Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Revisões

Notícias

Revisões Foi com o seu carro à revisão, conte aqui a sua experiência

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 15-05-2020, 13:18   #1
jasnunes
Lavador

Registado em: May 2013
Padrão Óleo 10w60 ? Motor n47

Boas pessoal sei que já existem vários tópicos sobre isto mas acabei por não conseguir tirar uma conclusão , há quem use e diz ser muito melhor até e o óleo recomendado para os 123d... Quem usou o que notou ? Conclusões ?Quero fazer uma mudança de óleo e fiquei com essa questão na cabeça tendo em conta que até li que ajuda prolongar a vidas das belas distribuições ( sei que não é a solução )já não tenho filtro de partículas .outra dúvida e se nesse mesmo óleo seria aconselhado o BMW 10w60 twin power tb, ou o Castrol Titanium fst 10w60 , porque tenho medo de meter este óleo e até vir danificar algo . Obrigado a todos

Enviado do meu SM-N975F através do Tapatalk
jasnunes está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 15-05-2020, 13:58   #2
Robb
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Oct 2015
Padrão

Olá!

O óleo recomendado para os motores N47 é o 5w30 com a norma LL-04. Nos locais onde as temperaturas ambiente são bastante baixas é recomendado o uso do 0w30. Na mesma linha o 0w30 também é recomendado para carros que sofrem uma utilização severa - percurso inferiores a 10km em utilização citadina.

O motor em causa não está preparado para utilizar um óleo 10w60. Foi projetado para utilizar as viscosidades referidas anteriormente e, no máximo, um óleo 0w40 ou 5w40 caso não tenha FAP e mesmo assim não é o ideal.

Mais informo que um óleo 10w60 é substancialmente mais grosso, tanto à temperatura ambiente como à temperatura de serviço, que um óleo com uma das graduações anteriormente referidas pelo a lubrificação não será eficiente e a pressão no sistema irá aumentar.
Robb está desligado   Responder com citação
Antigo 15-05-2020, 14:37   #3
jasnunes
Lavador

Padrão

Entendo e acho que tem razão , mas o 123 tem o mesmo motor . E tenho lindo alguns relatos de até mecânicos da BMW aconselham daí a minha duvida

jasnunes está desligado   Responder com citação
Antigo 15-05-2020, 14:39   #4
jasnunes
Lavador

Padrão

Quanto a pressão não sei até que ponto seria favorável aos tensores da distribuição ( sofrem de falta dela ) mas isso é um pensamento meu nada técnico

Antigo 15-05-2020, 14:44   #5
jasnunes
Lavador

Padrão

As minhas dúvidas quanto ao recomendado pela BMW já me deixa com dúvidas está questão dos n47 já dura a demasiado tempo para uma marca premium mas isto é só um desabafo não é a questão aqui

Antigo 16-05-2020, 17:07   #6
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Eu sei que o 123d tem o motor N47. Se não tivesse não teria falado do motor N47 mas sim do motor que equiparia o 123d.

O que os mecânicos da BMW recomendam ou deixam de recomendar nem sempre vai ao encontro com a verdade e com o que é correto fazer. Por vezes a mania do "eu é que sei" fala mais alto. Há que saber interpretar as informações! O óleo 10w60 é recomendado pela BMW apenas para os motores da linha desportiva M - M2, M3, M4, entre outros.

A questão dos motores n47 serem problemáticos só dura por duas razões: a primeira reside no facto das pessoas serem ridículas ao ponto de estarem sempre criticar um motor por ter apenas um defeito de fabrico que se resolve com bastante facilidade. A segunda tem como base dois fatores: quem tem carros com estes motores é desleixado na manutenção e o mecânico/oficina onde assiste o carro é pouco competente por não alertar o cliente para a necessidade de substituir a corrente. Se o carro estiver no seu estado original - sem nada anulado - e for alvo de uma manutenção com qualidade e regular é meio caminho andando para o motor durar uma "vida". O motor é excelente além de extremamente fiável. Eu por mim falo, temos cá em casa dois e nunca tivemos nenhum problema!

Mas o maior problema está na maioria das pessoas que compram carros caros - a falta de dinheiro para os manter. A compra de um carro implica ter dinheiro para o comprar mas também dinheiro para sustentar e é este último ponto que é quase sempre esquecido por quem compra um carro.

A propósito, já substituiu a corrente de distribuição?
Antigo 16-05-2020, 19:30   #7
jasnunes
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Robb Ver Post
Eu sei que o 123d tem o motor N47. Se não tivesse não teria falado do motor N47 mas sim do motor que equiparia o 123d.

O que os mecânicos da BMW recomendam ou deixam de recomendar nem sempre vai ao encontro com a verdade e com o que é correto fazer. Por vezes a mania do "eu é que sei" fala mais alto. Há que saber interpretar as informações! O óleo 10w60 é recomendado pela BMW apenas para os motores da linha desportiva M - M2, M3, M4, entre outros.

A questão dos motores n47 serem problemáticos só dura por duas razões: a primeira reside no facto das pessoas serem ridículas ao ponto de estarem sempre criticar um motor por ter apenas um defeito de fabrico que se resolve com bastante facilidade. A segunda tem como base dois fatores: quem tem carros com estes motores é desleixado na manutenção e o mecânico/oficina onde assiste o carro é pouco competente por não alertar o cliente para a necessidade de substituir a corrente. Se o carro estiver no seu estado original - sem nada anulado - e for alvo de uma manutenção com qualidade e regular é meio caminho andando para o motor durar uma "vida". O motor é excelente além de extremamente fiável. Eu por mim falo, temos cá em casa dois e nunca tivemos nenhum problema!

Mas o maior problema está na maioria das pessoas que compram carros caros - a falta de dinheiro para os manter. A compra de um carro implica ter dinheiro para o comprar mas também dinheiro para sustentar e é este último ponto que é quase sempre esquecido por quem compra um carro.

A propósito, já substituiu a corrente de distribuição?
Só uma questão acha que passados 40000km de ter feito a troca da distribuição na BMW , com revisões a cada 10000km ( média porque faço todos os anos independentemente da quilometragem)na marca inclusive ; com a única alteração feita foi no filtro partículas pelo mesmo ter começado a dar problemas acha de fácil resolução ou normal passado este tempo já estar a ouvir novamente a mesma a resmalhar como antes da troca !? independentemente de assumirem ou não a troca não é essa a questão , quanto ao óleo fiz a pergunta porque o bmw 123d e o mesmo n47 o motor em si em igual e em algumas versões utiliza o óleo acima referido , pelo que diz este pessoal todo que tem motores n47 ninguém respeita as revisões nem tem mecânicos em condições , eu também sou fanático por BMW é o meu quarto BMW é o segundo com n47 e o segundo a dar problemas mais que uma vez , acho que vou voltar para os 30d o que gasto em distribuições nestes pago o iuc dos 30d

Antigo 16-05-2020, 21:46   #8
Robb
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jasnunes Ver Post
Só uma questão acha que passados 40000km de ter feito a troca da distribuição na BMW , com revisões a cada 10000km ( média porque faço todos os anos independentemente da quilometragem)na marca inclusive ; com a única alteração feita foi no filtro partículas pelo mesmo ter começado a dar problemas acha de fácil resolução ou normal passado este tempo já estar a ouvir novamente a mesma a resmalhar como antes da troca !? independentemente de assumirem ou não a troca não é essa a questão , quanto ao óleo fiz a pergunta porque o bmw 123d e o mesmo n47 o motor em si em igual e em algumas versões utiliza o óleo acima referido , pelo que diz este pessoal todo que tem motores n47 ninguém respeita as revisões nem tem mecânicos em condições , eu também sou fanático por BMW é o meu quarto BMW é o segundo com n47 e o segundo a dar problemas mais que uma vez , acho que vou voltar para os 30d o que gasto em distribuições nestes pago o iuc dos 30d

Não é de todo normal ao fim de 40.000km após a substituição, o barulho voltar. A do 118d aqui de casa fui mudada aos 100.000km. Atualmente tem 178.000km e continua impecável.

Já percebi que o colega cuida bem do carro - as trocas de óleo são um bom exemplo disso - portanto o problema da corrente não virá daí.
Na minha opinião, acho que o colega deveria de consultar um bom mecânico e pedir-lhe para verificar a distribuição do carro. Não é de todo normal o que o colega relatava.

Faz as revisões na BMW?
Antigo 17-05-2020, 17:37   #9
calita
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jun 2019
Padrão

Para ficar descansado e saber se o barulho vem da corrente ou não, um bom mecânico consegue identificar, se faz as manutenções na Bmw os concessionários fazem um teste para verificar o estado da mesma.
Contudo se efetuou a troca como indica não será da corrente, a menos que o serviço não tenha sido bem feito.
calita está desligado   Responder com citação
Antigo 17-05-2020, 18:07   #10
Fábio Leça
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2017
Padrão

10w60 num motor desse é para o matar, no máximo usas 5w40, isso é muito viscoso para arranque a frio, e vai continuar muito viscoso a quente, esses tipos de óleos é usado por quem anda em trackdays e afins porque o óleo aquece de tal maneira que perde viscosidade e esses óleos 10w60 resistem bem melhor a temperatura e mesmo quando estão a ferver ainda mantém boa pressão de óleo.
Fábio Leça está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar