Voltar   Fórum BMW Portugal > Secção Automóvel > Discussão Genérica

Notícias

Discussão Genérica Secção de discussão sobre aspectos genéricos

Resposta

Ferramentas do Tópico
Antigo 23-09-2010, 20:32   #21
Rater
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Sep 2010
Padrão

Desculpem este off topic mas embora tenha comprado um carro a diesel recentemente, cada vez vejo mais, para se andar bem (a uma boa velocidade) e barato, é um bom carro a gasosa tipo (por exemplo 523 I para cima ou Audi 1.8 Turbo, etc para cima ) e envenena-lo com GPL. É apenas a minha opinião.
Rater está desligado   Responder com citação
Antigo 23-09-2010, 22:03   #22
lude
Moderador

Registado em: Mar 2009
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por M-Maika Ver Post
Portanto, se és um forreta (não me refiro directamente a ti ) e tens pouco dinheiro eu recomendo a comprares um carro a diesel, pois poupas bastante pasta e até anda razoávelmente bem
Se pensarmos que um 335d reprogramado pode ficar com 380cv...
Acho que para carro do dia-a-dia anda espectacularmente bem!
Mas, para ir a um trackday ou algo do género um GT3 efectivamente "é outra loiça".
Nem é só pelas performances puras, mas também como as atinge. O "feeling" é completamente distinto.

Citação:
a audi tem o R8 com motor V12 a diesel
Gosto de dialogar sobre estes assuntos......
Conheço quem tem um carro com o V12 TDI da VW e está extremamente desiludido.
Parece que aquilo avaria "todos os dias", algo ridículo mesmo!
Outro factor de grande descontentamento são os consumos de óleo ridiculamente elevados.

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 23-09-2010 às 22:07.
lude está desligado   Responder com citação
Antigo 23-09-2010, 22:44   #23
Munich
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Dec 2008
Padrão

Citação:
Conheço quem tem um carro com o V12 TDI da VW e está extremamente desiludido
Não me digas que é aquele caso do "Pesadelo Volkswagen"
É um Touareg que anda em cima de um reboque e vai circulando por todos os concessionários de Lisboa.
Até já apareceu no telejornal!

Voltando ao tópico, estas discussões diesel vs gasolina já andam pelos foruns automóveis há mais de 10 anos.

Também eu uso carros a diesel no dia-a-dia.
Porém, se falarmos de condução desportiva, para mim nada substitui a gasolina. Há uma envolvência que não consigo retirar de um diesel.
E mesmo que o diesel seja mais rápido, continuo firme nessa convicção.
Munich está desligado   Responder com citação
Antigo 24-09-2010, 10:31   #24
tommy1954
Lavador

Registado em: Sep 2010
Padrão diesel/gasolina

Pois creio que o problema é sempre o mesmo, dinheiro e rentabilidade!
Creio que é consensual , a gasolina dá mais gozo , as rotações sobem por ali a cima , o barulinho do motor não tem nada a ver, mas os diesel evoluiram muitissimo ,tambem já nos conseguem divertir e até já ganham as 24h de Le Mans!
tommy1954 está desligado   Responder com citação
Antigo 24-09-2010, 21:49   #25
M-Maika
Moderador

Registado em: Oct 2008
Padrão

Citação:
Publicado originalmente por BlackOpenAir Ver Post
Vou mandar uns bitaites, para picar algumas mentes (mas não muito).
Primeiro, quando dizem que a comparação deve ser feita tendo em conta os valores dos carros em análise, fico com pena daqueles senhores que querem comprar Ferraris, Lamborghinis, Bugattis (e todas as outras marcas de superdesportivos de que se possam lembrar) e não têem a versão a diesel para comparar.
Segundo ponto, é verdade que os diesel já são utilizados em competição e até ganham. Pudéra, os gasolina têem restrições que nunca mais acabam para que os diesel tenham alguma hipótese de sucésso.
E por último, na prespéctiva dos carros mais comuns, pedemos ver que um motor a gasolina tem um potencial muito superior a um diesel se vir-mos por exemplo que de um 1.6 a gasolina do grupo BMW são retirados 211 cv. às 6.000 rpm. e 260 Nm. entre as 1850 e 5600 rpm. (280 Nm. às 2000 rpm. com Overboost), e do diesel 1.6 do mesmo grupo apenas "saem" 110 cv. às 4000 rpm. e 240 Nm. entre as 1750 e 2000 rpm. (260 Nm. com Overboost). Para quem não souber, são motores que equipam os Mini JCW e Mini Cooper D respectivamente. Claro que se me perguntarem se a BMW não podia puxar mais um pouco pela mecânica diesel eu diria que sim mas sem nunca chegar perto dos valores do 1.6 a gasolina. E devemos perguntar, porquê fazer um versão superdesportiva a gasolina e a diesel não? Boa pergunta, não é.
Concordo plenamente.
Boa conclusão.

Cumprimentos,

Maika
EDC ( electronic damper control )
Jantes 19 OZ Ultraleggera HLT
GruppeM Ram AIR com filtro ar K&N
Escape completo SuperSprint Race

Projecto: http://www.forumbmwportugal.com/showthread.php?t=70

Fotos BMW M3: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=2
Fotos Tema BMW M3 frente a frente Porsche GT3 RS: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=121
M-Maika está desligado   Responder com citação
Antigo 25-09-2010, 07:00   #26
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por tommy1954 Ver Post
Pois creio que o problema é sempre o mesmo, dinheiro e rentabilidade!
Creio que é consensual , a gasolina dá mais gozo , as rotações sobem por ali a cima , o barulinho do motor não tem nada a ver, mas os diesel evoluiram muitissimo ,tambem já nos conseguem divertir e até já ganham as 24h de Le Mans!
Um super-desportivo a diesel realmente tem um certo barulho de motor (ou aliás... escape!) mas sobretudo uma gama de rotação elevada.
No final tenho uma comparação entre o trabalhar de um diesel e um gasolina, que poderá surpreender muitos
Mas, atenção que a maioria dos vulgares carros a gasolina tem uma gama de rotação não muito diferente de um diesel: os diesel fazem 5000rpm e os a gasolina 6000rpm.
Convém referir ainda que os carros a diesel da BMW rodam alegremente a rotações mais elevadas do que por exemplo os VAG.

Citação:
Primeiro, quando dizem que a comparação deve ser feita tendo em conta os valores dos carros em análise, fico com pena daqueles senhores que querem comprar Ferraris, Lamborghinis, Bugattis (e todas as outras marcas de superdesportivos de que se possam lembrar) e não têem a versão a diesel para comparar.
Que grande descoberta... Aqueles carros exclusivos (e de exposição, que não circulam nas estradas), comprados por menos de 0,0001% da população mundial não possuem modelos equivalentes, mas mais económicos a diesel.
A Porsche já chegou a anunciar que os seus modelos desportivos fazem menos de 2000km por ano. Será que faz muito sentido a marca gastar milhões e milhões no desenvolvimento de motores a diesel, quando já tem motores a gasolina que com pequenas alterações poderão melhorar o seu rendimento?

Já agora... Falando de carros mais normais,carros que eu ou tu podemos comprar, ainda à poucos anos a BMW anunciava em conferências de imprensa que nunca iria ter um cabrio a diesel.
Mas, a Audi lançou o A4 cabrio a diesel e a BMW lá teve que seguir os passos da Audi para não ficar para trás nesse segmento.

Quanto à Porsche, muitos consideravam que esta marca nunca poderia ter motores a diesel. Mas nos testes realizados ao Cayenne, a motorização que tem ganho mais elogios tem sido a diesel.

Citação:
Segundo ponto, é verdade que os diesel já são utilizados em competição e até ganham. Pudéra, os gasolina têem restrições que nunca mais acabam para que os diesel tenham alguma hipótese de sucésso.
Todos os carros possuem restrições, sejam a diesel ou a gasolina.

Citação:
E por último, na prespéctiva dos carros mais comuns,um motor a gasolina tem um potencial muito superior a um diesel se vir-mos por exemplo
Por enquanto, é verdade. Um bom motor a gasolina, com turbo eventualmente poderá ter mais potência que um motor a diesel.
Mas, lá por ser possível, não quer dizer que se verifique com os carros mais vendidos.

A maior parte das pessoas continua a preferir um motor a diesel em relação a um a gasolina.
Vjamos porquê, comparando carros da BMW bem conhecidos de todos nós, que representam a esmagadora maioria das vendas da série 3:

BMW 318i
Potência: 143CV
Binário: 190Nm

BMW 318d
Potência: 143CV
Binário: 320Nm

BMW 320i
Potência: 170CV
Binário: 143Nm

BMW 320d
Potência: 184CV
Binário: 380Nm

É verdade que, por exemplo, se o BMW 320i tivesse um turbo podia ter mais potência e mais binário que o 320d
Mas, o que interessa e que na realidade não tem e nós vivemos no mundo real e não no mundo da fantasia.
Por isso é que as pessoas compram o 320d: numa utilização normal é mais agradável de conduzir (devido ao enorme binário) e além disso tem consumos muito inferiores.
Até os mais acérrimos defensores da gasolina como o Maika possuem um 320d e não um 320i...

Quanto ao barulho "do motor" dos carros a diesel vs gasolina, será que existe assim tanta diferença entre um 330i e um 330d com escape Eisenman?
Eu não notei diferença entre os diesel e gasolina...
330i (gasolina): http://www.eisenmann.co.uk/ex-sound-...(E46_330i).mp3
330d (diesel): http://www.eisenmann.co.uk/ex-sound-...(E46_330d).mp3

"Subviragem é quando bates de frente no muro. Sobreviragem é quando bates de traseira no muro.
Potência é a velocidade com que bates no muro. Binário é até onde consegues levar o muro contigo."

Última edição por lude; 25-09-2010 às 07:13.
Antigo 25-09-2010, 17:54   #27
3coupe
Ajudante de Mecânico

Registado em: Mar 2010
Padrão

Já agora uma pergunta, porque é que os carros com um motor como o 2.0i não têm turbo? Tou a falar do ponto de vista da marca.
Por causa dos consumos? Para criar a imagem que os carros a diesel têm muita potência? Porquê?
Realmente é daquelas que me intrigam lol
3coupe está desligado   Responder com citação
Antigo 25-09-2010, 19:10   #28
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Publicado originalmente por 3coupe Ver Post
Já agora uma pergunta, porque é que os carros com um motor como o 2.0i não têm turbo? Tou a falar do ponto de vista da marca.
Por causa dos consumos? Para criar a imagem que os carros a diesel têm muita potência? Porquê?
Realmente é daquelas que me intrigam lol
Boa pergunta.
Eu também gostava de saber a resposta.
Se o motor 2000cc a gasolina tivesse turbo ficava praí com 220 cv + ou -.
E aí já ficava bem acima dos diesel.
Acho que seria uma boa adição aos modelos da BMW gasolina um turbo também e levando em consideração que o mesmo modelo a gasolina é mais barato cerca de 4 mil euros, não era por aí, pegavam nesses 4 mil euros e chegava e sobrava para lhe meterem um turbo e ficava o modelo ao mesmo preço da versão diesel, depois com mais potencia nos gasolina e preço igual os compradores é que decidiam.

Não percebo estas estratégias, mas a verdade é que a economia está em plena crise e o combustível mais barato é o que vende mais porque mexe menos nas carteiras das pessoas, até aí compreendo.

Cumprimentos,

Maika

Fotos Tema BMW M3 frente a frente Porsche GT3 RS: http://www.forumbmwportugal.com/album.php?albumid=121
Antigo 26-09-2010, 07:09   #29
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Ora bem vamos por partes. OK, o gasoleo e mais barato (em Portugal, mas nao na maioria dos paises da Europa) porque e um sub-produto
Em Portugal é mais barato porque tem menos impostos. Nem mais, nem menos.

Citação:
Em relaçao ao binario tambem e verdade que os diesel o teem em maior quantidade e desde mais cedo (devido a sua concepçao, mas tambem e sobretudo devido ao uso de turbocompressor), e portanto para andar no dia-a-dia tornam-se mais "confortaveis". Ora o confortavel esta entre aspas porque eu nao tenho nada contra utilizar a caixa, antes pelo contrario
Se puderes escolher entre um carro com muito binário que por exemplo dispensa que se faça uma redução para fazer uma ultrapassagem e um carro com pouco binário que tem que se andar a trocar de caixa preferes o carro com menos binário?
Se gostas de trocar frequentemente de mudança também podes, trocar num carro a diesel... O que acontece é que é desnecessário

Citação:
mas o que prefiro mesmo sao carros com uma acelaraçao progressiva, sem vibraçoes e com um cantar bonito e nao a fazer cagaçal (estou a falar do que se ouve dentro do habitaculo e nao no exterior com panelas de escape maradas).
Com certeza que deves estar a falar dos carros "coxos" do grupo VW (motores de 3 cilindros, muito ruidosos e que transmitem imensas vibrações).

Garanto-te que o meu 330Cd tem uma aceleração mais linear e progressiva que qualquer carro que tenhas a gasolina.
Mais uma vez suponho que estejas a pensar em motores VAG que não possuem nada nas rotações mais baixas, de repente tem uma grande descarga de binário e às 3500rpm o binário começa a descer novamente.

Quanto ao "cagaçal", por acaso o 330Cd até é mais silencioso que o 325i que também anda cá por casa (o habitáculo de ambos é muito silencioso, mas com vantagem para o diesel!)
Quando falas em "cagaçal dentro do habitáculo" deves estar (novamente) a pensar num VW Polo de 3 cilindros ou algo do género...

Citação:
Mas para quem quer muito binario veem ai os electricos que disponibilizam doses maciças de binario a partir da 0 r.p.m., e "nao" poluem nem com poluiçao quimica nem sonora.
Podes ficar com os eléctricos. Talvez daqui a umas 2 gerações sejam uma alternativa viável.
Mas, por enquanto não tenho intenções de ter um automóvel eléctrico que:
1) Tem uma autonomia muito reduzida
2) Tem uma velocidade máxima muito reduzida
3) Tem uma aceleração muito fraca (são lentos)
4) Tem um comportamento em curva fraco
5) Demora 8 horas a recarregar (as "cargas rápidas" provocam degradação das baterias).

Quando enumerei os 5 inconvenientes anteriores estava a falar (obviamente) dos carros eléctricos para pessoas comuns.
É claro que há carros eléctricos de 100.000€ que possuem boa aceleração, mas mesmo assim possuem velocidades baixas e autonomia extremamente reduzida.

Citação:
Atençao as inverdades utilizadas para manipular o debate a nosso favor.
Não há nenhuma inverdade nem eu manipulo nada a meu favor como verás em seguida.
Além do carro a diesel tenho um desportivo a gasolina com um bom motor que faz 7500rpm.

Citação:
A motorizaçao diesel (que nem sequer e de origem Porsche e sim grupo VAG)
Mas... Será que estás a dar alguma novidade a alguém???

O motor até podia ser feitos pelos chineses... O que interessa é que a Porsche tem um motor a diesel no Cayenne.
Será que os Cayenne com motor a diesel não são vendidos pela Porsche mas sim por outra marca qualquer?

Dando um exemplo em tudo semelhante, a Jaguar tem motores a diesel da Ford. Será por isso que os carros deixam de ser Jaguar?

Citação:
A motorizaçao diesel pode merecer elogios por parte de alguns, porque torna o Cayenne um mastodonte mais economico e mais barato, mas muito mais lento e desinteressante.
Todos os testes que li em revistas da especialidade elogiaram os motores diesel.

Quanto a ser desinteressante... Quem quer um Porsche interessante compra um GT3 como o MaiKa e não um "jipe".

Citação:
A motorizaçao que faz do Cayenne um carro unico e um verdadeiro Porsche e a turbo de 500 cv.
Ok, já percebi, és aquele tipo de pessoa que pensa que:
1) A Porsche nunca devia ter produzido um Jipe.
2) Muito menos meter-lhe um motor a diesel.
3) O Porsche Boxter nunca devia ter sido produzido porque é o 911 dos "tesos"
4) O Porsche 911 (993) foi o último Porsche "a sério" (entenda-se refrigerado a ar).

Última edição por lude; 26-09-2010 às 07:13.
Antigo 26-09-2010, 13:29   #30
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Pois foi, e la se foi todo o glamour que e suposto um cabriolet tansmitir. Um cabrio que soa a Toyota Hiace e inaceitavel. Alem disso escolher um cabrio para carro do dia-a-dia, e portanto justificar optar por um motor mais economico, nao e a opçao mais recomendavel.
Concordo plenamente, cábrios a dieasel é uma aberração e quem os compra não sabe a asneira que está a fazer. Mas o que não falta praí é disso. Vergonha...

Citação:
Publicado originalmente por lude Ver Post
Ok, já percebi, és aquele tipo de pessoa que pensa que:
1) A Porsche nunca devia ter produzido um Jipe.
2) Muito menos meter-lhe um motor a diesel.
3) O Porsche Boxter nunca devia ter sido produzido porque é o 911 dos "tesos"
4) O Porsche 911 (993) foi o último Porsche "a sério" (entenda-se refrigerado a ar).
Não vejo qual é o problema de a Porsche ter um jipe.
O motor a diesel é irrelevante, é para quem não pode comprar o turbo, mais nada.
A afirmação do boxter eu concordo, mas teria de incluir também o cayman, porque basicamente é um boxter com tecto rigido.
Em relação ao 993, o carro era um estrondo, mas os novos também são bestiais. É a evolução.

Já agora Lude: onde viste um 335d com 380 cv com repro apenas, só por curiosidade gostava de saber.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 26-09-2010, 17:00   #31
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Concordo plenamente, cábrios a dieasel é uma aberração e quem os compra não sabe a asneira que está a fazer.
Já agora... O que achas do desportivo Audi TT a diesel?

Citação:
Já agora Lude: onde viste um 335d com 380 cv com repro apenas, só por curiosidade gostava de saber.
Neste fórum existe o 535d (que tem o mesmo motor do 335d) do Giwasa com 382cv de potência e 757Nm de binário.
Aliás... Quando estive por Lisboa o carro tinha 382cv mas agora está com 424cv. Podes ver fotos do carro dele no tópico dos encontros da Costa.

Última edição por lude; 26-09-2010 às 17:11.
Antigo 26-09-2010, 19:20   #32
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Já agora... O que achas do desportivo Audi TT a diesel?
Não gosto. Mas gosto do TT RS.

Citação:
Neste fórum existe o 535d (que tem o mesmo motor do 335d) do Giwasa com 382cv de potência e 757Nm de binário.
Aliás... Quando estive por Lisboa o carro tinha 382cv mas agora está com 424cv. Podes ver fotos do carro dele no tópico dos encontros da Costa.
Eu nunca intervi muito nesse tópico, porque acho que os ganhos que estão a ser mostrados são altos demais para o bloco que é.
Gostava de ver dynos desses números, porque falar é fácil agora ver resultados é diferente. E de preferência num dyno a sério tipo Maha, porque há praí muitos dynos que parece o pai natal a dar prendas.

Mostra-me outro exemplo, é que estive a fazer alguma pesquisa e não encontrei nada superior a 360 cavalos e estamos a falar de grandes marcas de tunning dos nossos BMWs. Fico a aguardar.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 26-09-2010, 21:31   #33
lude
Moderador

Padrão

Citação:
Gostava de ver dynos desses números, porque falar é fácil agora ver resultados é diferente.
Quanto ao dyno, ele publicou-o no tópico que referiste. Mas, se não reparaste, aqui fica o link: Dyno 535d
Por acaso o dono do carro não é daqueles que fala, fala, mas não mostra os cavalos no alcatrão.
Aliás, ele até fala bastante porque é um apaixonado por carros. Mas, quando chega a hora H, ele nunca se nega, muito antes pelo contrário!
Muitos M3 (e46) já tiveram a infeliz ideia de "ir lá" com o 535d. Os resultados são bem conhecidos por todos os que frequentam os encontros
semanais da BMW (se observares com atenção as fotos que publiquei, encontras lá o carro dele)

Citação:
E de preferência num dyno a sério tipo Maha, porque há praí muitos dynos que parece o pai natal a dar prendas.
Quanto ao dyno feito no Almeida & Lamas, trata-se de um Rotronics topo de gama (Maha e Rotronics são marcas alemãs).
Por acaso é bem conhecido e os seus resultados já foram por diversas vezes comparados com os Maha como o da Vilauto.
Verificou-se que as diferenças apresentadas são insignificantes.

Infelizmente não encontro uma imagem com mais resolução, mas neste artigo fala da empresa e do seu banco de potência topo de gama.
Enquanto que a maior parte dos bancos estão ás moscas, este tem tem lista de espera. Não só sei por outras pessoas (e diz no artigo
abaixo), como sei por experiência própria uma vez que medi lá o meu carro.

O Almeida & Lamas é uma empresa bem reputada que até tem capacidade de fazer uma coisa invulgar.
Se quiseres até te tiram o motor do carro e fazem um dyno numa câmara própria. Por algum motivo eles estão ligados à competição à muitos anos!

Quanto a bancos generosos, eles são bem conhecidos por quem frequenta o meio. Os mais generosos costumam ser os bancos italianos
e muitas vezes para piorar a situação os operadores também deixam algo a desejar.
Ainda à não muito tempo um grupo de proprietários de BMW's fez um dyno na região de Leiria e os resultados obtidos foram tão ridículos
que até o operador do dyno alertou que os valores não eram realistas.
Há bancos e bancos. Mas, sabe-se bem em quais é que vale a pena medir e quais é que oferecem cavalos com fartura.
Mas, é bem sabido que o banco do Almeida & Lamas é dos bons!

Ainda relativamente à excelência do banco, deixo-te aqui mais um testemunho da sua qualidade:
"A Almeida & Lamas, Lda é a empresa proprietária do equipamento que mediu a potência do "nosso" Clio RS, banco único em Portugal
certificado para tal, e um dos três que existem no mundo disponíveis para o público (os outros estão na Alemanha e na Suiça)."
Fonte: http://www.automotor.xl.pt/1206/1400.shtm
Nota: quando eles falam em 250.000€, é o preço base. O banco do Almeida e Lamas tem extras!

Para quem quiser ir lá fazer apenas uma revisão, pode estar descansado que não fica a pé: a empresa tem 30 carros de cortesia!

Citação:
estive a fazer alguma pesquisa e não encontrei nada superior a 360 cavalos.
A esta respondo-te já em seguida, mas por PM. Nem tudo é para ser dito aqui para todos ;-)

Última edição por lude; 26-09-2010 às 21:48.
Antigo 26-09-2010, 22:09   #34
Blade
Aprendiz de Mecânico

Registado em: Jul 2010
Padrão

Citação:
Longe vão os tempos em que os carros a diesel eram lentos...
Hoje em dia possuem prestações tão boas como um carro a gasolina.

O que acham destes valores? (fornecidos pelos respectivos fabricantes)
Não seria de esperar que os carros a gasolina tivessem melhor aceleração
uma vez que são ligeiramente mais potentes e mais leves?
A aceleracao dos 0-100 é tambem muito influenciada pela relacção de caixa, o que faz com que dois carros com a mesma potencia mas com motores totalmente diferentes possam ter a aceleracao 0-100 muito aproximada.

Se o motor a gasolina tem a mesma potencia que o diesel, este vai ter mais rotacao e consequentemente o diesel tem mais binario, mas atraves da desmultiplicacao da caixa a rotacao pode ser convertida em binario e o binario em rotacao, pois a potencia é igual ao binario vezes a velocidade de rotacao
seria engracado comparar esses carros com a mesma relaccao de caixa
Blade está desligado   Responder com citação
Antigo 26-09-2010, 22:17   #35
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Quanto ao dyno, ele publicou-o no tópico que referiste. Mas, se não reparaste, aqui fica o link: Dyno 535d
Por acaso o dono do carro não é daqueles que fala, fala, mas não mostra os cavalos no alcatrão.
Aliás, ele até fala bastante porque é um apaixonado por carros. Mas, quando chega a hora H, ele nunca se nega, muito antes pelo contrário!
Muitos M3 (e46) já tiveram a infeliz ideia de "ir lá" com o 535d. Os resultados são bem conhecidos por todos os que frequentam os encontros
semanais da BMW (se observares com atenção as fotos que publiquei, encontras lá o carro dele)

Quanto ao dyno feito no Almeida & Lamas, trata-se de um Rotronics topo de gama (Maha e Rotronics são marcas alemãs).
Por acaso é bem conhecido e os seus resultados já foram por diversas vezes comparados com os Maha como o da Vilauto.
Verificou-se que as diferenças apresentadas são insignificantes.

Infelizmente não encontro uma imagem com mais resolução, mas neste artigo fala da empresa e do seu banco de potência topo de gama.
Enquanto que a maior parte dos bancos estão ás moscas, este tem tem lista de espera. Não só sei por outras pessoas (e diz no artigo
abaixo), como sei por experiência própria uma vez que medi lá o meu carro.

O Almeida & Lamas é uma empresa bem reputada que até tem capacidade de fazer uma coisa invulgar.
Se quiseres até te tiram o motor do carro e fazem um dyno numa câmara própria. Por algum motivo eles estão ligados à competição à muitos anos!

Quanto a bancos generosos, eles são bem conhecidos por quem frequenta o meio. Os mais generosos costumam ser os bancos italianos
e muitas vezes para piorar a situação os operadores também deixam algo a desejar.
Ainda à não muito tempo um grupo de proprietários de BMW's fez um dyno na região de Leiria e os resultados obtidos foram tão ridículos
que até o operador do dyno alertou que os valores não eram realistas.
Há bancos e bancos. Mas, sabe-se bem em quais é que vale a pena medir e quais é que oferecem cavalos com fartura.
Mas, é bem sabido que o banco do Almeida & Lamas é dos bons!

Ainda relativamente à excelência do banco, deixo-te aqui mais um testemunho da sua qualidade:
"A Almeida & Lamas, Lda é a empresa proprietária do equipamento que mediu a potência do "nosso" Clio RS, banco único em Portugal
certificado para tal, e um dos três que existem no mundo disponíveis para o público (os outros estão na Alemanha e na Suiça)."
Fonte: http://www.automotor.xl.pt/1206/1400.shtm
Nota: quando eles falam em 250.000€, é o preço base. O banco do Almeida e Lamas tem extras!

Para quem quiser ir lá fazer apenas uma revisão, pode estar descansado que não fica a pé: a empresa tem 30 carros de cortesia!

A esta respondo-te já em seguida, mas por PM. Nem tudo é para ser dito aqui para todos ;-)
Mesmo assim sem me querer alongar muito na conversa, tenho muitas dúvidas e esse dyno rotronics não me parece dos mais fiáveis nem por sombras. Ou sou como o outro, e que tal uma segunda opinião, ou seja, um dyno Maha ( afinal das contas é o dyno oficial para os veículos BMW ), aí sim talvez acreditasse nos resultados.

Tenho de ficar a aguardar por um dyno a sério.

Cumprimentos,

Maika

Antigo 26-09-2010, 23:42   #36
lude
Moderador

Padrão

Citação:
tenho muitas dúvidas e esse dyno rotronics não me parece dos mais fiáveis nem por sombras.
Eu conheço quem tenha medido lá, na Vilauto e mais 2 ou 3 lados e confirmou que o Maha e o Rotronics batem certo nas medições.
Além disso, mostrei-te uma revista automóvel que elogia muito o Rotronics da Almeida&Lamas.
O facto de se tratar de uma empresa que trabalha muito com competição também é um bom indício da fiabilidade dos resultados apresentados.

Se dizes que não é fiável "nem por sombras", então apresenta factos...
Do debate é que se tiram conclusões. Mas, ainda não apresentaste rigorosamente nada de concreto.

Citação:
Tenho de ficar a aguardar por um dyno a sério.
Já que gostas de dynos em Maha, então toma lá um 330Cd de 204cv com 306cv. Não te esqueças que são medidos em Maha
Que comentários fazes quanto a este dyno realizado num banco Maha bem conhecido (PKE)?

Última edição por lude; 26-09-2010 às 23:49.
Antigo 27-09-2010, 10:05   #37
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Eu conheço quem tenha medido lá, na Vilauto e mais 2 ou 3 lados e confirmou que o Maha e o Rotronics batem certo nas medições.
Além disso, mostrei-te uma revista automóvel que elogia muito o Rotronics da Almeida&Lamas.
O facto de se tratar de uma empresa que trabalha muito com competição também é um bom indício da fiabilidade dos resultados apresentados.

Se dizes que não é fiável "nem por sombras", então apresenta factos...
Do debate é que se tiram conclusões. Mas, ainda não apresentaste rigorosamente nada de concreto.
Para te ser franco nem tenho de apresentar nada, das pesquisas que fiz em Portugal em relação ao carro dele quase todos suspeitão do valor apresentado e o favorecimento do dyno. Por isso fico a aguardar um Dyno Maha como os restantes utilizadores de outros fóruns. E continuo a achar que um M3 E46 com o mesmo dinheiro gasto por ele ficava a voar bem baixinho. Tenho pena de muita boa gente com M3 quase não os altera, e depois dá nisto, comparações de carros bastante alterados com carros stock.
E depois é o resto, leva-o para uma pista e depois logo vês o resultado.

Citação:
Já que gostas de dynos em Maha, então toma lá um 330Cd de 204cv com 306cv. Não te esqueças que são medidos em Maha
Que comentários fazes quanto a este dyno realizado num banco Maha bem conhecido (PKE)?

Parece-me bastante bom. São competentes e os ganhos são bons e quase no limite.

Outra questão destas reprogramações, é que se forem bastante ofensivas é óbvio que o material não vai a aguentar, principalmente os turbos. O que o pessoal se esquece de dizer é quantos turbos já meteram no carro. Tenho um amigo que já vai com 2 e cada reparação, meu Deus. Mais valia estar quieto. Por isso preferi deixar o meu 320d stock.

Cumprimentos,

Maika

Última edição por M-Maika; 27-09-2010 às 12:34.
Antigo 27-09-2010, 10:31   #38
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão

Citação:
Para te ser franco nem tenho de apresentar nada, das pesquisas que fiz em Portugal em relação ao carro dele quase todos suspeitão do valor apresentado e o favorecimento do dyno. Por isso fico a aguardar um Dyno Maha como os restantes utilizadores de outros fóruns. E continuo a achar que um M3 E46 com o mesmo dinheiro gasto por ele ficava a voar bem baixinho. Tenho pena de muita boa gente com M3 quase não os altera, e depois dá nisto, comparações de carros bastante alterados com carros stock.
E depois é o resto, leva-o para uma pista e depois logo vês o resultado.

Cumprimentos,

Maika
Eu acho é que estas a fugir ao tema aqui ...

É que passou-se de diesel vs gasolina para 535D vs M3 e de repente já se fala em se os gajos do M3 tivessem gasto o mesmo que ele no carro deles a historia diferente

Mas aqui o que se esta a tentar provar e que já existem carros diesel com tão bom ou melhor desempenho que muitos carros a gasolina, independentemente de esses tais M3 estarem stock...

para mim um diesel deixar um M3 para trás stock é mais do que bom acho eu , e depois mesmo que o 535D do Giwasa não tenha os valores que ele diz que tem (que eu não tenho duvidas nenhumas que tenha), certo e que deixou M3's e46 para trás portanto muito longe dos valores que diz que ele tem não deve andar com certeza que mais não seja pelos resultados que apresentou na pratica

Abraço

Última edição por g0blin; 27-09-2010 às 10:33.
g0blin está desligado   Responder com citação
Antigo 27-09-2010, 10:36   #39
g0blin
Mecânico de 1º Grau

Registado em: Apr 2010
Padrão

Citação:
Onde a conversa já vai, já comparam carros preparados para competição a diesel com carros stock a gasolina. Isso parece-me completamente off-topic e não deixa tempo para que o nosso amigo "lude" responda a perguntas de interesse para o tópico como a que coloquei atrás: "(como condutor experimentado nos dois combustiveis que és), qual dos carros que tens te dá mais pica conduzir (e não me venhas com a treta que numa condução mais descontraída é um e numa condução mais empenhada é outro), porque a analise diesel vs. gasolina é para se fazer em igualdade de circunstâncias, e condução descontraida não dá pica a ninguem."
O carro do Giwasa não esta preparado para competição é o carro que ele usa no dia a dia com todos os seus 382cv's, passa para os 424cv's sempre que quer ter um bocadinho mais de FUN

Cumps
g0blin está desligado   Responder com citação
Antigo 27-09-2010, 12:36   #40
M-Maika
Moderador

Padrão

Citação:
Onde a conversa já vai, já comparam carros preparados para competição a diesel com carros stock a gasolina. Isso parece-me completamente off-topic e não deixa tempo para que o nosso amigo "lude" responda a perguntas de interesse para o tópico como a que coloquei atrás: "(como condutor experimentado nos dois combustiveis que és), qual dos carros que tens te dá mais pica conduzir (e não me venhas com a treta que numa condução mais descontraída é um e numa condução mais empenhada é outro), porque a analise diesel vs. gasolina é para se fazer em igualdade de circunstâncias, e condução descontraida não dá pica a ninguem."
Gasolina sem olhar para trás sequer. É a minha resposta.

Cumprimentos,

Maika

Resposta

Utilizadores ativos no Tópico: 1 (0 Membros e 1 Visitantes)

Ferramentas do Tópico

Regras para Publicar