Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 13-12-2010, 22:27   #1
Alexys
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Dec 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Alexys
Padrão Retirar catalizador

Boa noite
Tenho uma 320d touring 02 150cv , acontece que fui a uma casa de escapes e mandei retirar catalisador do meio ... a carrinha em baixa ficou mais agressiva (com mais força ), ate ai tudo bem o problema foi quando fui autoestrada para ver o resultado deparei-me que perdi cerca de 60km/h ou seja neste momento nao passa dos 180km/h.
Em conversa com um amigo meu que tem um 318 tds que tambem retirou o catalisador aconteceu-lhe a mesma coisa perdeu velocidade ...
Pergunto se isto ja aconteceu a mais alguem ?
Sera que realmente vale a pena retirar catalisador ?

Cumprimentos

Alexandre Bernardo
Alexys está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 14-12-2010, 02:33   #2
viper
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por GASS Ver Post
eu tou a pensar por tudo directo so com a panela final mas ainda estou em estudo, para ver se compensa mesmo ou nao, tou indeciso ainda
Não te esqueças da IPO... Quando lá fores vais ter que voltar a meter tudo de origem.
viper está desligado   Responder com citação
Antigo 14-12-2010, 09:10   #3
Innuendo
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por viper Ver Post
Não te esqueças da IPO... Quando lá fores vais ter que voltar a meter tudo de origem.
Sem dúvida, o viper tem razão.

O ideal será fazeres um sistema com falanges que facilite a remoção e colocação do sistema antigo!

ps. esqueci-me de acrescentar, para quem se queixa disso da velocidade, existem simuladores para enganarem a ECU e fazerem com que não faça esse "corte" de que falo.

Mas informem-se primeiro dado que dei de ex o meu mini e não um 320d!
Innuendo está desligado   Responder com citação
Antigo 14-12-2010, 15:28   #4
AderitoMachado
Mecânico de 2º Grau

Registado em: Aug 2010
Padrão

não podes perder ponta apenas por remover o catalizador, podes perder é pela forma como foi removido nao estar um trabalho em condiçoes e haver perdas
AderitoMachado está desligado   Responder com citação
Antigo 14-12-2010, 16:54   #5
viper
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por AderitoMachado Ver Post
não podes perder ponta apenas por remover o catalizador, podes perder é pela forma como foi removido nao estar um trabalho em condiçoes e haver perdas
Concordo com a tua afirmação de uma forma genérica. Aqueles 60Km/h foram pedidos não pela remoção mas pela forma como foi feita.
No entanto, ao remover o catalisador eventualmente poder-se-há perder cavalos devido à perda de backpressure.
viper está desligado   Responder com citação
Antigo 14-12-2010, 17:05   #6
Innuendo
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Meus caros.

1º Retirei o miolo ao meu e o carro claramente ganhou.
2º A menos que se ponha um tubo extremamente largo dos colectores até ao fim, nunca se irião perder 60kmh.... fico na minha do "há um problema aí"..
3º Recordo-vos que para estarmos a falar de 60km h de vel a menos, estaremos a falar de menos 40cv's +- e 40cv's numa linha de escape não faz sentido...
Antigo 14-12-2010, 21:35   #7
Daniel@DR CAR
Patrocinado Dedicado

Registado em: Sep 2010
Enviar mensagem via Windows Live Messenger para Daniel@DR CAR
Padrão

Acho muito estranho

Retirar o miolo ou mesmo por completo o Catalítico it´s the same thing.

Deixa-me fazer-te uma pergunta, ao retirares o Catalítico, metestes lá alguma coisa, tipo um tubo ou algo do género?

Ia fazer o mesmo ao meu, mas sendo assim, vou ponderar, em vez de retirar, colocar é mais um, a ver se ganha mais Power e ao mesmo tempo ajudar a não poluir tanto

Mas agora falando a sério, poderá ser coincidência, mas ao meu ver, deves ter um problema grave a nível de mecânica, e não a nível de escape. Mete o Carro à Máquina a ver que erros te dá. Por vezes as coincidências são tantas, que ao fazer uma alteração poderá haver outra situação que já não estava muito saudável que acabou por dar o berro.

Boa Sorte com a resolução deste problema, mas vai por mim, não é com o Catalítico que te tens de preocupar
Daniel@DR CAR está desligado   Responder com citação
Antigo 14-12-2010, 21:37   #8
Alexys
Aprendiz de Mecânico

Padrão

O catalisador foi retirado levou um tubo de 60mm com falange dos dois lados , na mesma altura tambem coloquei jante 18 , sera que esses 2 factores juntos contribuiram para isso... pois tambem nao sei , mas para fazer experiencia quando tiver um tempo vou retirar o tubo e colocar de novo o catalisador para ver se existe diferença ,visto que ficou pratico com as falanges , ja a pensar no IPO

Cumprimentos

Alexandre Bernardo
Alexys está desligado   Responder com citação
Antigo 15-12-2010, 11:09   #9
GASS
Mecânico de 3º Grau

Registado em: Jul 2010
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por DR CAR Ver Post
Não me parece que seja daí. É uma perda muito grande.
Diz-me uma coisa, o teu E46 é um 320d de 136cv ou de 150cv?
o meu é um de 150 e fui-me informar a uma casa de escapes e ele diz que consegue por um tubo dentro d catalizador, nao fica vizivel que o catalizador ja nao esta a fazer o efeito dele e também diz que não ha prob porque não conseguem detectar que foi tirado, ele explicou-me que os de 150 têm dois catalizadores, um logo à saida do colectores e outro mais atras e se tirar só um vou ganhar mais em baixas, a ponta mantem e vai fazer um pouco mais de barulho de turbo, agora se e verdade ou mentira n sei
GASS está desligado   Responder com citação
Antigo 15-12-2010, 13:33   #10
Alexys
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:
o meu é um de 150 e fui-me informar a uma casa de escapes e ele diz que consegue por um tubo dentro d catalizador, nao fica vizivel que o catalizador ja nao esta a fazer o efeito dele e também diz que não ha prob porque não conseguem detectar que foi tirado, ele explicou-me que os de 150 têm dois catalizadores, um logo à saida do colectores e outro mais atras e se tirar só um vou ganhar mais em baixas, a ponta mantem e vai fazer um pouco mais de barulho de turbo, agora se e verdade ou mentira n sei
Pois foi o que eu fiz tirei so o do meio,o que esta junto aos colectores ficou , sim eu ganhei em baixas mas perdi ponta , faz um pouco mais de barulho mas nao e do turbo e mesmo do motor (escape) em relaçao ao turbo nao tem porque fazer mais barulho ate porque liberta mais a saida dos gases nao esforça tanto o turbo , se tens o turbo a fazer tipo um assobio entao e melhor veres isso antes de partir , na BMW sao 300 euros reparar o turbo, em relaçao a colocarem um tubo dentro do catalisador toma atençao porque o tubo nao entra a direito dentro da catalisador entra enviusado.
Alexys está desligado   Responder com citação
Antigo 18-12-2010, 02:21   #11
Innuendo
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:

Chama-se pré-catalizador, não são 2 catalizadores!

Quanto à questão da potência, já disse o que tinha a dizer!
Antigo 30-09-2012, 20:48   #12
Pedro_320d
Ajudante de Mecânico

Registado em: Sep 2012
Padrão Retirar catalizador

Boas pessoal tenho uma 320d touring E46 tenho uma duvida como o titulo indica queria retirar o catlizador, mas será que perde rendimento,alguma pressão..ou da mais rendimento?
gostava que quem tiver dentro do assunto me desse uma luz.
Obrigado. Cumprimentos.
Pedro_320d está desligado   Responder com citação
Antigo 30-09-2012, 22:25   #13
GASS
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Pedro_320d Ver Post
Boas pessoal tenho uma 320d touring E46 tenho uma duvida como o titulo indica queria retirar o catlizador, mas será que perde rendimento,alguma pressão..ou da mais rendimento?
gostava que quem tiver dentro do assunto me desse uma luz.
Obrigado. Cumprimentos.
Vai dar mais rendimento em baixas

Convem é que na ipo tenhas la o catalizador no sitio nem que seja só para marcar presença
Antigo 01-10-2012, 01:52   #14
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Pedro_320d Ver Post
tenho uma 320d touring E46 tenho uma duvida como o titulo indica queria retirar o catlizador, mas será que perde rendimento,alguma pressão..ou da mais rendimento?
Não te metas nisso... Para quê assassinar o ambiente? Faz uma reprogramação, que aí sim terás um aumento de performance.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 01-10-2012, 10:16   #15
GASS
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Não te metas nisso... Para quê assassinar o ambiente? Faz uma reprogramação, que aí sim terás um aumento de performance.
A fazer uma repro tb não estas a assassinar o ambiente? repro = fumo
Antigo 01-10-2012, 13:22   #16
ode_joy
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Mar 2012
Padrão

Nem todas as repros fazem fumo...
ode_joy está desligado   Responder com citação
Antigo 01-10-2012, 15:47   #17
Rúben Kakuako
Chefe de Projectos

Registado em: Sep 2011
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
não Te Metas Nisso... Para Quê Assassinar O Ambiente? Faz Uma Reprogramação, Que Aí Sim Terás Um Aumento De Performance.
Citação:
Publicado originalmente por ode_joy Ver Post
nem Todas As Repros Fazem Fumo...
- X2

Rúben Kakuako está desligado   Responder com citação
Antigo 01-10-2012, 16:57   #18
GASS
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por ode_joy Ver Post
Nem todas as repros fazem fumo...
Sim a minha não faz quase fumo nenhum mas faz um pouco mais do que qundo estava de origem.
Antigo 02-10-2012, 06:44   #19
Pedro_320d
Ajudante de Mecânico

Registado em: Sep 2012
Padrão

Boas
obrigado a todos pela ajuda,a minha ja tem repro soft, queria que fizesse um bocadinho de brulhinho ,mas não queria perder rendimento nem em baixas nem em ponta como vi muitos que perderam,que me aconselham?
ja agora,quantos catalisadores tem a minha? 2? se tem dois qual o que aconselham tirar?
Cumps
Pedro_320d está desligado   Responder com citação
Antigo 02-10-2012, 13:25   #20
ode_joy
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Mar 2012
Padrão

GASS, uma repro podes mexer apenas com valores de pressão de turbo, ou fazer com que a mistura seja feita com mais ar que gasóleo, e aí continuas sem ter fumo.
(claro que não é aconselhável)

Quanto ao tema do Tópico, limpar os 2 catalisadores e trabalhar a panela final
ode_joy está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar