Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 08-11-2018, 15:45   #1
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Feb 2014
Padrão Eco-Pro/ Sport em chuva Série FXX

Boas a todos

Criei este tópico para saber qual destes “modos”EcoPro/Confort/Sport/Sport+ vocês costumam usar em chuva em auto-estrada/ via rápidas.

Por exemplo eu na minha F31 de caixa auto em chuva média uso o modo ecopro ou normal.

A configuração da minha viatura (principalmente a largura dos pneus) faz me usar (psicologicamente) estes modos, em viagens de auto-estrada ou em vias rápidas, fico a achar que as “ajudas” neste caso estão mais a “alerta” como por exemplo o DTC ou ESP em caso de a 110km/h quando apanhamos aqueles pequenos lençóis de água ( no meu caso agrava pela largura dos pneus) e a viatura sacode-se e pensamos “ainda bem que só ia a 100km/h” a sensibilidade do acelerador parece-me mais adequada...mas depois temos o contra de a caixa obrigar o motor a rolar em rotações mais baixas...quando devia de rolar numa rotação mais alta. ( não sei se me fiz entender)

Quem tem estes “modos” (apartir dos série FXX) em condução com chuva (ou molhada) em auto-estrada acham que em modo Sport as “ajudas electrónicas” são mais permissivas levando a actuar mais tarde que nos modos EcoPro ou Confort?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 08-11-2018, 18:19   #2
Robb
Ajudante de Mecânico

Registado em: Oct 2015
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por TupacTuga Ver Post
Boas a todos

Criei este tópico para saber qual destes “modos”EcoPro/Confort/Sport/Sport+ vocês costumam usar em chuva em auto-estrada/ via rápidas.

Por exemplo eu na minha F31 de caixa auto em chuva média uso o modo ecopro ou normal.

A configuração da minha viatura (principalmente a largura dos pneus) faz me usar (psicologicamente) estes modos, em viagens de auto-estrada ou em vias rápidas, fico a achar que as “ajudas” neste caso estão mais a “alerta” como por exemplo o DTC ou ESP em caso de a 110km/h quando apanhamos aqueles pequenos lençóis de água ( no meu caso agrava pela largura dos pneus) e a viatura sacode-se e pensamos “ainda bem que só ia a 100km/h” a sensibilidade do acelerador parece-me mais adequada...mas depois temos o contra de a caixa obrigar o motor a rolar em rotações mais baixas...quando devia de rolar numa rotação mais alta. ( não sei se me fiz entender)

Quem tem estes “modos” (apartir dos série FXX) em condução com chuva (ou molhada) em auto-estrada acham que em modo Sport as “ajudas electrónicas” são mais permissivas levando a actuar mais tarde que nos modos EcoPro ou Confort?

Boa tarde colega,
Não tenho nenhum série f mas conheço bem os sistemas.
Os modos apenas alteram as sensibilidades. O Sport plus é que altera a forma como as ajudas atuam.
Eu independentemente das condições atmosféricas ando em modo Confort. Quando quero brincar Sport e para fazer uma regeneração do filtro de partículas uso o Sport Plus, isto num Mercedes.
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2018, 18:35   #3
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Padrão Eco-Pro/ Sport em chuva Série FXX

Citação:
Publicado originalmente por Robb Ver Post
Boa tarde colega,

Não tenho nenhum série f mas conheço bem os sistemas.

Os modos apenas alteram as sensibilidades. O Sport plus é que altera a forma como as ajudas atuam.

Eu independentemente das condições atmosféricas ando em modo Confort. Quando quero brincar Sport e para fazer uma regeneração do filtro de partículas uso o Sport Plus, isto num Mercedes.

Obrigado Robb pelo testemunho

Na tua opinião achas que as ajudas electrónicas ficam inalteradas , em EcoPro, Confort e Sport, apenas no Sport+ (aqui sei que o esp e outras ajudas são menos restritivas)

Ou seja com chuva média/intensa até faz mais sentido usar o modo “Sport” pois o carro vai em rotação mais alta imagina em Confort a 100km/h a rotação vai aí nas 1.500rpm mas em modo Sport vai as 1.800rpm ???

Lembrei-me que está questão deve-se a caixa automática numa caixa manual está questão não se põe...

Última edição por TupacTuga; 08-11-2018 às 22:10.
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2018, 18:44   #4
Morenachos
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2018
Padrão

Boas

Eu não tenho caixa automática nem um Fx mas sim um E91. Só uma dúvida que tive ao ler este post, porque dizes que em modo sport faz mais sentido devido as rotações serem mais altas?
O carro escorrega a mesma até penso que dando mais rotação aos pneus eles têm mais tendência a deslizar.

PS: graças a grandes mecânicos os nossos bimmers são seguros, posso ser só eu mas sinto o carro mais seguro do que um tração dianteira (na minha teoria cada par de rosas fazer uma coisa apenas é melhor do que umas fazer tudo ao mesmo tempo)

Abraço

Morenachos está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2018, 19:31   #5
Andre16
Ajudante de Mecânico

Registado em: Dec 2016
Padrão

Bem... Chuva= Mode DS+ESP OFF
Andre16 está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2018, 19:42   #6
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Morenachos Ver Post
Boas

Eu não tenho caixa automática nem um Fx mas sim um E91. Só uma dúvida que tive ao ler este post, porque dizes que em modo sport faz mais sentido devido as rotações serem mais altas?
O carro escorrega a mesma até penso que dando mais rotação aos pneus eles têm mais tendência a deslizar.

PS: graças a grandes mecânicos os nossos bimmers são seguros, posso ser só eu mas sinto o carro mais seguro do que um tração dianteira (na minha teoria cada par de rosas fazer uma coisa apenas é melhor do que umas fazer tudo ao mesmo tempo)

Abraço

Boas amigo

Eu quando digo isso é mais ou menos isto=

Com caixa auto em modo EcoPro ou Comfort a caixa está programada para fazer as passagens imagina as 1.800rpm em Modo Sport ela só troca numa rotação mais alta.

Com caixa manual imagina vais Porto-Faro com chuva média/Forte tens o controlo de ir em 5.ª em vez de 6.ª (a teoria é igual a descer com uma inclinação forte e usas o motor/rotação)

Sem duvida que os nossos carros são bastante seguros, mas em condições mais adversas temos de ter mais juízo eu quando tirei a carta o meu primeiro carro foi um 520i E34 depois tive outros todos de tração traseira e a maior parte deles sem as ajudas electrónicas e quando tive o meu primeiro carro de tração frontal....parecia que não sabia dar curvas demorei a volta de uns bons 20.000km a perceber como devia fazer as curvas

Eu chego à conclusão que a caixa auto (que adoro) não tens tanto controlo em situações como as que descrevi acima...chuva intensa em velocidade acima dos 120km/h (atenção vejo muito Bmw em chuva a abrir) e quando apanhas aquele pequeno lençol de água.

Antigo 08-11-2018, 19:45   #7
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Andre16 Ver Post
Bem... Chuva= Mode DS+ESP OFF

acredito amigo André que um dos factores de diversão é nesse modo....mas quando vais com a tua mulher a tua filha em longas viagens o que provavelmente queres é o maximizar ao máximo a segurança...

Antigo 08-11-2018, 22:01   #8
bruno_dias
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2017
Padrão

Eu ando sempre em confort, pouco uso o resto, por vezes só para retirar o stress do dia a dia
bruno_dias está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2018, 22:04   #9
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por bruno_dias Ver Post
Eu ando sempre em confort, pouco uso o resto, por vezes só para retirar o stress do dia a dia

e limpar a fap

Antigo 08-11-2018, 22:24   #10
tonirai
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2018
Padrão

Eu costumo usar o eco pro apenas em AE e com o CC ligado, apenas porque fica mais suave nas recuperações (acelera menos bruscamente após abrandamentos devido a portagem, carros na frente, etc).

Se for sem CC, vou em confort.
Mas esteja sol ou chuva, havendo pouco trânsito, vou com cruise control (130/135 km/h em seco, e menos em molhado).

Sport uso em certas nacionais a subir, que me dão prazer ir um pouco mais "a rasgar".
Sport+ nunca uso.
tonirai está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2018, 22:30   #11
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonirai Ver Post
Eu costumo usar o eco pro apenas em AE e com o CC ligado, apenas porque fica mais suave nas recuperações (acelera menos bruscamente após abrandamentos devido a portagem, carros na frente, etc).

Se for sem CC, vou em confort.
Mas esteja sol ou chuva, havendo pouco trânsito, vou com cruise control (130/135 km/h em seco, e menos em molhado).

Sport uso em certas nacionais a subir, que me dão prazer ir um pouco mais "a rasgar".
Sport+ nunca uso.

Tonirai o teu 120d é caixa auto ou manual?

Hummm eu não uso o CC em chuva...

O exemplo que dou é com chuva como está por exemplo:

https://m.youtube.com/watch?v=Wv0afL58W9A

Antigo 08-11-2018, 22:48   #12
tonirai
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Tonirai o teu 120d é caixa auto ou manual?

Hummm eu não uso o CC em chuva...
É sport auto.

Eu uso na mesma o CC se não houver muito trânsito (o que não é fácil, pois com chuva as vias ficam habitualmente sobrelotadas), apenas reduzo a velocidade de acordo com as condições da via... para 120, 110, ou 100, dependendo da chuva.
Estou a falar de viagens de fim de semana, para o interior - não uso nas AE à volta da cidade, o trânsito não permite.

No video que postaste, o carro vai a abrir pela faixa do meio, muito mais depressa que os carros à volta dele - eu não faço isso, vou à mesma velocidade que outros, ou mesmo mais lento.
Antigo 08-11-2018, 22:54   #13
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Eu tinha ideia que o teu era auto mas não tinha a certeza

Eu mesmo quando o trânsito permite em chuva não uso o CC sinto mesmo que não controlo o carro em caso do ESP disparar

Antigo 08-11-2018, 23:29   #14
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Confesso que não percebo o racional de andar com o carro em zonas de rotação com mais binário aplicado às rodas motrizes em condições de pouca tracção...

É preciso ter em conta que não estamos a fazer descidas. O efeito de travão motor só importa para não fadigar o sistema de travagem em descidas acentuadas.

Condições de pouca tracção queres o carro calminho, se possivel fora de zonas com mais binário e bem longe de aceleradores sensíveis.
Ir na AE a 120 ou 130 é para ir na mudança mais alta possível. Seja em que condições atmosféricas for.
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 08-11-2018, 23:36   #15
tonirai
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Eu tinha ideia que o teu era auto mas não tinha a certeza

Eu mesmo quando o trânsito permite em chuva não uso o CC sinto mesmo que não controlo o carro em caso do ESP disparar
Pois.... O truque está mesmo aí - não tens de controlar o carro, o ESP fá-lo por ti

Estou meio a brincar, mas é um facto que a reacção da maioria das pessoas a uma situação de aquaplaning não será a mais adequada... Brusca, medrosa, etc.

Eu basta-me ter as mãos no volante e saber que posso tocar no travão - se o ESP detectar rotação irregular, apenas trava a roda que precisa para equilibrar, que é teoricamente melhor que eu travar e atuar as 4 rodas.

Mas eu nunca vi a luz do ESP acender em AE... As estradas em que ando têm piso drenante e não juntam muita água, e como disse vou suficientemente mais devagar para o carro não ter reacções que o ativem.
Antigo 08-11-2018, 23:38   #16
tonirai
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post
Confesso que não percebo o racional de andar com o carro em zonas de rotação com mais binário aplicado às rodas motrizes em condições de pouca tracção...

É preciso ter em conta que não estamos a fazer descidas. O efeito de travão motor só importa para não fadigar o sistema de travagem em descidas acentuadas.

Condições de pouca tracção queres o carro calminho, se possivel fora de zonas com mais binário e bem longe de aceleradores sensíveis.
Ir na AE a 120 ou 130 é para ir na mudança mais alta possível. Seja em que condições atmosféricas for.
Exato, eu sempre ouvi exatamente o oposto - no caso dos nossos carros, andar em chuva em ECO para tornar o carro menos reativo ao acelerador.
Antigo 08-11-2018, 23:38   #17
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post

Faz todo o sentido o que dizes Junglas, aliás no início do meu Post digo exatamente isso uso o EcoPro ou o Confort...por isso faço esta pergunta em qual o modo mais adequado com caixa auto...

Admito que a forma como escrevo (expresso) sobre este assunto de sensações não seja a melhor para descrever aquilo que digo...

Mas já começamos a ter bons Feedbacks
Estou a gostar

Antigo 08-11-2018, 23:47   #18
TupacTuga
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonirai Ver Post
Exato, eu sempre ouvi exatamente o oposto - no caso dos nossos carros, andar em chuva em ECO para tornar o carro menos reativo ao acelerador.

Faz bastante sentido

Eu faço com alguma frequência Lisboa-Madrid e apanho muitas vezes chuva e em determinadas alturas tanto na F31 como no F10 acende-me o ESP quando passo por cima da sinalização ,umas setas enormes de sinalização de uma saída para uma bomba de gasolina/ localidade e vou a velocidade de 110/120/130...acende/desliga assim muito rapidamente...

Antigo 09-11-2018, 08:38   #19
Morenachos
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2018
Padrão

A minha ideia também vai pelo Junglas.
Menos rotação menos probabilidade as rodas perderem atração.

Eu na minha viagem de 40km diários de Porto-Paredes vou em média 120/130 km/h e também nunca tive stress com o ESP.
Só me ligou uma vez e senti a carrinha a corrigir foi na primeira vez que tive a carrinha e fiz uma rotunda um pouco mais animada a chuva.

Morenachos está desligado   Responder com citação
Antigo 09-11-2018, 11:07   #20
JohnnyBMW
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Dec 2017
Padrão

Boas,

Eu uso o ECO na cidade, filas de transito, para reduzir consumos.

SPORT + CONFORT em nacionais, consoante o meu estado de espirito

Em AE geralmente uso o CONFORT.

Atenção que ja me disseram que no modo SPORT +, em caso de acidente as companhias podem se recusar assumir responsabilidades, caso seja provado que o carro tem as ajudas desligadas. Se é verdade ou não, não sei.
JohnnyBMW está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar