que o numero de bebados que pega nos carros é bem menor). aliás, a recomendação oficial de ação para os agentes de autoridade é agirem de forma preventiva. é claro que o governo precisa do dinheiro das multas para o orçamento de estado e por essa razão dá indicações aos comandos para efectuarem caça à multa em todos os aspectos... mas claro sem o admitir porque é ilegal.

Em suma, é errado infringir a lei, mas é mais errado usar métodos ilegais para apanhar o infractor à lei (a policia não pode estar acima da lei)... se houver algum advogado a ler isto de certeza que não dirá o contrário.

Falou-se da Europa... a maior parte dos radares estão identificados e são fixos (e estão em todo o lado) de forma a ter um controlo permanente. as ações de fiscalização aleatorias são identificadas na sua maioria. mas claro que na europa não é como em portugal que temos de sustentar uma maquina do estado pesadissima e o dinheiro das multas serve para equilibrar contas.

já explanei a minha opinião e tudo o que legalmente se passa... cada um tem direito à sua opinião mas no final o que conta é a lei do país.

abraço!
Antigo 08-06-2018, 00:01   #7
Junglas
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por aracnaman Ver Post
se um dia lhe acontecer um azar na vida e infringir alguma lei que não pensava que estava a infringir e tiver de se defender, tem todo o direito de exigir que a obtenção de prova esteja de acordo com a lei porque é isso que uma sociedade de direito oferece aos seus cidadãos; uma lei que tem de ser cumprida de parte a parte.

!
Pera... mas quando ias em excesso de velocidade, não o fizeste de modo consciente, sabendo que estavas a infringir a lei?

Eu defendo que os agentes da autoridade deviam ter mais poder. Deviam fazer cumprir a lei e as regras são iguais para todos.

Esta argumentação

Eu não sou santo e muito recentemente em plena A1, poderia ser multado 2x por excesso de velocidade. Um panamera achou que andava muito... a última vez que olhei para o ponteiro, a escala já tinha acabado.
Se fosse apanhado em excesso, só tinha era que comer e calar.
A lei é clara. O limite de velocidade está estabelecido e argumentar desconhecimento ou distracção só significa que passa a ser negligência. Exactamente a mesma coisa que conduzir sem ter carta de condução.

O que está errado, não é a falta de avisos. O que está errado é ser preciso haver avisos de que há zonas onde o cumprimento da lei é validado.

Essa mentalidade de incumprimento é o motivo pelo qual nunca teremos a benesse das autobahn sem limites.
Nesses países, se alguém for com um carro a 250, e apanhar um sinal de limite de velocidade a 80, as pessoas pura e simplesmente abrandam para cumprir os limites estabelecidos. Se a seguir houver indicação de limite de 40, todos reduzem para 40. E onde o limite for 120, mesmo que tenha um bote com 600cv, o carro vai a 120/130.

E nos controlos de velocidade, não há cá avisos. Se fores apanhado, levas um brinde para casa, e não são 500 nem 600€...

A grande diferença é esta. Há países onde as pessoas cumprem, e têm recompensas. Há outros onde as pessoas não cumprem e querem evitar as consequências.

A lei e o seu cumprimento, é o que nos permite viver em sociedade. É o que nos permite ir no comboio a trabalhar com o portátil e saber que o zeca da frente não te tira o portátil só porque não há nenhum sinal a dizer que a polícia ali pode vigiar.
É o que te permite deicar o carro estacionado e saber que quando voltares, ele estará no mesmo sítio.

Eu defendo multas mais pesadas e perda de pontos mais abrupta. Os tugas ainda não encaixaram nas suas cabeças que um carro é uma arma muito perigosa e que muito facilmente pode tirar vidas. E que se há regras, é para garantir que a liberdade doa outros acaba onde começa a tua liberdade.

Posto isto, só tenho a louvar o que se anda a fazer em algumas cidadea da Polónia: transportes públicos gratuitos. Tomara eu poder ir de comboio para o trabalho...
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 08-06-2018, 12:04   #8
aracnaman
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boas de novo

são perspectivas... prefiro ter uma força policial que à imagem dos restantes países europeus cumpre e faz cumprir a lei. não misturo igualmente infracções de transito com enquadramento próprio com crime comum e crime grave... aliás o código penal não mistura as coisas

De qualquer forma não me vou alargar mais... deixei aqui a informação que com certeza será muito útil para os membros do forum... que é para isso que o forum existe... para ajudar nos bons e nos maus momentos

um abraço

PS: se precisarem de atualizações GRATUITAS de mapas nos F's e G's, repros em condições em F's a gasolina e diesel (a bom preço) e diagnostico igualmente gratuito na zona de Aveiro e Coimbra, estejam à disposição.
Antigo 08-06-2018, 21:32   #9
tonirai
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2018
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post
Pera... mas quando ias em excesso de velocidade, não o fizeste de modo consciente, sabendo que estavas a infringir a lei?

Eu defendo que os agentes da autoridade deviam ter mais poder. Deviam fazer cumprir a lei e as regras são iguais para todos.

Esta argumentação

Eu não sou santo e muito recentemente em plena A1, poderia ser multado 2x por excesso de velocidade. Um panamera achou que andava muito... a última vez que olhei para o ponteiro, a escala já tinha acabado.
Se fosse apanhado em excesso, só tinha era que comer e calar.
A lei é clara. O limite de velocidade está estabelecido e argumentar desconhecimento ou distracção só significa que passa a ser negligência. Exactamente a mesma coisa que conduzir sem ter carta de condução.

O que está errado, não é a falta de avisos. O que está errado é ser preciso haver avisos de que há zonas onde o cumprimento da lei é validado.

Essa mentalidade de incumprimento é o motivo pelo qual nunca teremos a benesse das autobahn sem limites.
Nesses países, se alguém for com um carro a 250, e apanhar um sinal de limite de velocidade a 80, as pessoas pura e simplesmente abrandam para cumprir os limites estabelecidos. Se a seguir houver indicação de limite de 40, todos reduzem para 40. E onde o limite for 120, mesmo que tenha um bote com 600cv, o carro vai a 120/130.

E nos controlos de velocidade, não há cá avisos. Se fores apanhado, levas um brinde para casa, e não são 500 nem 600€...

A grande diferença é esta. Há países onde as pessoas cumprem, e têm recompensas. Há outros onde as pessoas não cumprem e querem evitar as consequências.

A lei e o seu cumprimento, é o que nos permite viver em sociedade. É o que nos permite ir no comboio a trabalhar com o portátil e saber que o zeca da frente não te tira o portátil só porque não há nenhum sinal a dizer que a polícia ali pode vigiar.
É o que te permite deicar o carro estacionado e saber que quando voltares, ele estará no mesmo sítio.

Eu defendo multas mais pesadas e perda de pontos mais abrupta. Os tugas ainda não encaixaram nas suas cabeças que um carro é uma arma muito perigosa e que muito facilmente pode tirar vidas. E que se há regras, é para garantir que a liberdade doa outros acaba onde começa a tua liberdade.

Posto isto, só tenho a louvar o que se anda a fazer em algumas cidadea da Polónia: transportes públicos gratuitos. Tomara eu poder ir de comboio para o trabalho...
Pena não haver "likes"... ia colocar no teu post de cima, mas fica só neste.
Revejo-me em todas as tuas palavras.
tonirai está desligado   Responder com citação
Antigo 27-07-2018, 00:22   #10
ntv
Chefe de Mecânicos

Em adenda ao meu comentário li hoje nas notícias o seguinte:

“Tribunal da Relação de Évora (TRE) decidiu que o uso de cinemómetros radar para deteção de velocidade pelas forças policiais na fiscalização rodoviária não corresponde ao uso de câmaras de videovigilância, pelo que não lhes é aplicável a obrigação de afixação de informação sobre a existência e localização das câmaras e sobre a finalidade de captação das imagens."

Portanto, só os radares “fixos” da rede nacional de radares e radares fixos de auto-estradas estão obrigados à sinalização e obrigação de afixação de informação sobre a sua existência.

Radares em viaturas ou colocados em zonas “escondidas” (vulgo radar em tripé na berma da estrada) pela GNR ou PSP em ações de fiscalização pontuais, não estão obrigadas a essa divulgação.

Última edição por ntv; 27-07-2018 às 00:28.
Antigo 06-08-2018, 13:41   #11
SuiSSaS
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jun 2016
Padrão

Junglas concordo em absoluto com as tuas palavras...

No meu entender há até muito pouca "caça" à multa, deveria haver 1000x mais, é uma vergonha o que se vê nas nossas estradas, eu por vezes tenho até vergonha de ser português com certas coisas que vejo na estrada, principalmente situações que envolve excesso de velocidade.

Isto de ser necessária informação que se está a ser controlado para que todos cumpram os limites só apenas naqueles 500m, depois quando passam o local de controlo voltam aos excessos é uma simples treta, por isso que este país é a merda que é.

Para mim era haver "caça" à multa aos milhares espalha por todo o país, é o efeito de surpresa que faz com que todos cumpram com a lei, pois nunca sabem quando e onde pode estar um controlo de velocidade. Assim como as multas deveriam ser a doer... passar multas com valores mínimos é outra treta, até parece que as autoridades têm pena de quem infringe a lei, enfim.

É com mentalidades destas, que acham que podem tudo e as autoridades é que estão sempre mal e ilegais, por apenas tentarem zelar pela segurança de todos e fazer cumprir a lei, que este país dificilmente vai algum dia evoluir para uma sociedade responsável e civilizada. É o pais do pode tudo, minado de chicos espertos!
SuiSSaS está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2018, 16:49   #12
Morenachos
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Feb 2018
Padrão

Para isto tudo funcionar melhor e não haver trafulhice era verificar as leis e o código todo novamente estamos com merdas desde do ano do meu bisavô que ainda não se mudou. Ainda temos código de estradas para as nacionais usadas nos anos 80/90. As nossas estradas melhoraram ainda para mais as nossas AE e eles só pensam é meter scuts e radares com a desculpa de ser segurança e para chular mais um pouco o Zé povinho.

Para mim no nosso país ter carro agora é considerado assasino/rico. Enfim...

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Morenachos está desligado   Responder com citação
Antigo 06-08-2018, 21:38   #13
bruno_dias
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2017
Padrão

Os radares tem dado tanto resultado que o numero de acidentes aumentou

Aposto que se em vez de andarem a esconder radares se puserem la 1 carro identificado os acidentes diminuiem bastante

Honestamente ainda não vi que mal tem andar ai a 150 ou mesmo 180 em certos troços de autoestrada, por exemplo quando vou para norte sei que de Lisboa ai até carregado/aveiras 120 até pode ser demais, mas depois ai até coimbra 150 parece bastante razoavel, e depois ali depois da saida para santa maria da feira para a frente os 120 podem voltar a ser muito
Por exemplo a a6 120 é estupido, aquilo não tem trafego o mesmo para a a2 de inverno, agora em certas alturas de verão 120 pode ser muito

Sou a favor de limites variaveis consoante trafego e meteorologia

Preocupem-se com o pessoal que só anda na faixa do meio, com o pessoal que não sinaliza as manobras, com as ultrapassagens perigosas e podem crer que vai haver menos acidentes, em Portugal a velocidade tem umas costas muito largas, alias deve ser quase possivel fazer Porto Lisboa em contra mão desde que dentro dos limites legais

Última edição por bruno_dias; 06-08-2018 às 21:45.
bruno_dias está desligado   Responder com citação
Antigo 07-08-2018, 08:01   #14
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Ok que a lei deve ser cumprida por todas as partes mas eu estou com o Junglas. Disse tudo, não há mais nada a acrescentar.
Z1gZa está desligado   Responder com citação
Antigo 08-08-2018, 00:37   #15
aracnaman
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Curioso... veio-se agora conformar que quase 70% dos mortos na estrada que vão no lugar do condutor e que tiveram culpa no acidente,na autopsia apresentavam valores acima do permitido pela lei... será o carro uma arma ou a merda do álcool que liquida reflexos e faz com que o condutor pense que é o melhor do mundo... ai e tal, uma ou duas cervejinhas não vão causar estrago... vem logo i xico esperto dizer, naaaoooo, eu sou o maior e a mim o alcool não me causa problemas na condução ou em bater na mulher quando chego a casa... ou na namorada.

Em suma, quem gosta de carregar no acelerador por gosto fá-lo em auto-estradas com pouco ou nenhum transito e sempre com o cuidado de não estragar a máquina que tanto sacrifício e dinheiro custou... é claro que existem as bestas quadradas que ou porque têm o copito a mais ou porque querem demonstrar o tamanho do motor (e dentro das calças têm um sinete pequenino) abusam onde não devem.

Não cumprir o código da estrada dá direito a coima e sanção acessória quando a mesma é grave ou muito grave. concordo plenamente, mas o que o tribunal de évora sentenciou já foi revertido na instância superior... por acaso o tipo tinha nota e bom advogado. A prevenção deve ser visível e quem diga o contrário vai contra a lei e indicação do Professor Marcelo, nosso presidente e garante da constituição.

Mais uma vez reitero, avisos de operações stop em zonas de bares reduzirá as mortes na estrada à noite em 80%... patrulhas a circular na autoestrada a 130 km/h reduzem igualmente a velocidade. Radares escondidos só conseguem roubar dinheiro... prevenção e eficácia 0.

Tenho dito
Antigo 08-08-2018, 13:25   #16
ntv
Chefe de Mecânicos

Padrão

Infelizmente é verdade.

A sociedade fecha os olhos a esta realidade uma vez que o consumo de álcool ainda assume um papel demasiado pesado em termos culturais. Politicamente e a nível da população, finge-se que o problema não existe e não se o ataca adequadamente.
Antigo 12-08-2018, 12:50   #17
aracnaman
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Bom, aqui ao pé de minha casa há duas horas um assassino sem carta e com álcool (mais uma vez) ceifou a vida a duas crianças (e mandou 8 para os hospitais da universidade de coimbra)… ontem outro assassino com álcool ceifou a vida a um motard…

O problema não é a velocidade… o problema é a merda do álcool na estrada.
Antigo 12-08-2018, 13:04   #18
Z1gZa
Ajudante de Mecânico

Padrão

Desculpem-me mas é hipócrita da vossa parte referirem que a velocidade não mata. É verdade que o álcool também o faz mas não é o único. Afinal de contas, um carro pode ser uma arma até para uma pessoa que está a cumprir a lei pois imprevistos acontecem.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Z1gZa está desligado   Responder com citação
Antigo 12-08-2018, 13:26   #19
aracnaman
Aprendiz de Mecânico

Padrão

A velocidade mata, porque os imprevistos (rebentar pneu, problema mecânico ou mesmo manobra mal medida) acontecem… mas esses imprevistos matam a 120 ou a 250... depende do carro e da maneira como se bate.

Agora assassinos que vão com os copos para a estrada e fazem como há pouco vi (sim, ia de minha casa de Aveiro para a Minha casa na praia de mira pela a17 e deparei-me com o acidente acabado de acontecer na variante… ainda nem a gnr ou bombeiros tinham aparecido) que estavam a ultrapassar antes de uma curva e garanto, o cheiro a álcool do filho da puta que ia ao volante do carro que se despistou até a 5 metros se sentia não aconteceria se o assassino fosse sóbrio.

tenho dito… duas crianças morreram e o filho da puta nem 10 anos deve apanhar.
Antigo 12-08-2018, 13:27   #20
aracnaman
Aprendiz de Mecânico

Padrão

desculpem os palavrões, mas é difícil de ver o que vi há pouco.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar