Fórum BMW Portugal

Fórum BMW Portugal (https://www.forumBMWportugal.com/index.php)
-   Série 5 ( E12, E28, E34, E39, E6X, F07, F10, F11, G30, G31 ) (https://www.forumBMWportugal.com/forumdisplay.php?f=14)
-   -   bmw 520d e60 163cv 2007 "soluços" (https://www.forumBMWportugal.com/showthread.php?t=38554)

trek_n 08-01-2020 09:10

bmw 520d e60 163cv 2007 "soluços"

bom dia caros companheiros,

como já fiz a respectiva apresentação e na tentativa de respeitas todas as regras todas do forum, solicito a vossa ajuda/colaboração para o problema do meu carro.

comprei há bem pouco tempo um bmw 520d e60 de 2007 com 163cv e com 130.000kms
contudo, notei recentemente duas situações distintas:
a) cheiro muito intenso a gases do escape quando se coloca o motor em funcionamento a frio;
b) "soluçar" do motor ao ralenti a frio e também a baixas rotações (1000 - 1800 rpm) quando se acelera muito ligeiramente para manter a rotação ou em aceleração muito suave.

Como tinha intenção de reprogramar o carro, esperei pela reprogramação para obter "feedback" do mecânico. Ele reprogramou o carro e disse que após a reprogramação, esse problema deveria manter-se e até agravar-se. De facto manteve-se. Contudo, como eu tinha de viajar e ele não tinha disponibilidade para no próprio dia verificar a origem do problema, ligou o carro à máquina e não detectou nenhum problema/avaria. Deixou-me a dica do problema vir da válvula EGR obstruída. Apesar disso, nos dias seguintes, fui a uma oficina para me limparem a válvula egr e efectivamente estava muito obstruída. Logicamente que foi efectuada a limpeza mas o problema mantém-se.

Pelo que li noutros tópicos mais antigos (peço desculpa desde já pela eventual repetição do mesmo!) o problema pode ter várias origens, sendo que, se bem percebi, podem ser:

1) filtro do respiro do motor;
2) problema da geometria do turbo;
3) outro;

neste sentido, solicitava a vossa ajuda para descobrir qual o verdadeiro problema e sugestões para a sua reparação. (oficina, etc)
pessoalmente, julgo que o facto da valvula EGR estar muito obstruída, deverá ser consequência de outro qualquer problema que origina essa obstrução.

Antecipadamente agradecido,

Cumps

nunorgp 08-01-2020 12:38

Boas Trek, e bem vindo .

Um pouco nabo esse programador/mecanico . E impossivel um carro dessa idade nao ter erro nenhum e apontar para uma possivel causa do problema era 5 a 10 minutos ...

O que aconteceu foi ele ao ter programado o carro eliminou todos os erros que estavam na centralina, obvio que depois da programacao ja nao havia erro nenhum .

Primeira coisa que faria agora e ler os erros outra vez. Provavelmente vais ter erros de velas ou MAF sao os componentes que mais influenciam o funcionamento a frio .

Depois da limpeza da EGR tambem deve de ser feito o reset as adaptacoes da MAF.

O cheiro intenso a gases de escape aponta para que ja te tenham removido o filtro de particulas, algo que o programador/mecanico te deveria ter dito.

Conclusao arranja uma pessoa que saiba o que esta a fazer, ou compra o cabo e faz o download do software para poderes ler os erros do carro e fazer um diagnostico como deve de ser . ( O cabo custa 20 Euros ou menos, o software e "gratis" )

Boa sorte com isso .

trek_n 08-01-2020 16:42

Boa tarde nunorgp,

Antes de mais obrigado pela tua disponibilidade e explicação.
Ele viu (e eu tb ja tinha visto) que o FAP continua no carro até porque o escape continua (felizmente) limpo.

Quanto as velas ou ao MAF terei de ver então.

Podes ajudar-me com a aquisição do cabo e respectivo software?
É que nunca me meti nestas "andanças" :)

Antecipadamente grato.

jmcdpereira 09-01-2020 08:16

Ser o cheiro a gases é no interior do carro deves ter o colector de escape estalado.
E acho poucos kms para um carro com 13 anos.

Enviado do meu MI 9 através do Tapatalk

trek_n 09-01-2020 08:28

Citação:

Publicado originalmente por jmcdpereira (Mensagem 421748)
Ser o cheiro a gases é no interior do carro deves ter o colector de escape estalado.

Bom dia companheiro.

O cheiro não é no interior mas sim no exterior e vem mesmo da ponteira de escape.
O carro andava efectivamente pouco daí os poucos kms.
Se alguém me puder ajudar com a aquisição do referido cabo de diagnóstico + software para despistagem, eu fico muito grato.

Cumps.

reise 09-01-2020 08:37

Citação:

Publicado originalmente por trek_n (Mensagem 421729)
Podes ajudar-me com a aquisição do cabo e respectivo software?

Basta procurares "OBD2 cable" ou "OBD2 Bluetooth" no Google/AliExpress e encontras logo. Se preferires também têns umas máquinas OBD2 que lê e mostram os erros directamente sem precisar de um PC ou telemóvel.

Citação:

Publicado originalmente por jmcdpereira (Mensagem 421748)

Também achei estranho, o meu de 2009 tem 230.000km e não acho que faço muitos kms!

nunorgp 09-01-2020 18:28

E estranho ter a FAP/DPF e mandar cheiro, não devia . E possível que tenham retirado o miolo .

Como estás a começar a seguinte aplicação é suficiente, e é bastante mais fácil de usar que o outro cabo e a aplicação da bmw :

https://shop.mycarly.com/en/adapter/a-1100/

Consegues ler os erros todos, codificar umas coisas , ver o estado do filtro de partículas , e fazer reset às manutenções .

Para o diagnostico do carro, pede a alguém para te ligar o carro enquanto filmas a correia de acessórios, filma bem o tensor. Aproveita e tenta filmar também o centro da polie da cambota a ver se já a tens mt ressequida. Depois partilha o video .

trek_n 11-01-2020 13:11

Obrigado pela dica.

Entretanto também reparei que no IDrive não tenho a opção de verificação do nível do óleo...Qual será o problema?
Tem haver com o facto de o motor estar frio?

Mais uma vez agradecido,
Cumps.

Envoyé de mon SM-G965F en utilisant Tapatalk

jmcdpereira 11-01-2020 13:36

Citação:

Publicado originalmente por trek_n (Mensagem 421787)
Obrigado pela dica.

Entretanto também reparei que no IDrive não tenho a opção de verificação do nível do óleo...Qual será o problema?
Tem haver com o facto de o motor estar frio?

Mais uma vez agradecido,
Cumps.

O E60 não indica o nível de óleo. Que eu saiba

trek_n 11-01-2020 14:07

Em todos os videos no youtube sobre o e60, o nivel do oleo é indicado numa opção na consola central...

jmcdpereira 11-01-2020 14:27

Citação:

Publicado originalmente por trek_n (Mensagem 421789)
Em todos os videos no youtube sobre o e60, o nivel do oleo é indicado numa opção na consola central...

Tive um durante 9 anos nunca vi nada.
Onde se vê isso?

trek_n 11-01-2020 14:35

Citação:

Publicado originalmente por jmcdpereira (Mensagem 421790)
Onde se vê isso?

Regardez "[emoji3504]HOW TO CHECK THE OIL LEVEL ON BMW E60 E61 528i 530i 535i 530d + ( w/Help Tips )" sur YouTube
https://youtu.be/N7osC2bG48w

trek_n 11-01-2020 18:21

Citação:

Publicado originalmente por jmcdpereira (Mensagem 421790)
Onde se vê isso?

Conseguiu ver no link que lhe enviei?

trek_n 18-01-2020 11:46

1 Anexo(s)
Boa tarde caros companheiros.
Após diagnóstico feito pelo dispositivo Carly que o prezado amigo nunorp recomendeu, obtive o diagnóstico que envio em anexo.
Dois dos erros jà sabia existirem (anomalia no desembaciar do espelho esquerdo; bateria descarregada ou com pouca carga).
Quanto ao resto, penso que seja melhor ir a um mecanico competente certo?

Desde já grato pela vossa ajuda.

Cumps.Anexo 21041

jmcdpereira 18-01-2020 13:32

Citação:

Publicado originalmente por trek_n (Mensagem 421909)
Boa tarde caros companheiros.
Após diagnóstico feito pelo dispositivo Carly que o prezado amigo nunorp recomendeu, obtive o diagnóstico que envio em anexo.
Dois dos erros jà sabia existirem (anomalia no desembaciar do espelho esquerdo; bateria descarregada ou com pouca carga).
Quanto ao resto, penso que seja melhor ir a um mecanico competente certo?

Desde já grato pela vossa ajuda.

Cumps.Anexo 21041

Não consigo ver o anexo.
Mas de qq modo convém apagar os erros e depois dar uma volta com o carro para ver que erros continuam,
Há muitos erros que são ocasionais ou antigos.

wilsonG 19-01-2020 19:12

boas
tens as velas do 1,2,3 cilindro queimadas (e provavelmente o modulo das velas)
e esse filtro de particulas deve de estar entupido e por isso esses erros ( 004501, 0043E2, 00480A, 00447B) os gazes de escape querem sair e a saida esta obstruida.
e esse turbo como esta???

antes de notares estes sintomas nao notavas falta de potencia??
eu na minha E61 com a mesma motorizaçao notava falta de potencia, sem força.
o que fiz foi retirei filtro particulas e notei logo uma grande diferença.

kwala 20-01-2020 19:24

Boas noites a todos, após algum tempo de ausência venho pedir alguma ajuda. Apareceu-me o famoso erro do cinto e airbags. Estive a limpar as fichas mas preciso apagar o erro, a minha pergunta é se este aparelho Carly faz o serviço. Tenho o iOBD2 mas isto não vale nada.
Obrigado

Rúben Kakuako 20-01-2020 19:34

Citação:

Publicado originalmente por kwala (Mensagem 421943)
Boas noites a todos, após algum tempo de ausência venho pedir alguma ajuda. Apareceu-me o famoso erro do cinto e airbags. Estive a limpar as fichas mas preciso apagar o erro, a minha pergunta é se este aparelho Carly faz o serviço. Tenho o iOBD2 mas isto não vale nada.
Obrigado

Se o problema for má ligação das fichas sim, consegues apagar :thumbsup:

kwala 21-01-2020 10:55

Obrigado Ruben, tou a ver se um amigo me tenta apagar isto se não acho que vou comprar.

Rúben Kakuako 21-01-2020 11:03

Se for apenas mau contacto nas fichas, ao selecionar os erros e apagar os mesmos, eles desaparecem.

Se não for das fichas, eles irão permanecer activos.

Horários baseados na GMT. Agora são 01:06.