Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 )

Notícias

Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 5

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 16-02-2013, 10:01   #1
letras
Lavador

Registado em: Oct 2011
Padrão E61 520d 163cv kit M - perda de potencia e consumo elevado

Caros, partilho o problema com que me deparo... espero que alguém me possa dar dicas.

Comprei ha 2 semanas uma carrinha BMW que passo a descrever:
E61 520d (163cv)
Novembro de 2006
Caixa auto
Kit M

Após uns dias de a ter, fiz uma repro na Check About (local que me foi muito bem recomendado) e no teste em banco antes da repro a carrinha acusou 145cv (+/-) apenas. Electronicamente verificaram se tinha algum problema nos FAPs, mas estavam em perfeitas condições.

A repro foi bastante conservadora, dado que a carrinha anda 90% nas mãos da minha mulher e o meu objectivo principal era obter melhores consumos, embora quisesse ter alguma mais pimenta quando quisesse pisar o acelerador. Ficou com 180cv, e com binário na casa dos 400 e poucos NM numa gama de rotações baixa. Estou a escrever valores segundo me recordo, mas tenho o print dos testes e faço post mais logo do mesmo.

Após 2 semanas e 1 depósito e meio de gasóleo, vejo que para além da perda de potência verificada antes da repro face aos supostos 163cv (que me deixou a pulga atrás da orelha), a carrinha apresenta consumos elevados. A minha mulher não anda no transito, anda devagar, e luta para fazer médias de 10l/100...

É neste sentido que peço ajuda / opiniões:
- terá a perda de potencia algo que ver com o consumo elevado?
- alguém com 520d, com kit M (pela medida de pneus) e caixa auto, que possa dar feedback quanto a consumos?
- alguma ideia sobre para onde estão a fugir 20cv?

Desde já obrigado!

Abraços.
letras está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 16-02-2013, 10:05   #2
letras
Lavador

Padrão

Para uma correcta análise, importa acrescentar:

A carrinha é de 11/2006, mas tem apenas 57.000km.
Segundo o vendedor (conhecido), foi comprada ao BCP. Era de um cliente com leasing que deixou de o pagar, o carro foi recuperado pelo BCP e esteve parado mais de 2 anos.
Confirmei com um amigo numa seguradora, e efectivamente o carro não teve seguro desde meados de 2009 até há pouco tempo.
Antes de o comprar fez uma revisão completa (em 12/2012), onde mudou Oleo do motor, Microfiltro, filtro de gasóleo e elemento de filtragem do ar.
letras está desligado   Responder com citação
Antigo 16-02-2013, 13:42   #3
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Como não sei como isso ta de revisões.. devia começar por ai...
Alias, fazer repro, confirmaste antes as revisões, filtros, sensores e afins?
Não falas na revisão da caixa auto? quando foi feita? Esse carro "deves" faze-la a cada 60mil e teria de ver, mas acho que apos as revisoes tens de reprogramar o carro para "saber" que os componentes são novos, isso varia como o modelo/ano e não sei de cor quais necessitam.

Se como dizes esteve parado 2 anos, isso não é "bom"... confirma quando foi feita a revisão a caixa sff. E se os sensores MAF EGR foram limpos.

Para confirmares o seguro nao precisas de falar com ninguem, vais aqui (Isntituto Seguros Portugal):
Citação:
Pode verificar em que seguradora é que um veículo está seguro, digitando a respetiva matrícula na caixa abaixo:
http://www.isp.pt/NR/exeres/019EEB91...2293701692.htm

Dizes que foi feita revisão.. na BMW? Tens isso assinado?
Não leves a mal... pessoalmente quando compro um carro a 1ª coisa que faço é a revisão, não consigo confiar nos stands e no que "vendem"...
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 16-02-2013, 17:01   #4
letras
Lavador

Padrão

A revisão foi feita na BMW. A pessoa que me vendeu o carro é conhecida, e portanto não me parece que haja alguma "marosca" quanto à realização da revisão.

Quanto à revisão da caixa, desconhecia que tinha que fazer revisão aos 60.000.
Quanto à limpeza dos sensores MAF EGR não sei, efectivamente, se foi feita. Mas vou tratar de ver isso... Pode vir daqui a perda de potência e consumo elevado?
Antigo 16-02-2013, 19:12   #5
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por letras Ver Post
A revisão foi feita na BMW. A pessoa que me vendeu o carro é conhecida, e portanto não me parece que haja alguma "marosca" quanto à realização da revisão.

Quanto à revisão da caixa, desconhecia que tinha que fazer revisão aos 60.000.
Quanto à limpeza dos sensores MAF EGR não sei, efectivamente, se foi feita. Mas vou tratar de ver isso... Pode vir daqui a perda de potência e consumo elevado?
Nao tens de fazer aos 60, mas é "recomendavel" para evitar "dissabores"
Sim, confirma se efectuaram limpeza do MAF / EGR, podem influenciar, mas é algo que requer manutenção, mesmo q n seja de la.

Outra coisa, referes que ficaste admirado? Tens a certeza que a tua carrinha era a de 161?? Não seria a de 148??
Ve la se devido a isso a "repro" que fizeste a dizeres que tinhas a de 161 qd tinhas uma de 148, te esta a "lixar" o carro...

2005–2006 520d - 2.0 L (1995 cc) diesel I4, 110 kW (150 PS; 148 hp)
2006–2007 520d - 2.0 L (1995 cc) diesel I4, 120 kW (163 PS; 161 hp)

Confirmaste isso pelo VIN da carrinha?

pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 16-02-2013, 20:19   #6
GasparM
Chefe de Mecânicos

Registado em: May 2012
Padrão

O que diz o teu livrete quanto à potência?

Projecto: E61 S5 Project

MÉDIA COMBUSTÍVEL
GasparM está desligado   Responder com citação
Antigo 16-02-2013, 21:34   #7
kwala
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Feb 2013
Padrão

E apesar da pessoa ser conhecida, não quer dizer que as coisas tenham sido feitas nas conformidades. Basta que não seja muito entendido e na oficina não terem tido a sensibilidade para um carro parado à dois anos.
Acho que qualquer fluido que o carro tenha, estando parado dois anos não estará em condições, bem como tudo que tivesse ganho carvão, não irá descarbonizar sozinho.
kwala está desligado   Responder com citação
Antigo 17-02-2013, 13:24   #8
Corleone
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jul 2012
Padrão

Boa tarde Letras,

Para que se possa ajuizar, são necessários alguns elementos adicionais:

a) Qual a potência (Kw) que vem reflectida no DUC (Documento Único de Circulação)?

b) Mais que validar se o carro esteve segurado - como aqui já foi dito erradamente - interessa saber se foi efectuada alguma participação de sinistro para a matrícula. Esta informação foi validada?

c) Os testes de potência valem o que valem. Que banco de potência foi utilizado? Em que condições foi efectuado o teste (e.g.: temperatura exterior, ambiente, etc.).

M. Cpts.,
Corleone está desligado   Responder com citação
Antigo 17-02-2013, 14:14   #9
pedro9
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2012
Padrão

Boas
Se tens as revisões em dia, e um carro com esses kms tinha que te colar ao banco ao acelerar.
(mas quando fizeste a repro no banco acusou 180cv e na estrada não pucha?)
Faz um diagnóstico na bmw isso é qualquer válvula entupida ou bloqueada ou maf.

EX:HONDA CRX 1.6 130CV EX:BMW 525I 24V 192CV EX: GOLFIII 1.9 TDI 90CVEX:GOLF V 2.0 GTD 170CV
BMW F11 520DA KIT M INT/EXT 184CV ZF 8-SPEED STEPTRONIC ALPINE WHITE 6.4 l/1
NEW: CHEVROLET AVEO 1.3 VCDI 95CV 2013
5.3 l/100
pedro9 está desligado   Responder com citação
Antigo 17-02-2013, 16:14   #10
letras
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Corleone Ver Post
Boa tarde Letras,

Para que se possa ajuizar, são necessários alguns elementos adicionais:

a) Qual a potência (Kw) que vem reflectida no DUC (Documento Único de Circulação)?

b) Mais que validar se o carro esteve segurado - como aqui já foi dito erradamente - interessa saber se foi efectuada alguma participação de sinistro para a matrícula. Esta informação foi validada?

c) Os testes de potência valem o que valem. Que banco de potência foi utilizado? Em que condições foi efectuado o teste (e.g.: temperatura exterior, ambiente, etc.).

M. Cpts.,
Corleone:

a) 120kw (163cv)
b) tinha um sinistro participado. Antes de comprar estive num mecânico com a carrinha em cima do elevador e deu para perceber que bateu com a frente/direita: 2 amortecedores novos, óptica direita nova (brilhante como não está a esquerda), braço de suspensão novo no lado direito e vestigios dentro do capot de massa que nao é de origem, capot é de alumínio (nao foi substituído por um de ferro como se vê algumas vezes). Resumindo, parece que foi arranjado após a dita batida.
c) quanto ao banco de potência nao sei a marca. Mas falámos do tema das condições atmosféricas e fez-se o ajuste para as condições reais. Nunca daria uma diferença de 163 para 145 como deu.

Não sei bem por onde começar mas acho que pela seguinte ordem:
1. retirar repro
2. marcar ida a oficina para começar a vasculhar onde está o ladrão de cavalos...

Grande treta!!

Venho duma audi a4 avant com 170cv que teve que levar os 4 injectores, radiador de gases de escape, e afins... procurei uma 520d com o motor de 163cv que (supostamente) é fiável... e agora isto... paciência, que tudo se resolve!
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg fotografia-1.jpg (287.3 KB, 174 visualizações)
Antigo 17-02-2013, 16:20   #11
letras
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pedro9 Ver Post
Boas
Se tens as revisões em dia, e um carro com esses kms tinha que te colar ao banco ao acelerar.
(mas quando fizeste a repro no banco acusou 180cv e na estrada não pucha?)
Faz um diagnóstico na bmw isso é qualquer válvula entupida ou bloqueada ou maf.
O carro anda... anda muito bem mesmo. Se não me dissessem que tinha 145 cv antes da repro, eu não o diria... e depois da repro está a andar muito bem.
O que me levanta suspeitas de que algo possa estar mal é a conjugação do facto de ter mostrado menos cv antes da repro associado com o consumo que me parece elevado (mesmo considerando um carro pesado, pneus 245, caixa auto...).

Aproveito para deixar imagem resumo dos testes de potencia antes e depois da repro.
Imagens Anexadas
Tipo de ficheiro: jpg fotografia-2.jpg (323.2 KB, 175 visualizações)
Antigo 17-02-2013, 16:23   #12
letras
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post
Nao tens de fazer aos 60, mas é "recomendavel" para evitar "dissabores"
Sim, confirma se efectuaram limpeza do MAF / EGR, podem influenciar, mas é algo que requer manutenção, mesmo q n seja de la.

Outra coisa, referes que ficaste admirado? Tens a certeza que a tua carrinha era a de 161?? Não seria a de 148??
Ve la se devido a isso a "repro" que fizeste a dizeres que tinhas a de 161 qd tinhas uma de 148, te esta a "lixar" o carro...

2005–2006 520d - 2.0 L (1995 cc) diesel I4, 110 kW (150 PS; 148 hp)
2006–2007 520d - 2.0 L (1995 cc) diesel I4, 120 kW (163 PS; 161 hp)

Confirmaste isso pelo VIN da carrinha?

120kw pnogueira. confirmado...
Antigo 17-02-2013, 17:06   #13
Corleone
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jul 2012
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por letras Ver Post
Corleone:

a) 120kw (163cv)
b) tinha um sinistro participado. Antes de comprar estive num mecânico com a carrinha em cima do elevador e deu para perceber que bateu com a frente/direita: 2 amortecedores novos, óptica direita nova (brilhante como não está a esquerda), braço de suspensão novo no lado direito e vestigios dentro do capot de massa que nao é de origem, capot é de alumínio (nao foi substituído por um de ferro como se vê algumas vezes). Resumindo, parece que foi arranjado após a dita batida.
c) quanto ao banco de potência nao sei a marca. Mas falámos do tema das condições atmosféricas e fez-se o ajuste para as condições reais. Nunca daria uma diferença de 163 para 145 como deu.

Não sei bem por onde começar mas acho que pela seguinte ordem:
1. retirar repro
2. marcar ida a oficina para começar a vasculhar onde está o ladrão de cavalos...

Grande treta!!

Venho duma audi a4 avant com 170cv que teve que levar os 4 injectores, radiador de gases de escape, e afins... procurei uma 520d com o motor de 163cv que (supostamente) é fiável... e agora isto... paciência, que tudo se resolve!
Bao Tarde Letras,

Algumas considerações:

a) O sinistro foi participado antes ou depois de o carro ter deixado de ser propriedade da empresa de "renting"? A minha questão é simples: Se o sinistro teve lugar enquando a viatura era propriedade daquela empresa, seguramente que foi dada ordem de reparação na BMW. Nem poderia ser de outra forma. Não o sendo (propriedade da empresa de renting) a questão de imputabilidade de responsabilidade adensa-se. E muito.

b) A questão do sinistro deixou-me um pouco apreensivo. Voltanto a a). A reparação foi efectuada numa oficina BMW? Há alguma evidência documental de tal? Pelo acima exposto parece-me que há algumas situações que não serão normais numa reparação automóvel. Independentemente de ser em concessão autorizada (BMW) ou não. Bem sei que os maus profissionais há em todo o lado, mas não é usual ver-se esse tipo de discrepâncias no "pós-reparação";

b) Por último, sinistro em causa parece-me ter sido violento a atender pelo material que foi substituído...Uma questão: não é notório um comportamento menos linear do carro? Desvio para um dos lados quando em travagem? É que para substituir um braço de suspensão e um capot....não é um toque simples. São duas zonas do carro distintas e bem separadas. E espanta-me que não tenha havido sequelas estruturais...

Nota 1: Não creio que o problema resida no facto do carro ter ficado parado 2 anos. Eu apostaria em tubagens danificadas. Malha do "intercooler" (e respectivas tubagens) danificadas. Não sei precisar qual a localização exacta do mesmo neste modelo de carro em concreto, mas não custa observar este conjunto (com carro no elevador).

Nota 2: Se o carro foi reparado numa oficina da BMW, responsabilizar a mesma no sentido de repôr a situação normal antes do sinistro. Ou seja, não é aceitável que haja diferença entre as ópticas. Da mesma forma que não pode haver diferenças de tonalidades entre os painéis. Isso aceita-se na "oficina do Tó". Não numa concessão autorizada da marca que tem de seguir obrigatoriamente o protocolo de trabalho da "casa mãe". E rege-se por códigos normativos e de Qualidade muito elevados (germânicos). Se porventura não foram seguidos -caso a reparação tenha sido efectuada na BMW - é de se pensar em reclamar.
Corleone está desligado   Responder com citação
Antigo 10-10-2013, 14:30   #14
Tugafelupe
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Sep 2013
Padrão

Atencao com os E60/E61 nos acidentes... Esses carros tem uma tecnologia de reparacao muito diferente dos outros. Os elementos do chassis sao "colados" e nao soldados. A margem para uma repracao dessas ser viavel e minima!!!! Pelo que sei so a BMW tem as ferramentas e o know how para o fazer. Conheci algums que foram perda total e aparentemente ninguem diria...
Tugafelupe está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar