Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série Motorsports ( M1, M2, M3, M4, M5, M6, Z3M, Z4M, X5M, X6M, 1M )

Notícias

Série Motorsports ( M1, M2, M3, M4, M5, M6, Z3M, Z4M, X5M, X6M, 1M ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da série M

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 28-11-2008, 09:28   #1
M-Maika
Moderador

Registado em: Oct 2008
Thumbs down Proximos modelos M vão ter turbos

Esta situação está a gerar um pouco de polémica por parte de todos os membros que têm modelos M nos estados unidos.
Ninguem está a ver com bom agrado que a BMW substitua os motores atmosférios de altas rotações para motores com turbos.

Eu pessoalmente não me agrada essa decisão, pois acho que a essencia de obter cavalos de uma forma normal sem turbos é mais bonito do que através de turbos.

Com turbos é fácil demais de obter cavalos.
Não é por qualquer motivo que grande parte dos Ferraris, Lamborghinis, e por aí alem sejam atmosférios. O som é simplesmente brilhante.

Aqui fica o link para darem uma vista de olhos.
http://www.autoweek.com/article/20081126/FREE/811269993

Cumprimentos,

Maika
EDC ( electronic damper control )
Jantes 19 OZ Ultraleggera HLT
GruppeM Ram AIR com filtro ar K&N
Escape completo SuperSprint Race

Projecto: http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=70

Fotos BMW M3: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=2
Fotos Tema BMW M3 frente a frente Porsche GT3 RS: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=121
M-Maika está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 29-11-2008, 09:57   #2
Pedro Marques
Lavador

Registado em: Nov 2008
Padrão

Se isso for para a frente, a essência de um BMW e em especial de um ///M vai se perder em grande parte
Pedro Marques está desligado   Responder com citação
Antigo 29-11-2008, 21:15   #3
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Pedro Marques Ver Post
Se isso for para a frente, a essência de um BMW e em especial de um ///M vai se perder em grande parte
Sim, Pedro.

Estou um bocado com receio que isso aconteça.
No entanto quando a porsche começou a meter turbos nos seus carros os pessoal dos porsches não gostou nada e agora os melhores são os com turbo.

É obvio que a filosofia M é precisamente extrair power de um motor atmosférico e levar as rotações ao máximo possível.
É lógico que com um motor turbo vai ser dificil de levar o carro a rotações muito altas, no entanto power não vai ser dificil de extrair de um motor com turbo, vamos a ver o que vai aconteçer.

Penso que o próximo M a sair será o X6M, que para ser franco não me agrada muito esta situação de a secção M da BMW andar a fazer jipes, pois M representa Motorsports e ainda gostava de saber o que é que um jipe tem de desportivo, mas ok. Isso é lá com eles, pois provávelmente encontraram um nicho de mercado onde estam cayennes, Mercedes ML AMG, Touareg, Q7 e por aí alem.

Outro M a sair e vamos a ver o resultado é o M5, o próximo já vamos saber toda a verdade.

Penso que a decisão é por causa da emissão de gases excessiva dos motores atmosférios e também o seu consumo. Tudo isto junto não é bom para o ambiente.

Cumprimentos,

Maika

Fotos Tema BMW M3 frente a frente Porsche GT3 RS: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=121
M-Maika está desligado   Responder com citação
Antigo 01-12-2008, 12:07   #4
Asus320d
Ajudante de Mecânico

Padrão

Vamos a ver o que vai dar.
Mas não vale a pena estar já a atirar pedras á BMW e dizer mal da situação.
Penso que independentemente do motor que a BMW elabore para os modelos M será sempre o melhor possível.
Não esqueçer que o motor do actual M3 e M5 ganharam o prémio de motor do ano dentro das suas respectivas cilindradas. Isto é uma coisa que é dificil de atingir.

Por isso a conclusão que tiro é que a BMW não anda a dormir e vai surpreender novamente.

Xau.
Carlos
Asus320d está desligado   Responder com citação
Antigo 03-12-2008, 11:24   #5
Vila22
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Eu acho que a BMW vai encontrar a solução certa para dar a volta ao problema das emissões e companhia limitada.

Vai ser em grande como tem sido usual.
Não vale a pena estar para já a fazer filmes.
Vila22 está desligado   Responder com citação
Antigo 12-12-2008, 21:56   #6
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Vila22 Ver Post
Eu acho que a BMW vai encontrar a solução certa para dar a volta ao problema das emissões e companhia limitada.

Vai ser em grande como tem sido usual.
Não vale a pena estar para já a fazer filmes.
Sim, também acho, mas começo a ficar preocupado.
Só espero é que não meta as patas na poça.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 17-12-2008, 17:41   #7
M-Maika
Moderador

Padrão

Pessoal dos M e não M´s podem dar a vossa opinião.

Gostava de ter algum feedback.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 17-12-2008, 22:19   #8
JSarabando
Lavador

Registado em: Dec 2008
Padrão

Pra mim e na minha opinião não sou contra aos engenheiros das BMW turbinarem os futuros modelos //M, até axo que se ele começassem desde o iniçio a turbinar os //M's ainda estariam mai sá frente do que o que estão, bases de motor turbinadas de fábrica ficam excelentes com meia dúzia de coisas... Estaríamos agora a um nível superior dos SKYLINES e SUPRAS ...
JSarabando está desligado   Responder com citação
Antigo 17-12-2008, 22:38   #9
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por JSarabando Ver Post
Pra mim e na minha opinião não sou contra aos engenheiros das BMW turbinarem os futuros modelos //M, até axo que se ele começassem desde o iniçio a turbinar os //M's ainda estariam mai sá frente do que o que estão, bases de motor turbinadas de fábrica ficam excelentes com meia dúzia de coisas... Estaríamos agora a um nível superior dos SKYLINES e SUPRAS ...
Concordo com a tua opinião.

No entanto se formos a ver os grandes desportivos, grande parte deles são todos atmosféricos, casos da ferrari, lamborghini, aston martin, e por aí alem.

Extrair cavalos e torque de um motor turbo é muito fácil, agora de um motor atmosférico já não é assim tão fácil e aí só grandes marcas é que se metem nisso.

Para te ser franco gostava muito que a BMW continuasse com os motores atmosféricos, mas se passar para turbo vou ter de engolir o sapo.

Existem vantagens e desvantagens dos motores com turbo. Uma coisa é certa, podes esquecer chegar ás 8500 rpm com um motor turbo, e o barulho do motor fica a piar mais fino.

Já andei num Nissan GT-R ( no assento do lado ) e digo-te que aquilo está uma máquina bestial, em termos de performance está melhor que o meu M3, mas eu nao conseguia viver com um Nissan, aquilo por dentro parece um menu de uma playstation e os turbos são fixes, mas o barulho do motor é tão diferente do meu M3.

Bem, tem de haver gostos para tudo.

Vai mandando aí uns bitites que eu vou mandando umas postas de bacalhau.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 07-03-2009, 14:05   #10
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por M-Maika Ver Post
No entanto se formos a ver os grandes desportivos, grande parte deles são todos atmosféricos, casos da ferrari, lamborghini, aston martin, e por aí alem.
Relativamente à Ferrari, já teve modelos com turbo como por exemplo o mítico F40. Mas, realmente os últimos modelos têm prescindido do turbo!

A Aston Martin e a Jaguar usam turbos. Mas, mesmo utilizando motores com turbo e mais cilindrada, continuam a ser menos potentes que os M's da BMW : Outros desportivos como o Mercedes SLR Mclaren, também usam turbo.

Falando de outras marcas célebres, a Koenigsegg usa tubos em todos os seus modelos. É de notar que esta marca que teve o carro mais rápido do mundo até ter surgido... o Bugatti Veyron. Os carros da Bugatti (por exemplo, o EB 110) também possuem turbos.

Neste momento o record do Bugatti já foi batido pelo SSC Aero, que também usa turbos.

Citação:
Extrair cavalos e torque de um motor turbo é muito fácil, agora de um motor atmosférico já não é assim tão fácil e aí só grandes marcas é que se metem nisso.
100% de acordo. Qualquer macaco mete um turbo num motor e aumenta a potência em +50%. O que não falta cá em Portugal são Civics de 200cv com turbo que passaram para 300cv. Foram precisos muitos engenheiros para fazer isso? Nenhum, apenas um mecânico em condições!

Citação:
Para te ser franco gostava muito que a BMW continuasse com os motores atmosféricos, mas se passar para turbo vou ter de engolir o sapo.
Prepara-te, porque realmente a BMW já anunciou que futuramente os M's vão ser turbocomprimidos.
Motivo? Simples: fazem motores mais pequenos, menos gastadores e com performances equivantentes.
Além disso, há a questão da disponibilidade. Um carro com turbo tem um grande binário em baixas rotações.
Mas, isso já depende muito do tipo de carro que gostamos de conduzir... Ou cheio de binário em baixas, mas com falta de ar em altas ou então com menos binário em baixas, mas com um motor explosivo em que a rotação não parece acabar de subir.

Citação:
Existem vantagens e desvantagens dos motores com turbo. Uma coisa é certa, podes esquecer chegar ás 8500 rpm com um motor turbo, e o barulho do motor fica a piar mais fino.
Conheço 1 única excepção que é o GT-R. Apesar de ser turbo, aquele motor faz uma rotação incrível.

Citação:
Já andei num Nissan GT-R ( no assento do lado ) e digo-te que aquilo está uma máquina bestial, em termos de performance está melhor que o meu M3, mas eu nao conseguia viver com um Nissan, aquilo por dentro parece um menu de uma playstation e os turbos são fixes, mas o barulho do motor é tão diferente do meu M3.
Eu gosto mais do Nissan. Mas, como disseste e muito bem, há gostos para tudo. Repara que eu disse que gostava mais e não que o Nissan era melhor!
É apenas uma questão de gosto. Até adoro os menus feitos Polyphony. Na minha opinião, melhor era impossível...
Imagina que vais a um trackday. Depois, chegas a casa ligas o carro ao PC e podes analisar os dados do carro (aquilo tem um logger, tal como um carro de fórmula 1!).

Já agora... o monstruoso motor do Veyron:

Este carro supera os 400Km/h e é tão especial que necessita de 10 radiadores para dissipar todo o calor que produz.
Ah... À velocidade máxima, este carro gasta o tanque de combustível (de 100 litros) em apenas 12 minutos!
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 07-03-2009 às 14:21.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 08-03-2009, 13:58   #11
M-Maika
Moderador

Padrão

Bem, este tópico dava pano para mangas.

Provavelmente vai mesmo optar por turbos, mas não vejo a ideia com bons olhos.
O próximo M a sair sem contar com os camiões ( X5M e X6M ) vai ser o M5, por isso ficamos logo a saber.

Eu pessoalmente gosto mais de motores aspirados, o torque não é tão grande mas é muito plano até chegar ao redline.
O problema também reside nas emissões de gases que nos motores atmosféricos são de loucos comparados com os motores turbo.
Em relação ao que a BMW vai fazer, vamos ver, mas preferia supercharged do que turbos. Os turbos apresentão muitos problemas de funcionamento e em especial o turbo lag.

Estou para ver no que vai dar.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 08-03-2009, 14:34   #12
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Bem, este tópico dava pano para mangas.
Nem digas nada... Se queres que te diga, eu ando sempre no meio da polémica...
Mas, falo sempre com factos concretos e não entro em picardias com nenhum membro!

Citação:
Provavelmente vai mesmo optar por turbos, mas não vejo a ideia com bons olhos.
O próximo M a sair sem contar com os camiões ( X5M e X6M ) vai ser o M5, por isso ficamos logo a saber.
LOL... Não há aqui nenhum membro com um "X" para se atirar a ti?
Eu também nunca gostei dos "jipes", "SUV's" e derivados.
São demasiado altos, pesados, gastadores e poluidores.
Não encontro rigorosamente nenhuma vantegem num desses veículos...
Como é? Não há aqui nenhum membro com um "X", pois não?
Agora já estamos os 2 na linha de fogo...

Citação:
Eu pessoalmente gosto mais de motores aspirados, o torque não é tão grande mas é muito plano até chegar ao redline.
O problema também reside nas emissões de gases que nos motores atmosféricos são de loucos comparados com os motores turbo.
Além disso, os novos motores com Turbo consomem bastante menos combustível!
Isso é um factor extremamente importante agora que os preços dos combustíveis estão a preços exorbitantes!

Por algum motivo a Ford já anunciou (na América) que os motores V8 serão substituídos por V6 com turbo e os V6 por motores de 4 cilindros com turbo...

Isso é uma mudança de mentalidade radical. Por lá, sempre deram grande valor aos seus grandes e perguiçosos motores V8.
Atenção que o Motor do teu ///M não podia ser mais diferente dos V8's americanos!!!
Um V8 da BMW é ágil, com uma curva binário plana e extremamente rotativo. É completamente diferente de um V8 pesadão com muito binário em baixas, mas sem ser capaz de atingir grandes rotações, e com muita inércia usado nos carros americanos.

Citação:
Em relação ao que a BMW vai fazer, vamos ver, mas preferia supercharged do que turbos. Os turbos apresentão muitos problemas de funcionamento e em especial o turbo lag.
Nesse ponto discordo completamente. É interiramente verdade que os carros "antigos" com turbos possuiam um grande turbo-lag e além disso uma grande falta de linearidade na entrada do turbo.
Mas, actualmente isso já não acontece. Para mim, o melhor exemplo é o BMW 335i que possui 2 turbos (para terem uma muito baixa inércia e não existir turbo-lag). Além disso atinge os seus 400Nm de binário logo às 1500rpm. Ou seja: aquilo puxa a sério quase desde o ponto-morto!

Mas indo para os diesel, acontece o mesmo:
O 123d tem 2 turbos, um para altas e outro para baixas. Assum elimina-se o turbo-lag, aumenta-se a potêncie e ainda a gama de rotações disponível.
O 335d também tem 2 turbos exactamente pelo meno motivo...

No entanto, nem é preciso ir tão longe... Não noto turbo-lag no meu 330Cd. É sempre a bulir! Só é preciso é ter atenção aos Escondidos com radares de velocidade!
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
Antigo 08-03-2009, 16:18   #13
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Nem digas nada... Se queres que te diga, eu ando sempre no meio da polémica...
Mas, falo sempre com factos concretos e não entro em picardias com nenhum membro!
És como eu.

Citação:
LOL... Não há aqui nenhum membro com um "X" para se atirar a ti?
Como é? Não há aqui nenhum membro com um "X", pois não?
Agora já estamos os 2 na linha de fogo...
Humm, estamos safos. Pelo menos desta, pois ainda não há grandes utilizadores com X. Senão já estavamos tramados.

Citação:
Além disso, os novos motores com Turbo consomem bastante menos combustível!
Isso é um factor extremamente importante agora que os preços dos combustíveis estão a preços exorbitantes!

Por algum motivo a Ford já anunciou (na América) que os motores V8 serão substituídos por V6 com turbo e os V6 por motores de 4 cilindros com turbo...

Isso é uma mudança de mentalidade radical. Por lá, sempre deram grande valor aos seus grandes e perguiçosos motores V8.
Mais não consigo acrescentar. 100% de acordo.

Citação:
Atenção que o Motor do teu ///M não podia ser mais diferente dos V8's americanos!!!
Um V8 da BMW é ágil, com uma curva binário plana e extremamente rotativo. É completamente diferente de um V8 pesadão com muito binário em baixas, mas sem ser capaz de atingir grandes rotações, e com muita inércia usado nos carros americanos.
O V8 europeu e especialmente os da BMW pouco têm a ver com os americanos que se baseiam em grandes cilindradas ( 5000 pra cima ).
É como já disseste, os americanos são preguiçosos e os europeus são musculados. É como um burro e um cavalo.

Citação:
Nesse ponto discordo completamente. É interiramente verdade que os carros "antigos" com turbos possuiam um grande turbo-lag e além disso uma grande falta de linearidade na entrada do turbo.
Mas, actualmente isso já não acontece. Para mim, o melhor exemplo é o BMW 335i que possui 2 turbos (para terem uma muito baixa inércia e não existir turbo-lag). Além disso atinge os seus 400Nm de binário logo às 1500rpm. Ou seja: aquilo puxa a sério quase desde o ponto-morto!

Mas indo para os diesel, acontece o mesmo:
O 123d tem 2 turbos, um para altas e outro para baixas. Assum elimina-se o turbo-lag, aumenta-se a potêncie e ainda a gama de rotações disponível.
O 335d também tem 2 turbos exactamente pelo meno motivo...

No entanto, nem é preciso ir tão longe... Não noto turbo-lag no meu 330Cd. É sempre a bulir! Só é preciso é ter atenção aos Escondidos com radares de velocidade!
Sim, também é verdade que esse problema do turbo lag já está resolvido mas é sempre um fantasma atrás do carro. Já andei num 335i e gostei muito, principalmente o arranque, mas as rotações parecem que acabam logo e das 4 ou 5000 para cima não se sente muito o torque.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 08-03-2009, 17:26   #14
lude
Moderador

Padrão

Citação:
O V8 europeu e especialmente os da BMW pouco têm a ver com os americanos que se baseiam em grandes cilindradas ( 5000 pra cima ).
É como já disseste, os americanos são preguiçosos e os europeus são musculados. É como um burro e um cavalo.
Os motores americanos usam componentes "normais", motivo pelo qual os motores não conseguem atingir grandes rotações.
Num motor BMW (especialmente nos ///M, como é óbvio), os componentes são de alta qualidade, feitos em materias muito leves mas também muito resistentes.

Além disso, a maior parte dos motores americanos ainda utiliza tecnologias muito ultrapassadas como por exemplo 2 válvulas por cilindro.
Outro exemplo são as suspensões. Cá na Europa já se utsam suspensões independentes nas 4 rodas à umas dezenas de anos.
Nos EUA, as suspensões traseiras tipicamente continuam a ser tipo carro de bois

Citação:
Sim, também é verdade que esse problema do turbo lag já está resolvido mas é sempre um fantasma atrás do carro. Já andei num 335i e gostei muito, principalmente o arranque, mas as rotações parecem que acabam logo e das 4 ou 5000 para cima não se sente muito o torque.
Não prestaste atenção ao conta-rotações (ou então a subida foi muito rápida e não deu para ver claramente). O motor só começa com falta de ar a partir das 6000rpm.
Mas, é claro que um ///M consegue atingir uma rotação muito mais elevadas e o trabalhar do motor também se nota muito mais uma vez que é mais desportivo.
Antigo 08-03-2009, 21:00   #15
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Os motores americanos usam componentes "normais", motivo pelo qual os motores não conseguem atingir grandes rotações.
Num motor BMW (especialmente nos ///M, como é óbvio), os componentes são de alta qualidade, feitos em materias muito leves mas também muito resistentes.

Além disso, a maior parte dos motores americanos ainda utiliza tecnologias muito ultrapassadas como por exemplo 2 válvulas por cilindro.
Outro exemplo são as suspensões. Cá na Europa já se utsam suspensões independentes nas 4 rodas à umas dezenas de anos.
Nos EUA, as suspensões traseiras tipicamente continuam a ser tipo carro de bois
És um verdadeiro conhecedor da matéria. Parabéns.
Citação:
Não prestaste atenção ao conta-rotações (ou então a subida foi muito rápida e não deu para ver claramente). O motor só começa com falta de ar a partir das 6000rpm.
Mas, é claro que um ///M consegue atingir uma rotação muito mais elevadas e o trabalhar do motor também se nota muito mais uma vez que é mais desportivo.
Também das 6000 até ao redline que são + ou - 7000 também não falta muito. Claro que prestei atenção ao contra rotações. Eu estive para comprar um em vez do M3, mas queria saber se valia a pena a diferença de dinheiro para o M3 e depois de testar o M3 fiquei logo com a consciência tranquila que valia a pena o esforço monetário.

Sem fugir muito do tópico, a BMW com a crise que está ao fazer um motor com turbo vai descer os cilindros e assim também os componentes ficam mais baratos para eles, já não sei é quanto ao consumidor.

Será que eles vão conseguir colocar turbos no motor e conseguir ao mesmo tempo atingir 8500 rpm ?? Para ser franco não acredito.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 09-03-2009, 17:55   #16
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Também das 6000 até ao redline que são + ou - 7000 também não falta muito.
Sim, mas há carros que sobem alegremente até depois do redline do conta-rotações. (por exemplo, os VTEC's da Honda)
Outros, estão 1000rpm antes do redline e já estão sem fôlego. Estava a falar nesse sentido.

Citação:
Estive para comprar um em vez do M3, mas queria saber se valia a pena a diferença de dinheiro para o M3 e depois de testar o M3 fiquei logo com a consciência tranquila que valia a pena o esforço monetário.
Um é um carro produzido em série, tal como todos os outros. Tem apenas a diferença de ser muito forte.
O outro, foi afinado pelo departamento especial ///M! Os M's sempre foram máquinas muito especiais:
No dia-a-dia conseguem ser versáteis carros familiares capazes de levar a família e as bagagens.
Mas, quando se levam para um trackday, mostram os seus genes desportivos!
Outros carros, como um Porsche Boxter, não podem levar a família nem a bagagem...
São carros de compromisso em que para se ter uma coisa não se pode ter a outra.

Citação:
Será que eles vão conseguir colocar turbos no motor e conseguir ao mesmo tempo atingir 8500 rpm ?? Para ser franco não acredito.
X2

Estou curioso para ver como serão os novos ///M's com turbo...
Antigo 09-03-2009, 18:19   #17
apocalypsealexi
Mecânico de 3º Grau

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para apocalypsealexi
Padrão

na minha modesta opinião, qualquer um consegue tirar cavalos de um motor metendo lá um turbo ou um compressor. Mas puxar cavalos de um motor atmosférico é arte... será que se está desvanecer na bmw? Ou a marca está simplesmente a sucumbir aos lobbys do "co2" (esquecem-se sempre das partículas nox)?... enfim, apenas gostava de voltar atrás no tempo!

528i e39
apocalypsealexi está desligado   Responder com citação
Antigo 10-03-2009, 00:22   #18
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por apocalypsealexi Ver Post
na minha modesta opinião, qualquer um consegue tirar cavalos de um motor metendo lá um turbo ou um compressor. Mas puxar cavalos de um motor atmosférico é arte... será que se está desvanecer na bmw? Ou a marca está simplesmente a sucumbir aos lobbys do "co2" (esquecem-se sempre das partículas nox)?... enfim, apenas gostava de voltar atrás no tempo!
Agora, na Europa só se fala em CO2!!!!

Aliás, esse é o motivo pelo qual o BMW série 3 está tão barato. Emite pouco CO2, paga pouco imposto!
Até a Mercedes teve que acordar... Os novos motores, têm menos cilindrada, gastam menos, mas são mais potentes!
Antigo 10-03-2009, 10:32   #19
apocalypsealexi
Mecânico de 3º Grau

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para apocalypsealexi
Padrão

Eu não tenho nada contra quem tem carros a gasóleo, mas lembro-me que há meia dúzia de anos, quando a febre dos carros a gasóleo ainda se traduzia apenas na "moda dos comerciais" conseguia-se andar pelas estradas do país com o vidro aberto a levar com "vento nas ventas" e agora se o fizer mal consigo respirar. Ainda hoje no túnel do grilo um merc classe E xpto cdi ia no túnel do grilo a largar uma fumarada que ia "morrendo" agarrado ao volante! Esta situação de se dar apenas atenção ao co2 (acho muito bem que se dê) mas esquecer tudo o resto que merece igual atenção é uma irresponsabilidade de todos nós. Eu tento fazer o meu papel quando alerto que os filtros de partículas não resolvem o problema (apenas o disfarça) e fico bastante triste ao ler coisas como "ontem tive a mudar o escape para ir à inspecção" ou "meti a programação de origem para ir à inspecção".

Não sei se ontem viram a entrevista do Mário Crespo onde o entrevistado disse algo que me irá ficar sempre na memória: - "Não podemos esperar mais responsabilidade de um país onde toda a população chega atrasada a tudo!"

528i e39
apocalypsealexi está desligado   Responder com citação
Antigo 11-03-2009, 06:22   #20
lude
Moderador

Padrão

Citação:
conseguia-se andar pelas estradas do país com o vidro aberto a levar com "vento nas ventas" e agora se o fizer mal consigo respirar.
Há muitos países onde até os camiões antigos tiveram que passar a usar filto anti-partículas...

Na Alemanha, um veículo a diesel mais antigo (poluidor) não já pode entrar dentro de algumas cidades.

Citação:
Eu tento fazer o meu papel quando alerto que os filtros de partículas não resolvem o problema (apenas o disfarça)
É verdade que não é solução, mas já é uma grande ajuda! As "partículas" são cancerígenas!

Citação:
e fico bastante triste ao ler coisas como "ontem tive a mudar o escape para ir à inspecção" ou "meti a programação de origem para ir à inspecção".
A grande maioria dos carros a diesel (mesmo os reprogramados) não necessitam de meter a programação de origem para ir à inspecção.
Só os que possuem as reprogramações mais puxadas é que necessitam de tais cuidados (os que andam com a traseira sempre negra).

Citação:
Não sei se ontem viram a entrevista do Mário Crespo onde o entrevistado disse algo que me irá ficar sempre na memória: - "Não podemos esperar mais responsabilidade de um país onde toda a população chega atrasada a tudo!"
Não vi...
Cá em Portugal ainda não se sabe muito bem o que são a "Responsabilidade social" e a "Responsabilidade ambiental"

Última edição por lude; 11-03-2009 às 06:26.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar