Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 )

Notícias

Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 5

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 16-03-2020, 08:48   #1
cunha18
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jun 2012
Padrão Radiador EGR n47d20c

Bom dia.
Alguem ja teve problemas / fuga com o radiador egr nos motores n47?
Neste caso é uma e61 lci de 2009
É possivel que o mesmo tenha fuga interna, e faca com que o gases passem para o liquido de refrigeracao causando assim pressao com o motor frio?
A perda e liquido e muito minima e nao visivel, dai a questao.
Algum problema em remove-lo, bem como a egr com devida anulacao electronica?
Obrigado a todos
cunha18 está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 21-03-2020, 23:27   #2
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jan 2018
Padrão

O que te posso dizer é que o inverso acontece - passar liquido para a área dos gases. É por isso que houve um mega recall dos carros (fim dos N47 e início dos B47, pelo menos), pois havia risco de incêndio (arderam muitos, sobretudo na Ásia).

Por isso acho que se tivesse uma fuga, seria ao contrário e com sorte aperceberias-te de perder líquido.
tonirai está desligado   Responder com citação
Antigo 22-03-2020, 11:43   #3
cunha18
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tonirai Ver Post
O que te posso dizer é que o inverso acontece - passar liquido para a área dos gases. É por isso que houve um mega recall dos carros (fim dos N47 e início dos B47, pelo menos), pois havia risco de incêndio (arderam muitos, sobretudo na Ásia).

Por isso acho que se tivesse uma fuga, seria ao contrário e com sorte aperceberias-te de perder líquido.
A perda de liquido e minima! Mas se estiver furado, tanto passa liquido para os gases, como gases para o liquido, nao ?
cunha18 está desligado   Responder com citação
Antigo 22-03-2020, 11:49   #4
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Não te posso dar uma resposta com certezas. Depende da pressão de ambos is circuitos, passará do de maior pressão para o de menor.

O circuito de arrefecimento penso que se pode considerar de pressão quase constante após aquecer (sem pressão a frio)... O de gases varia a pressão em função da carga exigida, e não faço ideia da pressão atingida nesse ponto.
Antigo 22-03-2020, 11:54   #5
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Mas ainda não percebi a tua preocupação - é apenas o risco de estar furado e perder algum liquido, ou estás a ter algum problema de motor?

Se é o perder algum líquido, não te interessa se gases passam ou não para lá - terás sempre perda porque o circuito ganha pressão ao aquecer e perderá pelo elo mais fraco (o furo), independentemente de passar para lá gases ou não.
Antigo 22-03-2020, 15:17   #6
cunha18
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Mas ainda não percebi a tua preocupação - é apenas o risco de estar furado e perder algum liquido, ou estás a ter algum problema de motor?

Se é o perder algum líquido, não te interessa se gases passam ou não para lá - terás sempre perda porque o circuito ganha pressão ao aquecer e perderá pelo elo mais fraco (o furo), independentemente de passar para lá gases ou não.
Tal como referi, depois por exemo do carro parado 2/3 dias, tenho pressao no circuito. Ou seja, normalmente em frio, nao ha pressao !
Antigo 22-03-2020, 15:57   #7
TupacTuga
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2014
Padrão

O que estás a tentar explicar (pelo que percebi)

-Estás a ganhar pressão depois de andares com o carro...depois com ele parado 2/3 dias continua com pressão?

-Sintomas:estás com perda de líquido de refrigeração e simultaneamente com pressão no sistema?

Pergunta:

-Mudaram o líquido de refrigeração há pouco tempo?

-Será que tens ar no sistema? Ou seja tenha sido mal purgado?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 22-03-2020, 16:37   #8
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Eventualmente a tampa do vaso de expansão poderá contribuir... Esta deve permitir a saída do excesso de pressão quando aquece, mas penso que deve fazer o mesmo quando arrefece?

Ou seja, sei que essas tampas funcionam como uma válvula de escape para pressão X acima da atmosférica, mas não sei se fazem o mesmo para X abaixo (quando arrefece)...

Trocar a tampa é um primeiro teste económico que podes fazer.
Antigo 22-03-2020, 21:08   #9
cunha18
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Eventualmente a tampa do vaso de expansão poderá contribuir... Esta deve permitir a saída do excesso de pressão quando aquece, mas penso que deve fazer o mesmo quando arrefece?

Ou seja, sei que essas tampas funcionam como uma válvula de escape para pressão X acima da atmosférica, mas não sei se fazem o mesmo para X abaixo (quando arrefece)...

Trocar a tampa é um primeiro teste económico que podes fazer.
A tampa ja foi trocado ! Portanto, so vejo o radiador egr.
Antigo 22-03-2020, 22:50   #10
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por cunha18 Ver Post
A tampa ja foi trocado ! Portanto, so vejo o radiador egr.
Já agora, foi trocada por causa deste problema, ou por outra razão, tendo depois aparecido este sintoma?

Pergunto isto porque pode ser normal uma tampa nova reter alguma pressão no circuito...

De resto, imagino que uma fuga interna no radiador da EGR poderia realmente causar invasão de gases no circuito de arrefecimento, mas isso em andamento faria com que a tampa libertasse o excesso de pressão, tendo marcas de saída do líquido por lá, e provavelmente que aparecesse uma fuga por outro lado, por um elo mais fraco (um tubo mais envelhecido, uma junta da bomba de água, etc) caso a tampa não conseguisse libertar a pressão suficientemente rápido para não danificar outras coisas.

Depois de parar e arrefecer, a pressão deveria normalizar, pois já não há pressão de gases, e até porque aí já o líquido sobre pressão poderia invadir a parte de gases do radiador (aliviando mais facilmente a pressão).
Antigo 22-03-2020, 23:16   #11
cunha18
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Já agora, foi trocada por causa deste problema, ou por outra razão, tendo depois aparecido este sintoma?

Pergunto isto porque pode ser normal uma tampa nova reter alguma pressão no circuito...

De resto, imagino que uma fuga interna no radiador da EGR poderia realmente causar invasão de gases no circuito de arrefecimento, mas isso em andamento faria com que a tampa libertasse o excesso de pressão, tendo marcas de saída do líquido por lá, e provavelmente que aparecesse uma fuga por outro lado, por um elo mais fraco (um tubo mais envelhecido, uma junta da bomba de água, etc) caso a tampa não conseguisse libertar a pressão suficientemente rápido para não danificar outras coisas.

Depois de parar e arrefecer, a pressão deveria normalizar, pois já não há pressão de gases, e até porque aí já o líquido sobre pressão poderia invadir a parte de gases do radiador (aliviando mais facilmente a pressão).
Foi trocada pelo mesmo problema.
Nao ha qualquer fuga visivel, muito menos sai liquido pelo vaso. Segunda ja apurei de outros utilizadores, o radiador por causar problema de pressao, devido aos gases. Vou eliminar e pelo menos tenho a certeza ! Assim espero que fique resolvido.
Antigo 22-03-2020, 23:18   #12
tonirai
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Dá feedback quando o tiveres feito, para ficarmos todos a saber.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar