Voltar   Fórum BMW Portugal > Diversos Assuntos > Problemas / Soluções e Ajudas

Notícias

Problemas / Soluções e Ajudas Secção dedicada á resolução de todo o tipo de problemas

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 06-01-2009, 23:10   #1
rui_mlopes
Lavador

Registado em: Dec 2008
Padrão Automáticas [Sim/Não]

Pois é pessoal,

estou a pensar em dar descanso à minha E34, já vai fazer 16 anos para o mês que vem, e adquirir um dos meus sonhos. A touring E39.

A questão é esta, tenho visto muitas e algumas com mudanças automáticas. Embora eu goste mais do estilo de condução com manuais não estou para já a eliminar a outra opção.

Só que nunca tive um carro com automáticas e não sei se é necessário mais cuidados, se são tão fiaveis, etc...

Gostava mesmo de ouvir umas opiniões.

Obrigado desde já

Rui
[BMW E34 525 tds Touring]
http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=6
rui_mlopes está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 06-01-2009, 23:46   #2
M-Maika
Moderador

Registado em: Oct 2008
Padrão

Eu não tenho razão de queixas da minha, mas esta do M é de ultima geração de duplo disco na embraiagem.

Agora a sério, já andei em vários carros automáticos e acho que são bestiais e não dá quase trabalho nenhum a conduzir.
Tenho um 320d manual e adoro a caixa manual. Até agora não tenho razão de queixa.

Em relação a manutenção não me parece que o problema seja grave, pois actualmente as caixas automáticas estam bastante fiáveis e duradouras, agora a da versão E39 não te sei dizer, o melhor mesmo é ver se alguem no fórum sabe alguma coisa sobre a aumomática desse E39.

É só a minha opinião.

Cumprimentos,

Maika
EDC ( electronic damper control )
Jantes 19 OZ Ultraleggera HLT
GruppeM Ram AIR com filtro ar K&N
Escape completo SuperSprint Race

Projecto: http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=70

Fotos BMW M3: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=2
Fotos Tema BMW M3 frente a frente Porsche GT3 RS: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=121

Última edição por M-Maika; 06-01-2009 às 23:48.
M-Maika está desligado   Responder com citação
Antigo 06-01-2009, 23:50   #3
Asus320d
Ajudante de Mecânico

Registado em: Oct 2008
Padrão

Eu tenho manual e nunca andei numa automática a não ser uma vez num taxi da mercedes e já estava a enjoar com as passagens de caixa daquilo. Aquilo levava á vontade praí 2 segundos a mudar a mudança e o mais engraçado é que levava as mudanças todas a redline, coitado daquele motor.
Asus320d está desligado   Responder com citação
Antigo 07-01-2009, 01:41   #4
marcosfonseca
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Boas, nunca conduzi uma automatica, mas deve ser estranho para quem ta habituado...

Em viagens longas deve compensar..

Agora em viagens curtas com muitas curvas como aqui a minha zona nao tou a ver...

BMW320d e46
http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=5
marcosfonseca está desligado   Responder com citação
Antigo 07-01-2009, 03:21   #5
joelob
Lavador

Registado em: Jan 2009
Padrão

Boas a caixa automatica e muito fixe sem duvida para cidades e viagens grandes agora para grandes acelraçoes e picos esquece pois nao sao muito prestaveis.A manutençao e que em cada penso 100000km tens de mudar filtro e oleo da caixa que pode andar na casa dos 300€ a 400€ mas de resto se fizeres a manutençao correcta nao teras stresses.Eu tenho um MB C220 cdi de cx auto e e muito porreiro nao demora asim tanto tempo a mudar e ainda leva as mudanças ao redline em sport mas nao deixa de pensar um pouco quando vais nas calmas e carregas derepente ai sim ele ainda pensa um bocado se reduz ou nao.Por isso se for para cidade ou AE a caixa e muito porreira para picos esquece.E nao te esqueças bebe um pouco mais de gota.
Fotos E30
http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=9
joelob está desligado   Responder com citação
Antigo 07-01-2009, 11:12   #6
apocalypsealexi
Mecânico de 3º Grau

Enviar mensagem via Windows Live Messenger para apocalypsealexi
Padrão

eu nunca tive carros com caixa automática até ao e39... Gostei tanto que não sei se voltarei a comprar algum com caixa manual! Recomenda-se a mudar óleo e filtros a cada 60000 kms

528i e39
apocalypsealexi está desligado   Responder com citação
Antigo 07-03-2009, 02:19   #7
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por rui_mlopes Ver Post
Embora eu goste mais do estilo de condução com manuais não estou para já a eliminar a outra opção.
O meu conselho é começares por experimentar um e39 com caixa automática.
Eu já andei num e36 com caixa automática de um colega e... Achei um aporcaria pegada!

Aquilo parecia mesmo um autocarro... As mudanças demoravam a entrar e parecia que a embraiagem derrapava. eu sei que na realidade não é isso que acontece, é mesmo assim que funciona. Mas, a sensação que dava era mesmo de autocarro!

Quanto à caixa do e39, não conheço porque nunca andei em nenhum.
Mas, já andei num Ferrari com caixa robotizada. Essa caixa sim, é um fenómeno!

Citação:
Só que nunca tive um carro com automáticas e não sei se é necessário mais cuidados, se são tão fiaveis, etc...
Quanto à fiabilidade, o pessoal que faz reprogramações nos carros geralmente não pode puxar tanto pelos com caixa automática. Isso é um bom indício que não serão tão robustas...

Também há que considerar os consumos. Geralmente, a versão com caixa automática consome mais 1 litro por cada 100Km. Nos tempos que correm, é dinheiro...

Uma vez estive a comparar os consumos do e46 320d com caixa manual, 320d com caixa automática e 330d com caixa manual.
Como seria de esperar, o 330d gasta mais que o 320d.
Mas, curiosamente o 320d com caixa automática gasta sensivelmente o mesmo que o 330d com caixa manual!

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 17-03-2009 às 03:50.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 01-09-2010, 19:38   #8
luis nunes
Lavador

Registado em: Sep 2010
Padrão

Boas. As caixas de velocidades são parte fundamental para ter uma condução agradavél por isso aconselho a que faça uma analise do tipo de condução que costuma praticar e os trajectos que costuma realizar habitualmente, pois faz alguma diferença.As caixas auto já estão muito boas mas são mais lentas que a rapidez que podera querer em andamento mais desportivo, por vezes demora um pouco a pensar a mudança adequada e pode-se tornar um pouco irritante, a par disso faz gastar um pouco mais, cerca de 1lt por cada 1ookm. Se o trageto for cidade é muito bom de utilizar especialmente quando se está mais cansado. A sua manutenção desde que feita com regularidade, óleos e fitros não costuma dar problemas de maior, só com mesmo muitos kms. tente exprimentar um carro como pensa comprar com caixa automatica e se não quiser andar sempre em altas acho que vai gostar muito de automáticas que também levam o motor até ao fim. Boa sorte
luis nunes está desligado   Responder com citação
Antigo 02-09-2010, 17:18   #9
Edgar
Ajudante de Mecânico

Registado em: Feb 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Edgar
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por marcosfonseca Ver Post
Boas, nunca conduzi uma automatica, mas deve ser estranho para quem ta habituado...

Em viagens longas deve compensar..

Agora em viagens curtas com muitas curvas como aqui a minha zona nao tou a ver...
Boas,
em viagens longas tanto da, pois tu metes 5 ou sexta e não precisas de mexer mais na caixa de velocidades, quer na caixa automática quer na manual,.

nas zonas com muitas curvas digo te que e muito fixe pois não precisas de fazer nada, pois a caixa reduz quando tem que reduzir ou aumenta se for necessário.

Edgar

BMW 330 XI E91 307 cv (mod.)

http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=30
Edgar está desligado   Responder com citação
Antigo 02-09-2010, 17:22   #10
Edgar
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Asus320d Ver Post
Eu tenho manual e nunca andei numa automática a não ser uma vez num taxi da mercedes e já estava a enjoar com as passagens de caixa daquilo. Aquilo levava á vontade praí 2 segundos a mudar a mudança e o mais engraçado é que levava as mudanças todas a redline, coitado daquele motor.
boas,

isso depende de carro para carro pois eu tenho automática e garanto-te que não sentes as passagens da caixa.

Quanto ao levar as mudanças ate ao redline , isso depende do modo de conduçao de cada um, se andar normal nao as mudanças nao vao ao redline, agora se for com um bocadinho mais de gas ai sim vao todas ate ao redline.

Edgar

Antigo 02-09-2010, 17:27   #11
Edgar
Ajudante de Mecânico

Padrão

[quote=joelob;763]Boas a caixa automatica e muito fixe sem duvida para cidades e viagens grandes agora para grandes acelraçoes e picos esquece pois nao sao muito prestaveis.

depende dos carros

Edgar

Antigo 05-09-2010, 22:42   #12
jmcdpereira
Designer Aspirante

Registado em: May 2010
Padrão

Tenho uma E61 com cx auto.
Tenho-a à 5 meses e se fosse hoje não comprava cx automatica.
O consumo é o principal motivo, deve gastar à vontade mais 2 litros que a cx normal... digo eu sei lá...
As mudanças entram tarde (antes da repro entravam pelas 2300 rpm era horrivel, agora entram pelas 2000 menos mal, mas mesmo assim acho tarde e parece que patina a embraiagem sinceramente não acho simpático.
A velocidades "normais" 90/100 vai em 4ª ou 5ª nunca em 6ª logo vai a gastar bem mais, tenho sempre de passar para manual para forçar a 6ª.
Quando chego a uma curva o carro vai solto... não sinto o motor a "segurar" o carro.
Enfim, só defeitos... lol
Se usar o modo SPORT já dá mais piada nas curvas mas o consumo então.. ui ui
Em modo SPORT as mudanças entram mais tarde... e os consumos... ui ui
Se quiser arrancar rápido... é treta fica a patinar a embraiagem... até agarrar vai lá vai... até um Peugeot 306 é mais rápido... claro que 5 metros depois vai embora...
Se precisar de fazer uma ultrapassagem a cx reduz mas o carro só dispara quando lhe apetece... um destes dias ia levando o pisca traseiro do carro da frente...
Resumindo, não estou nada satisfeito...
Ainda gostava de "discutir" isto com alguém da BMW que soubesse o que faz... quem sabe talvez haja um update da gestão da cx mais simpático... Quando foi à oficina cá no burgo disseram que o carro não pedia updates.

Desculpem o testamento

Um abraço

jmcdpereira

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Antigo 07-09-2010, 01:31   #13
pmomarques
Designer Aspirante

Padrão

eu comprei recentemente um manual e já estou um pouco arrependido....
não á nada como experimentar primeiro
Antigo 19-09-2010, 00:17   #14
eduardocarrico
Ajudante de Mecânico

Padrão

gostos pessoais que convem experimentar, eu por exemplo experimentei auto e nao me parece que volte a ter um carro auto...

gosto muito da manual

ainda hoje andei com um 745d que ate gostei da media no CB, 9,7L fiquei admirado, mas a caixa auto, peca muito
Antigo 14-10-2010, 21:00   #15
mchaleta
Lavador

Padrão duvida

Boas eu voto nas automaticas, conforto acima de tudo, cumprimentos

Citação:
Pois é pessoal,

estou a pensar em dar descanso à minha E34, já vai fazer 16 anos para o mês que vem, e adquirir um dos meus sonhos. A touring E39.

A questão é esta, tenho visto muitas e algumas com mudanças automáticas. Embora eu goste mais do estilo de condução com manuais não estou para já a eliminar a outra opção.

Gostava mesmo de ouvir umas opiniões.

Obrigado desde já
mchaleta está desligado   Responder com citação
Antigo 16-11-2010, 22:56   #16
catarino
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Nov 2010
Padrão

Boas.
Tenho uma 530d touring automática e não tenho razão de queixa da caixa.
Não quero mais carros manuais. a caixa responde bem, tanto em normal(D) como em Sport(S). em manual tambem funciona muito bem, e já dá para brincar um pouco!
Quanto à manutenção: O filtro de oleo comprado na Bmw não chega a custar 100Euros, mais +-6litros de oleo "DextronIII". por isso não sai caro.
Eu pelo sim pelo não mudo de 40k em 40k, mas como faço isso em casa, sai mais barato.
é que já tive um precauço por romper um tubo de óleo, e lá tive que reparar a caixa, e o amigo que me reparou aconselhou-me as manutenções regulares.
Espero ter ajudado! Abraço, Catarino
catarino está desligado   Responder com citação
Antigo 17-11-2010, 12:50   #17
AderitoMachado
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

contra das caixas auto é mesmo a manutenção é mto mais cara,mas para mim caixa auto só DSG acho a caixa da bmw ainda bastante lenta e a precisar de evoluir, apesar de mto mais resistente a da bmw que a dsg
AderitoMachado está desligado   Responder com citação
Antigo 25-01-2013, 09:59   #18
Alexandre Ribeiro
Lavador

Registado em: Jan 2013
Padrão

sabem me dizer se as caixas automaticas do modelo e60 do ano de 2005 dao problemas?
Alexandre Ribeiro está desligado   Responder com citação
Antigo 25-01-2013, 10:15   #19
pnogueira
Moderador

Registado em: Dec 2012
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Alexandre Ribeiro Ver Post
sabem me dizer se as caixas automaticas do modelo e60 do ano de 2005 dao problemas?

FOI DETECTADO UM POST CONTRA A REGRA Nº 14 DO FORUM

Por favor proceda a leitura das REGRAS e sua APRESENTAÇÃO
Ate la este post não tera validade perante os users deste forum

Your car it's Your story ... As so ... Don't let Others Write the Book.
PROJECTOS <E36 COUPE> <E36 CABRIO> <E39 Sedan> <E39 Touring>
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 25-01-2013, 10:20   #20
jmcdpereira
Designer Aspirante

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por pnogueira Ver Post

FOI DETECTADO UM POST CONTRA A REGRA Nº 14 DO FORUM

Por favor proceda a leitura das REGRAS e sua APRESENTAÇÃO
Ate la este post não tera validade perante os users deste forum

hehehehehehe
Bófia... lol

Fotos da maquina
jmcdpereira está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar