Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta
 
Ferramentas do Tópico
Antigo 28-12-2012, 10:38   #1
ssilva99
Lavador
 
Registado em: Mar 2011
Posts: 26
Padrão Bateria 320d E90

Bom dia

Preciso de substituir a bateria do meu E90 de 2005.
A que tenho ainda é a de origem e basta deixar as luzes uns minutos ligadas com o carro parado que fico logo sem carga.
Na BMW custa 220 € + IVA.
Alguem sabe se existe uma boa alternativa à bateria da marca ?
Autosil vale a pena ?
O carro em questão tem start & stop.

Muito Obrigado
ssilva99 está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 10:53   #2
JMGP
Ajudante de Mecânico
 
Registado em: Nov 2012
Posts: 248
Padrão

Vê o Value And Care da BMW, o teu carro já está abrangido
JMGP está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 10:53   #3
pnogueira
Moderador
 
Avatar de pnogueira
 
Registado em: Dec 2012
Localização: La La Land
Posts: 22,749
Padrão

Cada vez adoro mais o e36 e ja vou explicar porque

Pelo que sei dos e90...

Citação:
Publicado originalmente por ssilva99 Ver Post
Na BMW custa 220 € + IVA.
Suspeito que o vas ter de pagar

Citação:
Publicado originalmente por ssilva99 Ver Post
Alguem sabe se existe uma boa alternativa à bateria da marca ?
Qualquer uma com mesma Amp/Volt ...
Mas a "melhor" alternativa é obviamente baterias de gel, mas são caras ainda

MAS O TEU MAIOR PROB e n estou a brincar, é teres de ligar o carro ao computador/maquina...
A BMW, chamemlhe o que quisere, requer "reprogramação" de bateria, o carro vai modificando os tempos/rates de carga da bateria "antiga", dizem que para não carregar demais baterias "velhas".

Agora se colocas uma bateria NOVA sem reprogramares o carro, este vai estar a carregala (ou descarregar) como se fosse uma bateria velha, e não te vai durar tempo nenhum.

Por isso tens de ir a BMW fazer reset/reprogramar isso, caso nao tenhas "como" (software) o fazer em casa
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 10:58   #4
ssilva99
Lavador
 
Registado em: Mar 2011
Posts: 26
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por JMGP Ver Post
Vê o Value And Care da BMW, o teu carro já está abrangido


Boas.


O valor do Value And Care da BMW é esse mesmo

PNogueira, muito obrigado pela info desconhecia que tinha de ser feita essa programação.
ssilva99 está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 11:03   #5
ssilva99
Lavador
 
Registado em: Mar 2011
Posts: 26
Padrão

Correcção


Em Lisboa 220 € + IVa = 270 €


Em Leiria 195 € já com IVA


Ou seja menos 75 €


Na Precision 140 € .....

Última edição por ssilva99; 28-12-2012 às 11:36.
ssilva99 está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 12:10   #6
pnogueira
Moderador
 
Avatar de pnogueira
 
Registado em: Dec 2012
Localização: La La Land
Posts: 22,749
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ssilva99 Ver Post
Na Precision 140 € .....
Pessoalmente NÃO sou sou grande adepto deles Mas confirma se te fazem o reset a bateria no Bimmer

Última edição por pnogueira; 28-12-2012 às 13:51.
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 13:30   #7
Pedrarte
Mecânico de 2º Grau
 
Avatar de Pedrarte
 
Registado em: Nov 2009
Localização: Algarve (Tavira)
Posts: 893
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ssilva99 Ver Post
Correcção


Em Lisboa 220 € + IVa = 270 €


Em Leiria 195 € já com IVA


Ou seja menos 75 €


Na Precision 140 € .....


Preços há muitos tens de comparar marcas e potencias!

Eu pus Varta e não estou arrependido.

Fazer reset á bateria nunca ouvi falar.
__________________
Um Abraço BMW Diesel Power !
Pedrarte está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 13:34   #8
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos
 
Avatar de Rúben Kakuako
 
Registado em: Sep 2011
Localização: - Bimmerland
Posts: 10,974
Padrão

- Eu comprei ao Daniel@DR CAR, E quanto a reset, nunca ouvi falar disso, nem nas oficinas da BMW,
__________________
Ж Яuьєח κακυακσ ® Ж
Projecto - E91 Pack ///M
Álbum de fotos

Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 13:52   #9
pnogueira
Moderador
 
Avatar de pnogueira
 
Registado em: Dec 2012
Localização: La La Land
Posts: 22,749
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rúben Kakuako Ver Post
- Eu comprei ao Daniel@DR CAR, E quanto a reset, nunca ouvi falar disso, nem nas oficinas da BMW,
Melhor te inforamares se o teu carro nao tem isso, e nao anda a pensar que anda a carregar uma bat velha, e daqui nada a nova... "vai-se"
Não digo que é obrigatorio, so que a nova bat nunca vai durar o tempo estectavel...

==============

Para encontrares mais rapido, google BMW e90 "battery registration"

Citação:
The newer bmw's have energy-management, and when you change the battery, you should register.
==============

Citação:
Do you need to take the car to the dealership to perform a "register battery renewal?"

Several DIY guides and forum posts state that the dealership needs to hook up their diagnostic tools and perform a "register battery renewal" procedure to tell the car's ECU that you replaced the battery. I have read that the dealership and third party service manuals state that this is necessary and that the car may damage the new battery if the registration procedure is not followed. I have also read that people have just replaced the battery without any issues.

I have not performed this procedure yet. I may purchase a Bavarian Technic ("BT") diagnostic cable so that I can perform this procedure myself without going to the dealership.
Citação:
My Bentley Manual says registration is needed to delete accumulated information on the old battery so proper charging values may be used on the new battery. I am guessing this means that w/o the registration the charging system will treat the battery the same as the old one and possible not fully charge it, or charge using the incorrect voltage, leading to premature battery failure which may not become evident for several months or years. Your Group 49 battery has a higher ampere hour rating than the old one and that is also supposed to be input as part of the registration. One other issue you have is your prior battery was doubtless an AGM battery, which you have replaced with a "flooded" model. It is possible that the your car should also be registered because the different types of batteries have slightly different charging voltages and allowable amperage. This info is just from my own research - it would be nice if a real BMW technician could answer your question.
Nao levem a mal nao ter traduzido, mas espero que a info seja util para quem desconhecia.


Última edição por pnogueira; 28-12-2012 às 13:59.
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 13:54   #10
ssilva99
Lavador
 
Registado em: Mar 2011
Posts: 26
Padrão

A BMW de leiria confirmou que tem de ser feito o reset .
ssilva99 está desligado   Responder com citação
Antigo 28-12-2012, 14:00   #11
pnogueira
Moderador
 
Avatar de pnogueira
 
Registado em: Dec 2012
Localização: La La Land
Posts: 22,749
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ssilva99 Ver Post
A BMW de leiria confirmou que tem de ser feito o reset .


Citação:
Publicado originalmente por Rúben Kakuako Ver Post
E quanto a reset, nunca ouvi falar disso, nem nas oficinas da BMW,
+
Citação:
Publicado originalmente por Pedrarte Ver Post
Fazer reset á bateria nunca ouvi falar.
Num é "reset" é "register", para fazer reset aos valores antigos.
Isto tem de vir um gajo com um "velho" e36 ... ensinar-vos como funcionam os e90

Última edição por pnogueira; 28-12-2012 às 14:05.
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 19-09-2013, 21:19   #12
Melodies
Mecânico de 2º Grau
 
Avatar de Melodies
 
Registado em: Jun 2013
Posts: 999
Padrão

Registering_Battery_Using_DIS

Pdf anexado
Ficheiros Anexados
Tipo de ficheiro: pdf Registering_Battery_Using_DISpdf.pdf (495.5 KB, 76 visualizações)
Melodies está desligado   Responder com citação
Antigo 20-09-2013, 19:07   #13
C4BR4L-320D
Ajudante de Mecânico
 
Avatar de C4BR4L-320D
 
Registado em: Jul 2012
Posts: 220
Padrão

Já agora alguém me consegue elucidar o que de tão especial tem as baterias recomendadas, as AGM... E quais os sintomas que o carro apresenta, pk disconfio k a minha bateria esteja p dar o peido

Sintomas: desliga me o sistema de som, acendem me luzes no painel de coisas sem nada a ver com a bateria (penso k o sistema desligue o menos necessário) depois se desligar, repousar e voltar a ligar funciona bem, até voltar a acontecer tudo de novo...
C4BR4L-320D está desligado   Responder com citação
Antigo 20-09-2013, 20:49   #14
pnogueira
Moderador
 
Avatar de pnogueira
 
Registado em: Dec 2012
Localização: La La Land
Posts: 22,749
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por C4BR4L-320D Ver Post
(penso k o sistema desligue o menos necessário)
Pensas bem, vai trocar isso asap

Citação:
Publicado originalmente por C4BR4L-320D Ver Post
Já agora alguém me consegue elucidar o que de tão especial tem as baterias recomendadas, as AGM...
Queres saber as diferenças das VRLA? Bem e recomenda-se AGM pois as de GEL são bem mais caras, mas se quiseres, são bem melhores obvio hehe.

Citação:
A VRLA battery (valve-regulated lead–acid battery) more commonly known as a sealed battery is a lead–acid rechargeable battery. Because of their construction, VRLA batteries do not require regular addition of water to the cells, and vent less gas than flooded lead-acid batteries.[1] The reduced venting is an advantage since they can be used in confined or poorly ventilated spaces.[2] But sealing cells and preventing access to the electrolyte also has several considerable disadvantages as discussed below.

VRLA batteries are commonly further classified as:

Absorbed glass mat (AGM) battery
Gel battery ("gel cell")

An absorbed glass mat battery has the electrolyte absorbed in a fiber-glass mat separator. A gel cell has the electrolyte mixed with silica dust to form an immobilized gel.
E a explicação das vantagens vs as baterias normais/antigas

Citação:
Why Choose an Absorbed Glass Matt (AGM) Batteries?
10 reasons why you should choose an AGM Battery

They are totally sealed against leakage and classed as spill proof;
They can be mounted on their side or end to suit space or environment;
They can be mounted inside your car, 4WD, caravan, camper or motor home, truck or marine vessel;
They do not need to be in a sealed box vented to the outside;
Because they have low internal resistance, they can be fully recharged at a lower voltage and accept a larger current (amps);
From a standard car, 4WD or truck alternator they wil recharge quickly in about 2-3 hours. A deep cycle wet cell battery can take 8-12 hours to achieve only 70% to 80% of its potential charge;
They can be discharged much deeper than conventional deep cycle batteries;
Because of their design, AGM batteries can be recharged up to 5 times faster then a regular wet cell battery. AGM batteries are compatible for alarm penels, cars, 4WD, caravan, campers, motorhomes, truck and marine applications;
An AGM battery when left unattended will only discharge at a rate of up to 3% per month and even after 12 months sitting idle can be recharged and put back to a full charge. A normal wet cell battery discharges at a rate of up to 4% per week;
AGM batteries were originally developed for the military. They are designed and built tough, and will take an enormous pounding. They are designed to withstand shock and vibration better than any standard battery:

Absorbed Glass Mat (AGM) Batteries are sealed - AGM Batteries are still lead-acid batteries but are sealed instead of vented. The electrolyte is held captive in a fibrous glass mat that can't be spilled and therefore can be shipped without hazardous material restrictions.

Absorbed Glass Mat (AGM) Batteries Charge up to 5 times Faster - their charge acceptance is greater than flooded batteries and it requires significantly less time to recharge AGM batteries. This translates into higher efficiency which means a shorter generator run time or charging times, when it is necessary to recharge quickly. They also hold up better and at a higher voltage when heavy loads are powered by them.

Absorbed Glass Mat (AGM) Batteries have Great Performance with Excellent CCA Rating – AGM batteries are about 30% larger and heavier per nominal amp/hour but this is substantially offset by their ability to be charged more thoroughly and discharged more deeply. Their size and weight are thus comparable in terms of usable capacity for excellent deep cycle life.

Absorbed Glass Mat (AGM) Batteries have a Long Shelf Life – The storage life of your FirstStart AGM battery is usually between 9 to 12 months at room temperature starting from a charged condition. Always store your batteries in a dry, clean, cool environment.

Your AGM FirstStart Battery can be safely mounted in any position.
__________________

Your car it's Your story ... As so ... Don't let Others Write the Book.
OLD < E36 COUPE > < E36 CABRIO > NEW < E39 Limo > E36 DIY

Última edição por pnogueira; 20-09-2013 às 20:55.
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 25-09-2013, 16:00   #15
C4BR4L-320D
Ajudante de Mecânico
 
Avatar de C4BR4L-320D
 
Registado em: Jul 2012
Posts: 220
Padrão

Bem ao k parece fiz bem em levar o carro ao medico, vai ter de levar um alternador novo e um cabo negativo da bateria... A dita bateria encontra-se de boa saúde... Vamos ver como se porta depois...
C4BR4L-320D está desligado   Responder com citação
Antigo 25-09-2013, 18:10   #16
pnogueira
Moderador
 
Avatar de pnogueira
 
Registado em: Dec 2012
Localização: La La Land
Posts: 22,749
Padrão

Novo? não basta trocar as escovas? Deu mm o berro?
__________________

Your car it's Your story ... As so ... Don't let Others Write the Book.
OLD < E36 COUPE > < E36 CABRIO > NEW < E39 Limo > E36 DIY
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 25-09-2013, 19:52   #17
C4BR4L-320D
Ajudante de Mecânico
 
Avatar de C4BR4L-320D
 
Registado em: Jul 2012
Posts: 220
Padrão

A avaria é no regulador de tensão, há sobretensao em vários componentes, se fosse eu a fazer so trocava o regulador, mas ali é tudo á grande... Alternador novo... E vou pedir o meu velho p trazer p casa :-)
C4BR4L-320D está desligado   Responder com citação
Antigo 11-10-2013, 17:10   #18
FSalema
Lavador
 
Registado em: Oct 2013
Posts: 5
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por C4BR4L-320D Ver Post
A avaria é no regulador de tensão, há sobretensao em vários componentes, se fosse eu a fazer so trocava o regulador, mas ali é tudo á grande... Alternador novo... E vou pedir o meu velho p trazer p casa :-)
A este propósito só posso dizer bem da BMW da Guarda. Fomos de férias no E90 até França e a bateria foi ter com o criador em plena 6a feira em zona rural. Basicamente veio o reboque lá ligou os cabos, mas à primeira deve ter trocado os polos e desconfiamos mais tarde já na bmw que se deve ter sido isto que mandou o alternador com os cães.

Anyway o carro lá ligou e viemos em direcção a uma cidade maior onde no sábado de manhã tivemos de recorrer a uma norauto para trocar a bateria. Já a regressar a Portugal não têm noção do que foi para chegar a Vilar Formoso, o natal chegou mais cedo e o carro parecia saído do Poltergeist, as escovas ligavam sozinhas, não tinha controlo de piscas, o carro aos soluços, as luzes interiores desligaram-se, enfim um grande susto. Lá dormimos a noite na guarda e de manhã o carro deu entrada na marca.

Confirma-se que o carro tem de ser reprogramado mas mantendo se o problema o eng. pediu a electricista amigo para trazer material que eles não têm (porque o hábito/ordens da marca é esta estragado não se arranja, troca por novo) para avaliar o alternador e de facto era uma peça feita em churrasco que trocaram e o carro ficou um brinco.

Gostamos bastante do serviço por lá sobretudo por terem arranjado em vez de gastar um balburdio num alternador novo.
FSalema está desligado   Responder com citação
Antigo 11-10-2013, 23:37   #19
pnogueira
Moderador
 
Avatar de pnogueira
 
Registado em: Dec 2012
Localização: La La Land
Posts: 22,749
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por FSalema Ver Post
Gostamos bastante do serviço por lá sobretudo por terem arranjado em vez de gastar um balburdio num alternador novo.
Caso raro Ainda bem que tudo correu por bem no final
__________________

Your car it's Your story ... As so ... Don't let Others Write the Book.
OLD < E36 COUPE > < E36 CABRIO > NEW < E39 Limo > E36 DIY
pnogueira está desligado   Responder com citação
Antigo 12-10-2013, 10:56   #20
morcão
Designer Aspirante
 
Avatar de morcão
 
Registado em: Mar 2012
Localização: Por aí em PT
Posts: 3,852
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Rúben Kakuako Ver Post
- Eu comprei ao Daniel@DR CAR, E quanto a reset, nunca ouvi falar disso, nem nas oficinas da BMW,
Nos E46 e E36 e antigos não mas nos mais recentes sim, tem de se registar a data da troca da bateria para informar o sistema sobre a carga a aplicar, pois numa bateria cansada o alternador tem de se "esforçar" mais para ter todo o sistema eléctrico funcional, fica aqui em PT a informação......

Registar a substituição da bateria
Por que se deve registar a substituição da bateria?

Depois de se montar uma nova bateria, deve efectuar-se a função especial Registar substituição da bateria. O registo da substituição da bateria é necessário para assinalar à gestão de potência (software no sistema electrónico do motor e sensor inteligente de bateria) que foi montada na viatura uma nova bateria.
Se o registo da substituição da bateria, a gestão de potência não funciona correctamente e podem surgir restrições de funcionamento, como, por exemplo, a redução ou desactivação de consumidores individuais.

Registar a substituição da bateria

Através desta função especial é assinalada à gestão de potência na DME/DDE uma substituição da bateria. São processadas as seguintes acções:

•A quilometragem actual é memorizada para a substituição da bateria.

•Os valores de medição memorizados (estados de carga da bateria, corrente, tensão, temperatura, etc.) são apagados.

•A gestão de potência é inicializada.

Substituição de bateria: outra capacidade da bateria ou bateria AGM

Visto a bateria depender do motor e do equipamento, as seguintes informações no CAS estão codificadas:

•capacidade da bateria (por exemplo, 90 Ah)

•modelo de bateria: bateria AGM ou bateria de chumbo/ácido.

Durante a substituição da bateria, deve utilizar-se, por regra, a capacidade da bateria montada de série.
Ao montar uma bateria de capacidade maior ou menor ou ao montar uma bateria AGM, o CAS deve portanto ser recodificado através do Progman:

•Com o Progman, efectuar o reequipamento ”Bateria” (seleccionar a capacidade da bateria montada).

•Adicionalmente, registar a substituição da bateria com esta função especial.



Bateria: capacidade da bateria e modelo de bateria

A capacidade da bateria pode ser consultada no autocolante com os dados técnicos. No outro autocolante encontram-se as indicações de segurança.
As baterias AGM identificam-se pela caixa preta. As baterias AGM resistentes a ciclos são aplicadas em caso de solicitações específicas da rede de bordo, em função do equipamento e da exigência.

Espero ter ajudado
__________________
E61-530d/2006/M57T2 306D3 170kw

http://www.claytex.com/wp-content/up..._animation.gif

Última edição por morcão; 12-10-2013 às 10:59.
morcão está desligado   Responder com citação
Resposta


Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)
 
Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar
Você não pode publicar novos tópicos
Você não pode publicar respostas
Você não pode publicar anexos
Você não pode editar os seus posts

Código [IMG] Sim
Código HTML Desligado
Ir para...

Tópicos Similares
Tópico Tópico Iniciado por Fórum Respostas Última Mensagem
luz amarela da bateria sticktuning Problemas / Soluções e Ajudas 1 29-11-2012 14:16
Ajuda e46 320d luz bateria ninjahatory Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) 1 05-09-2012 19:40
Apresentação 320d E46 + 320d E91 Touring z7x8c9 Apresentação 10 30-04-2012 19:19
Bateria Z3 2.0 gopedro Série Z ( Z1, Z3, Z4, Z8 ) 5 23-11-2010 22:38
320d ou 320i e 46 cris1974 Discussão Genérica 14 21-01-2010 16:04


Horários baseados na GMT. Agora são 04:21.


Powered by vBulletin® Version 3.7.1
Copyright ©2000 - 2014, Jelsoft Enterprises Ltd.
Todos os direitos reservados 2008-2014