Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 29-06-2020, 12:47   #1
arpcpro
Aprendiz de Mecânico

Registado em: May 2011
Question Filtro da direção assistida E46 320TD - mudar oleo

Oi pessoal,

tentei trocar o oleo da bomba direção no meu 320TD, porque nunca foi trocado desde 2004. Infelizmente só consegui remover 200ml com a bomba manual que comprei, mas tenho a sensação de que o filtro no meu carro está fora do sitio e possivelmente com um parafuso solto dentro do deposito.

Nos vossos também está assim?

Antes de sugar o oleo:

Depois de sugar 200ml de oleo:

Depois de repor com oleo novo:

Pelo realoem não consegui perceber a posição do filtro. Só aparece o deposito, e não deixa ver o interior. Na internet encontrei fotos dos E34 e assumindo que nos E46 o filtro é igual, então o meu perdeu o parafuso.

Gostaria de saber se o devo endireitar e andar com um iman a tentar pescar o parafuso?
Caso afirmativo, qual é a posição correta?
Se não encontrar o parafuso, quando puser o filtro na posição correta, ele irá voltar e ficar "preso" no filtro?

Posição 1 (base branca para cima)? ************************************************** ************** Posição 2 (base branca para baixo)?
arpcpro está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 29-06-2020, 15:51   #2
TupacTuga
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2014
Padrão

Só saiu 200ml que é o que está no depósito...falta os restantes 800ml que estão na linha e na bomba ou seja se repusestes 200ml não valeu de nada, pois está completamente contaminado pelo óleo antigo.

Vê este DIY:

https://youtu.be/pQFVG40i6UI

No teu lugar fazia logo tudo: Mudava depósito+óleo

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 29-06-2020, 16:32   #3
arpcpro
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por TupacTuga Ver Post
Só saiu 200ml que é o que está no depósito...falta os restantes 800ml que estão na linha e na bomba ou seja se repusestes 200ml não valeu de nada, pois está completamente contaminado pelo óleo antigo.

Vê este DIY:

https://youtu.be/pQFVG40i6UI

No teu lugar fazia logo tudo: Mudava depósito+óleo

Ok já percebi. O meu deposito nao é desses redondos igual ao do video ou do E34. É um quadrado igual ao dos 320D. O numero 1 aqui: https://www.realoem.com/bmw/enUS/sho...diagId=32_1327

Nem aparece o numero de referencia do depósito á parte:

Última edição por arpcpro; 29-06-2020 às 16:38.
arpcpro está desligado   Responder com citação
Antigo 29-06-2020, 16:43   #4
TupacTuga
Designer Aspirante

Registado em: Feb 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por arpcpro Ver Post
Ok já percebi. O meu deposito nao é desses redondos igual ao do video ou do E34. É um quadrado igual ao dos 320D. O numero 1 aqui: https://www.realoem.com/bmw/enUS/sho...diagId=32_1327

Nem aparece a referencia do depósito á parte.

Ok já vi então nos E46 é tudo junto...sempre a aprender o processo deve ser diferente, pois o óleo é directamente na bomba...mas deves ter algum acesso (nem que seja pela tubagem) para mudar o óleo

TupacTuga está desligado   Responder com citação
Antigo 29-06-2020, 18:05   #5
banjoss
Designer Aspirante

Registado em: Sep 2013
Padrão

Faz assim, desaperta o deposito e mete-o virado para baixo para deitar o oleo para algum recipiente.

Tira a correia de acessorios e roda no sentido do motor a bomba de direcçao assistida a mao ate nao sair o oleo.

De seguida enche o oleo no deposito e roda ate ficar a nivel

Mete a trabalhar ja tudo montado e roda o volante umas vezes de topo a topo para sangrar bem e repoe nivel

http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=12556
banjoss está desligado   Responder com citação
Antigo 30-06-2020, 00:13   #6
arpcpro
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por banjoss Ver Post
Faz assim, desaperta o deposito e mete-o virado para baixo para deitar o oleo para algum recipiente.

Tira a correia de acessorios e roda no sentido do motor a bomba de direcçao assistida a mao ate nao sair o oleo.

De seguida enche o oleo no deposito e roda ate ficar a nivel

Mete a trabalhar ja tudo montado e roda o volante umas vezes de topo a topo para sangrar bem e repoe nivel
É uma boa sugestão, mas tenho que desapertar a bomba para virar o deposito. E há uma grande probabilidade de não conseguir montar aquilo correctamente e ficar com folgas, ou ter de ir trabalhar uns dias de autocarro porque parti alguma mangueira.

Quando eu conseguir confirmar que o filtro realmente não está solto (portanto está a filtrar correctamente), compro uma bomba com uma mangueira mais pequena para tentar sugar o oleo todo. Uma purga completa seria melhor, mas renovar a maioria do oleo já é satisfatorio.

Última edição por arpcpro; 30-06-2020 às 00:28.
arpcpro está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar