Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X )

Notícias

Série 3 ( E21, E30, E36, E46, E9X, F3X ) Secção dedicada a todos os utilizadores com BMW´s da Série 3

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 09-08-2011, 15:46   #1
oscarfcn
Aprendiz de Mecânico

Registado em: May 2010
Padrão pneus runflat

criei este tópico porque acho importante a informação para todos aqueles que, são possuidores de veículos em que originalmente vêm equipados de pneus runflat. O mesmo aconteceu comigo e quando chegou a altura de trocar de pneus e me informaram dos preços (+ou- 210 €/pneu), até me caíram os guizos ao chão
é normal que logo a seguir, como qualquer um faria, perguntei se era possível colocar dos normais, até porque com o preço de um pneu runflat consegue-se colocar dois dos normais.como ouvi várias opiniões diferentes, achei por bem seguir o meu instinto que me dizia que não havia motivo do porquê não poder levar pneus normais.
o meu primeiro erro foi colocar apenas 2 pneus normais, e ainda por cima nas rodas traseiras.a consequência disto levou o carro apartir dos 80km/h a fugir de traseira, era como se estivesse-mos a conduzir no meio de um furacão (fugia para os lados alternadamente).
de seguida troquei os pneus normais para a frente e os runflat para trás. notei uma ligeira diferença pela positiva, conseguia atingir os 120 km/h sem problema, mas ainda com alguma instabilidade.
já sem nada a perder, troquei os últimos pneus runflat por normais ficando assim já com os quatro.
CONCLUSÃO: o carro ficou muito mais confortável e cheguei já a atingir os 220km/h sem qualquer problema. agora não vou mentir, que até porque desde 2001 que só conduzo BMW, e todos nós sabemos o quanto a condução desta marca é mais dura de suspensão e até agressiva, com este conforto todo sinto-me um bocado inseguro na condução,é como se o carro oscilasse(como as banheiras da passat e audi, sem querer ofender susceptibilidades), mas como muitos dizem é uma questão de hábito.
oscarfcn está desligado  
                                                        Responder com citação
Antigo 09-08-2011, 18:53   #2
jpaulo78
Aprendiz de Mecânico

Registado em: May 2011
Padrão

boas , tb troquei os meus de tras que eram runflat por normais acho que o carro fica a fugir um bocado pois os da frente sao rf ( a minha mulher diz que é da minha cabeça) acham que é só da minha cabeça ou devo de meter os 4 iguais?
jpaulo78 está desligado   Responder com citação
Antigo 09-08-2011, 21:34   #3
Miguel Duarte
Ajudante de Mecânico

Registado em: Jan 2011
Padrão

É normal o carro ter menos segurança, pois o pneu normal é mais mole, principalmente as paredes laterais do pneu e é normal que abane mais e por sua vez ser menos seguro. Eu condução desportiva o pneu vai dobrar muito mais e por conseguinte curva menos. Tem também o inconveniente de poder danificar mais depressa as jantes pois ao dobrar o pneu é natural que a mocada chegue à jante.
Também tem vantagens, tal como foi dito, o facto de ser mais mole torna o habitaculo mais confortavel e para quem não faz uma condução desportiva é uma vantagem.
Tenho também como experiência pessoal, o facto de ter neste momento runflat e reparei à poucos dias que tenho duas mocadas das jantes e nem sequer marca no pneu tem. o que quer dizer que o facto do pneu ser rijo fez com que este não se danificasse. Na minha anterior viatura sem pneus runflat, no mesmo buraco rebentei 2 pneus e penso que se tivesse runflat tinha aguentado o impacto.
Miguel Duarte está desligado   Responder com citação
Antigo 10-08-2011, 12:42   #4
giwasa
Ajudante de Mecânico

Registado em: Mar 2010
Padrão

ja falei noutro topico mas aqui vai outra vez.

os bmw actuais veem de fabrica com runflat, todos menos os M.
Sendo assim a suspensao vem mais mole que o normal. ou seja para compensar a rigidez extrema do runflat tem de der um setup mais mole.

depois quando se coloca non runflat o carro fica inguiavel.
com menos estabilidade.
quem anda mais devagar se calhar nao nota muito. agora quem anda mais depressa vai notar sempre um pouco de instabilidade e o carro mais mole.

o ideal seria meter non runflat e logo uma suspensao mola/amortecedor mais rijo.

assim fica a curvar muito bem e com acesso a pneus mais baratos.

link do projecto:
http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=4958
giwasa está desligado   Responder com citação
Antigo 10-08-2011, 13:38   #5
jpaulo78
Aprendiz de Mecânico

Padrão

desculpa la mas ainda ontem tive na bmw de corroios e eles teem la carros novissimos a venda sem runflat tanto serie 1 como serie 3
Antigo 10-08-2011, 14:11   #6
oscarfcn
Aprendiz de Mecânico

Padrão

o giwasa tem razão. outra diferença que se nota na troca de pneus non runflat, é na rotação da direcção. o carro corresponde a uma menor rotação do volante, e até se pode tornar perigoso ao efectuar uma manobra rápida de alguma urgência. mas penso que a solução mais económica e segura será mesmo a troca da suspenção. agora como jpaulo78 disse em relação aos modelos novos, acharia por bem que a BMW não "obrigasse" os seus futuros clientes ao uso de pneus runflat.
Um grande erro da BMW foi, a meu ver, além do uso obrigatório de pneus runflat, não deixar o uso como uma opção tal como outras marcas. digo-vos isto porque o meu carro não veio com espaço nem sequer solução possível para o uso de pneu subselente.como é que eu faço? no meu caso como possuidor já do sistema cic idrive, tenho a vantagem de ser avisado por este sistema à mínima perda possível de ar num pneu. cabe-me a seguir parar o carro, avaliar a situação, e em caso de furo chamar o reboque. espero não estar com pressa, porque além de o reboque me levar ao local de destino, ainda poupo no combustível
oscarfcn está desligado   Responder com citação
Antigo 10-08-2011, 14:17   #7
jpaulo78
Aprendiz de Mecânico

Padrão

olha em relaçao ao furo tens de comprar um kit de reparaçao com espuma etc, mas se tiveres runflat nao precisas , eu por mim ja tive rf e gostei nao achei duro pelo contrario mas o preço !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Antigo 10-08-2011, 15:47   #8
rgni
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por giwasa Ver Post

Sendo assim a suspensao vem mais mole que o normal. ou seja para compensar a rigidez extrema do runflat tem de der um setup mais mole.

com menos estabilidade.
quem anda mais devagar se calhar nao nota muito. agora quem anda mais depressa vai notar sempre um pouco de instabilidade e o carro mais mole.

o ideal seria meter non runflat e logo uma suspensao mola/amortecedor mais rijo.

Como és capaz de te lembrar de outros tópicos, eu passei para Não Runflat, e minimizei esse efeito com um pouco mais de pressão nos pneus... mas mesmo assim gostava que ele me transmitisse ainda mais estabilidade, queria mesmo acabar com o efeito barco... tens alguma sugestão de mola/amortecedor para o meu(e92 320d de 2007 com kit m)?
rgni está desligado   Responder com citação
Antigo 10-08-2011, 17:21   #9
Miguel Duarte
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por giwasa Ver Post

com menos estabilidade.

É completamente errado. Pelo contrário, os M é que trazem todos runflat. O meu é M e traz runflat de origem.
Antigo 10-08-2011, 17:24   #10
Miguel Duarte
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por oscarfcn Ver Post
o giwasa tem razão. outra diferença que se nota na troca de pneus non runflat, é na rotação da direcção. o carro corresponde a uma menor rotação do volante, e até se pode tornar perigoso ao efectuar uma manobra rápida de alguma urgência. mas penso que a solução mais económica e segura será mesmo a troca da suspenção. agora como jpaulo78 disse em relação aos modelos novos, acharia por bem que a BMW não "obrigasse" os seus futuros clientes ao uso de pneus runflat.
Um grande erro da BMW foi, a meu ver, além do uso obrigatório de pneus runflat, não deixar o uso como uma opção tal como outras marcas. digo-vos isto porque o meu carro não veio com espaço nem sequer solução possível para o uso de pneu subselente.como é que eu faço? no meu caso como possuidor já do sistema cic idrive, tenho a vantagem de ser avisado por este sistema à mínima perda possível de ar num pneu. cabe-me a seguir parar o carro, avaliar a situação, e em caso de furo chamar o reboque. espero não estar com pressa, porque além de o reboque me levar ao local de destino,

ainda poupo no combustível
Não precisa de ter ecrã grande para ter avisador da pressão dos pneus. O meu não tem ecrã e tem avisar no visor dos manómetros.
Antigo 10-08-2011, 17:30   #11
Miguel Duarte
Ajudante de Mecânico

Padrão

Já vi aqui tantas opiniões e quase todas vêem os runflat como o fim do mundo. Existem os dois tipos de pneus, agora so resta escolher.
Uma coisa que me faz confusão é andarem sempre muito picuinhas Com o preço das coisas. O que querem? Andar de BMW ao preço de um DACIA? Impossível. Tem de colocar na cabeça que é sempre mais difícil de manter um bom carro do que o comprar. Se acham que não conseguem , compram um corsa e DACIA e acabaram as queixas.
Já cheguei a ver aqui um a dizer que um esguicho do lava farois que custa 30 ou 40 é caro, por amor de Deus.

Para os que vistam a carapuça mudem de marca pois não fazem ca falta.

Última edição por Miguel Duarte; 10-08-2011 às 17:34.
Antigo 10-08-2011, 17:41   #12
rgni
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por Miguel Duarte Ver Post
É completamente errado. Pelo contrário, os M é que trazem todos runflat. O meu é M e traz runflat de origem.
Desculpa mas estás equivocado.... tu deves ter um carro com "KIT M" que nada tem a ver com um ///M ou seja um carro feito pela divisão desportiva da BMW (1M, M3, M5, M6, Z3M, Z4M...)
Os ///M NÃO TRAZEM Runflat de origem...
Antigo 10-08-2011, 17:45   #13
rgni
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Já vi aqui tantas opiniões e quase todas vêem os runflat como o fim do mundo. Existem os dois tipos de pneus, agora so resta escolher.
Uma coisa que me faz confusão é andarem sempre muito picuinhas Com o preço das coisas. O que querem? Andar de BMW ao preço de um DACIA? Impossível. Tem de colocar na cabeça que é sempre mais difícil de manter um bom carro do que o comprar. Se acham que não conseguem , compram um corsa e DACIA e acabaram as queixas.
Já cheguei a ver aqui um a dizer que um esguicho do lava farois que custa 30 ou 40 é caro, por amor de Deus.

Para que saibas há quem mude de Runflat para normais simplesmente porque não gosta de Runflats... Tanto que a maioria que troca para Não Runflat acaba por depois gastar dinheiro numa suspensão mais rija, logo a questão nem sempre é o não querer gastar mas 200 ou 300 euros numa muda de pneus...
Antigo 10-08-2011, 18:01   #14
Miguel Duarte
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por rgni Ver Post
Desculpa mas estás equivocado.... tu deves ter um carro com "KIT M" que nada tem a ver com um ///M ou seja um carro feito pela divisão desportiva da BMW (1M, M3, M5, M6, Z3M, Z4M...)
Os ///M NÃO TRAZEM Runflat de origem...
Ok, tens toda a razão e peco já desculpa por isso, pensei que te estivesses a referir pack-M
Antigo 10-08-2011, 18:18   #15
oscarfcn
Aprendiz de Mecânico

Padrão

Citação:

pelos vistos há quem nade em dinheiro. dizer que não há diferença entre gastar 400 € ou 800 € na muda de 4 pneus?... desculpa que te diga mas de picuinhas aqui não há ninguém. além do mais,no poupo é que está o ganho.e mesmo que alguém o seja, não está a ser com o teu dinheiro.resta-te apenas respeitar a opinião de todos sem criticar as carteiras de alguèm.
oscarfcn está desligado   Responder com citação
Antigo 10-08-2011, 19:31   #16
Miguel Duarte
Ajudante de Mecânico

Padrão

Citação:
pelos vistos há quem nade em dinheiro. dizer que não há diferença entre gastar 400 € ou 800 € na muda de 4 pneus?... desculpa que te diga mas de picuinhas aqui não há ninguém. além do mais,no poupo é que está o ganho.e mesmo que alguém o seja, não está a ser com o teu dinheiro.resta-te apenas respeitar a opinião de todos sem criticar as carteiras de alguèm.
E respeito e por isso dei-me a liberdade que me assiste a mim e aos outros de dar a minha opinião. E ao contrário do que tu fizeste eu aceito bem a tua.
Mas mantenho a minha de que a maior parte não são dignos da marca pois querem ter o que não podem. Eu com o dinheiro que dei por o meu BMW podia comprar um bom porsche com menos de 10 anos mas não o fiz para não andar a chorar com o preço da manutenção de um carro usado.
Ainda bem que vivemos em democracia para cada um fazer o que lhe apetece.
Antigo 11-08-2011, 08:45   #17
jpaulo78
Aprendiz de Mecânico

Padrão

bem agora passamos de falar de bmw`s para passar a falar de euros!!!!!!mas qual é o problema de dizer que tudo na bmw é bem mais caro as vezes chega a custar o dobro do que cá fora??ninguem esta a meter a marca em causa agora cada um sabe de si respeitando as opiniões dos outros ,pelo amor de deus estamos aqui para nos ajudarmo-nos uns aos outros!!!! bons klms
Antigo 11-08-2011, 10:27   #18
viper
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por jpaulo78 Ver Post
desculpa la mas ainda ontem tive na bmw de corroios e eles teem la carros novissimos a venda sem runflat tanto serie 1 como serie 3
São mesmo runflat??? Será que também mudaram o par amortecedor/mola? Isso está homologado ou vai dar problemas futuros?

Como é caso o carro tenha um acidente? Nesse caso a polícia vai meter no seu relatório que o carro utilizava pneumáticos incorrectos e a seguradora usar esse factor para não pagar...
viper está desligado   Responder com citação
Antigo 11-08-2011, 10:32   #19
rgni
Mecânico de 3º Grau

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por viper Ver Post
São mesmo runflat??? Será que também mudaram o par amortecedor/mola? Isso está homologado ou vai dar problemas futuros?

Como é caso o carro tenha um acidente? Nesse caso a polícia vai meter no seu relatório que o carro utilizava pneumáticos incorrectos e a seguradora usar esse factor para não pagar...
Não há qualquer problema com as seguradoras por se usar Não Runflat... não se deixem influenciar pelo caso Angélico, muito do que se ouviu são coisas ditas só para impressionar e vender mais revistas...
Antigo 11-08-2011, 10:36   #20
viper
Ajudante de Mecânico

Registado em: Aug 2009
Padrão

Citação:
acharia por bem que a BMW não "obrigasse" os seus futuros clientes ao uso de pneus runflat....
digo-vos isto porque o meu carro não veio com espaço nem sequer solução possível para o uso de pneu subselente.como é que eu faço?
oscarfcn, conduzes à quantos anos? Tiveste quantos furos?
Mas, olha que o jpaulo78 tem a resposta para a tua pergunta:

Citação:
Publicado originalmente por jpaulo78 Ver Post
olha em relaçao ao furo tens de comprar um kit de reparaçao com espuma etc, mas se tiveres runflat nao precisas , eu por mim ja tive rf e gostei nao achei duro pelo contrario mas o preço !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Citação:
Se conhecesses o Giwasa, tinhas noção que dizer "É completamente errado" em relação a algo que ele escreveu só te vai deixar mal. Ele sabe mais de carros do que tu alguma vez saberás!
viper está desligado   Responder com citação
Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar