Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série X ( X1, X3, X5, X6 )

Notícias

Série X ( X1, X3, X5, X6 ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série X

Resposta

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Antigo 11-10-2016, 16:31   #1
johnypmr
Lavador

Registado em: Oct 2016
Padrão Opiniões X1 16d. Tem motor "suficiente"?

Gostaria de obter feedback, em especial de quem possua, conheça ou já tenha conduzido, de que acha do X1 16d (modelo actual de 1500cc). Como poderão ver na minha apresentação ainda ando a decidir ao certo que modelo comprar, e quanto gastar, como tal parece-me, no mínimo, pertinente ponderar este modelo.

Como é óbvio não será o motor mais "adequado" à carroçaria, no entanto gostava de obter algum feedback, para ter a noção se simplesmente é melhor esquecer a hipótese.

Opiniões só sobre o motor em si também serão bem vindas pois também pondero o 116d ED.

Thanks
johnypmr está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 11-10-2016, 18:17   #2
kitano
Mecânico de 3º Grau

Registado em: May 2015
Padrão

suficiente, creio que sim.

eu tenho 2 carros potentes, 1 qb e tenho um 116d.

o motor é suficiente, não é para aventuras, mas para conduzir nos limites legais e um pouco acima é o que chega.

nunca será um motor para picanços...mas para o dia a dia...é suficiente.

o melhor que poderás fazer é conduzir um e ver se é suficiente para ti...
kitano está desligado   Responder com citação
Antigo 11-10-2016, 22:16   #3
johnypmr
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por kitano Ver Post
suficiente, creio que sim.

eu tenho 2 carros potentes, 1 qb e tenho um 116d.

o motor é suficiente, não é para aventuras, mas para conduzir nos limites legais e um pouco acima é o que chega.

nunca será um motor para picanços...mas para o dia a dia...é suficiente.

o melhor que poderás fazer é conduzir um e ver se é suficiente para ti...
Obrigado pelo feedback.

Sim utilizei o termo suficiente, pois já previa a situação de não ser propriamente para aventuras

O 116d que tens é o de 1600cc ou já é o 1500cc? Se é o 1500cc, qual a tua opinião do mesmo até agora?

Aproveito ainda para perguntar de quantos em quantos km's é a revisão? É de corrente ou correia? Thanks
johnypmr está desligado   Responder com citação
Antigo 12-10-2016, 11:43   #4
kitano
Mecânico de 3º Grau

Registado em: May 2015
Padrão

O 116d que tenho é o 1500cc

A minha opinião é positiva. O motor é bastante elástico, muito rápido a subir rotações e velocidade.

Em mudanças altas, fala binário abaixo de cerca das 1700...isso é evidente, muitas vezes deixo o carro ir abaixo num stop ou a entrar numa rotunda em 2a...mas é uma questão de hábito.

Acho que value for money é bastante bom...

Não é super económico...por exemplo a 130km/h na autoestrada faz médias abaixo de 5l, mas a 150km/h já gasta 6l...

Mas anda a essas velocidades na boa.

A revisão fiz a primeira aos 23000 e agora vai pedir a segunda aos 53000

Corrente ou correia não sei...não tenho muita curiosidade pelo motor...é carro de trabalho para fazer kms...
kitano está desligado   Responder com citação
Antigo 16-10-2016, 20:48   #5
hugodua
Lavador

Registado em: Sep 2016
Padrão

boas,

Vou adquirir um X1 com esse mesmo motor, 16d.
Fiz um test drive antes e confesso que fiquei surpreendido com o comportamento do motor, nota-se que gosta de andar sempre acima das 2000 rpm mas tem boa resposta.
A nivel de caixa e longa, o que ajuda nos consumos, não deu para tirar mtas conclusões. Espero pela entrega da minha unidade, ta previsto na ultima semana de outubro so depois consigo dar mais feedback.
hugodua está desligado   Responder com citação
Antigo 17-10-2016, 20:54   #6
johnypmr
Lavador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por hugodua Ver Post
boas,

Fiz um test drive antes e confesso que fiquei surpreendido com o comportamento do motor, nota-se que gosta de andar sempre acima das 2000 rpm mas tem boa resposta.
A nivel de caixa e longa, o que ajuda nos consumos, não deu para tirar mtas conclusões. Espero pela entrega da minha unidade, ta previsto na ultima semana de outubro so depois consigo dar mais feedback.
Obrigado pela feedback, aguardo noticias
Antigo 29-10-2016, 21:52   #7
hugodua
Lavador

Padrão

Bem chegou finalmente a maquina.
Ainda nao fiz mtos km (170 lol) mas uma ideia ja deu pra ter em relação ao motor.
A baixa rotação nota-se alguma vibração tipica dos 3 cilindros, e um arranque um pouco fraco ( talvez pelas dimensões do carro e o motor ainda estar com pouco km).
Em condução normal o motor mexe-se bem embora claro dentro do motor que é.
Mas abaixo das 1500 rpm já fica sempre a sensação que está em esforço, embora no painel esteja a dizer pra meter mudança acima!!
O motor após a fase de arranque em que hesita um pouco sobe rapidamente na rotação e facilmente está nas 3000 rpm sem se notar ruido.
Aqui fica pra ja um primeiro feedback
Antigo 30-10-2016, 18:27   #8
johnypmr
Lavador

Padrão

Citação:
Bem chegou finalmente a maquina.
Ainda nao fiz mtos km (170 lol) mas uma ideia ja deu pra ter em relação ao motor.
A baixa rotação nota-se alguma vibração tipica dos 3 cilindros, e um arranque um pouco fraco ( talvez pelas dimensões do carro e o motor ainda estar com pouco km).
Em condução normal o motor mexe-se bem embora claro dentro do motor que é.
Mas abaixo das 1500 rpm já fica sempre a sensação que está em esforço, embora no painel esteja a dizer pra meter mudança acima!!
O motor após a fase de arranque em que hesita um pouco sobe rapidamente na rotação e facilmente está nas 3000 rpm sem se notar ruido.
Aqui fica pra ja um primeiro feedback
Obrigado pelo teu feedback, quando tiveres mais uns km's feitos, se puderes atualizar o teu feedback agradecia muito. Obrigado
Antigo 24-10-2017, 15:52   #9
pedro pereirad7
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Mar 2015
Padrão

Citação:
boas,

.

Última edição por pedro pereirad7; 24-10-2017 às 15:55.
pedro pereirad7 está desligado   Responder com citação
Antigo 24-10-2017, 23:46   #10
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

1.5 a puxar +1500kgs e jante 18 ou superior...

Vai ser sempre "curto". Mesmo para cidade.
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 29-10-2017, 12:03   #11
hugodua
Lavador

Padrão

Bom Dia,

Já conta com 20 000 km e continuo sem grandes razões de queixas. noto apenas um ligeiro aumento do ruído audível no interior do carro ao relanti mas continua a porta-se muito bem. a nível de desempenhos não sendo um 20d nem pode comparar-se é um carro que até aos 100 a 120 mexe se lindamente só noto falta de alguma potencia numa manobra de ultrapassagem isto la esta por ser um carro alto. tenho puxado imenso pelo motor e consigo andar sempre na casa dos 6 litros e pouco aos 100 e em viagens maiores vai facilmente para os 5,5 mais coisa menos coisa. Quando acabar a garantia talvez pense apenas em reprogramar só para colmatar esta lacuna que referi dado que tenho visto que este motor consegue ainda mais um bom bocado.
Antigo 29-10-2017, 15:31   #12
ntv
Chefe de Mecânicos

Registado em: Jan 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post
1.5 a puxar +1500kgs e jante 18 ou superior...

Vai ser sempre "curto". Mesmo para cidade.

Depende para o que usas e a condução que fazes. Para mim serviria perfeitamente.
ntv está desligado   Responder com citação
Antigo 29-10-2017, 15:48   #13
Junglas
Designer Aspirante

Registado em: Jul 2014
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ntv Ver Post
Depende para o que usas e a condução que fazes. Para mim serviria perfeitamente.
Leva-te do ponto A ao ponto B, com algum esforço e mais dificuldade que um 18 ou 20d.

Mas isso um opel corsa cdti também faz e com menos esforço.

O esforço que é pedido a um 16d para arrastar um x1 com 1.5T e jante 18, é indicativo de que não terá a durabilidade de um 18d. Isso vai prejudicat o valor de retoma, no futuro quando for para vender.

Para mim, um x1 necessita pelo menos de um 18d.
116d é suficiente para um serie 1.
Junglas está desligado   Responder com citação
Antigo 29-10-2017, 17:35   #14
ntv
Chefe de Mecânicos

Citação:
Publicado originalmente por Junglas Ver Post
Leva-te do ponto A ao ponto B, com algum esforço e mais dificuldade que um 18 ou 20d.

Mas isso um opel corsa cdti também faz e com menos esforço.

O esforço que é pedido a um 16d para arrastar um x1 com 1.5T e jante 18, é indicativo de que não terá a durabilidade de um 18d. Isso vai prejudicat o valor de retoma, no futuro quando for para vender.

Para mim, um x1 necessita pelo menos de um 18d.

116d é suficiente para um serie 1.

Sim, talvez. Embora um pouco exagerado. Claro que um 18d é melhor que o 16d. E o 20d é melhor que o 18d.

Mas com 116 cv, o motor chega e sobra pra 90% das pessoas... claro que se for pra andar muito com o carro carregado de pessoas e bagagens, vai fazer diferença. Mas isso é como tudo.

O valor de retoma não sei se sai assim tão prejudicado. Se há muitos clientes pra comprar em novo, também os vai fazer haver pra comprar em usado, até porque a alternativa será apenas importados (se 18d e 20d não se venderem em novos, também não vai haver usados nacionais com esses motores). Além de que o 16d custa bastante menos.

Eu não compraria nem 18d nem 20d neste modelo porque entrava em valores de X3 e portanto, entre um X1 18d ou 20d novo preferia sempre ir pro X3... acho que o 16d é um bom motor para o X1. Há que ter é noção das limitações quando se quer andar com carro carregado.

Além do mais, para entrada de gama nos diesel, teria sempre de ser um motor de cilindrada menor que 2.0 litros dado os impostos e emissões CO2...
Antigo 02-11-2017, 22:52   #15
IvoX1
Lavador

Registado em: Nov 2017
Padrão

Olá, tenho um e adoro! Chega e sobra.. tenho feito condução de cidade e viagens longas.
Alguma dúvida disponham

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
IvoX1 está desligado   Responder com citação
Antigo 03-11-2017, 07:50   #16
ntv
Chefe de Mecânicos

Citação:
Publicado originalmente por IvoX1 Ver Post
Olá, tenho um e adoro! Chega e sobra.. tenho feito condução de cidade e viagens longas.
Alguma dúvida disponham

Ora bem. Boa escolha. Que idade tem o carro e quantos kms já fizeste? Se puderes mete cá uma foto ou duas.
Antigo 03-11-2017, 08:06   #17
Rmarques
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Aug 2015
Padrão

Boas,

tenho um X1 16d e embora raramente ande com ele, é o carro com que a minha mulher anda, parece-me bastante desenrascado e carro o suficiente para 99% das situações do dia a dia. O carro é de Março de 2017 e conta neste momento com 10.000Kms com um consumo combinado de 5l/100 (jante 18).
Das poucas vezes que andei no carro apenas uma delas foi numa viagem grande em familia, 2 adultos + 2 cianças e porta bagagens cheio, +- 800Kms sendo grande parte em AE. Não será a mesma coisa que a minha E61 2.0d de 163cv mas carro cheio faz facilmente regimes constantes de 150/160 Kms/h o que para mim é suficiente em 99% doas casos. Dentro de cidade é muito mais rápido que a E61 e com um consumo bastante mais reduzido.
Haverá opiniões contrárias com certeza mas para mim tem sido um excelente compromisso entre dimensões/consumo/andamentos. Em termos de construção até ao momento nada a apontar.
A única critica que tenho é o facto de nesta motorização não estar disponível Cx Auto que teria sido a escolha caso fosse possível.

Obrigado
Rmarques está desligado   Responder com citação
Antigo 06-11-2017, 10:03   #18
ntv
Chefe de Mecânicos

Ora muito bem.

Acho que foi a melhor escolha e acho que é o melhor motor para o X1.

Ainda que um motor diesel não seja obviamente a escolha recomendada pra trajetos unicamente citadinos, a verdade é que por mais kms que façamos, também fazemos alguma % de trajetos em cidade e como dizes e bem, este motor é muito mais agradável de utilizar em cidade, pois tem uma resposta muito mais pronta que a do 20d ou 25d ou até 30d. Assemelhando-se até aos atuais motores gasolina de injeção direta.

Nos restantes trajetos de estrada e auto-estrada, a menos que se ande sempre com a capacidade máxima de condutor + 4 passageiros e bagagens, única situação onde o motor será curto, em todos os outros cenários, o motor chega e sobra e tem até facilidade em manter velocidade de cruzeiro de 150 km/h é mais do que suficiente e rápido. É sempre com um consumo muito baixo. Que a longo prazo faz grande diferença.

Eu a grande diferença que notei na resposta pro meu ED (4 cilindros que pude comprar com o 3 cilindros também num F20 ED pós-restyling) é que o 1.5 3 cilindros é aparentemente mais rápido a chegar aos 80-100 km/h (mesmo que os tempos de aceleração sejam aproximados, a sensação é que a resposta pelo menos no arranque é mais imediata). Entre os 100-160 km/h o meu é substancialmente mais rápido.

Sem medir, diria que no mínimo 4 a 6 segundos mais rápido e embora o meu já não seja nenhum cavalo de corrida, não acho que faça qualquer diferença e como disse, para adquirir um X1 18d ou 20d os valores atingidos mesmo sem grandes extras, aproximam-se muito da versão de entrada do X3 e preferiria sempre ter um X3 menos potente do que um X1 com maior motor. Ou preferia ter um X5 25d do que um X3 35d (por exemplo). Mas são opções e opiniões. Claro que há quem valorize muito o motor e a potência e não ache nada disto. Mas para a grande maioria das pessoas, o 16d é um motor mais do que capaz para o X1.

Última edição por ntv; 06-11-2017 às 10:06.
Antigo 06-11-2017, 12:45   #19
IvoX1
Lavador

Registado em: Nov 2017
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ntv Ver Post
Ora bem. Boa escolha. Que idade tem o carro e quantos kms já fizeste? Se puderes mete cá uma foto ou duas.

Tem 1 mês e já vou nos 7000.

Aqui vai uma pic

IvoX1 está desligado   Responder com citação
Antigo 06-11-2017, 17:36   #20
ntv
Chefe de Mecânicos

Ah valente. Bem bonito, embora Branco não seja das minhas cores preferidas, por acaso no X1 até gosto e é das raras exceções.

E tem rodado bem. Máximo que fiz nem mês no S1 foi 5.800 kms e já não foi fácil... lol.

Parabéns pela compra e boa sorte com a máquina.
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico Pesquisar no Tópico
Pesquisar no Tópico:

Pesquisa Avançada

Regras para Publicar